Levantamento do Ensino de Engenharia de Requisitos em cursos à distância no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Costa, Luiz Felipe Dias
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Correia Pimentel, João Henrique, Pinheiro de Menezes Cruz, Maria Lencastre
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada
Texto Completo: http://revistas.poli.br/index.php/repa/article/view/561
Resumo: A educação à distância (EAD) cada vez vem tendo maior aceitação na sociedade e, consequen-temente, sendo intensivamente implantada nas instituições de ensino em vários cursos. O cres-cimento dessa modalidade de ensino está associado ao avanço nas tecnologias de comunicação para auxiliar as metodologias de ensino não-presenciais, somado ao amadurecimento decorren-te de experiências bem-sucedidas. Este trabalho tem a finalidade de fazer um levantamento do ensino de Engenharia de Requisitos (ER) nos cursos de EAD na área de Tecnologia da Infor-mação (TI) existentes no Brasil, em instituições federais e estaduais. Esta pesquisa é o ponto de partida para novos estudos, como: a avaliação da forma de ensino de ER, padronização de conteúdo e análise de qualidade nas disciplinas de Engenharia de Requisitos à distância.
id UFPE-2_92681e9f66ad950ad4e067249daf37d8
oai_identifier_str oai:ojs.poli.br:article/561
network_acronym_str UFPE-2
network_name_str Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada
repository_id_str
spelling Levantamento do Ensino de Engenharia de Requisitos em cursos à distância no BrasilA educação à distância (EAD) cada vez vem tendo maior aceitação na sociedade e, consequen-temente, sendo intensivamente implantada nas instituições de ensino em vários cursos. O cres-cimento dessa modalidade de ensino está associado ao avanço nas tecnologias de comunicação para auxiliar as metodologias de ensino não-presenciais, somado ao amadurecimento decorren-te de experiências bem-sucedidas. Este trabalho tem a finalidade de fazer um levantamento do ensino de Engenharia de Requisitos (ER) nos cursos de EAD na área de Tecnologia da Infor-mação (TI) existentes no Brasil, em instituições federais e estaduais. Esta pesquisa é o ponto de partida para novos estudos, como: a avaliação da forma de ensino de ER, padronização de conteúdo e análise de qualidade nas disciplinas de Engenharia de Requisitos à distância.Escola Politécnica de Pernambuco2017-07-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revistas.poli.br/index.php/repa/article/view/56110.25286/repa.v2i2.561Journal of Engineering and Applied Research; Vol 2 No 2 (2017): Revista de Engenharia e Pesquisa AplicadaRevista de Engenharia e Pesquisa Aplicada; v. 2 n. 2 (2017): Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada2525-425110.25286/repa.v2i2reponame:Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicadainstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEporhttp://revistas.poli.br/index.php/repa/article/view/561/184Copyright (c) 2017 Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicadainfo:eu-repo/semantics/openAccessda Costa, Luiz Felipe DiasCorreia Pimentel, João HenriquePinheiro de Menezes Cruz, Maria Lencastre2018-03-21T01:44:59Zoai:ojs.poli.br:article/561Revistahttp://revistas.poli.br/index.php/repaONGhttp://revistas.poli.br/index.php/repa/oai||repa@poli.br2525-42512525-4251opendoar:2018-03-21T01:44:59Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.none.fl_str_mv Levantamento do Ensino de Engenharia de Requisitos em cursos à distância no Brasil
title Levantamento do Ensino de Engenharia de Requisitos em cursos à distância no Brasil
spellingShingle Levantamento do Ensino de Engenharia de Requisitos em cursos à distância no Brasil
da Costa, Luiz Felipe Dias
title_short Levantamento do Ensino de Engenharia de Requisitos em cursos à distância no Brasil
title_full Levantamento do Ensino de Engenharia de Requisitos em cursos à distância no Brasil
title_fullStr Levantamento do Ensino de Engenharia de Requisitos em cursos à distância no Brasil
title_full_unstemmed Levantamento do Ensino de Engenharia de Requisitos em cursos à distância no Brasil
title_sort Levantamento do Ensino de Engenharia de Requisitos em cursos à distância no Brasil
author da Costa, Luiz Felipe Dias
author_facet da Costa, Luiz Felipe Dias
Correia Pimentel, João Henrique
Pinheiro de Menezes Cruz, Maria Lencastre
author_role author
author2 Correia Pimentel, João Henrique
Pinheiro de Menezes Cruz, Maria Lencastre
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Costa, Luiz Felipe Dias
Correia Pimentel, João Henrique
Pinheiro de Menezes Cruz, Maria Lencastre
description A educação à distância (EAD) cada vez vem tendo maior aceitação na sociedade e, consequen-temente, sendo intensivamente implantada nas instituições de ensino em vários cursos. O cres-cimento dessa modalidade de ensino está associado ao avanço nas tecnologias de comunicação para auxiliar as metodologias de ensino não-presenciais, somado ao amadurecimento decorren-te de experiências bem-sucedidas. Este trabalho tem a finalidade de fazer um levantamento do ensino de Engenharia de Requisitos (ER) nos cursos de EAD na área de Tecnologia da Infor-mação (TI) existentes no Brasil, em instituições federais e estaduais. Esta pesquisa é o ponto de partida para novos estudos, como: a avaliação da forma de ensino de ER, padronização de conteúdo e análise de qualidade nas disciplinas de Engenharia de Requisitos à distância.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revistas.poli.br/index.php/repa/article/view/561
10.25286/repa.v2i2.561
url http://revistas.poli.br/index.php/repa/article/view/561
identifier_str_mv 10.25286/repa.v2i2.561
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revistas.poli.br/index.php/repa/article/view/561/184
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Politécnica de Pernambuco
publisher.none.fl_str_mv Escola Politécnica de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Engineering and Applied Research; Vol 2 No 2 (2017): Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada
Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada; v. 2 n. 2 (2017): Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada
2525-4251
10.25286/repa.v2i2
reponame:Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada
collection Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada
repository.name.fl_str_mv Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv ||repa@poli.br
_version_ 1798035999183339520