Sistema de Multicamadas para Detecção de Placas Sinalizadoras em Tempo Real
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada |
Texto Completo: | http://revistas.poli.br/index.php/repa/article/view/572 |
Resumo: | O desenvolvimento de sistemas de assistência ao condutor (ADAS, Advanced Driver Assistance Systems) originou uma demanda de técnicas de detecção de placas sinalizadoras em imagens digitais, que estão se tornando cada vez mais robustas. Porém, essas técnicas necessitam de muito recurso computacional para serem executadas em tempo real (30 quadros por segundo). Neste artigo, é apresentado um sistema de detecção de placas sinalizadoras capturadas por câmeras digitais. O modelo proposto consiste de 2 fases de detecção, com o objetivo de juntar técnicas de busca e extração de características, que utilizam o menor custo computacional possível. O modelo possui uma taxa de acurácia acima de 90% na base de dados GTSDB (German Traffic Sign Detection Benchmark) assim como os melhores modelos do estado da arte, porém possui um menor tempo de resposta. Por fim, o sistema foi testado em um ambiente real, por meio de uma câmera digital. |
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Sistema de Multicamadas para Detecção de Placas Sinalizadoras em Tempo RealO desenvolvimento de sistemas de assistência ao condutor (ADAS, Advanced Driver Assistance Systems) originou uma demanda de técnicas de detecção de placas sinalizadoras em imagens digitais, que estão se tornando cada vez mais robustas. Porém, essas técnicas necessitam de muito recurso computacional para serem executadas em tempo real (30 quadros por segundo). Neste artigo, é apresentado um sistema de detecção de placas sinalizadoras capturadas por câmeras digitais. O modelo proposto consiste de 2 fases de detecção, com o objetivo de juntar técnicas de busca e extração de características, que utilizam o menor custo computacional possível. O modelo possui uma taxa de acurácia acima de 90% na base de dados GTSDB (German Traffic Sign Detection Benchmark) assim como os melhores modelos do estado da arte, porém possui um menor tempo de resposta. Por fim, o sistema foi testado em um ambiente real, por meio de uma câmera digital.Escola Politécnica de Pernambuco2018-04-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revistas.poli.br/index.php/repa/article/view/57210.25286/repa.v3i2.572Journal of Engineering and Applied Research; Vol 3 No 2 (2018): Revista de Engenharia e Pesquisa AplicadaRevista de Engenharia e Pesquisa Aplicada; v. 3 n. 2 (2018): Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada2525-425110.25286/repa.v3i2reponame:Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicadainstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEporhttp://revistas.poli.br/index.php/repa/article/view/572/428Copyright (c) 2018 Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicadainfo:eu-repo/semantics/openAccessBezerra, Byron Leite DantasLeite, Renan FreitasFernandes, Bruno José Torres2021-07-13T08:42:09Zoai:ojs.poli.br:article/572Revistahttp://revistas.poli.br/index.php/repaONGhttp://revistas.poli.br/index.php/repa/oai||repa@poli.br2525-42512525-4251opendoar:2021-07-13T08:42:09Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
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