Ocorrências no Trânsito da Cidade do Recife: Utilização de Tecnologia para Prevenção de Acidentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada |
Texto Completo: | http://revistas.poli.br/index.php/repa/article/view/2766 |
Resumo: | Mortes por acidentes de trânsito ainda é a segunda maior causa de mortes no mundo, podendo ser derivado por três fatores: humano, veicular e vias. De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura (DNIT), os tipos mais frequentes são: colisão no mesmo sentido, saída da pista, choque com objeto fixo, capotagem e colisão frontal. Já em termos de gravidade, temos: colisão frontal, atropelamento, saída da pista. Este artigo analisou os acidentes de trânsito que aconteceram na cidade do Recife e região metropolitana com veículos de duas rodas, nos anos 2016 a 2021, utilizando dois modelos lineares: Autoregressive Moving Average (ARMA) e Autoregressive Integrated Moving Average (ARIMA), para encontrar padrões de tendências mensais. Os modelos não conseguiram superar a persistência. |
id |
UFPE-2_c6b01f1e887bf4abe84943777d193ad6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.poli.br:article/2766 |
network_acronym_str |
UFPE-2 |
network_name_str |
Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada |
repository_id_str |
|
spelling |
Ocorrências no Trânsito da Cidade do Recife: Utilização de Tecnologia para Prevenção de AcidentesMortes por acidentes de trânsito ainda é a segunda maior causa de mortes no mundo, podendo ser derivado por três fatores: humano, veicular e vias. De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura (DNIT), os tipos mais frequentes são: colisão no mesmo sentido, saída da pista, choque com objeto fixo, capotagem e colisão frontal. Já em termos de gravidade, temos: colisão frontal, atropelamento, saída da pista. Este artigo analisou os acidentes de trânsito que aconteceram na cidade do Recife e região metropolitana com veículos de duas rodas, nos anos 2016 a 2021, utilizando dois modelos lineares: Autoregressive Moving Average (ARMA) e Autoregressive Integrated Moving Average (ARIMA), para encontrar padrões de tendências mensais. Os modelos não conseguiram superar a persistência.Escola Politécnica de Pernambuco2023-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttp://revistas.poli.br/index.php/repa/article/view/276610.25286/repa.v9i1.2766Journal of Engineering and Applied Research; Vol 9 No 1 (2024): Edição Especial em Ciência de Dados e Analytics; 1-10Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada; v. 9 n. 1 (2024): Edição Especial em Ciência de Dados e Analytics; 1-102525-425110.25286/repa.v9i1reponame:Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicadainstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEporhttp://revistas.poli.br/index.php/repa/article/view/2766/889http://revistas.poli.br/index.php/repa/article/view/2766/890Copyright (c) 2024 Anicely Maria Carlos dos Santos, João Vitor da Silva Gomes, Paulo Cataldi, Rodrigo Bessone, Ygor Alcantarahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Anicely Maria Carlos dosGomes, João Vitor da SilvaCataldi, PauloBessone, RodrigoAlcantara, Ygor2023-12-30T10:15:41Zoai:ojs.poli.br:article/2766Revistahttp://revistas.poli.br/index.php/repaONGhttp://revistas.poli.br/index.php/repa/oai||repa@poli.br2525-42512525-4251opendoar:2023-12-30T10:15:41Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ocorrências no Trânsito da Cidade do Recife: Utilização de Tecnologia para Prevenção de Acidentes |
title |
Ocorrências no Trânsito da Cidade do Recife: Utilização de Tecnologia para Prevenção de Acidentes |
spellingShingle |
Ocorrências no Trânsito da Cidade do Recife: Utilização de Tecnologia para Prevenção de Acidentes Santos, Anicely Maria Carlos dos |
title_short |
Ocorrências no Trânsito da Cidade do Recife: Utilização de Tecnologia para Prevenção de Acidentes |
title_full |
Ocorrências no Trânsito da Cidade do Recife: Utilização de Tecnologia para Prevenção de Acidentes |
title_fullStr |
Ocorrências no Trânsito da Cidade do Recife: Utilização de Tecnologia para Prevenção de Acidentes |
title_full_unstemmed |
Ocorrências no Trânsito da Cidade do Recife: Utilização de Tecnologia para Prevenção de Acidentes |
title_sort |
Ocorrências no Trânsito da Cidade do Recife: Utilização de Tecnologia para Prevenção de Acidentes |
author |
Santos, Anicely Maria Carlos dos |
author_facet |
Santos, Anicely Maria Carlos dos Gomes, João Vitor da Silva Cataldi, Paulo Bessone, Rodrigo Alcantara, Ygor |
author_role |
author |
author2 |
Gomes, João Vitor da Silva Cataldi, Paulo Bessone, Rodrigo Alcantara, Ygor |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Anicely Maria Carlos dos Gomes, João Vitor da Silva Cataldi, Paulo Bessone, Rodrigo Alcantara, Ygor |
description |
Mortes por acidentes de trânsito ainda é a segunda maior causa de mortes no mundo, podendo ser derivado por três fatores: humano, veicular e vias. De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura (DNIT), os tipos mais frequentes são: colisão no mesmo sentido, saída da pista, choque com objeto fixo, capotagem e colisão frontal. Já em termos de gravidade, temos: colisão frontal, atropelamento, saída da pista. Este artigo analisou os acidentes de trânsito que aconteceram na cidade do Recife e região metropolitana com veículos de duas rodas, nos anos 2016 a 2021, utilizando dois modelos lineares: Autoregressive Moving Average (ARMA) e Autoregressive Integrated Moving Average (ARIMA), para encontrar padrões de tendências mensais. Os modelos não conseguiram superar a persistência. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revistas.poli.br/index.php/repa/article/view/2766 10.25286/repa.v9i1.2766 |
url |
http://revistas.poli.br/index.php/repa/article/view/2766 |
identifier_str_mv |
10.25286/repa.v9i1.2766 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revistas.poli.br/index.php/repa/article/view/2766/889 http://revistas.poli.br/index.php/repa/article/view/2766/890 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Politécnica de Pernambuco |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Politécnica de Pernambuco |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal of Engineering and Applied Research; Vol 9 No 1 (2024): Edição Especial em Ciência de Dados e Analytics; 1-10 Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada; v. 9 n. 1 (2024): Edição Especial em Ciência de Dados e Analytics; 1-10 2525-4251 10.25286/repa.v9i1 reponame:Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) instacron:UFPE |
instname_str |
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
instacron_str |
UFPE |
institution |
UFPE |
reponame_str |
Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada |
collection |
Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
||repa@poli.br |
_version_ |
1798036000513982464 |