Ocorrências no Trânsito da Cidade do Recife: Utilização de Tecnologia para Prevenção de Acidentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Anicely Maria Carlos dos
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Gomes, João Vitor da Silva, Cataldi, Paulo, Bessone, Rodrigo, Alcantara, Ygor
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada
Texto Completo: http://revistas.poli.br/index.php/repa/article/view/2766
Resumo: Mortes por acidentes de trânsito ainda é a segunda maior causa de mortes no mundo, podendo ser derivado por três fatores: humano, veicular e vias. De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura (DNIT), os tipos mais frequentes são: colisão no mesmo sentido, saída da pista, choque com objeto fixo, capotagem e colisão frontal. Já em termos de gravidade, temos: colisão frontal, atropelamento, saída da pista.  Este artigo analisou os acidentes de trânsito que aconteceram na cidade do Recife e região metropolitana com veículos de duas rodas, nos anos 2016 a 2021, utilizando dois modelos lineares: Autoregressive Moving Average (ARMA) e Autoregressive Integrated Moving Average (ARIMA), para encontrar padrões de tendências mensais. Os modelos não conseguiram superar a persistência.
id UFPE-2_c6b01f1e887bf4abe84943777d193ad6
oai_identifier_str oai:ojs.poli.br:article/2766
network_acronym_str UFPE-2
network_name_str Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada
repository_id_str
spelling Ocorrências no Trânsito da Cidade do Recife: Utilização de Tecnologia para Prevenção de AcidentesMortes por acidentes de trânsito ainda é a segunda maior causa de mortes no mundo, podendo ser derivado por três fatores: humano, veicular e vias. De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura (DNIT), os tipos mais frequentes são: colisão no mesmo sentido, saída da pista, choque com objeto fixo, capotagem e colisão frontal. Já em termos de gravidade, temos: colisão frontal, atropelamento, saída da pista.  Este artigo analisou os acidentes de trânsito que aconteceram na cidade do Recife e região metropolitana com veículos de duas rodas, nos anos 2016 a 2021, utilizando dois modelos lineares: Autoregressive Moving Average (ARMA) e Autoregressive Integrated Moving Average (ARIMA), para encontrar padrões de tendências mensais. Os modelos não conseguiram superar a persistência.Escola Politécnica de Pernambuco2023-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttp://revistas.poli.br/index.php/repa/article/view/276610.25286/repa.v9i1.2766Journal of Engineering and Applied Research; Vol 9 No 1 (2024): Edição Especial em Ciência de Dados e Analytics; 1-10Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada; v. 9 n. 1 (2024): Edição Especial em Ciência de Dados e Analytics; 1-102525-425110.25286/repa.v9i1reponame:Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicadainstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEporhttp://revistas.poli.br/index.php/repa/article/view/2766/889http://revistas.poli.br/index.php/repa/article/view/2766/890Copyright (c) 2024 Anicely Maria Carlos dos Santos, João Vitor da Silva Gomes, Paulo Cataldi, Rodrigo Bessone, Ygor Alcantarahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Anicely Maria Carlos dosGomes, João Vitor da SilvaCataldi, PauloBessone, RodrigoAlcantara, Ygor2023-12-30T10:15:41Zoai:ojs.poli.br:article/2766Revistahttp://revistas.poli.br/index.php/repaONGhttp://revistas.poli.br/index.php/repa/oai||repa@poli.br2525-42512525-4251opendoar:2023-12-30T10:15:41Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.none.fl_str_mv Ocorrências no Trânsito da Cidade do Recife: Utilização de Tecnologia para Prevenção de Acidentes
title Ocorrências no Trânsito da Cidade do Recife: Utilização de Tecnologia para Prevenção de Acidentes
spellingShingle Ocorrências no Trânsito da Cidade do Recife: Utilização de Tecnologia para Prevenção de Acidentes
Santos, Anicely Maria Carlos dos
title_short Ocorrências no Trânsito da Cidade do Recife: Utilização de Tecnologia para Prevenção de Acidentes
title_full Ocorrências no Trânsito da Cidade do Recife: Utilização de Tecnologia para Prevenção de Acidentes
title_fullStr Ocorrências no Trânsito da Cidade do Recife: Utilização de Tecnologia para Prevenção de Acidentes
title_full_unstemmed Ocorrências no Trânsito da Cidade do Recife: Utilização de Tecnologia para Prevenção de Acidentes
title_sort Ocorrências no Trânsito da Cidade do Recife: Utilização de Tecnologia para Prevenção de Acidentes
author Santos, Anicely Maria Carlos dos
author_facet Santos, Anicely Maria Carlos dos
Gomes, João Vitor da Silva
Cataldi, Paulo
Bessone, Rodrigo
Alcantara, Ygor
author_role author
author2 Gomes, João Vitor da Silva
Cataldi, Paulo
Bessone, Rodrigo
Alcantara, Ygor
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Anicely Maria Carlos dos
Gomes, João Vitor da Silva
Cataldi, Paulo
Bessone, Rodrigo
Alcantara, Ygor
description Mortes por acidentes de trânsito ainda é a segunda maior causa de mortes no mundo, podendo ser derivado por três fatores: humano, veicular e vias. De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura (DNIT), os tipos mais frequentes são: colisão no mesmo sentido, saída da pista, choque com objeto fixo, capotagem e colisão frontal. Já em termos de gravidade, temos: colisão frontal, atropelamento, saída da pista.  Este artigo analisou os acidentes de trânsito que aconteceram na cidade do Recife e região metropolitana com veículos de duas rodas, nos anos 2016 a 2021, utilizando dois modelos lineares: Autoregressive Moving Average (ARMA) e Autoregressive Integrated Moving Average (ARIMA), para encontrar padrões de tendências mensais. Os modelos não conseguiram superar a persistência.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revistas.poli.br/index.php/repa/article/view/2766
10.25286/repa.v9i1.2766
url http://revistas.poli.br/index.php/repa/article/view/2766
identifier_str_mv 10.25286/repa.v9i1.2766
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revistas.poli.br/index.php/repa/article/view/2766/889
http://revistas.poli.br/index.php/repa/article/view/2766/890
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Politécnica de Pernambuco
publisher.none.fl_str_mv Escola Politécnica de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Engineering and Applied Research; Vol 9 No 1 (2024): Edição Especial em Ciência de Dados e Analytics; 1-10
Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada; v. 9 n. 1 (2024): Edição Especial em Ciência de Dados e Analytics; 1-10
2525-4251
10.25286/repa.v9i1
reponame:Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada
collection Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada
repository.name.fl_str_mv Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv ||repa@poli.br
_version_ 1798036000513982464