Principais Problemas Patológicos Investigados em Equipamentos Urbanos de Parque Público

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fioriti, Cesar Fabiano
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Santos, Bruna Anacleto dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada
Texto Completo: http://revistas.poli.br/index.php/repa/article/view/679
Resumo: Apesar do avanço tecnológico no campo das técnicas e dos materiais de construção, tem-se observado um grande número de edificações e equipamentos públicos relativamente jovens apresentando problemas patológicos de toda sorte. Dessa maneira este trabalho trata de estudo de caso realizado nos equipamentos urbanos públicos pertencentes ao Parque do Povo, localizado no município de Presidente Prudente, em que por meio de vistorias foram identificadas as manifestações patológicas existentes na pista de skate, no teatro de arena, na fonte com espelho d’água, na pista de caminhada, em quiosques, em pergolados, em bancos e na quadra poliesportiva. A metodologia empregada envolveu a seguinte sequência: (1) levantamento visual das manifestações patológicas (utilizando como auxílio seu registro fotográfico), (2) apresentação dos aspectos gerais, (3) apresentação das causas prováveis, (4) apresentação do diagnóstico mais provável e (5) possibilidade de solução de reparo das anomalias identificadas. Os resultados apontaram manifestações patológicas em revestimento de argamassa (fissuras e eflorescências), alvenaria (rachaduras e cedimento), concreto (estufamento e cedimento), revestimento cerâmico (eflorescências e descolamentos) e aço (corrosão). Por fim, os problemas relatados são decorrentes, em sua maioria, a falhas de execução e/ou projetual, tal como a falta de manutenção preventiva dos locais vistoriados.
id UFPE-2_ea1d48f49a068473833f099dc21bde39
oai_identifier_str oai:ojs.poli.br:article/679
network_acronym_str UFPE-2
network_name_str Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada
repository_id_str
spelling Principais Problemas Patológicos Investigados em Equipamentos Urbanos de Parque PúblicoApesar do avanço tecnológico no campo das técnicas e dos materiais de construção, tem-se observado um grande número de edificações e equipamentos públicos relativamente jovens apresentando problemas patológicos de toda sorte. Dessa maneira este trabalho trata de estudo de caso realizado nos equipamentos urbanos públicos pertencentes ao Parque do Povo, localizado no município de Presidente Prudente, em que por meio de vistorias foram identificadas as manifestações patológicas existentes na pista de skate, no teatro de arena, na fonte com espelho d’água, na pista de caminhada, em quiosques, em pergolados, em bancos e na quadra poliesportiva. A metodologia empregada envolveu a seguinte sequência: (1) levantamento visual das manifestações patológicas (utilizando como auxílio seu registro fotográfico), (2) apresentação dos aspectos gerais, (3) apresentação das causas prováveis, (4) apresentação do diagnóstico mais provável e (5) possibilidade de solução de reparo das anomalias identificadas. Os resultados apontaram manifestações patológicas em revestimento de argamassa (fissuras e eflorescências), alvenaria (rachaduras e cedimento), concreto (estufamento e cedimento), revestimento cerâmico (eflorescências e descolamentos) e aço (corrosão). Por fim, os problemas relatados são decorrentes, em sua maioria, a falhas de execução e/ou projetual, tal como a falta de manutenção preventiva dos locais vistoriados.Escola Politécnica de Pernambuco2017-08-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revistas.poli.br/index.php/repa/article/view/67910.25286/repa.v2i3.679Journal of Engineering and Applied Research; Vol 2 No 3 (2017): Edição Especial - CONPAR 2017Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada; v. 2 n. 3 (2017): Edição Especial - CONPAR 20172525-425110.25286/repa.v2i3reponame:Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicadainstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEporhttp://revistas.poli.br/index.php/repa/article/view/679/299Copyright (c) 2017 Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicadainfo:eu-repo/semantics/openAccessFioriti, Cesar FabianoSantos, Bruna Anacleto dos2018-09-14T03:10:29Zoai:ojs.poli.br:article/679Revistahttp://revistas.poli.br/index.php/repaONGhttp://revistas.poli.br/index.php/repa/oai||repa@poli.br2525-42512525-4251opendoar:2018-09-14T03:10:29Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.none.fl_str_mv Principais Problemas Patológicos Investigados em Equipamentos Urbanos de Parque Público
title Principais Problemas Patológicos Investigados em Equipamentos Urbanos de Parque Público
spellingShingle Principais Problemas Patológicos Investigados em Equipamentos Urbanos de Parque Público
Fioriti, Cesar Fabiano
title_short Principais Problemas Patológicos Investigados em Equipamentos Urbanos de Parque Público
title_full Principais Problemas Patológicos Investigados em Equipamentos Urbanos de Parque Público
title_fullStr Principais Problemas Patológicos Investigados em Equipamentos Urbanos de Parque Público
title_full_unstemmed Principais Problemas Patológicos Investigados em Equipamentos Urbanos de Parque Público
title_sort Principais Problemas Patológicos Investigados em Equipamentos Urbanos de Parque Público
author Fioriti, Cesar Fabiano
author_facet Fioriti, Cesar Fabiano
Santos, Bruna Anacleto dos
author_role author
author2 Santos, Bruna Anacleto dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fioriti, Cesar Fabiano
Santos, Bruna Anacleto dos
description Apesar do avanço tecnológico no campo das técnicas e dos materiais de construção, tem-se observado um grande número de edificações e equipamentos públicos relativamente jovens apresentando problemas patológicos de toda sorte. Dessa maneira este trabalho trata de estudo de caso realizado nos equipamentos urbanos públicos pertencentes ao Parque do Povo, localizado no município de Presidente Prudente, em que por meio de vistorias foram identificadas as manifestações patológicas existentes na pista de skate, no teatro de arena, na fonte com espelho d’água, na pista de caminhada, em quiosques, em pergolados, em bancos e na quadra poliesportiva. A metodologia empregada envolveu a seguinte sequência: (1) levantamento visual das manifestações patológicas (utilizando como auxílio seu registro fotográfico), (2) apresentação dos aspectos gerais, (3) apresentação das causas prováveis, (4) apresentação do diagnóstico mais provável e (5) possibilidade de solução de reparo das anomalias identificadas. Os resultados apontaram manifestações patológicas em revestimento de argamassa (fissuras e eflorescências), alvenaria (rachaduras e cedimento), concreto (estufamento e cedimento), revestimento cerâmico (eflorescências e descolamentos) e aço (corrosão). Por fim, os problemas relatados são decorrentes, em sua maioria, a falhas de execução e/ou projetual, tal como a falta de manutenção preventiva dos locais vistoriados.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revistas.poli.br/index.php/repa/article/view/679
10.25286/repa.v2i3.679
url http://revistas.poli.br/index.php/repa/article/view/679
identifier_str_mv 10.25286/repa.v2i3.679
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revistas.poli.br/index.php/repa/article/view/679/299
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Politécnica de Pernambuco
publisher.none.fl_str_mv Escola Politécnica de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Engineering and Applied Research; Vol 2 No 3 (2017): Edição Especial - CONPAR 2017
Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada; v. 2 n. 3 (2017): Edição Especial - CONPAR 2017
2525-4251
10.25286/repa.v2i3
reponame:Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada
collection Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada
repository.name.fl_str_mv Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv ||repa@poli.br
_version_ 1798035999199068160