Investigações em educação patrimonial e ensino de História (2015-2017)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gil, Carmem Zeli de Vargas
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Clio (Recife. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/243720
Resumo: Neste artigo, discute-se os dados produzidos na primeira etapa do projeto de pesquisa Ensino de História, Patrimônio e Cultura Digital[1](FACED/UFRGS), com o objetivo de identificar e analisar a produção de pesquisas em programas de pós-graduação em História e Educação do Brasil. O procedimento metodológico utilizado foi o levantamento de dissertações e teses identificadas no catálogo da CAPES com a palavra-chave “educação patrimonial” (372 trabalhos encontrados). Delimitando os filtros, chegou-se a uma amostra de 15 trabalhos, que foram lidos e fichados a fim de mapear as concepções de patrimônio e educação patrimonial e o diálogo com o ensino de História. Tais estudos permitem vislumbrar a abordagem da educação patrimonial no campo do ensino de História, ajudando a indicar parâmetros para as apropriações do patrimônio na escola.[1] Contou com a participação da bolsista Marjani Ziani Heineck (PROBIC FAPERGS (2017-2018).
id UFPE-3_01099ae509f18af551f8af1c9f27fc78
oai_identifier_str oai:oai.periodicos.ufpe.br:article/243720
network_acronym_str UFPE-3
network_name_str Clio (Recife. Online)
repository_id_str
spelling Investigações em educação patrimonial e ensino de História (2015-2017)Educação PatrimonialEnsino de HistóriaPesquisasNeste artigo, discute-se os dados produzidos na primeira etapa do projeto de pesquisa Ensino de História, Patrimônio e Cultura Digital[1](FACED/UFRGS), com o objetivo de identificar e analisar a produção de pesquisas em programas de pós-graduação em História e Educação do Brasil. O procedimento metodológico utilizado foi o levantamento de dissertações e teses identificadas no catálogo da CAPES com a palavra-chave “educação patrimonial” (372 trabalhos encontrados). Delimitando os filtros, chegou-se a uma amostra de 15 trabalhos, que foram lidos e fichados a fim de mapear as concepções de patrimônio e educação patrimonial e o diálogo com o ensino de História. Tais estudos permitem vislumbrar a abordagem da educação patrimonial no campo do ensino de História, ajudando a indicar parâmetros para as apropriações do patrimônio na escola.[1] Contou com a participação da bolsista Marjani Ziani Heineck (PROBIC FAPERGS (2017-2018).Universidade Federal de Pernambuco2020-07-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/24372010.22264/clio.issn2525-5649.2020.38.1.02CLIO: Historical Research Journal; Vol. 38 No. 1 (2020): Jan-Jun. Dossiê: Os desafios da pesquisa a partir do olhar do professor (a)-pesquisador (a): reflexões teórico-metodológicas sobre o campo do Ensino de História; 107-127CLIO: Revista de Investigación Histórica; Vol. 38 Núm. 1 (2020): Jan-Jun. Dossiê: Os desafios da pesquisa a partir do olhar do professor (a)-pesquisador (a): reflexões teórico-metodológicas sobre o campo do Ensino de História; 107-127CLIO: Revista de Pesquisa Histórica; v. 38 n. 1 (2020): Jan-Jun. Dossiê: Os desafios da pesquisa a partir do olhar do professor (a)-pesquisador (a): reflexões teórico-metodológicas sobre o campo do Ensino de História; 107-1272525-56490102-473610.22264/clio.issn2525-5649.2020.38.1reponame:Clio (Recife. Online)instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEporhttps://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/243720/36232Copyright (c) 2020 .info:eu-repo/semantics/openAccessGil, Carmem Zeli de Vargas2024-04-04T19:26:02Zoai:oai.periodicos.ufpe.br:article/243720Revistahttps://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaclio/indexPUBhttps://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaclio/oai||editorclio@gmail.com2525-56490102-4736opendoar:2024-04-04T19:26:02Clio (Recife. Online) - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.none.fl_str_mv Investigações em educação patrimonial e ensino de História (2015-2017)
title Investigações em educação patrimonial e ensino de História (2015-2017)
spellingShingle Investigações em educação patrimonial e ensino de História (2015-2017)
Gil, Carmem Zeli de Vargas
Educação Patrimonial
Ensino de História
Pesquisas
title_short Investigações em educação patrimonial e ensino de História (2015-2017)
title_full Investigações em educação patrimonial e ensino de História (2015-2017)
title_fullStr Investigações em educação patrimonial e ensino de História (2015-2017)
title_full_unstemmed Investigações em educação patrimonial e ensino de História (2015-2017)
title_sort Investigações em educação patrimonial e ensino de História (2015-2017)
author Gil, Carmem Zeli de Vargas
author_facet Gil, Carmem Zeli de Vargas
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gil, Carmem Zeli de Vargas
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Patrimonial
Ensino de História
Pesquisas
topic Educação Patrimonial
Ensino de História
Pesquisas
description Neste artigo, discute-se os dados produzidos na primeira etapa do projeto de pesquisa Ensino de História, Patrimônio e Cultura Digital[1](FACED/UFRGS), com o objetivo de identificar e analisar a produção de pesquisas em programas de pós-graduação em História e Educação do Brasil. O procedimento metodológico utilizado foi o levantamento de dissertações e teses identificadas no catálogo da CAPES com a palavra-chave “educação patrimonial” (372 trabalhos encontrados). Delimitando os filtros, chegou-se a uma amostra de 15 trabalhos, que foram lidos e fichados a fim de mapear as concepções de patrimônio e educação patrimonial e o diálogo com o ensino de História. Tais estudos permitem vislumbrar a abordagem da educação patrimonial no campo do ensino de História, ajudando a indicar parâmetros para as apropriações do patrimônio na escola.[1] Contou com a participação da bolsista Marjani Ziani Heineck (PROBIC FAPERGS (2017-2018).
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/243720
10.22264/clio.issn2525-5649.2020.38.1.02
url https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/243720
identifier_str_mv 10.22264/clio.issn2525-5649.2020.38.1.02
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/243720/36232
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 .
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 .
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv CLIO: Historical Research Journal; Vol. 38 No. 1 (2020): Jan-Jun. Dossiê: Os desafios da pesquisa a partir do olhar do professor (a)-pesquisador (a): reflexões teórico-metodológicas sobre o campo do Ensino de História; 107-127
CLIO: Revista de Investigación Histórica; Vol. 38 Núm. 1 (2020): Jan-Jun. Dossiê: Os desafios da pesquisa a partir do olhar do professor (a)-pesquisador (a): reflexões teórico-metodológicas sobre o campo do Ensino de História; 107-127
CLIO: Revista de Pesquisa Histórica; v. 38 n. 1 (2020): Jan-Jun. Dossiê: Os desafios da pesquisa a partir do olhar do professor (a)-pesquisador (a): reflexões teórico-metodológicas sobre o campo do Ensino de História; 107-127
2525-5649
0102-4736
10.22264/clio.issn2525-5649.2020.38.1
reponame:Clio (Recife. Online)
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Clio (Recife. Online)
collection Clio (Recife. Online)
repository.name.fl_str_mv Clio (Recife. Online) - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv ||editorclio@gmail.com
_version_ 1797240112016261120