Bumba meu boi: uma representação social do sertão nordestino (Bumba meu boi: a social representation of the northeastern backcountry
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Clio (Recife. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/243106 |
Resumo: | 0 texto consiste na tentativa de resgatar as relações sociais no sertão nordestino no período colonial. A proposta tem como fonte de informação a dança do Bumba meu boi uma das mais autênticas, difundidas e conhecidas expressões culturais da sociedade sertaneja. Trata-se, portanto, de uma análise na perspectiva da Nova História Cultural que realça as manifestações das massas anônimas como espaço alternativo para a investigação histórica.The text attempts to reconstruct the social relations of the backcountry of the colonial Northeast. It focuses on the dance "Bumba-meu-boi", one of the most authentic and widespread cultural manifestations of backlands society. The study utilizes the perspective of the New Cultural History which emphasizes the cultural manifestations of the anonymous masses as an alternative space for historical investigation. |
id |
UFPE-3_0698675b74a2a918fbaff276b61bc2a5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:oai.periodicos.ufpe.br:article/243106 |
network_acronym_str |
UFPE-3 |
network_name_str |
Clio (Recife. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Bumba meu boi: uma representação social do sertão nordestino (Bumba meu boi: a social representation of the northeastern backcountryBumba meu boiSertão NordestinoRelações sociaisNortheastern backcountrySocial relationships0 texto consiste na tentativa de resgatar as relações sociais no sertão nordestino no período colonial. A proposta tem como fonte de informação a dança do Bumba meu boi uma das mais autênticas, difundidas e conhecidas expressões culturais da sociedade sertaneja. Trata-se, portanto, de uma análise na perspectiva da Nova História Cultural que realça as manifestações das massas anônimas como espaço alternativo para a investigação histórica.The text attempts to reconstruct the social relations of the backcountry of the colonial Northeast. It focuses on the dance "Bumba-meu-boi", one of the most authentic and widespread cultural manifestations of backlands society. The study utilizes the perspective of the New Cultural History which emphasizes the cultural manifestations of the anonymous masses as an alternative space for historical investigation.Universidade Federal de Pernambuco2019-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/243106CLIO: Historical Research Journal; Vol. 19 No. 1 (2001): Jan-Dez. Dossiê: O povo brasileiro: imagens e representaçõesCLIO: Revista de Investigación Histórica; Vol. 19 Núm. 1 (2001): Jan-Dez. Dossiê: O povo brasileiro: imagens e representaçõesCLIO: Revista de Pesquisa Histórica; v. 19 n. 1 (2001): Jan-Dez. Dossiê: O povo brasileiro: imagens e representações2525-56490102-4736reponame:Clio (Recife. Online)instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEporhttps://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/243106/33572Copyright (c) 2019 .info:eu-repo/semantics/openAccessBrandão, Tanya Maria Pires2023-12-13T18:48:08Zoai:oai.periodicos.ufpe.br:article/243106Revistahttps://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaclio/indexPUBhttps://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaclio/oai||editorclio@gmail.com2525-56490102-4736opendoar:2023-12-13T18:48:08Clio (Recife. Online) - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Bumba meu boi: uma representação social do sertão nordestino (Bumba meu boi: a social representation of the northeastern backcountry |
title |
Bumba meu boi: uma representação social do sertão nordestino (Bumba meu boi: a social representation of the northeastern backcountry |
spellingShingle |
Bumba meu boi: uma representação social do sertão nordestino (Bumba meu boi: a social representation of the northeastern backcountry Brandão, Tanya Maria Pires Bumba meu boi Sertão Nordestino Relações sociais Northeastern backcountry Social relationships |
title_short |
Bumba meu boi: uma representação social do sertão nordestino (Bumba meu boi: a social representation of the northeastern backcountry |
title_full |
Bumba meu boi: uma representação social do sertão nordestino (Bumba meu boi: a social representation of the northeastern backcountry |
title_fullStr |
Bumba meu boi: uma representação social do sertão nordestino (Bumba meu boi: a social representation of the northeastern backcountry |
title_full_unstemmed |
Bumba meu boi: uma representação social do sertão nordestino (Bumba meu boi: a social representation of the northeastern backcountry |
title_sort |
Bumba meu boi: uma representação social do sertão nordestino (Bumba meu boi: a social representation of the northeastern backcountry |
author |
Brandão, Tanya Maria Pires |
author_facet |
Brandão, Tanya Maria Pires |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brandão, Tanya Maria Pires |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bumba meu boi Sertão Nordestino Relações sociais Northeastern backcountry Social relationships |
topic |
Bumba meu boi Sertão Nordestino Relações sociais Northeastern backcountry Social relationships |
description |
0 texto consiste na tentativa de resgatar as relações sociais no sertão nordestino no período colonial. A proposta tem como fonte de informação a dança do Bumba meu boi uma das mais autênticas, difundidas e conhecidas expressões culturais da sociedade sertaneja. Trata-se, portanto, de uma análise na perspectiva da Nova História Cultural que realça as manifestações das massas anônimas como espaço alternativo para a investigação histórica.The text attempts to reconstruct the social relations of the backcountry of the colonial Northeast. It focuses on the dance "Bumba-meu-boi", one of the most authentic and widespread cultural manifestations of backlands society. The study utilizes the perspective of the New Cultural History which emphasizes the cultural manifestations of the anonymous masses as an alternative space for historical investigation. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/243106 |
url |
https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/243106 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/243106/33572 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 . info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 . |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.source.none.fl_str_mv |
CLIO: Historical Research Journal; Vol. 19 No. 1 (2001): Jan-Dez. Dossiê: O povo brasileiro: imagens e representações CLIO: Revista de Investigación Histórica; Vol. 19 Núm. 1 (2001): Jan-Dez. Dossiê: O povo brasileiro: imagens e representações CLIO: Revista de Pesquisa Histórica; v. 19 n. 1 (2001): Jan-Dez. Dossiê: O povo brasileiro: imagens e representações 2525-5649 0102-4736 reponame:Clio (Recife. Online) instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) instacron:UFPE |
instname_str |
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
instacron_str |
UFPE |
institution |
UFPE |
reponame_str |
Clio (Recife. Online) |
collection |
Clio (Recife. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Clio (Recife. Online) - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
||editorclio@gmail.com |
_version_ |
1797240111987949568 |