História e educação: o processo civilizador em Norbert Elias. // History and education: the civilizing process in Norbert Elias.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Clio (Recife. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/24338 |
Resumo: | O presente artigo pretende fazer uma discussão em torno da relação entre história e educação. A análise do primeiro volume do livro do sociólogo alemão Norbert Elias, O Processo Civilizador, traz a educação como parte de um condicionamento em que os homens, particularmente os europeus, num espaço de mais de cinco séculos, se tornaram civilizados. Considerando a tese de Elias de que não existe atitude natural no homem, o processo histórico de ensino-aprendizagem se tornou, também, essencial ao chamado desenvolvimento dos modos de conduta e responsável direto pela formação de um modelo de civilização que se espalhou pelo mundo. The present article intends to do a discussion around the relationship between history and education. The analysis of the first volume of the German sociologist's Norbert Elias book, The Civilizer Process, brings the education as part of a conditioning in that the men, particularly the Europeans, in a space of more than five centuries, became civilized. Considering Elias' theory that natural attitude doesn't exist in the man, the historical process of teaching-learning became, also, essential to the call development of the manners of conduct and responsible direct for the formation of a civilization model that dispersed for the world. |
id |
UFPE-3_1dbb618073c712fa2331cfe14ca94cc5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:oai.periodicos.ufpe.br:article/24338 |
network_acronym_str |
UFPE-3 |
network_name_str |
Clio (Recife. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
História e educação: o processo civilizador em Norbert Elias. // History and education: the civilizing process in Norbert Elias.HistóriaEducaçãoNorbert Elias. // HistoryEducationNorbert Elias. O presente artigo pretende fazer uma discussão em torno da relação entre história e educação. A análise do primeiro volume do livro do sociólogo alemão Norbert Elias, O Processo Civilizador, traz a educação como parte de um condicionamento em que os homens, particularmente os europeus, num espaço de mais de cinco séculos, se tornaram civilizados. Considerando a tese de Elias de que não existe atitude natural no homem, o processo histórico de ensino-aprendizagem se tornou, também, essencial ao chamado desenvolvimento dos modos de conduta e responsável direto pela formação de um modelo de civilização que se espalhou pelo mundo. The present article intends to do a discussion around the relationship between history and education. The analysis of the first volume of the German sociologist's Norbert Elias book, The Civilizer Process, brings the education as part of a conditioning in that the men, particularly the Europeans, in a space of more than five centuries, became civilized. Considering Elias' theory that natural attitude doesn't exist in the man, the historical process of teaching-learning became, also, essential to the call development of the manners of conduct and responsible direct for the formation of a civilization model that dispersed for the world. Universidade Federal de Pernambuco2012-11-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/24338CLIO: Historical Research Journal; Vol. 30 No. 1 (2012): Jan-Jun. Dossiê: Fronteiras e Sociedade - Parte 1.CLIO: Revista de Investigación Histórica; Vol. 30 Núm. 1 (2012): Jan-Jun. Dossiê: Fronteiras e Sociedade - Parte 1.CLIO: Revista de Pesquisa Histórica; v. 30 n. 1 (2012): Jan-Jun. Dossiê: Fronteiras e Sociedade - Parte 1.2525-56490102-4736reponame:Clio (Recife. Online)instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEporhttps://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/24338/19722Copyright (c) 2018 .info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Claudefranklin Monteiroda Silva, Severino Vicente2023-12-13T18:38:56Zoai:oai.periodicos.ufpe.br:article/24338Revistahttps://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaclio/indexPUBhttps://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaclio/oai||editorclio@gmail.com2525-56490102-4736opendoar:2023-12-13T18:38:56Clio (Recife. Online) - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
História e educação: o processo civilizador em Norbert Elias. // History and education: the civilizing process in Norbert Elias. |
title |
História e educação: o processo civilizador em Norbert Elias. // History and education: the civilizing process in Norbert Elias. |
spellingShingle |
História e educação: o processo civilizador em Norbert Elias. // History and education: the civilizing process in Norbert Elias. Santos, Claudefranklin Monteiro História Educação Norbert Elias. // History Education Norbert Elias. |
title_short |
História e educação: o processo civilizador em Norbert Elias. // History and education: the civilizing process in Norbert Elias. |
title_full |
História e educação: o processo civilizador em Norbert Elias. // History and education: the civilizing process in Norbert Elias. |
title_fullStr |
História e educação: o processo civilizador em Norbert Elias. // History and education: the civilizing process in Norbert Elias. |
title_full_unstemmed |
História e educação: o processo civilizador em Norbert Elias. // History and education: the civilizing process in Norbert Elias. |
title_sort |
História e educação: o processo civilizador em Norbert Elias. // History and education: the civilizing process in Norbert Elias. |
author |
Santos, Claudefranklin Monteiro |
author_facet |
Santos, Claudefranklin Monteiro da Silva, Severino Vicente |
author_role |
author |
author2 |
da Silva, Severino Vicente |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Claudefranklin Monteiro da Silva, Severino Vicente |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História Educação Norbert Elias. // History Education Norbert Elias. |
topic |
História Educação Norbert Elias. // History Education Norbert Elias. |
description |
O presente artigo pretende fazer uma discussão em torno da relação entre história e educação. A análise do primeiro volume do livro do sociólogo alemão Norbert Elias, O Processo Civilizador, traz a educação como parte de um condicionamento em que os homens, particularmente os europeus, num espaço de mais de cinco séculos, se tornaram civilizados. Considerando a tese de Elias de que não existe atitude natural no homem, o processo histórico de ensino-aprendizagem se tornou, também, essencial ao chamado desenvolvimento dos modos de conduta e responsável direto pela formação de um modelo de civilização que se espalhou pelo mundo. The present article intends to do a discussion around the relationship between history and education. The analysis of the first volume of the German sociologist's Norbert Elias book, The Civilizer Process, brings the education as part of a conditioning in that the men, particularly the Europeans, in a space of more than five centuries, became civilized. Considering Elias' theory that natural attitude doesn't exist in the man, the historical process of teaching-learning became, also, essential to the call development of the manners of conduct and responsible direct for the formation of a civilization model that dispersed for the world. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-11-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/24338 |
url |
https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/24338 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/24338/19722 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 . info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 . |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.source.none.fl_str_mv |
CLIO: Historical Research Journal; Vol. 30 No. 1 (2012): Jan-Jun. Dossiê: Fronteiras e Sociedade - Parte 1. CLIO: Revista de Investigación Histórica; Vol. 30 Núm. 1 (2012): Jan-Jun. Dossiê: Fronteiras e Sociedade - Parte 1. CLIO: Revista de Pesquisa Histórica; v. 30 n. 1 (2012): Jan-Jun. Dossiê: Fronteiras e Sociedade - Parte 1. 2525-5649 0102-4736 reponame:Clio (Recife. Online) instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) instacron:UFPE |
instname_str |
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
instacron_str |
UFPE |
institution |
UFPE |
reponame_str |
Clio (Recife. Online) |
collection |
Clio (Recife. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Clio (Recife. Online) - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
||editorclio@gmail.com |
_version_ |
1797240109177765888 |