“Em tudo amar e servir”: Repercussões da Escola Santo Afonso entre a população teresinense

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fontineles, Cláudia Cristina da Silva
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Ferreira, Víviam Cathaline de Sousa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Clio (Recife. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/247402
Resumo: O presente artigo analisa o processo da implantação da Escola Agrícola Santo Afonso Rodriguez (EASAR), na cidade de Teresina, bem como ressalta como esta instituição alterou a dinâmica dos projetos de vida dos sujeitos que viviam na região, tendo se configurado como um instrumento essencial à oferta de serviços básicos e culturais para esta comunidade que, à época, localizava-se no povoado Socopo, atualmente, um bairro da capital piauiense. Por meio de fontes hemerográficas, imagéticas e orais e adotando a metodologia de história oral, o estudo apresenta a escola como um lugar de memória, segundo as acepções de Pierre Nora, que se constitui enquanto lugar de pertencimento na memória coletiva do grupo social analisado.
id UFPE-3_4a4ed0a1ca1f7938a686a95b90cee944
oai_identifier_str oai:oai.periodicos.ufpe.br:article/247402
network_acronym_str UFPE-3
network_name_str Clio (Recife. Online)
repository_id_str
spelling “Em tudo amar e servir”: Repercussões da Escola Santo Afonso entre a população teresinenseHistóriaMemóriaTeresinaEscola Santo Afonso RodriguezO presente artigo analisa o processo da implantação da Escola Agrícola Santo Afonso Rodriguez (EASAR), na cidade de Teresina, bem como ressalta como esta instituição alterou a dinâmica dos projetos de vida dos sujeitos que viviam na região, tendo se configurado como um instrumento essencial à oferta de serviços básicos e culturais para esta comunidade que, à época, localizava-se no povoado Socopo, atualmente, um bairro da capital piauiense. Por meio de fontes hemerográficas, imagéticas e orais e adotando a metodologia de história oral, o estudo apresenta a escola como um lugar de memória, segundo as acepções de Pierre Nora, que se constitui enquanto lugar de pertencimento na memória coletiva do grupo social analisado.Universidade Federal de Pernambuco2022-01-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/24740210.22264/clio.issn2525-5649.2021.39.2.15CLIO: Historical Research Journal; Vol. 39 No. 2 (2021): Jul-Dez. Dossiê: Didática da História e o ensino de História: questões contemporâneas; 344-369CLIO: Revista de Investigación Histórica; Vol. 39 Núm. 2 (2021): Jul-Dez. Dossiê: Didática da História e o ensino de História: questões contemporâneas; 344-369CLIO: Revista de Pesquisa Histórica; v. 39 n. 2 (2021): Jul-Dez. Dossiê: Didática da História e o ensino de História: questões contemporâneas; 344-3692525-56490102-4736reponame:Clio (Recife. Online)instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEporhttps://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/247402/40459Copyright (c) 2022 .info:eu-repo/semantics/openAccessFontineles, Cláudia Cristina da SilvaFerreira, Víviam Cathaline de Sousa2024-04-03T19:35:09Zoai:oai.periodicos.ufpe.br:article/247402Revistahttps://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaclio/indexPUBhttps://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaclio/oai||editorclio@gmail.com2525-56490102-4736opendoar:2024-04-03T19:35:09Clio (Recife. Online) - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.none.fl_str_mv “Em tudo amar e servir”: Repercussões da Escola Santo Afonso entre a população teresinense
title “Em tudo amar e servir”: Repercussões da Escola Santo Afonso entre a população teresinense
spellingShingle “Em tudo amar e servir”: Repercussões da Escola Santo Afonso entre a população teresinense
Fontineles, Cláudia Cristina da Silva
História
Memória
Teresina
Escola Santo Afonso Rodriguez
title_short “Em tudo amar e servir”: Repercussões da Escola Santo Afonso entre a população teresinense
title_full “Em tudo amar e servir”: Repercussões da Escola Santo Afonso entre a população teresinense
title_fullStr “Em tudo amar e servir”: Repercussões da Escola Santo Afonso entre a população teresinense
title_full_unstemmed “Em tudo amar e servir”: Repercussões da Escola Santo Afonso entre a população teresinense
title_sort “Em tudo amar e servir”: Repercussões da Escola Santo Afonso entre a população teresinense
author Fontineles, Cláudia Cristina da Silva
author_facet Fontineles, Cláudia Cristina da Silva
Ferreira, Víviam Cathaline de Sousa
author_role author
author2 Ferreira, Víviam Cathaline de Sousa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fontineles, Cláudia Cristina da Silva
Ferreira, Víviam Cathaline de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv História
Memória
Teresina
Escola Santo Afonso Rodriguez
topic História
Memória
Teresina
Escola Santo Afonso Rodriguez
description O presente artigo analisa o processo da implantação da Escola Agrícola Santo Afonso Rodriguez (EASAR), na cidade de Teresina, bem como ressalta como esta instituição alterou a dinâmica dos projetos de vida dos sujeitos que viviam na região, tendo se configurado como um instrumento essencial à oferta de serviços básicos e culturais para esta comunidade que, à época, localizava-se no povoado Socopo, atualmente, um bairro da capital piauiense. Por meio de fontes hemerográficas, imagéticas e orais e adotando a metodologia de história oral, o estudo apresenta a escola como um lugar de memória, segundo as acepções de Pierre Nora, que se constitui enquanto lugar de pertencimento na memória coletiva do grupo social analisado.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/247402
10.22264/clio.issn2525-5649.2021.39.2.15
url https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/247402
identifier_str_mv 10.22264/clio.issn2525-5649.2021.39.2.15
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/247402/40459
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 .
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 .
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv CLIO: Historical Research Journal; Vol. 39 No. 2 (2021): Jul-Dez. Dossiê: Didática da História e o ensino de História: questões contemporâneas; 344-369
CLIO: Revista de Investigación Histórica; Vol. 39 Núm. 2 (2021): Jul-Dez. Dossiê: Didática da História e o ensino de História: questões contemporâneas; 344-369
CLIO: Revista de Pesquisa Histórica; v. 39 n. 2 (2021): Jul-Dez. Dossiê: Didática da História e o ensino de História: questões contemporâneas; 344-369
2525-5649
0102-4736
reponame:Clio (Recife. Online)
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Clio (Recife. Online)
collection Clio (Recife. Online)
repository.name.fl_str_mv Clio (Recife. Online) - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv ||editorclio@gmail.com
_version_ 1797240112427302912