A “arte arcaica” de Ariano Suassuna: a arte rupestre na contemporaneidade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Clio (Recife. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/247415 |
Resumo: | A arte rupestre foi inscrita contemporaneamente na obra de Ariano Suassuna, notadamente nas artes plásticas e literatura. Para tanto serão analisadas obras literárias e iluminogravuras onde se constata a forte influência da arte rupestre. A inserção da estética rupestre no Movimento Armorial tinha a expectativa de revelar e ressaltar a arte de populações pretéritas quando das influências na expressão da arte brasileira. A arte popular e a arte rupestre insurgem no imaginário de alguns armorialistas diante do reconhecimento dessa arte brasileira que desafia a supremacia da arte erudita, no sentido de inibir hierarquizações e afirmar a relevância aproximativa de ambas. Na expressão da arte rupestre em concomitância com a negritude, numa fala mítica, convocamos Roland Barthes. Na superação do pensamento eurocêntrico, que vislumbramos nas obras apresentadas de Ariano Suassuna, situamos autores tais como Aníbal Quijano, Edgard Lander, Eduardo Restrepo e Alex Rojas. |
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A “arte arcaica” de Ariano Suassuna: a arte rupestre na contemporaneidadeMovimento armorialArte rupestreDecolonidadeA arte rupestre foi inscrita contemporaneamente na obra de Ariano Suassuna, notadamente nas artes plásticas e literatura. Para tanto serão analisadas obras literárias e iluminogravuras onde se constata a forte influência da arte rupestre. A inserção da estética rupestre no Movimento Armorial tinha a expectativa de revelar e ressaltar a arte de populações pretéritas quando das influências na expressão da arte brasileira. A arte popular e a arte rupestre insurgem no imaginário de alguns armorialistas diante do reconhecimento dessa arte brasileira que desafia a supremacia da arte erudita, no sentido de inibir hierarquizações e afirmar a relevância aproximativa de ambas. Na expressão da arte rupestre em concomitância com a negritude, numa fala mítica, convocamos Roland Barthes. Na superação do pensamento eurocêntrico, que vislumbramos nas obras apresentadas de Ariano Suassuna, situamos autores tais como Aníbal Quijano, Edgard Lander, Eduardo Restrepo e Alex Rojas.Universidade Federal de Pernambuco2022-01-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/24741510.22264/clio.issn2525-5649.2021.39.2.16CLIO: Historical Research Journal; Vol. 39 No. 2 (2021): Jul-Dez. Dossiê: Didática da História e o ensino de História: questões contemporâneas; 370-396CLIO: Revista de Investigación Histórica; Vol. 39 Núm. 2 (2021): Jul-Dez. Dossiê: Didática da História e o ensino de História: questões contemporâneas; 370-396CLIO: Revista de Pesquisa Histórica; v. 39 n. 2 (2021): Jul-Dez. Dossiê: Didática da História e o ensino de História: questões contemporâneas; 370-3962525-56490102-4736reponame:Clio (Recife. Online)instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEporhttps://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/247415/40460Copyright (c) 2022 .info:eu-repo/semantics/openAccessNascimento, Marcélia Marques2024-04-03T19:35:09Zoai:oai.periodicos.ufpe.br:article/247415Revistahttps://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaclio/indexPUBhttps://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaclio/oai||editorclio@gmail.com2525-56490102-4736opendoar:2024-04-03T19:35:09Clio (Recife. Online) - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
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