Professores de História sob a perspectiva de estética e política em Jacques Rancière

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cintra, Rafael Monteiro de Oliveira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Clio (Recife. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/243505
Resumo: O presente artigo tem o objetivo de apresentar uma perspectiva de análise sobre aulas de História a partir das noções de “Estética” e “Política” tal como são (re)definidas por Jacques Rancière. No primeiro momento, faremos uma apresentação dos conceitos, situando-os dentro dos estudos do filósofo e buscando uma primeira articulação com o nosso objeto. No segundo momento, analisaremos práticas de uma professora de História do ensino básico de uma escola pública da região metropolitana do Estado do Rio de Janeiro, percebendo tais estudos como metodologia potente para pensarmos aspectos prementes do ensino de História.
id UFPE-3_c91b4c1e9d664fda93b228f986a68bd9
oai_identifier_str oai:oai.periodicos.ufpe.br:article/243505
network_acronym_str UFPE-3
network_name_str Clio (Recife. Online)
repository_id_str
spelling Professores de História sob a perspectiva de estética e política em Jacques RancièreEstéticaPolíticaEnsino de históriaO presente artigo tem o objetivo de apresentar uma perspectiva de análise sobre aulas de História a partir das noções de “Estética” e “Política” tal como são (re)definidas por Jacques Rancière. No primeiro momento, faremos uma apresentação dos conceitos, situando-os dentro dos estudos do filósofo e buscando uma primeira articulação com o nosso objeto. No segundo momento, analisaremos práticas de uma professora de História do ensino básico de uma escola pública da região metropolitana do Estado do Rio de Janeiro, percebendo tais estudos como metodologia potente para pensarmos aspectos prementes do ensino de História.Universidade Federal de Pernambuco2020-07-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/24350510.22264/clio.issn2525-5649.2020.38.1.05CLIO: Historical Research Journal; Vol. 38 No. 1 (2020): Jan-Jun. Dossiê: Os desafios da pesquisa a partir do olhar do professor (a)-pesquisador (a): reflexões teórico-metodológicas sobre o campo do Ensino de História; 09-26CLIO: Revista de Investigación Histórica; Vol. 38 Núm. 1 (2020): Jan-Jun. Dossiê: Os desafios da pesquisa a partir do olhar do professor (a)-pesquisador (a): reflexões teórico-metodológicas sobre o campo do Ensino de História; 09-26CLIO: Revista de Pesquisa Histórica; v. 38 n. 1 (2020): Jan-Jun. Dossiê: Os desafios da pesquisa a partir do olhar do professor (a)-pesquisador (a): reflexões teórico-metodológicas sobre o campo do Ensino de História; 09-262525-56490102-473610.22264/clio.issn2525-5649.2020.38.1reponame:Clio (Recife. Online)instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEporhttps://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/243505/36226Copyright (c) 2020 .info:eu-repo/semantics/openAccessCintra, Rafael Monteiro de Oliveira2024-04-04T19:26:02Zoai:oai.periodicos.ufpe.br:article/243505Revistahttps://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaclio/indexPUBhttps://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaclio/oai||editorclio@gmail.com2525-56490102-4736opendoar:2024-04-04T19:26:02Clio (Recife. Online) - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.none.fl_str_mv Professores de História sob a perspectiva de estética e política em Jacques Rancière
title Professores de História sob a perspectiva de estética e política em Jacques Rancière
spellingShingle Professores de História sob a perspectiva de estética e política em Jacques Rancière
Cintra, Rafael Monteiro de Oliveira
Estética
Política
Ensino de história
title_short Professores de História sob a perspectiva de estética e política em Jacques Rancière
title_full Professores de História sob a perspectiva de estética e política em Jacques Rancière
title_fullStr Professores de História sob a perspectiva de estética e política em Jacques Rancière
title_full_unstemmed Professores de História sob a perspectiva de estética e política em Jacques Rancière
title_sort Professores de História sob a perspectiva de estética e política em Jacques Rancière
author Cintra, Rafael Monteiro de Oliveira
author_facet Cintra, Rafael Monteiro de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cintra, Rafael Monteiro de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Estética
Política
Ensino de história
topic Estética
Política
Ensino de história
description O presente artigo tem o objetivo de apresentar uma perspectiva de análise sobre aulas de História a partir das noções de “Estética” e “Política” tal como são (re)definidas por Jacques Rancière. No primeiro momento, faremos uma apresentação dos conceitos, situando-os dentro dos estudos do filósofo e buscando uma primeira articulação com o nosso objeto. No segundo momento, analisaremos práticas de uma professora de História do ensino básico de uma escola pública da região metropolitana do Estado do Rio de Janeiro, percebendo tais estudos como metodologia potente para pensarmos aspectos prementes do ensino de História.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/243505
10.22264/clio.issn2525-5649.2020.38.1.05
url https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/243505
identifier_str_mv 10.22264/clio.issn2525-5649.2020.38.1.05
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/243505/36226
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 .
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 .
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv CLIO: Historical Research Journal; Vol. 38 No. 1 (2020): Jan-Jun. Dossiê: Os desafios da pesquisa a partir do olhar do professor (a)-pesquisador (a): reflexões teórico-metodológicas sobre o campo do Ensino de História; 09-26
CLIO: Revista de Investigación Histórica; Vol. 38 Núm. 1 (2020): Jan-Jun. Dossiê: Os desafios da pesquisa a partir do olhar do professor (a)-pesquisador (a): reflexões teórico-metodológicas sobre o campo do Ensino de História; 09-26
CLIO: Revista de Pesquisa Histórica; v. 38 n. 1 (2020): Jan-Jun. Dossiê: Os desafios da pesquisa a partir do olhar do professor (a)-pesquisador (a): reflexões teórico-metodológicas sobre o campo do Ensino de História; 09-26
2525-5649
0102-4736
10.22264/clio.issn2525-5649.2020.38.1
reponame:Clio (Recife. Online)
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Clio (Recife. Online)
collection Clio (Recife. Online)
repository.name.fl_str_mv Clio (Recife. Online) - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv ||editorclio@gmail.com
_version_ 1797240112004726784