Professores de História sob a perspectiva de estética e política em Jacques Rancière
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Clio (Recife. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/243505 |
Resumo: | O presente artigo tem o objetivo de apresentar uma perspectiva de análise sobre aulas de História a partir das noções de “Estética” e “Política” tal como são (re)definidas por Jacques Rancière. No primeiro momento, faremos uma apresentação dos conceitos, situando-os dentro dos estudos do filósofo e buscando uma primeira articulação com o nosso objeto. No segundo momento, analisaremos práticas de uma professora de História do ensino básico de uma escola pública da região metropolitana do Estado do Rio de Janeiro, percebendo tais estudos como metodologia potente para pensarmos aspectos prementes do ensino de História. |
id |
UFPE-3_c91b4c1e9d664fda93b228f986a68bd9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:oai.periodicos.ufpe.br:article/243505 |
network_acronym_str |
UFPE-3 |
network_name_str |
Clio (Recife. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Professores de História sob a perspectiva de estética e política em Jacques RancièreEstéticaPolíticaEnsino de históriaO presente artigo tem o objetivo de apresentar uma perspectiva de análise sobre aulas de História a partir das noções de “Estética” e “Política” tal como são (re)definidas por Jacques Rancière. No primeiro momento, faremos uma apresentação dos conceitos, situando-os dentro dos estudos do filósofo e buscando uma primeira articulação com o nosso objeto. No segundo momento, analisaremos práticas de uma professora de História do ensino básico de uma escola pública da região metropolitana do Estado do Rio de Janeiro, percebendo tais estudos como metodologia potente para pensarmos aspectos prementes do ensino de História.Universidade Federal de Pernambuco2020-07-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/24350510.22264/clio.issn2525-5649.2020.38.1.05CLIO: Historical Research Journal; Vol. 38 No. 1 (2020): Jan-Jun. Dossiê: Os desafios da pesquisa a partir do olhar do professor (a)-pesquisador (a): reflexões teórico-metodológicas sobre o campo do Ensino de História; 09-26CLIO: Revista de Investigación Histórica; Vol. 38 Núm. 1 (2020): Jan-Jun. Dossiê: Os desafios da pesquisa a partir do olhar do professor (a)-pesquisador (a): reflexões teórico-metodológicas sobre o campo do Ensino de História; 09-26CLIO: Revista de Pesquisa Histórica; v. 38 n. 1 (2020): Jan-Jun. Dossiê: Os desafios da pesquisa a partir do olhar do professor (a)-pesquisador (a): reflexões teórico-metodológicas sobre o campo do Ensino de História; 09-262525-56490102-473610.22264/clio.issn2525-5649.2020.38.1reponame:Clio (Recife. Online)instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEporhttps://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/243505/36226Copyright (c) 2020 .info:eu-repo/semantics/openAccessCintra, Rafael Monteiro de Oliveira2024-04-04T19:26:02Zoai:oai.periodicos.ufpe.br:article/243505Revistahttps://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaclio/indexPUBhttps://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaclio/oai||editorclio@gmail.com2525-56490102-4736opendoar:2024-04-04T19:26:02Clio (Recife. Online) - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Professores de História sob a perspectiva de estética e política em Jacques Rancière |
title |
Professores de História sob a perspectiva de estética e política em Jacques Rancière |
spellingShingle |
Professores de História sob a perspectiva de estética e política em Jacques Rancière Cintra, Rafael Monteiro de Oliveira Estética Política Ensino de história |
title_short |
Professores de História sob a perspectiva de estética e política em Jacques Rancière |
title_full |
Professores de História sob a perspectiva de estética e política em Jacques Rancière |
title_fullStr |
Professores de História sob a perspectiva de estética e política em Jacques Rancière |
title_full_unstemmed |
Professores de História sob a perspectiva de estética e política em Jacques Rancière |
title_sort |
Professores de História sob a perspectiva de estética e política em Jacques Rancière |
author |
Cintra, Rafael Monteiro de Oliveira |
author_facet |
Cintra, Rafael Monteiro de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cintra, Rafael Monteiro de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estética Política Ensino de história |
topic |
Estética Política Ensino de história |
description |
O presente artigo tem o objetivo de apresentar uma perspectiva de análise sobre aulas de História a partir das noções de “Estética” e “Política” tal como são (re)definidas por Jacques Rancière. No primeiro momento, faremos uma apresentação dos conceitos, situando-os dentro dos estudos do filósofo e buscando uma primeira articulação com o nosso objeto. No segundo momento, analisaremos práticas de uma professora de História do ensino básico de uma escola pública da região metropolitana do Estado do Rio de Janeiro, percebendo tais estudos como metodologia potente para pensarmos aspectos prementes do ensino de História. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/243505 10.22264/clio.issn2525-5649.2020.38.1.05 |
url |
https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/243505 |
identifier_str_mv |
10.22264/clio.issn2525-5649.2020.38.1.05 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/243505/36226 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 . info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 . |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.source.none.fl_str_mv |
CLIO: Historical Research Journal; Vol. 38 No. 1 (2020): Jan-Jun. Dossiê: Os desafios da pesquisa a partir do olhar do professor (a)-pesquisador (a): reflexões teórico-metodológicas sobre o campo do Ensino de História; 09-26 CLIO: Revista de Investigación Histórica; Vol. 38 Núm. 1 (2020): Jan-Jun. Dossiê: Os desafios da pesquisa a partir do olhar do professor (a)-pesquisador (a): reflexões teórico-metodológicas sobre o campo do Ensino de História; 09-26 CLIO: Revista de Pesquisa Histórica; v. 38 n. 1 (2020): Jan-Jun. Dossiê: Os desafios da pesquisa a partir do olhar do professor (a)-pesquisador (a): reflexões teórico-metodológicas sobre o campo do Ensino de História; 09-26 2525-5649 0102-4736 10.22264/clio.issn2525-5649.2020.38.1 reponame:Clio (Recife. Online) instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) instacron:UFPE |
instname_str |
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
instacron_str |
UFPE |
institution |
UFPE |
reponame_str |
Clio (Recife. Online) |
collection |
Clio (Recife. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Clio (Recife. Online) - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
||editorclio@gmail.com |
_version_ |
1797240112004726784 |