150 anos depois: narrativas históricas de jovens estudantes brasileiros/as sobre a Guerra do Paraguai/Guerra Guasu a partir das aulas de história

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Squinelo, Ana Paula
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Clio (Recife. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/251065
Resumo: A Guerra do Paraguai (1864-1870) é considerada uma “história difícil” e traumática para a América Latina, desde seu término constituiu-se em um dos conteúdos escolares sujeitos a inúmeras revisões e manipulações históricas. A partir de pressupostos da Educação Histórica, buscou-se responder à pergunta: “O que os/as estudantes compreendem sobre o conteúdo Guerra do Paraguai a partir das narrativas didáticas e das aulas de história?”. Para tal formulou-se um Instrumento de Pesquisa pertinente à temática que foi aplicado junto a 151 estudantes de cinco escolas públicas do estado de Mato Grosso do Sul (Brasil/MS). Nessa análise apresentamos os resultados dessa investigação.
id UFPE-3_d7d1bba0ddc4e4a1b6ebd0b375da1d42
oai_identifier_str oai:oai.periodicos.ufpe.br:article/251065
network_acronym_str UFPE-3
network_name_str Clio (Recife. Online)
repository_id_str
spelling 150 anos depois: narrativas históricas de jovens estudantes brasileiros/as sobre a Guerra do Paraguai/Guerra Guasu a partir das aulas de históriaGuerra do Paraguai/Guerra GuasuLivro didático de históriaAulas de HistóriaNarrativas de estudantesA Guerra do Paraguai (1864-1870) é considerada uma “história difícil” e traumática para a América Latina, desde seu término constituiu-se em um dos conteúdos escolares sujeitos a inúmeras revisões e manipulações históricas. A partir de pressupostos da Educação Histórica, buscou-se responder à pergunta: “O que os/as estudantes compreendem sobre o conteúdo Guerra do Paraguai a partir das narrativas didáticas e das aulas de história?”. Para tal formulou-se um Instrumento de Pesquisa pertinente à temática que foi aplicado junto a 151 estudantes de cinco escolas públicas do estado de Mato Grosso do Sul (Brasil/MS). Nessa análise apresentamos os resultados dessa investigação.Universidade Federal de Pernambuco2022-01-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/25106510.22264/clio.issn2525-5649.2021.39.2.2CLIO: Historical Research Journal; Vol. 39 No. 2 (2021): Jul-Dez. Dossiê: Didática da História e o ensino de História: questões contemporâneas; 153-185CLIO: Revista de Investigación Histórica; Vol. 39 Núm. 2 (2021): Jul-Dez. Dossiê: Didática da História e o ensino de História: questões contemporâneas; 153-185CLIO: Revista de Pesquisa Histórica; v. 39 n. 2 (2021): Jul-Dez. Dossiê: Didática da História e o ensino de História: questões contemporâneas; 153-1852525-56490102-4736reponame:Clio (Recife. Online)instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEporhttps://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/251065/40447Copyright (c) 2022 .info:eu-repo/semantics/openAccessSquinelo, Ana Paula2024-04-03T19:35:09Zoai:oai.periodicos.ufpe.br:article/251065Revistahttps://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaclio/indexPUBhttps://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaclio/oai||editorclio@gmail.com2525-56490102-4736opendoar:2024-04-03T19:35:09Clio (Recife. Online) - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.none.fl_str_mv 150 anos depois: narrativas históricas de jovens estudantes brasileiros/as sobre a Guerra do Paraguai/Guerra Guasu a partir das aulas de história
title 150 anos depois: narrativas históricas de jovens estudantes brasileiros/as sobre a Guerra do Paraguai/Guerra Guasu a partir das aulas de história
spellingShingle 150 anos depois: narrativas históricas de jovens estudantes brasileiros/as sobre a Guerra do Paraguai/Guerra Guasu a partir das aulas de história
Squinelo, Ana Paula
Guerra do Paraguai/Guerra Guasu
Livro didático de história
Aulas de História
Narrativas de estudantes
title_short 150 anos depois: narrativas históricas de jovens estudantes brasileiros/as sobre a Guerra do Paraguai/Guerra Guasu a partir das aulas de história
title_full 150 anos depois: narrativas históricas de jovens estudantes brasileiros/as sobre a Guerra do Paraguai/Guerra Guasu a partir das aulas de história
title_fullStr 150 anos depois: narrativas históricas de jovens estudantes brasileiros/as sobre a Guerra do Paraguai/Guerra Guasu a partir das aulas de história
title_full_unstemmed 150 anos depois: narrativas históricas de jovens estudantes brasileiros/as sobre a Guerra do Paraguai/Guerra Guasu a partir das aulas de história
title_sort 150 anos depois: narrativas históricas de jovens estudantes brasileiros/as sobre a Guerra do Paraguai/Guerra Guasu a partir das aulas de história
author Squinelo, Ana Paula
author_facet Squinelo, Ana Paula
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Squinelo, Ana Paula
dc.subject.por.fl_str_mv Guerra do Paraguai/Guerra Guasu
Livro didático de história
Aulas de História
Narrativas de estudantes
topic Guerra do Paraguai/Guerra Guasu
Livro didático de história
Aulas de História
Narrativas de estudantes
description A Guerra do Paraguai (1864-1870) é considerada uma “história difícil” e traumática para a América Latina, desde seu término constituiu-se em um dos conteúdos escolares sujeitos a inúmeras revisões e manipulações históricas. A partir de pressupostos da Educação Histórica, buscou-se responder à pergunta: “O que os/as estudantes compreendem sobre o conteúdo Guerra do Paraguai a partir das narrativas didáticas e das aulas de história?”. Para tal formulou-se um Instrumento de Pesquisa pertinente à temática que foi aplicado junto a 151 estudantes de cinco escolas públicas do estado de Mato Grosso do Sul (Brasil/MS). Nessa análise apresentamos os resultados dessa investigação.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/251065
10.22264/clio.issn2525-5649.2021.39.2.2
url https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/251065
identifier_str_mv 10.22264/clio.issn2525-5649.2021.39.2.2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/251065/40447
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 .
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 .
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv CLIO: Historical Research Journal; Vol. 39 No. 2 (2021): Jul-Dez. Dossiê: Didática da História e o ensino de História: questões contemporâneas; 153-185
CLIO: Revista de Investigación Histórica; Vol. 39 Núm. 2 (2021): Jul-Dez. Dossiê: Didática da História e o ensino de História: questões contemporâneas; 153-185
CLIO: Revista de Pesquisa Histórica; v. 39 n. 2 (2021): Jul-Dez. Dossiê: Didática da História e o ensino de História: questões contemporâneas; 153-185
2525-5649
0102-4736
reponame:Clio (Recife. Online)
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Clio (Recife. Online)
collection Clio (Recife. Online)
repository.name.fl_str_mv Clio (Recife. Online) - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv ||editorclio@gmail.com
_version_ 1797240112460857344