MEMÓRIA DA DITADURA MILITAR ARGENTINA: UM DESAFIO PARA A HISTÓRIA.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Capelato, Maria Helena
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Clio (Recife. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/24758
Resumo: A ditadura militar vigente na Argentina entre 1976 e 1983 deixou marcas profundas na sociedade devido à violência extrema pos-ta em prática pelos representantes do poder. A abertura democrática enfrentou o desafio de administrar os conflitos entre os defensores das "vítimas" da repressão e os responsáveis por ela. As medidas punitivas definidas pela Justiça nos primeiros momentos da abertura e as ten-tativas de anulá-las posteriormente, produziram debates que até hoje mobilizam os argentinos. Justiça, memória e história se mesclam nesse contexto e autores contemporâneos têm demonstrado preocupação com os "excessos de memória" que, na atualidade, impedem a possibilidade de construção da história desse período. A complexa relação entre memória e história é alvo desta análise que procura mostrar ❑ imbrica-mento entre esses dois elementos constitutivos da produção historio-gráfica. Procura refletir, também, sobre os limites e possibilidades da chamada "História do tempo presente" que se vale, sobretudo, da histó-ria oral como ferramenta indispensável na reconstituição do passado recente. 
id UFPE-3_e0d9487fa4c5d1b5eb2b88acd15bee98
oai_identifier_str oai:oai.periodicos.ufpe.br:article/24758
network_acronym_str UFPE-3
network_name_str Clio (Recife. Online)
repository_id_str
spelling MEMÓRIA DA DITADURA MILITAR ARGENTINA: UM DESAFIO PARA A HISTÓRIA.A ditadura militar vigente na Argentina entre 1976 e 1983 deixou marcas profundas na sociedade devido à violência extrema pos-ta em prática pelos representantes do poder. A abertura democrática enfrentou o desafio de administrar os conflitos entre os defensores das "vítimas" da repressão e os responsáveis por ela. As medidas punitivas definidas pela Justiça nos primeiros momentos da abertura e as ten-tativas de anulá-las posteriormente, produziram debates que até hoje mobilizam os argentinos. Justiça, memória e história se mesclam nesse contexto e autores contemporâneos têm demonstrado preocupação com os "excessos de memória" que, na atualidade, impedem a possibilidade de construção da história desse período. A complexa relação entre memória e história é alvo desta análise que procura mostrar ❑ imbrica-mento entre esses dois elementos constitutivos da produção historio-gráfica. Procura refletir, também, sobre os limites e possibilidades da chamada "História do tempo presente" que se vale, sobretudo, da histó-ria oral como ferramenta indispensável na reconstituição do passado recente. Universidade Federal de Pernambuco2015-09-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/24758CLIO: Historical Research Journal; Vol. 24 No. 1 (2006): Jan-Jun. Dossiê: História e memória.CLIO: Revista de Investigación Histórica; Vol. 24 Núm. 1 (2006): Jan-Jun. Dossiê: História e memória.CLIO: Revista de Pesquisa Histórica; v. 24 n. 1 (2006): Jan-Jun. Dossiê: História e memória.2525-56490102-4736reponame:Clio (Recife. Online)instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEporhttps://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/24758/20032Copyright (c) 2018 .info:eu-repo/semantics/openAccessCapelato, Maria Helena2023-12-13T18:44:38Zoai:oai.periodicos.ufpe.br:article/24758Revistahttps://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaclio/indexPUBhttps://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaclio/oai||editorclio@gmail.com2525-56490102-4736opendoar:2023-12-13T18:44:38Clio (Recife. Online) - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.none.fl_str_mv MEMÓRIA DA DITADURA MILITAR ARGENTINA: UM DESAFIO PARA A HISTÓRIA.
title MEMÓRIA DA DITADURA MILITAR ARGENTINA: UM DESAFIO PARA A HISTÓRIA.
spellingShingle MEMÓRIA DA DITADURA MILITAR ARGENTINA: UM DESAFIO PARA A HISTÓRIA.
Capelato, Maria Helena
title_short MEMÓRIA DA DITADURA MILITAR ARGENTINA: UM DESAFIO PARA A HISTÓRIA.
title_full MEMÓRIA DA DITADURA MILITAR ARGENTINA: UM DESAFIO PARA A HISTÓRIA.
title_fullStr MEMÓRIA DA DITADURA MILITAR ARGENTINA: UM DESAFIO PARA A HISTÓRIA.
title_full_unstemmed MEMÓRIA DA DITADURA MILITAR ARGENTINA: UM DESAFIO PARA A HISTÓRIA.
title_sort MEMÓRIA DA DITADURA MILITAR ARGENTINA: UM DESAFIO PARA A HISTÓRIA.
author Capelato, Maria Helena
author_facet Capelato, Maria Helena
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Capelato, Maria Helena
description A ditadura militar vigente na Argentina entre 1976 e 1983 deixou marcas profundas na sociedade devido à violência extrema pos-ta em prática pelos representantes do poder. A abertura democrática enfrentou o desafio de administrar os conflitos entre os defensores das "vítimas" da repressão e os responsáveis por ela. As medidas punitivas definidas pela Justiça nos primeiros momentos da abertura e as ten-tativas de anulá-las posteriormente, produziram debates que até hoje mobilizam os argentinos. Justiça, memória e história se mesclam nesse contexto e autores contemporâneos têm demonstrado preocupação com os "excessos de memória" que, na atualidade, impedem a possibilidade de construção da história desse período. A complexa relação entre memória e história é alvo desta análise que procura mostrar ❑ imbrica-mento entre esses dois elementos constitutivos da produção historio-gráfica. Procura refletir, também, sobre os limites e possibilidades da chamada "História do tempo presente" que se vale, sobretudo, da histó-ria oral como ferramenta indispensável na reconstituição do passado recente. 
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/24758
url https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/24758
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/24758/20032
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 .
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 .
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv CLIO: Historical Research Journal; Vol. 24 No. 1 (2006): Jan-Jun. Dossiê: História e memória.
CLIO: Revista de Investigación Histórica; Vol. 24 Núm. 1 (2006): Jan-Jun. Dossiê: História e memória.
CLIO: Revista de Pesquisa Histórica; v. 24 n. 1 (2006): Jan-Jun. Dossiê: História e memória.
2525-5649
0102-4736
reponame:Clio (Recife. Online)
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Clio (Recife. Online)
collection Clio (Recife. Online)
repository.name.fl_str_mv Clio (Recife. Online) - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv ||editorclio@gmail.com
_version_ 1797240110040743936