Educar na sociedade tecnológica: desafios conceituais, interrogações éticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha Filho, Paulo C.
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Galindo, Marcos, Neves, André M.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos Universitários (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpe.br/revistas/estudosuniversitarios/article/view/255931
Resumo: Num artigo intitulado "Cómo nprender en el siglo de la información: claves para una enseñanza más comunication", o professor Arturo Merayo Pérez (2000), da Faculdade de Comunicação da Universidad Pontificia de Salamanca, defende que "a chave da inovação educativa está baseada na capacidade de adaptação às novas circunstâncias dos professores e em seu entusiasmo frente aos novos desafios" trazidos pelas tecnologias da informação e da comunicação. Enfático, Merayo Pérez garante: "La nueva situación exige reinventar el concepto de educación a través de linn nieun pedagogin en In que el criterio, la creatividad y la honradez serán mis importantes que los conocimientos. El desarrollo de las actitudes resulta hoy más decisivo que nunca en la taren de formación. Es preciso, por tanto, no reducir la Educación para la Comunicación a la mern educación para los medios, dado que otros Aspectos resultan prioritarios y más decisivos para la formación del estudiante: la intercomunicación personal y la comunicación con el grupo son ciiestiones básicas de la competencia comunicativa que debe caracterizar nil alumno del siglo XXI."O que está em discussão é se a educação poderá permanecer indiferente às transformações tecnológicas. Sobretudo indiferente à imensa quantidade de informação disponível e que se multiplica exponencialmente a cada instante. Qualquer observação mais atenta do fenômeno educacional mostra que, historicamente, absolutamente todos os projetos de ensino-aprendizagem levaram em consideração o contexto socio-cultural aos quais estavam vinculados, aí incluindo a dimensão tecnológica.
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