A FORMA DIDÁTICA E A DIDÁTICA DA FORMA: EXPLICITAÇÃO DE SABERES ARQUITETÔNICOS A PARTIR DO CASO DA FACHADA DO MUSEU MILITAR DE DRESDEN
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pixo |
Texto Completo: | https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/2796 |
Resumo: | De interesse formativo no campo da geometria gráfica aplicada à arquitetura, utiliza-se a teoria da transposição didática para explicitação de saberes científicos e profissionais que auxiliam na compreensão da associação entre forma e conceito junto à prática arquitetônica. Hipóteses são elaboradas sobre os saberes envolvidos em um caso de projeto: uma intervenção na fachada principal do Museu Militar de Dresden, realizada por Daniel Libeskind. As relações formais da intervenção e da preexistência, a história do lugar e a narrativa do arquiteto, deram indícios sobre a adequação deste caso para a estruturação de um desenho didático capaz de explicar os ajustes formais a partir de um conceito. Diagramas geométricos são produzidos e algoritmizados por desenho paramétrico. Elementos da Gestalt são utilizados para decifrar o controle de parâmetros da intervenção. O resultado refere-se a uma maneira didática de associar geometria e psicologia para inferir sobre sensações visuais provocadas pela intervenção na fachada. |
id |
UFPEL-1_0b5c18c916da2d85b58521e574f3e1e7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpel.edu.br:article/2796 |
network_acronym_str |
UFPEL-1 |
network_name_str |
Pixo |
repository_id_str |
|
spelling |
A FORMA DIDÁTICA E A DIDÁTICA DA FORMA: EXPLICITAÇÃO DE SABERES ARQUITETÔNICOS A PARTIR DO CASO DA FACHADA DO MUSEU MILITAR DE DRESDENtransposição didáticageometriaparametriagestaltMuseu Militar de DresdenDaniel LibeskindDe interesse formativo no campo da geometria gráfica aplicada à arquitetura, utiliza-se a teoria da transposição didática para explicitação de saberes científicos e profissionais que auxiliam na compreensão da associação entre forma e conceito junto à prática arquitetônica. Hipóteses são elaboradas sobre os saberes envolvidos em um caso de projeto: uma intervenção na fachada principal do Museu Militar de Dresden, realizada por Daniel Libeskind. As relações formais da intervenção e da preexistência, a história do lugar e a narrativa do arquiteto, deram indícios sobre a adequação deste caso para a estruturação de um desenho didático capaz de explicar os ajustes formais a partir de um conceito. Diagramas geométricos são produzidos e algoritmizados por desenho paramétrico. Elementos da Gestalt são utilizados para decifrar o controle de parâmetros da intervenção. O resultado refere-se a uma maneira didática de associar geometria e psicologia para inferir sobre sensações visuais provocadas pela intervenção na fachada.Universidade Federal de Pelotas2022-10-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/2796PIXO - Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade; v. 4 n. 15 (2020): EDUCAÇÃO EM ARQUITETURA I (primavera); 192-2152526-7310reponame:Pixoinstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELporhttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/2796/2199Teixeira Gnutzmann, NathaliaBorda Almeida da Silva, AdrianeToaldo Brum, Valentinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-08T12:45:35Zoai:revistas.ufpel.edu.br:article/2796Revistahttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixoPUBhttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/oairevistapixo@gmail.com2526-73102526-7310opendoar:2022-10-08T12:45:35Pixo - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A FORMA DIDÁTICA E A DIDÁTICA DA FORMA: EXPLICITAÇÃO DE SABERES ARQUITETÔNICOS A PARTIR DO CASO DA FACHADA DO MUSEU MILITAR DE DRESDEN |
title |
A FORMA DIDÁTICA E A DIDÁTICA DA FORMA: EXPLICITAÇÃO DE SABERES ARQUITETÔNICOS A PARTIR DO CASO DA FACHADA DO MUSEU MILITAR DE DRESDEN |
spellingShingle |
A FORMA DIDÁTICA E A DIDÁTICA DA FORMA: EXPLICITAÇÃO DE SABERES ARQUITETÔNICOS A PARTIR DO CASO DA FACHADA DO MUSEU MILITAR DE DRESDEN Teixeira Gnutzmann, Nathalia transposição didática geometria parametria gestalt Museu Militar de Dresden Daniel Libeskind |
title_short |
A FORMA DIDÁTICA E A DIDÁTICA DA FORMA: EXPLICITAÇÃO DE SABERES ARQUITETÔNICOS A PARTIR DO CASO DA FACHADA DO MUSEU MILITAR DE DRESDEN |
title_full |
A FORMA DIDÁTICA E A DIDÁTICA DA FORMA: EXPLICITAÇÃO DE SABERES ARQUITETÔNICOS A PARTIR DO CASO DA FACHADA DO MUSEU MILITAR DE DRESDEN |
title_fullStr |
A FORMA DIDÁTICA E A DIDÁTICA DA FORMA: EXPLICITAÇÃO DE SABERES ARQUITETÔNICOS A PARTIR DO CASO DA FACHADA DO MUSEU MILITAR DE DRESDEN |
title_full_unstemmed |
A FORMA DIDÁTICA E A DIDÁTICA DA FORMA: EXPLICITAÇÃO DE SABERES ARQUITETÔNICOS A PARTIR DO CASO DA FACHADA DO MUSEU MILITAR DE DRESDEN |
title_sort |
A FORMA DIDÁTICA E A DIDÁTICA DA FORMA: EXPLICITAÇÃO DE SABERES ARQUITETÔNICOS A PARTIR DO CASO DA FACHADA DO MUSEU MILITAR DE DRESDEN |
author |
Teixeira Gnutzmann, Nathalia |
author_facet |
Teixeira Gnutzmann, Nathalia Borda Almeida da Silva, Adriane Toaldo Brum, Valentina |
author_role |
author |
author2 |
Borda Almeida da Silva, Adriane Toaldo Brum, Valentina |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira Gnutzmann, Nathalia Borda Almeida da Silva, Adriane Toaldo Brum, Valentina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
transposição didática geometria parametria gestalt Museu Militar de Dresden Daniel Libeskind |
topic |
transposição didática geometria parametria gestalt Museu Militar de Dresden Daniel Libeskind |
description |
De interesse formativo no campo da geometria gráfica aplicada à arquitetura, utiliza-se a teoria da transposição didática para explicitação de saberes científicos e profissionais que auxiliam na compreensão da associação entre forma e conceito junto à prática arquitetônica. Hipóteses são elaboradas sobre os saberes envolvidos em um caso de projeto: uma intervenção na fachada principal do Museu Militar de Dresden, realizada por Daniel Libeskind. As relações formais da intervenção e da preexistência, a história do lugar e a narrativa do arquiteto, deram indícios sobre a adequação deste caso para a estruturação de um desenho didático capaz de explicar os ajustes formais a partir de um conceito. Diagramas geométricos são produzidos e algoritmizados por desenho paramétrico. Elementos da Gestalt são utilizados para decifrar o controle de parâmetros da intervenção. O resultado refere-se a uma maneira didática de associar geometria e psicologia para inferir sobre sensações visuais provocadas pela intervenção na fachada. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/2796 |
url |
https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/2796 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/2796/2199 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
dc.source.none.fl_str_mv |
PIXO - Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade; v. 4 n. 15 (2020): EDUCAÇÃO EM ARQUITETURA I (primavera); 192-215 2526-7310 reponame:Pixo instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Pixo |
collection |
Pixo |
repository.name.fl_str_mv |
Pixo - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapixo@gmail.com |
_version_ |
1801212063162302464 |