O ESPAÇO DE FORA: EXPERIÊNCIAS POÉTICO-EDUCATIVAS EM ARTES VISUAIS NO ESPAÇO URBANO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Picolo Bertinetti, Giulianna
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Susin Sirtoli, Guilherme
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pixo
Texto Completo: https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/2923
Resumo: Neste trabalho, discute-se a experimentação no âmbito de artes visuais para além dos espaços educativos fechados. Para tal, analisamos a proposição coletiva Divisor (1968) da artista brasileira Lygia Pape e as experiências propostas nos Domingos da Criação (1971) organizadas pelo crítico e curador Frederico Morais. Partindo das análises, foi possível perceber a experimentação coletiva em arte enquanto meio para experiências formadoras (DEWEY, 2010), compreendendo a arte/educação enquanto potência capaz de integrar sujeito e espaço urbano. Considerando que o cotidiano de grandes cidades muitas vezes afasta os vínculos que seus cidadãos possuem com os lugares, experiências em arte/educação surgem enquanto potências capazes de modificar e estabelecer relações entre habitante e urbe, transformando a cidade por vezes em um espaço menor, com maiores vínculos e afetos.
id UFPEL-1_11786c3733ecd6986585affa23bac762
oai_identifier_str oai:revistas.ufpel.edu.br:article/2923
network_acronym_str UFPEL-1
network_name_str Pixo
repository_id_str
spelling O ESPAÇO DE FORA: EXPERIÊNCIAS POÉTICO-EDUCATIVAS EM ARTES VISUAIS NO ESPAÇO URBANOartes visuaisarte/educaçãoexperiênciacidadelugarNeste trabalho, discute-se a experimentação no âmbito de artes visuais para além dos espaços educativos fechados. Para tal, analisamos a proposição coletiva Divisor (1968) da artista brasileira Lygia Pape e as experiências propostas nos Domingos da Criação (1971) organizadas pelo crítico e curador Frederico Morais. Partindo das análises, foi possível perceber a experimentação coletiva em arte enquanto meio para experiências formadoras (DEWEY, 2010), compreendendo a arte/educação enquanto potência capaz de integrar sujeito e espaço urbano. Considerando que o cotidiano de grandes cidades muitas vezes afasta os vínculos que seus cidadãos possuem com os lugares, experiências em arte/educação surgem enquanto potências capazes de modificar e estabelecer relações entre habitante e urbe, transformando a cidade por vezes em um espaço menor, com maiores vínculos e afetos.Universidade Federal de Pelotas2022-10-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/292310.15210/PIXO.V6I20.20890PIXO - Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade; v. 6 n. 20 (2022): PEQUENAS CIDADES II (verão); 130-1432526-7310reponame:Pixoinstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELporhttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/2923/2325Picolo Bertinetti, GiuliannaSusin Sirtoli, Guilhermeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T15:02:16Zoai:revistas.ufpel.edu.br:article/2923Revistahttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixoPUBhttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/oairevistapixo@gmail.com2526-73102526-7310opendoar:2022-11-01T15:02:16Pixo - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.none.fl_str_mv O ESPAÇO DE FORA: EXPERIÊNCIAS POÉTICO-EDUCATIVAS EM ARTES VISUAIS NO ESPAÇO URBANO
title O ESPAÇO DE FORA: EXPERIÊNCIAS POÉTICO-EDUCATIVAS EM ARTES VISUAIS NO ESPAÇO URBANO
spellingShingle O ESPAÇO DE FORA: EXPERIÊNCIAS POÉTICO-EDUCATIVAS EM ARTES VISUAIS NO ESPAÇO URBANO
Picolo Bertinetti, Giulianna
artes visuais
arte/educação
experiência
cidade
lugar
title_short O ESPAÇO DE FORA: EXPERIÊNCIAS POÉTICO-EDUCATIVAS EM ARTES VISUAIS NO ESPAÇO URBANO
title_full O ESPAÇO DE FORA: EXPERIÊNCIAS POÉTICO-EDUCATIVAS EM ARTES VISUAIS NO ESPAÇO URBANO
title_fullStr O ESPAÇO DE FORA: EXPERIÊNCIAS POÉTICO-EDUCATIVAS EM ARTES VISUAIS NO ESPAÇO URBANO
title_full_unstemmed O ESPAÇO DE FORA: EXPERIÊNCIAS POÉTICO-EDUCATIVAS EM ARTES VISUAIS NO ESPAÇO URBANO
title_sort O ESPAÇO DE FORA: EXPERIÊNCIAS POÉTICO-EDUCATIVAS EM ARTES VISUAIS NO ESPAÇO URBANO
author Picolo Bertinetti, Giulianna
author_facet Picolo Bertinetti, Giulianna
Susin Sirtoli, Guilherme
author_role author
author2 Susin Sirtoli, Guilherme
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Picolo Bertinetti, Giulianna
Susin Sirtoli, Guilherme
dc.subject.por.fl_str_mv artes visuais
arte/educação
experiência
cidade
lugar
topic artes visuais
arte/educação
experiência
cidade
lugar
description Neste trabalho, discute-se a experimentação no âmbito de artes visuais para além dos espaços educativos fechados. Para tal, analisamos a proposição coletiva Divisor (1968) da artista brasileira Lygia Pape e as experiências propostas nos Domingos da Criação (1971) organizadas pelo crítico e curador Frederico Morais. Partindo das análises, foi possível perceber a experimentação coletiva em arte enquanto meio para experiências formadoras (DEWEY, 2010), compreendendo a arte/educação enquanto potência capaz de integrar sujeito e espaço urbano. Considerando que o cotidiano de grandes cidades muitas vezes afasta os vínculos que seus cidadãos possuem com os lugares, experiências em arte/educação surgem enquanto potências capazes de modificar e estabelecer relações entre habitante e urbe, transformando a cidade por vezes em um espaço menor, com maiores vínculos e afetos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/2923
10.15210/PIXO.V6I20.20890
url https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/2923
identifier_str_mv 10.15210/PIXO.V6I20.20890
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/2923/2325
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.source.none.fl_str_mv PIXO - Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade; v. 6 n. 20 (2022): PEQUENAS CIDADES II (verão); 130-143
2526-7310
reponame:Pixo
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Pixo
collection Pixo
repository.name.fl_str_mv Pixo - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv revistapixo@gmail.com
_version_ 1801212063560761344