VIVÊNCIAS DO GRUPO MAPEANDO MEMÓRIAS: AS LINHAS ART DÉCO COMO EDUCAÇÃO PATRIMONIAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pixo |
Texto Completo: | https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/2577 |
Resumo: | Este artigo apresenta o roteiro pelas edificações remanescentes Art Déco, elaborado no passeio realizado através da Avenida Rio Branco, em Santa Maria, pelo grupo Mapeando Memórias. Os remanescentes em risco necessitam tanto de medidas legais, como de um trabalho de educação patrimonial, com a finalidade de resguardar a sua memória cultural e afetiva. A metodologia utilizada teve como origem a caminhada para a elaboração de um roteiro que sintetizou a história e detalhes construtivos em uma collage. Verificou-se que a importância do patrimônio e da memória na construção da sociedade precisam fazer parte de ações extensionistas que venham a expandir e consolidar a educação patrimonial, pois apenas os recursos de legislação e controle do estado não tem se mostrado eficientes para a salvaguarda. Espera-se que este registro, em conjunto com outras ações, seja capaz de impactar futuras gerações comprometidas com a história local, construindo uma verdadeira educação patrimonial. |
id |
UFPEL-1_2064f1a6235ab9ff207143cde040df6b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpel.edu.br:article/2577 |
network_acronym_str |
UFPEL-1 |
network_name_str |
Pixo |
repository_id_str |
|
spelling |
VIVÊNCIAS DO GRUPO MAPEANDO MEMÓRIAS: AS LINHAS ART DÉCO COMO EDUCAÇÃO PATRIMONIALpatrimônio arquitetônicomemória culturalevolução urbanaEste artigo apresenta o roteiro pelas edificações remanescentes Art Déco, elaborado no passeio realizado através da Avenida Rio Branco, em Santa Maria, pelo grupo Mapeando Memórias. Os remanescentes em risco necessitam tanto de medidas legais, como de um trabalho de educação patrimonial, com a finalidade de resguardar a sua memória cultural e afetiva. A metodologia utilizada teve como origem a caminhada para a elaboração de um roteiro que sintetizou a história e detalhes construtivos em uma collage. Verificou-se que a importância do patrimônio e da memória na construção da sociedade precisam fazer parte de ações extensionistas que venham a expandir e consolidar a educação patrimonial, pois apenas os recursos de legislação e controle do estado não tem se mostrado eficientes para a salvaguarda. Espera-se que este registro, em conjunto com outras ações, seja capaz de impactar futuras gerações comprometidas com a história local, construindo uma verdadeira educação patrimonial.Universidade Federal de Pelotas2022-10-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/257710.15210/pixo.v6i22.2577PIXO - Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade; v. 6 n. 22 (2022): CIDADANIA & TERRITÓRIO I (inverno); 272-2932526-7310reponame:Pixoinstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELporhttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/2577/2026Rolão Flôres, AnelisTorres Moreira, BibianaKelling, ManuelaQueruz, Franciscoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-03T19:31:00Zoai:revistas.ufpel.edu.br:article/2577Revistahttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixoPUBhttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/oairevistapixo@gmail.com2526-73102526-7310opendoar:2022-11-03T19:31Pixo - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
VIVÊNCIAS DO GRUPO MAPEANDO MEMÓRIAS: AS LINHAS ART DÉCO COMO EDUCAÇÃO PATRIMONIAL |
title |
VIVÊNCIAS DO GRUPO MAPEANDO MEMÓRIAS: AS LINHAS ART DÉCO COMO EDUCAÇÃO PATRIMONIAL |
spellingShingle |
VIVÊNCIAS DO GRUPO MAPEANDO MEMÓRIAS: AS LINHAS ART DÉCO COMO EDUCAÇÃO PATRIMONIAL Rolão Flôres, Anelis patrimônio arquitetônico memória cultural evolução urbana |
title_short |
VIVÊNCIAS DO GRUPO MAPEANDO MEMÓRIAS: AS LINHAS ART DÉCO COMO EDUCAÇÃO PATRIMONIAL |
title_full |
VIVÊNCIAS DO GRUPO MAPEANDO MEMÓRIAS: AS LINHAS ART DÉCO COMO EDUCAÇÃO PATRIMONIAL |
title_fullStr |
VIVÊNCIAS DO GRUPO MAPEANDO MEMÓRIAS: AS LINHAS ART DÉCO COMO EDUCAÇÃO PATRIMONIAL |
title_full_unstemmed |
VIVÊNCIAS DO GRUPO MAPEANDO MEMÓRIAS: AS LINHAS ART DÉCO COMO EDUCAÇÃO PATRIMONIAL |
title_sort |
VIVÊNCIAS DO GRUPO MAPEANDO MEMÓRIAS: AS LINHAS ART DÉCO COMO EDUCAÇÃO PATRIMONIAL |
author |
Rolão Flôres, Anelis |
author_facet |
Rolão Flôres, Anelis Torres Moreira, Bibiana Kelling, Manuela Queruz, Francisco |
author_role |
author |
author2 |
Torres Moreira, Bibiana Kelling, Manuela Queruz, Francisco |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rolão Flôres, Anelis Torres Moreira, Bibiana Kelling, Manuela Queruz, Francisco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
patrimônio arquitetônico memória cultural evolução urbana |
topic |
patrimônio arquitetônico memória cultural evolução urbana |
description |
Este artigo apresenta o roteiro pelas edificações remanescentes Art Déco, elaborado no passeio realizado através da Avenida Rio Branco, em Santa Maria, pelo grupo Mapeando Memórias. Os remanescentes em risco necessitam tanto de medidas legais, como de um trabalho de educação patrimonial, com a finalidade de resguardar a sua memória cultural e afetiva. A metodologia utilizada teve como origem a caminhada para a elaboração de um roteiro que sintetizou a história e detalhes construtivos em uma collage. Verificou-se que a importância do patrimônio e da memória na construção da sociedade precisam fazer parte de ações extensionistas que venham a expandir e consolidar a educação patrimonial, pois apenas os recursos de legislação e controle do estado não tem se mostrado eficientes para a salvaguarda. Espera-se que este registro, em conjunto com outras ações, seja capaz de impactar futuras gerações comprometidas com a história local, construindo uma verdadeira educação patrimonial. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/2577 10.15210/pixo.v6i22.2577 |
url |
https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/2577 |
identifier_str_mv |
10.15210/pixo.v6i22.2577 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/2577/2026 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
dc.source.none.fl_str_mv |
PIXO - Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade; v. 6 n. 22 (2022): CIDADANIA & TERRITÓRIO I (inverno); 272-293 2526-7310 reponame:Pixo instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Pixo |
collection |
Pixo |
repository.name.fl_str_mv |
Pixo - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapixo@gmail.com |
_version_ |
1801212062683103232 |