VIVÊNCIAS DO GRUPO MAPEANDO MEMÓRIAS: AS LINHAS ART DÉCO COMO EDUCAÇÃO PATRIMONIAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rolão Flôres, Anelis
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Torres Moreira, Bibiana, Kelling, Manuela, Queruz, Francisco
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pixo
Texto Completo: https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/2577
Resumo: Este artigo apresenta o roteiro pelas edificações remanescentes Art Déco, elaborado no passeio realizado através da Avenida Rio Branco, em Santa Maria, pelo grupo Mapeando Memórias. Os remanescentes em risco necessitam tanto de medidas legais, como de um trabalho de educação patrimonial, com a finalidade de resguardar a sua memória cultural e afetiva. A metodologia utilizada teve como origem a caminhada para a elaboração de um roteiro que sintetizou a história e detalhes construtivos em uma collage. Verificou-se que a importância do patrimônio e da memória na construção da sociedade precisam fazer parte de ações extensionistas que venham a expandir e consolidar a educação patrimonial, pois apenas os recursos de legislação e controle do estado não tem se mostrado eficientes para a salvaguarda. Espera-se que este registro, em conjunto com outras ações, seja capaz de impactar futuras gerações comprometidas com a história local, construindo uma verdadeira educação patrimonial.
id UFPEL-1_2064f1a6235ab9ff207143cde040df6b
oai_identifier_str oai:revistas.ufpel.edu.br:article/2577
network_acronym_str UFPEL-1
network_name_str Pixo
repository_id_str
spelling VIVÊNCIAS DO GRUPO MAPEANDO MEMÓRIAS: AS LINHAS ART DÉCO COMO EDUCAÇÃO PATRIMONIALpatrimônio arquitetônicomemória culturalevolução urbanaEste artigo apresenta o roteiro pelas edificações remanescentes Art Déco, elaborado no passeio realizado através da Avenida Rio Branco, em Santa Maria, pelo grupo Mapeando Memórias. Os remanescentes em risco necessitam tanto de medidas legais, como de um trabalho de educação patrimonial, com a finalidade de resguardar a sua memória cultural e afetiva. A metodologia utilizada teve como origem a caminhada para a elaboração de um roteiro que sintetizou a história e detalhes construtivos em uma collage. Verificou-se que a importância do patrimônio e da memória na construção da sociedade precisam fazer parte de ações extensionistas que venham a expandir e consolidar a educação patrimonial, pois apenas os recursos de legislação e controle do estado não tem se mostrado eficientes para a salvaguarda. Espera-se que este registro, em conjunto com outras ações, seja capaz de impactar futuras gerações comprometidas com a história local, construindo uma verdadeira educação patrimonial.Universidade Federal de Pelotas2022-10-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/257710.15210/pixo.v6i22.2577PIXO - Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade; v. 6 n. 22 (2022): CIDADANIA & TERRITÓRIO I (inverno); 272-2932526-7310reponame:Pixoinstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELporhttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/2577/2026Rolão Flôres, AnelisTorres Moreira, BibianaKelling, ManuelaQueruz, Franciscoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-03T19:31:00Zoai:revistas.ufpel.edu.br:article/2577Revistahttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixoPUBhttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/oairevistapixo@gmail.com2526-73102526-7310opendoar:2022-11-03T19:31Pixo - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.none.fl_str_mv VIVÊNCIAS DO GRUPO MAPEANDO MEMÓRIAS: AS LINHAS ART DÉCO COMO EDUCAÇÃO PATRIMONIAL
title VIVÊNCIAS DO GRUPO MAPEANDO MEMÓRIAS: AS LINHAS ART DÉCO COMO EDUCAÇÃO PATRIMONIAL
spellingShingle VIVÊNCIAS DO GRUPO MAPEANDO MEMÓRIAS: AS LINHAS ART DÉCO COMO EDUCAÇÃO PATRIMONIAL
Rolão Flôres, Anelis
patrimônio arquitetônico
memória cultural
evolução urbana
title_short VIVÊNCIAS DO GRUPO MAPEANDO MEMÓRIAS: AS LINHAS ART DÉCO COMO EDUCAÇÃO PATRIMONIAL
title_full VIVÊNCIAS DO GRUPO MAPEANDO MEMÓRIAS: AS LINHAS ART DÉCO COMO EDUCAÇÃO PATRIMONIAL
title_fullStr VIVÊNCIAS DO GRUPO MAPEANDO MEMÓRIAS: AS LINHAS ART DÉCO COMO EDUCAÇÃO PATRIMONIAL
title_full_unstemmed VIVÊNCIAS DO GRUPO MAPEANDO MEMÓRIAS: AS LINHAS ART DÉCO COMO EDUCAÇÃO PATRIMONIAL
title_sort VIVÊNCIAS DO GRUPO MAPEANDO MEMÓRIAS: AS LINHAS ART DÉCO COMO EDUCAÇÃO PATRIMONIAL
author Rolão Flôres, Anelis
author_facet Rolão Flôres, Anelis
Torres Moreira, Bibiana
Kelling, Manuela
Queruz, Francisco
author_role author
author2 Torres Moreira, Bibiana
Kelling, Manuela
Queruz, Francisco
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rolão Flôres, Anelis
Torres Moreira, Bibiana
Kelling, Manuela
Queruz, Francisco
dc.subject.por.fl_str_mv patrimônio arquitetônico
memória cultural
evolução urbana
topic patrimônio arquitetônico
memória cultural
evolução urbana
description Este artigo apresenta o roteiro pelas edificações remanescentes Art Déco, elaborado no passeio realizado através da Avenida Rio Branco, em Santa Maria, pelo grupo Mapeando Memórias. Os remanescentes em risco necessitam tanto de medidas legais, como de um trabalho de educação patrimonial, com a finalidade de resguardar a sua memória cultural e afetiva. A metodologia utilizada teve como origem a caminhada para a elaboração de um roteiro que sintetizou a história e detalhes construtivos em uma collage. Verificou-se que a importância do patrimônio e da memória na construção da sociedade precisam fazer parte de ações extensionistas que venham a expandir e consolidar a educação patrimonial, pois apenas os recursos de legislação e controle do estado não tem se mostrado eficientes para a salvaguarda. Espera-se que este registro, em conjunto com outras ações, seja capaz de impactar futuras gerações comprometidas com a história local, construindo uma verdadeira educação patrimonial.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/2577
10.15210/pixo.v6i22.2577
url https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/2577
identifier_str_mv 10.15210/pixo.v6i22.2577
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/2577/2026
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.source.none.fl_str_mv PIXO - Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade; v. 6 n. 22 (2022): CIDADANIA & TERRITÓRIO I (inverno); 272-293
2526-7310
reponame:Pixo
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Pixo
collection Pixo
repository.name.fl_str_mv Pixo - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv revistapixo@gmail.com
_version_ 1801212062683103232