A MEMÓRIA DO VAZIO CONTRA O VAZIO DA MEMÓRIA: O método do arquivo na investigação artística de um lugar apagado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pixo |
Texto Completo: | https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/5846 |
Resumo: | Aborda-se a metodologia do arquivo na arte contemporânea para problematizar as tensões subjacentes ao registro da memória, sobretudo urbana. Parte-se da genealogia do conceito de arquivo, em formulações inspiradas pelo archival turn observado nas ciências sociais e humanas a partir dos anos 1990, e da análise de dois projetos artísticos que investigam as histórias relacionadas a um descampado localizado no Porto/PT. Neste terreno existia um dos primeiros conjuntos de habitação social da cidade, erigido nos anos 1940, em uma zona urbana então periférica, e demolido nos anos 2000. Diante da destruição do lugar e da sua sub-representação nos arquivos oficiais, faz-se necessário discutir a relação entre as operações de reestruturação urbana e a parcialidade dos registros dominantes sobre o passado. Destaca-se a potência da prática artística em operar nas lacunas dos arquivos hegemônicos para amplificar histórias consideradas menores, relativas a lugares atingidos por operações físicas e simbólicas de obliteração. |
id |
UFPEL-1_5fe9e94cc5ecc9a4a4df33014bbbf136 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpel.edu.br:article/5846 |
network_acronym_str |
UFPEL-1 |
network_name_str |
Pixo |
repository_id_str |
|
spelling |
A MEMÓRIA DO VAZIO CONTRA O VAZIO DA MEMÓRIA: O método do arquivo na investigação artística de um lugar apagadomemória urbanaprática artística situadaterrain vaguearchival turnAborda-se a metodologia do arquivo na arte contemporânea para problematizar as tensões subjacentes ao registro da memória, sobretudo urbana. Parte-se da genealogia do conceito de arquivo, em formulações inspiradas pelo archival turn observado nas ciências sociais e humanas a partir dos anos 1990, e da análise de dois projetos artísticos que investigam as histórias relacionadas a um descampado localizado no Porto/PT. Neste terreno existia um dos primeiros conjuntos de habitação social da cidade, erigido nos anos 1940, em uma zona urbana então periférica, e demolido nos anos 2000. Diante da destruição do lugar e da sua sub-representação nos arquivos oficiais, faz-se necessário discutir a relação entre as operações de reestruturação urbana e a parcialidade dos registros dominantes sobre o passado. Destaca-se a potência da prática artística em operar nas lacunas dos arquivos hegemônicos para amplificar histórias consideradas menores, relativas a lugares atingidos por operações físicas e simbólicas de obliteração.Universidade Federal de Pelotas2023-03-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/584610.15210/pixo.v7i24.5846PIXO - Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade; v. 7 n. 24 (2023): ARQUITETURAS DO ABANDONO (verão); 204-2212526-7310reponame:Pixoinstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELporhttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/5846/5161Copyright (c) 2023 Flora Paiminfo:eu-repo/semantics/openAccessPaim, Flora2023-09-22T20:43:31Zoai:revistas.ufpel.edu.br:article/5846Revistahttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixoPUBhttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/oairevistapixo@gmail.com2526-73102526-7310opendoar:2023-09-22T20:43:31Pixo - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A MEMÓRIA DO VAZIO CONTRA O VAZIO DA MEMÓRIA: O método do arquivo na investigação artística de um lugar apagado |
title |
A MEMÓRIA DO VAZIO CONTRA O VAZIO DA MEMÓRIA: O método do arquivo na investigação artística de um lugar apagado |
spellingShingle |
A MEMÓRIA DO VAZIO CONTRA O VAZIO DA MEMÓRIA: O método do arquivo na investigação artística de um lugar apagado Paim, Flora memória urbana prática artística situada terrain vague archival turn |
title_short |
A MEMÓRIA DO VAZIO CONTRA O VAZIO DA MEMÓRIA: O método do arquivo na investigação artística de um lugar apagado |
title_full |
A MEMÓRIA DO VAZIO CONTRA O VAZIO DA MEMÓRIA: O método do arquivo na investigação artística de um lugar apagado |
title_fullStr |
A MEMÓRIA DO VAZIO CONTRA O VAZIO DA MEMÓRIA: O método do arquivo na investigação artística de um lugar apagado |
title_full_unstemmed |
A MEMÓRIA DO VAZIO CONTRA O VAZIO DA MEMÓRIA: O método do arquivo na investigação artística de um lugar apagado |
title_sort |
A MEMÓRIA DO VAZIO CONTRA O VAZIO DA MEMÓRIA: O método do arquivo na investigação artística de um lugar apagado |
author |
Paim, Flora |
author_facet |
Paim, Flora |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paim, Flora |
dc.subject.por.fl_str_mv |
memória urbana prática artística situada terrain vague archival turn |
topic |
memória urbana prática artística situada terrain vague archival turn |
description |
Aborda-se a metodologia do arquivo na arte contemporânea para problematizar as tensões subjacentes ao registro da memória, sobretudo urbana. Parte-se da genealogia do conceito de arquivo, em formulações inspiradas pelo archival turn observado nas ciências sociais e humanas a partir dos anos 1990, e da análise de dois projetos artísticos que investigam as histórias relacionadas a um descampado localizado no Porto/PT. Neste terreno existia um dos primeiros conjuntos de habitação social da cidade, erigido nos anos 1940, em uma zona urbana então periférica, e demolido nos anos 2000. Diante da destruição do lugar e da sua sub-representação nos arquivos oficiais, faz-se necessário discutir a relação entre as operações de reestruturação urbana e a parcialidade dos registros dominantes sobre o passado. Destaca-se a potência da prática artística em operar nas lacunas dos arquivos hegemônicos para amplificar histórias consideradas menores, relativas a lugares atingidos por operações físicas e simbólicas de obliteração. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-03-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/5846 10.15210/pixo.v7i24.5846 |
url |
https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/5846 |
identifier_str_mv |
10.15210/pixo.v7i24.5846 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/5846/5161 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Flora Paim info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Flora Paim |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
dc.source.none.fl_str_mv |
PIXO - Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade; v. 7 n. 24 (2023): ARQUITETURAS DO ABANDONO (verão); 204-221 2526-7310 reponame:Pixo instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Pixo |
collection |
Pixo |
repository.name.fl_str_mv |
Pixo - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapixo@gmail.com |
_version_ |
1801212064284278784 |