(RE)CONHECER O LUGAR: A collage como poética no enfrentamento do ensino remoto
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pixo |
Texto Completo: | https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/6660 |
Resumo: | Este artigo relata a experiência da Collage como aprendizagem e reconexão dos alunos com os espaços de educação e vivência universitária. Com o isolamento social e o advento do ensino remoto, durante a pandemia do coronavírus, a perda de identificação e distanciamento dos alunos se expandiu a cada semestre. No intuito de minimizar esta desconexão a proposta consiste na apropriação da técnica da Collage no processo de projeto a partir da sensibilidade imagética na composição espacial e no reconhecimento do lugar. A metodologia está dividida em três etapas: capacitação, experiência e oficina. A análise dos resultados apontaram que a Collage se mostrou uma ferramenta potencial para estabelecer conexões, criando um senso de pertencimento mesmo em tempos desafiadores. |
id |
UFPEL-1_6b2bad61790164a3db3cb9fedf8fffb1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpel.edu.br:article/6660 |
network_acronym_str |
UFPEL-1 |
network_name_str |
Pixo |
repository_id_str |
|
spelling |
(RE)CONHECER O LUGAR: A collage como poética no enfrentamento do ensino remotocollageprojetografiacaçãoensino remotoEste artigo relata a experiência da Collage como aprendizagem e reconexão dos alunos com os espaços de educação e vivência universitária. Com o isolamento social e o advento do ensino remoto, durante a pandemia do coronavírus, a perda de identificação e distanciamento dos alunos se expandiu a cada semestre. No intuito de minimizar esta desconexão a proposta consiste na apropriação da técnica da Collage no processo de projeto a partir da sensibilidade imagética na composição espacial e no reconhecimento do lugar. A metodologia está dividida em três etapas: capacitação, experiência e oficina. A análise dos resultados apontaram que a Collage se mostrou uma ferramenta potencial para estabelecer conexões, criando um senso de pertencimento mesmo em tempos desafiadores.Universidade Federal de Pelotas2023-09-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/666010.15210/pixo.v7i26.6660PIXO - Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade; v. 7 n. 26 (2023): COLLAGE I (inverno); 208-2172526-7310reponame:Pixoinstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELporhttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/6660/5834Copyright (c) 2023 Laline Cenci, Samuel Brito, Ana Paula Maran, Luciani Neves Lens, PAULO RICARDO DE MATOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessCenci, LalineBrito, SamuelMaran, Ana PaulaNeves Lens, Luciani DE MATOS, PAULO RICARDO 2023-09-27T17:41:06Zoai:revistas.ufpel.edu.br:article/6660Revistahttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixoPUBhttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/oairevistapixo@gmail.com2526-73102526-7310opendoar:2023-09-27T17:41:06Pixo - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
(RE)CONHECER O LUGAR: A collage como poética no enfrentamento do ensino remoto |
title |
(RE)CONHECER O LUGAR: A collage como poética no enfrentamento do ensino remoto |
spellingShingle |
(RE)CONHECER O LUGAR: A collage como poética no enfrentamento do ensino remoto Cenci, Laline collage projeto grafiacação ensino remoto |
title_short |
(RE)CONHECER O LUGAR: A collage como poética no enfrentamento do ensino remoto |
title_full |
(RE)CONHECER O LUGAR: A collage como poética no enfrentamento do ensino remoto |
title_fullStr |
(RE)CONHECER O LUGAR: A collage como poética no enfrentamento do ensino remoto |
title_full_unstemmed |
(RE)CONHECER O LUGAR: A collage como poética no enfrentamento do ensino remoto |
title_sort |
(RE)CONHECER O LUGAR: A collage como poética no enfrentamento do ensino remoto |
author |
Cenci, Laline |
author_facet |
Cenci, Laline Brito, Samuel Maran, Ana Paula Neves Lens, Luciani DE MATOS, PAULO RICARDO |
author_role |
author |
author2 |
Brito, Samuel Maran, Ana Paula Neves Lens, Luciani DE MATOS, PAULO RICARDO |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cenci, Laline Brito, Samuel Maran, Ana Paula Neves Lens, Luciani DE MATOS, PAULO RICARDO |
dc.subject.por.fl_str_mv |
collage projeto grafiacação ensino remoto |
topic |
collage projeto grafiacação ensino remoto |
description |
Este artigo relata a experiência da Collage como aprendizagem e reconexão dos alunos com os espaços de educação e vivência universitária. Com o isolamento social e o advento do ensino remoto, durante a pandemia do coronavírus, a perda de identificação e distanciamento dos alunos se expandiu a cada semestre. No intuito de minimizar esta desconexão a proposta consiste na apropriação da técnica da Collage no processo de projeto a partir da sensibilidade imagética na composição espacial e no reconhecimento do lugar. A metodologia está dividida em três etapas: capacitação, experiência e oficina. A análise dos resultados apontaram que a Collage se mostrou uma ferramenta potencial para estabelecer conexões, criando um senso de pertencimento mesmo em tempos desafiadores. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-09-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/6660 10.15210/pixo.v7i26.6660 |
url |
https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/6660 |
identifier_str_mv |
10.15210/pixo.v7i26.6660 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/6660/5834 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
dc.source.none.fl_str_mv |
PIXO - Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade; v. 7 n. 26 (2023): COLLAGE I (inverno); 208-217 2526-7310 reponame:Pixo instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Pixo |
collection |
Pixo |
repository.name.fl_str_mv |
Pixo - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapixo@gmail.com |
_version_ |
1801212064320978944 |