(RE)CONHECER O LUGAR: A collage como poética no enfrentamento do ensino remoto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cenci, Laline
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Brito, Samuel, Maran, Ana Paula, Neves Lens, Luciani, DE MATOS, PAULO RICARDO
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pixo
Texto Completo: https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/6660
Resumo: Este artigo relata a experiência da Collage como aprendizagem e reconexão dos alunos com os espaços de educação e vivência universitária. Com o isolamento social e o advento do ensino remoto, durante a pandemia do coronavírus, a perda de identificação e distanciamento dos alunos se expandiu a cada semestre. No intuito de minimizar esta desconexão a proposta consiste na apropriação da técnica da Collage no processo de projeto a partir da sensibilidade imagética na composição espacial e no reconhecimento do lugar. A metodologia está dividida em três etapas: capacitação, experiência e oficina. A análise dos resultados apontaram que a Collage se mostrou uma ferramenta potencial para estabelecer conexões, criando um senso de pertencimento mesmo em tempos desafiadores.
id UFPEL-1_6b2bad61790164a3db3cb9fedf8fffb1
oai_identifier_str oai:revistas.ufpel.edu.br:article/6660
network_acronym_str UFPEL-1
network_name_str Pixo
repository_id_str
spelling (RE)CONHECER O LUGAR: A collage como poética no enfrentamento do ensino remotocollageprojetografiacaçãoensino remotoEste artigo relata a experiência da Collage como aprendizagem e reconexão dos alunos com os espaços de educação e vivência universitária. Com o isolamento social e o advento do ensino remoto, durante a pandemia do coronavírus, a perda de identificação e distanciamento dos alunos se expandiu a cada semestre. No intuito de minimizar esta desconexão a proposta consiste na apropriação da técnica da Collage no processo de projeto a partir da sensibilidade imagética na composição espacial e no reconhecimento do lugar. A metodologia está dividida em três etapas: capacitação, experiência e oficina. A análise dos resultados apontaram que a Collage se mostrou uma ferramenta potencial para estabelecer conexões, criando um senso de pertencimento mesmo em tempos desafiadores.Universidade Federal de Pelotas2023-09-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/666010.15210/pixo.v7i26.6660PIXO - Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade; v. 7 n. 26 (2023): COLLAGE I (inverno); 208-2172526-7310reponame:Pixoinstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELporhttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/6660/5834Copyright (c) 2023 Laline Cenci, Samuel Brito, Ana Paula Maran, Luciani Neves Lens, PAULO RICARDO DE MATOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessCenci, LalineBrito, SamuelMaran, Ana PaulaNeves Lens, Luciani DE MATOS, PAULO RICARDO 2023-09-27T17:41:06Zoai:revistas.ufpel.edu.br:article/6660Revistahttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixoPUBhttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/oairevistapixo@gmail.com2526-73102526-7310opendoar:2023-09-27T17:41:06Pixo - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.none.fl_str_mv (RE)CONHECER O LUGAR: A collage como poética no enfrentamento do ensino remoto
title (RE)CONHECER O LUGAR: A collage como poética no enfrentamento do ensino remoto
spellingShingle (RE)CONHECER O LUGAR: A collage como poética no enfrentamento do ensino remoto
Cenci, Laline
collage
projeto
grafiacação
ensino remoto
title_short (RE)CONHECER O LUGAR: A collage como poética no enfrentamento do ensino remoto
title_full (RE)CONHECER O LUGAR: A collage como poética no enfrentamento do ensino remoto
title_fullStr (RE)CONHECER O LUGAR: A collage como poética no enfrentamento do ensino remoto
title_full_unstemmed (RE)CONHECER O LUGAR: A collage como poética no enfrentamento do ensino remoto
title_sort (RE)CONHECER O LUGAR: A collage como poética no enfrentamento do ensino remoto
author Cenci, Laline
author_facet Cenci, Laline
Brito, Samuel
Maran, Ana Paula
Neves Lens, Luciani
DE MATOS, PAULO RICARDO
author_role author
author2 Brito, Samuel
Maran, Ana Paula
Neves Lens, Luciani
DE MATOS, PAULO RICARDO
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cenci, Laline
Brito, Samuel
Maran, Ana Paula
Neves Lens, Luciani
DE MATOS, PAULO RICARDO
dc.subject.por.fl_str_mv collage
projeto
grafiacação
ensino remoto
topic collage
projeto
grafiacação
ensino remoto
description Este artigo relata a experiência da Collage como aprendizagem e reconexão dos alunos com os espaços de educação e vivência universitária. Com o isolamento social e o advento do ensino remoto, durante a pandemia do coronavírus, a perda de identificação e distanciamento dos alunos se expandiu a cada semestre. No intuito de minimizar esta desconexão a proposta consiste na apropriação da técnica da Collage no processo de projeto a partir da sensibilidade imagética na composição espacial e no reconhecimento do lugar. A metodologia está dividida em três etapas: capacitação, experiência e oficina. A análise dos resultados apontaram que a Collage se mostrou uma ferramenta potencial para estabelecer conexões, criando um senso de pertencimento mesmo em tempos desafiadores.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/6660
10.15210/pixo.v7i26.6660
url https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/6660
identifier_str_mv 10.15210/pixo.v7i26.6660
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/6660/5834
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.source.none.fl_str_mv PIXO - Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade; v. 7 n. 26 (2023): COLLAGE I (inverno); 208-217
2526-7310
reponame:Pixo
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Pixo
collection Pixo
repository.name.fl_str_mv Pixo - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv revistapixo@gmail.com
_version_ 1801212064320978944