EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR EM ATIVIDADE PROJETUAL NO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Patzlaff Bosenbecker, Vanessa
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Marini Brandelli, Taís, Ritter, Carolina, Piccioni Toralles, Christiano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pixo
Texto Completo: https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/2789
Resumo: O objetivo principal deste artigo foi analisar uma atividade interdisciplinar realizada com alunos ingressantes do curso superior de Tecnologia em Construção de Edifícios do IFRS campus Rio Grande. Tal atividade consiste em um projeto integrado que avalia parte dos conteúdos de quatro disciplinas do primeiro semestre do curso. Foi aplicado um questionário online para os alunos que participaram da atividade nos anos de 2018 e 2019, e as respostas foram analisadas quantitativamente e qualitativamente. A partir das percepções dos docentes/autores e das respostas dos alunos foi feita uma reflexão acerca da atividade, visando potencializar seu aproveitamento, como exemplos, buscar meios de qualificar os períodos de orientação e deixar as informações sobre critérios e fontes de pesquisa ainda mais acessíveis. Conclui-se que a atividade interdisciplinar é vista positivamente por alunos e professores, devido à relevância para a vida profissional do tecnólogo, ainda que seja desafiadora e necessite de aperfeiçoamentos.
id UFPEL-1_708eaf05dd26614f23b77564dda10501
oai_identifier_str oai:revistas.ufpel.edu.br:article/2789
network_acronym_str UFPEL-1
network_name_str Pixo
repository_id_str
spelling EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR EM ATIVIDADE PROJETUAL NO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOSinterdisciplinaridadeensino de projetoensino e aprendizagemprojeto integradoTecnologia em Construção de EdifíciosO objetivo principal deste artigo foi analisar uma atividade interdisciplinar realizada com alunos ingressantes do curso superior de Tecnologia em Construção de Edifícios do IFRS campus Rio Grande. Tal atividade consiste em um projeto integrado que avalia parte dos conteúdos de quatro disciplinas do primeiro semestre do curso. Foi aplicado um questionário online para os alunos que participaram da atividade nos anos de 2018 e 2019, e as respostas foram analisadas quantitativamente e qualitativamente. A partir das percepções dos docentes/autores e das respostas dos alunos foi feita uma reflexão acerca da atividade, visando potencializar seu aproveitamento, como exemplos, buscar meios de qualificar os períodos de orientação e deixar as informações sobre critérios e fontes de pesquisa ainda mais acessíveis. Conclui-se que a atividade interdisciplinar é vista positivamente por alunos e professores, devido à relevância para a vida profissional do tecnólogo, ainda que seja desafiadora e necessite de aperfeiçoamentos.Universidade Federal de Pelotas2022-10-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/2789PIXO - Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade; v. 4 n. 15 (2020): EDUCAÇÃO EM ARQUITETURA I (primavera); 62-812526-7310reponame:Pixoinstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELporhttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/2789/2192Patzlaff Bosenbecker, VanessaMarini Brandelli, TaísRitter, CarolinaPiccioni Toralles, Christianoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-08T12:45:35Zoai:revistas.ufpel.edu.br:article/2789Revistahttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixoPUBhttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/oairevistapixo@gmail.com2526-73102526-7310opendoar:2022-10-08T12:45:35Pixo - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.none.fl_str_mv EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR EM ATIVIDADE PROJETUAL NO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS
title EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR EM ATIVIDADE PROJETUAL NO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS
spellingShingle EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR EM ATIVIDADE PROJETUAL NO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS
Patzlaff Bosenbecker, Vanessa
interdisciplinaridade
ensino de projeto
ensino e aprendizagem
projeto integrado
Tecnologia em Construção de Edifícios
title_short EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR EM ATIVIDADE PROJETUAL NO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS
title_full EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR EM ATIVIDADE PROJETUAL NO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS
title_fullStr EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR EM ATIVIDADE PROJETUAL NO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS
title_full_unstemmed EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR EM ATIVIDADE PROJETUAL NO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS
title_sort EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR EM ATIVIDADE PROJETUAL NO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS
author Patzlaff Bosenbecker, Vanessa
author_facet Patzlaff Bosenbecker, Vanessa
Marini Brandelli, Taís
Ritter, Carolina
Piccioni Toralles, Christiano
author_role author
author2 Marini Brandelli, Taís
Ritter, Carolina
Piccioni Toralles, Christiano
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Patzlaff Bosenbecker, Vanessa
Marini Brandelli, Taís
Ritter, Carolina
Piccioni Toralles, Christiano
dc.subject.por.fl_str_mv interdisciplinaridade
ensino de projeto
ensino e aprendizagem
projeto integrado
Tecnologia em Construção de Edifícios
topic interdisciplinaridade
ensino de projeto
ensino e aprendizagem
projeto integrado
Tecnologia em Construção de Edifícios
description O objetivo principal deste artigo foi analisar uma atividade interdisciplinar realizada com alunos ingressantes do curso superior de Tecnologia em Construção de Edifícios do IFRS campus Rio Grande. Tal atividade consiste em um projeto integrado que avalia parte dos conteúdos de quatro disciplinas do primeiro semestre do curso. Foi aplicado um questionário online para os alunos que participaram da atividade nos anos de 2018 e 2019, e as respostas foram analisadas quantitativamente e qualitativamente. A partir das percepções dos docentes/autores e das respostas dos alunos foi feita uma reflexão acerca da atividade, visando potencializar seu aproveitamento, como exemplos, buscar meios de qualificar os períodos de orientação e deixar as informações sobre critérios e fontes de pesquisa ainda mais acessíveis. Conclui-se que a atividade interdisciplinar é vista positivamente por alunos e professores, devido à relevância para a vida profissional do tecnólogo, ainda que seja desafiadora e necessite de aperfeiçoamentos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/2789
url https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/2789
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/2789/2192
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.source.none.fl_str_mv PIXO - Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade; v. 4 n. 15 (2020): EDUCAÇÃO EM ARQUITETURA I (primavera); 62-81
2526-7310
reponame:Pixo
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Pixo
collection Pixo
repository.name.fl_str_mv Pixo - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv revistapixo@gmail.com
_version_ 1801212063152865280