EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR EM ATIVIDADE PROJETUAL NO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pixo |
Texto Completo: | https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/2789 |
Resumo: | O objetivo principal deste artigo foi analisar uma atividade interdisciplinar realizada com alunos ingressantes do curso superior de Tecnologia em Construção de Edifícios do IFRS campus Rio Grande. Tal atividade consiste em um projeto integrado que avalia parte dos conteúdos de quatro disciplinas do primeiro semestre do curso. Foi aplicado um questionário online para os alunos que participaram da atividade nos anos de 2018 e 2019, e as respostas foram analisadas quantitativamente e qualitativamente. A partir das percepções dos docentes/autores e das respostas dos alunos foi feita uma reflexão acerca da atividade, visando potencializar seu aproveitamento, como exemplos, buscar meios de qualificar os períodos de orientação e deixar as informações sobre critérios e fontes de pesquisa ainda mais acessíveis. Conclui-se que a atividade interdisciplinar é vista positivamente por alunos e professores, devido à relevância para a vida profissional do tecnólogo, ainda que seja desafiadora e necessite de aperfeiçoamentos. |
id |
UFPEL-1_708eaf05dd26614f23b77564dda10501 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpel.edu.br:article/2789 |
network_acronym_str |
UFPEL-1 |
network_name_str |
Pixo |
repository_id_str |
|
spelling |
EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR EM ATIVIDADE PROJETUAL NO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOSinterdisciplinaridadeensino de projetoensino e aprendizagemprojeto integradoTecnologia em Construção de EdifíciosO objetivo principal deste artigo foi analisar uma atividade interdisciplinar realizada com alunos ingressantes do curso superior de Tecnologia em Construção de Edifícios do IFRS campus Rio Grande. Tal atividade consiste em um projeto integrado que avalia parte dos conteúdos de quatro disciplinas do primeiro semestre do curso. Foi aplicado um questionário online para os alunos que participaram da atividade nos anos de 2018 e 2019, e as respostas foram analisadas quantitativamente e qualitativamente. A partir das percepções dos docentes/autores e das respostas dos alunos foi feita uma reflexão acerca da atividade, visando potencializar seu aproveitamento, como exemplos, buscar meios de qualificar os períodos de orientação e deixar as informações sobre critérios e fontes de pesquisa ainda mais acessíveis. Conclui-se que a atividade interdisciplinar é vista positivamente por alunos e professores, devido à relevância para a vida profissional do tecnólogo, ainda que seja desafiadora e necessite de aperfeiçoamentos.Universidade Federal de Pelotas2022-10-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/2789PIXO - Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade; v. 4 n. 15 (2020): EDUCAÇÃO EM ARQUITETURA I (primavera); 62-812526-7310reponame:Pixoinstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELporhttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/2789/2192Patzlaff Bosenbecker, VanessaMarini Brandelli, TaísRitter, CarolinaPiccioni Toralles, Christianoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-08T12:45:35Zoai:revistas.ufpel.edu.br:article/2789Revistahttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixoPUBhttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/oairevistapixo@gmail.com2526-73102526-7310opendoar:2022-10-08T12:45:35Pixo - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR EM ATIVIDADE PROJETUAL NO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS |
title |
EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR EM ATIVIDADE PROJETUAL NO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS |
spellingShingle |
EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR EM ATIVIDADE PROJETUAL NO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS Patzlaff Bosenbecker, Vanessa interdisciplinaridade ensino de projeto ensino e aprendizagem projeto integrado Tecnologia em Construção de Edifícios |
title_short |
EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR EM ATIVIDADE PROJETUAL NO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS |
title_full |
EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR EM ATIVIDADE PROJETUAL NO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS |
title_fullStr |
EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR EM ATIVIDADE PROJETUAL NO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS |
title_full_unstemmed |
EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR EM ATIVIDADE PROJETUAL NO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS |
title_sort |
EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR EM ATIVIDADE PROJETUAL NO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS |
author |
Patzlaff Bosenbecker, Vanessa |
author_facet |
Patzlaff Bosenbecker, Vanessa Marini Brandelli, Taís Ritter, Carolina Piccioni Toralles, Christiano |
author_role |
author |
author2 |
Marini Brandelli, Taís Ritter, Carolina Piccioni Toralles, Christiano |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Patzlaff Bosenbecker, Vanessa Marini Brandelli, Taís Ritter, Carolina Piccioni Toralles, Christiano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
interdisciplinaridade ensino de projeto ensino e aprendizagem projeto integrado Tecnologia em Construção de Edifícios |
topic |
interdisciplinaridade ensino de projeto ensino e aprendizagem projeto integrado Tecnologia em Construção de Edifícios |
description |
O objetivo principal deste artigo foi analisar uma atividade interdisciplinar realizada com alunos ingressantes do curso superior de Tecnologia em Construção de Edifícios do IFRS campus Rio Grande. Tal atividade consiste em um projeto integrado que avalia parte dos conteúdos de quatro disciplinas do primeiro semestre do curso. Foi aplicado um questionário online para os alunos que participaram da atividade nos anos de 2018 e 2019, e as respostas foram analisadas quantitativamente e qualitativamente. A partir das percepções dos docentes/autores e das respostas dos alunos foi feita uma reflexão acerca da atividade, visando potencializar seu aproveitamento, como exemplos, buscar meios de qualificar os períodos de orientação e deixar as informações sobre critérios e fontes de pesquisa ainda mais acessíveis. Conclui-se que a atividade interdisciplinar é vista positivamente por alunos e professores, devido à relevância para a vida profissional do tecnólogo, ainda que seja desafiadora e necessite de aperfeiçoamentos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/2789 |
url |
https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/2789 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/2789/2192 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
dc.source.none.fl_str_mv |
PIXO - Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade; v. 4 n. 15 (2020): EDUCAÇÃO EM ARQUITETURA I (primavera); 62-81 2526-7310 reponame:Pixo instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Pixo |
collection |
Pixo |
repository.name.fl_str_mv |
Pixo - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapixo@gmail.com |
_version_ |
1801212063152865280 |