SERES LENTOS E COLLAGES DO ACOLHIMENTO: A metáfora do encontro como prática democrática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pixo |
Texto Completo: | https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/6919 |
Resumo: | Colar é coligar. Colocar junto diferentes, neste trabalho, múltiplos agentes que compõem a vida nas cidades. Visando experimentar a collage como metáfora do encontro, apresentam-se os seres lentos - aqueles que doam seu tempo à receber o outro - o hóspede - errante, em um movimento intrínseco de hostipitalidade. Tendo a cidade como cenário, a metáfora do encontro como prática democrática foi realizada como experiência pedagógica com graduandos de arquitetura e urbanismo e estudantes do quinto ano de uma escola municipal em Pelotas entre os anos de 2021 e 2023. A partir do exercício lúdico, que enunciou diferentes percepções sobre as formas do acolhimento e outras esferas subjetivas que compõem a experiência na cidade, percebemos a collage enquanto processo de desvendamento de medos, desejos e anseios de si e do outro. Compreendeu-se também a potência pedagógica e cartográfica da prática, que pode ser desdobrada para diferentes públicos, visando o planejamento democrático e social dos espaços da cidade. |
id |
UFPEL-1_9c5e08970e532ef7a8a045576e14cfa3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpel.edu.br:article/6919 |
network_acronym_str |
UFPEL-1 |
network_name_str |
Pixo |
repository_id_str |
|
spelling |
SERES LENTOS E COLLAGES DO ACOLHIMENTO: A metáfora do encontro como prática democráticacollageacolhimentocartografia socialcidade contemporâneapedagogia críticaColar é coligar. Colocar junto diferentes, neste trabalho, múltiplos agentes que compõem a vida nas cidades. Visando experimentar a collage como metáfora do encontro, apresentam-se os seres lentos - aqueles que doam seu tempo à receber o outro - o hóspede - errante, em um movimento intrínseco de hostipitalidade. Tendo a cidade como cenário, a metáfora do encontro como prática democrática foi realizada como experiência pedagógica com graduandos de arquitetura e urbanismo e estudantes do quinto ano de uma escola municipal em Pelotas entre os anos de 2021 e 2023. A partir do exercício lúdico, que enunciou diferentes percepções sobre as formas do acolhimento e outras esferas subjetivas que compõem a experiência na cidade, percebemos a collage enquanto processo de desvendamento de medos, desejos e anseios de si e do outro. Compreendeu-se também a potência pedagógica e cartográfica da prática, que pode ser desdobrada para diferentes públicos, visando o planejamento democrático e social dos espaços da cidade.Universidade Federal de Pelotas2023-09-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/691910.15210/pixo.v7i26.6919PIXO - Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade; v. 7 n. 26 (2023): COLLAGE I (inverno); 160-1772526-7310reponame:Pixoinstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELporhttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/6919/5831Copyright (c) 2023 Taís Beltrame dos Santos, Eduardo Rocha Rochainfo:eu-repo/semantics/openAccessBeltrame dos Santos, TaísRocha, Eduardo 2023-09-27T17:41:07Zoai:revistas.ufpel.edu.br:article/6919Revistahttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixoPUBhttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/oairevistapixo@gmail.com2526-73102526-7310opendoar:2023-09-27T17:41:07Pixo - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
SERES LENTOS E COLLAGES DO ACOLHIMENTO: A metáfora do encontro como prática democrática |
title |
SERES LENTOS E COLLAGES DO ACOLHIMENTO: A metáfora do encontro como prática democrática |
spellingShingle |
SERES LENTOS E COLLAGES DO ACOLHIMENTO: A metáfora do encontro como prática democrática Beltrame dos Santos, Taís collage acolhimento cartografia social cidade contemporânea pedagogia crítica |
title_short |
SERES LENTOS E COLLAGES DO ACOLHIMENTO: A metáfora do encontro como prática democrática |
title_full |
SERES LENTOS E COLLAGES DO ACOLHIMENTO: A metáfora do encontro como prática democrática |
title_fullStr |
SERES LENTOS E COLLAGES DO ACOLHIMENTO: A metáfora do encontro como prática democrática |
title_full_unstemmed |
SERES LENTOS E COLLAGES DO ACOLHIMENTO: A metáfora do encontro como prática democrática |
title_sort |
SERES LENTOS E COLLAGES DO ACOLHIMENTO: A metáfora do encontro como prática democrática |
author |
Beltrame dos Santos, Taís |
author_facet |
Beltrame dos Santos, Taís Rocha, Eduardo |
author_role |
author |
author2 |
Rocha, Eduardo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Beltrame dos Santos, Taís Rocha, Eduardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
collage acolhimento cartografia social cidade contemporânea pedagogia crítica |
topic |
collage acolhimento cartografia social cidade contemporânea pedagogia crítica |
description |
Colar é coligar. Colocar junto diferentes, neste trabalho, múltiplos agentes que compõem a vida nas cidades. Visando experimentar a collage como metáfora do encontro, apresentam-se os seres lentos - aqueles que doam seu tempo à receber o outro - o hóspede - errante, em um movimento intrínseco de hostipitalidade. Tendo a cidade como cenário, a metáfora do encontro como prática democrática foi realizada como experiência pedagógica com graduandos de arquitetura e urbanismo e estudantes do quinto ano de uma escola municipal em Pelotas entre os anos de 2021 e 2023. A partir do exercício lúdico, que enunciou diferentes percepções sobre as formas do acolhimento e outras esferas subjetivas que compõem a experiência na cidade, percebemos a collage enquanto processo de desvendamento de medos, desejos e anseios de si e do outro. Compreendeu-se também a potência pedagógica e cartográfica da prática, que pode ser desdobrada para diferentes públicos, visando o planejamento democrático e social dos espaços da cidade. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-09-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/6919 10.15210/pixo.v7i26.6919 |
url |
https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/6919 |
identifier_str_mv |
10.15210/pixo.v7i26.6919 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/6919/5831 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Taís Beltrame dos Santos, Eduardo Rocha Rocha info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Taís Beltrame dos Santos, Eduardo Rocha Rocha |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
dc.source.none.fl_str_mv |
PIXO - Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade; v. 7 n. 26 (2023): COLLAGE I (inverno); 160-177 2526-7310 reponame:Pixo instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Pixo |
collection |
Pixo |
repository.name.fl_str_mv |
Pixo - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapixo@gmail.com |
_version_ |
1801212064560054272 |