ENTRE A MAQUETE DE ESTUDOS, JOGOS EDUCATIVOS E PLATAFORMAS GOOGLE: O ATELIÊ INTEGRADO NO CONTEXTO DAS PEQUENAS E MÉDIAS CIDADES BRASILEIRAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pixo |
Texto Completo: | https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/2936 |
Resumo: | O presente artigo analisa a experiência do ateliê integrado nas disciplinas de Planejamento Urbano e Projeto Arquitetônico voltado à Habitação de Interesse Social (HIS). A interface entre essas disciplinas se deu em um contexto de promoção e uso dos vazios centrais à luz do Estatuto da Cidade de 2015 a 2018 em um curso noturno de graduação em Arquitetura e Urbanismo na Faculdade Empresarial de Chapecó (UCEFF), em Chapecó (SC). O artigo discute o processo de ensino-aprendizagem em pequenas e médias cidades brasileiras com a inserção de inovação pedagógica, como as plataformas Google e o Jogo do Estatuto da Cidade, e sua relação com métodos tradicionais como o trabalho em ateliê com assessoramento por maquetes de estudo, saídas de campo e seminários de estudos de caso. Apresenta-se um roteiro para ser utilizado em análise de estudos de caso e elaboração de Projetos de Conjuntos Habitacionais de HIS. |
id |
UFPEL-1_b014218781ce201c6b0eb932df546e97 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpel.edu.br:article/2936 |
network_acronym_str |
UFPEL-1 |
network_name_str |
Pixo |
repository_id_str |
|
spelling |
ENTRE A MAQUETE DE ESTUDOS, JOGOS EDUCATIVOS E PLATAFORMAS GOOGLE: O ATELIÊ INTEGRADO NO CONTEXTO DAS PEQUENAS E MÉDIAS CIDADES BRASILEIRASplanejamento urbanoprojeto arquitetônicohabitação de interesse socialO presente artigo analisa a experiência do ateliê integrado nas disciplinas de Planejamento Urbano e Projeto Arquitetônico voltado à Habitação de Interesse Social (HIS). A interface entre essas disciplinas se deu em um contexto de promoção e uso dos vazios centrais à luz do Estatuto da Cidade de 2015 a 2018 em um curso noturno de graduação em Arquitetura e Urbanismo na Faculdade Empresarial de Chapecó (UCEFF), em Chapecó (SC). O artigo discute o processo de ensino-aprendizagem em pequenas e médias cidades brasileiras com a inserção de inovação pedagógica, como as plataformas Google e o Jogo do Estatuto da Cidade, e sua relação com métodos tradicionais como o trabalho em ateliê com assessoramento por maquetes de estudo, saídas de campo e seminários de estudos de caso. Apresenta-se um roteiro para ser utilizado em análise de estudos de caso e elaboração de Projetos de Conjuntos Habitacionais de HIS.Universidade Federal de Pelotas2022-10-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/293610.15210/PIXO.V6I20.20437PIXO - Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade; v. 6 n. 20 (2022): PEQUENAS CIDADES II (verão); 328-3512526-7310reponame:Pixoinstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELporhttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/2936/2337Tischer, Wellingtonda Rocha Heck, Adalbertoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T15:17:45Zoai:revistas.ufpel.edu.br:article/2936Revistahttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixoPUBhttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/oairevistapixo@gmail.com2526-73102526-7310opendoar:2022-11-01T15:17:45Pixo - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ENTRE A MAQUETE DE ESTUDOS, JOGOS EDUCATIVOS E PLATAFORMAS GOOGLE: O ATELIÊ INTEGRADO NO CONTEXTO DAS PEQUENAS E MÉDIAS CIDADES BRASILEIRAS |
title |
ENTRE A MAQUETE DE ESTUDOS, JOGOS EDUCATIVOS E PLATAFORMAS GOOGLE: O ATELIÊ INTEGRADO NO CONTEXTO DAS PEQUENAS E MÉDIAS CIDADES BRASILEIRAS |
spellingShingle |
ENTRE A MAQUETE DE ESTUDOS, JOGOS EDUCATIVOS E PLATAFORMAS GOOGLE: O ATELIÊ INTEGRADO NO CONTEXTO DAS PEQUENAS E MÉDIAS CIDADES BRASILEIRAS Tischer, Wellington planejamento urbano projeto arquitetônico habitação de interesse social |
title_short |
ENTRE A MAQUETE DE ESTUDOS, JOGOS EDUCATIVOS E PLATAFORMAS GOOGLE: O ATELIÊ INTEGRADO NO CONTEXTO DAS PEQUENAS E MÉDIAS CIDADES BRASILEIRAS |
title_full |
ENTRE A MAQUETE DE ESTUDOS, JOGOS EDUCATIVOS E PLATAFORMAS GOOGLE: O ATELIÊ INTEGRADO NO CONTEXTO DAS PEQUENAS E MÉDIAS CIDADES BRASILEIRAS |
title_fullStr |
ENTRE A MAQUETE DE ESTUDOS, JOGOS EDUCATIVOS E PLATAFORMAS GOOGLE: O ATELIÊ INTEGRADO NO CONTEXTO DAS PEQUENAS E MÉDIAS CIDADES BRASILEIRAS |
title_full_unstemmed |
ENTRE A MAQUETE DE ESTUDOS, JOGOS EDUCATIVOS E PLATAFORMAS GOOGLE: O ATELIÊ INTEGRADO NO CONTEXTO DAS PEQUENAS E MÉDIAS CIDADES BRASILEIRAS |
title_sort |
ENTRE A MAQUETE DE ESTUDOS, JOGOS EDUCATIVOS E PLATAFORMAS GOOGLE: O ATELIÊ INTEGRADO NO CONTEXTO DAS PEQUENAS E MÉDIAS CIDADES BRASILEIRAS |
author |
Tischer, Wellington |
author_facet |
Tischer, Wellington da Rocha Heck, Adalberto |
author_role |
author |
author2 |
da Rocha Heck, Adalberto |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tischer, Wellington da Rocha Heck, Adalberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
planejamento urbano projeto arquitetônico habitação de interesse social |
topic |
planejamento urbano projeto arquitetônico habitação de interesse social |
description |
O presente artigo analisa a experiência do ateliê integrado nas disciplinas de Planejamento Urbano e Projeto Arquitetônico voltado à Habitação de Interesse Social (HIS). A interface entre essas disciplinas se deu em um contexto de promoção e uso dos vazios centrais à luz do Estatuto da Cidade de 2015 a 2018 em um curso noturno de graduação em Arquitetura e Urbanismo na Faculdade Empresarial de Chapecó (UCEFF), em Chapecó (SC). O artigo discute o processo de ensino-aprendizagem em pequenas e médias cidades brasileiras com a inserção de inovação pedagógica, como as plataformas Google e o Jogo do Estatuto da Cidade, e sua relação com métodos tradicionais como o trabalho em ateliê com assessoramento por maquetes de estudo, saídas de campo e seminários de estudos de caso. Apresenta-se um roteiro para ser utilizado em análise de estudos de caso e elaboração de Projetos de Conjuntos Habitacionais de HIS. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/2936 10.15210/PIXO.V6I20.20437 |
url |
https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/2936 |
identifier_str_mv |
10.15210/PIXO.V6I20.20437 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/2936/2337 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
dc.source.none.fl_str_mv |
PIXO - Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade; v. 6 n. 20 (2022): PEQUENAS CIDADES II (verão); 328-351 2526-7310 reponame:Pixo instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Pixo |
collection |
Pixo |
repository.name.fl_str_mv |
Pixo - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapixo@gmail.com |
_version_ |
1801212063577538560 |