ENTRE A MAQUETE DE ESTUDOS, JOGOS EDUCATIVOS E PLATAFORMAS GOOGLE: O ATELIÊ INTEGRADO NO CONTEXTO DAS PEQUENAS E MÉDIAS CIDADES BRASILEIRAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tischer, Wellington
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: da Rocha Heck, Adalberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pixo
Texto Completo: https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/2936
Resumo: O presente artigo analisa a experiência do ateliê integrado nas disciplinas de Planejamento Urbano e Projeto Arquitetônico voltado à Habitação de Interesse Social (HIS). A interface entre essas disciplinas se deu em um contexto de promoção e uso dos vazios centrais à luz do Estatuto da Cidade de 2015 a 2018 em um curso noturno de graduação em Arquitetura e Urbanismo na Faculdade Empresarial de Chapecó (UCEFF), em Chapecó (SC). O artigo discute o processo de ensino-aprendizagem em pequenas e médias cidades brasileiras com a inserção de inovação pedagógica, como as plataformas Google e o Jogo do Estatuto da Cidade, e sua relação com métodos tradicionais como o trabalho em ateliê com assessoramento por maquetes de estudo, saídas de campo e seminários de estudos de caso. Apresenta-se um roteiro para ser utilizado em análise de estudos de caso e elaboração de Projetos de Conjuntos Habitacionais de HIS.
id UFPEL-1_b014218781ce201c6b0eb932df546e97
oai_identifier_str oai:revistas.ufpel.edu.br:article/2936
network_acronym_str UFPEL-1
network_name_str Pixo
repository_id_str
spelling ENTRE A MAQUETE DE ESTUDOS, JOGOS EDUCATIVOS E PLATAFORMAS GOOGLE: O ATELIÊ INTEGRADO NO CONTEXTO DAS PEQUENAS E MÉDIAS CIDADES BRASILEIRASplanejamento urbanoprojeto arquitetônicohabitação de interesse socialO presente artigo analisa a experiência do ateliê integrado nas disciplinas de Planejamento Urbano e Projeto Arquitetônico voltado à Habitação de Interesse Social (HIS). A interface entre essas disciplinas se deu em um contexto de promoção e uso dos vazios centrais à luz do Estatuto da Cidade de 2015 a 2018 em um curso noturno de graduação em Arquitetura e Urbanismo na Faculdade Empresarial de Chapecó (UCEFF), em Chapecó (SC). O artigo discute o processo de ensino-aprendizagem em pequenas e médias cidades brasileiras com a inserção de inovação pedagógica, como as plataformas Google e o Jogo do Estatuto da Cidade, e sua relação com métodos tradicionais como o trabalho em ateliê com assessoramento por maquetes de estudo, saídas de campo e seminários de estudos de caso. Apresenta-se um roteiro para ser utilizado em análise de estudos de caso e elaboração de Projetos de Conjuntos Habitacionais de HIS.Universidade Federal de Pelotas2022-10-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/293610.15210/PIXO.V6I20.20437PIXO - Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade; v. 6 n. 20 (2022): PEQUENAS CIDADES II (verão); 328-3512526-7310reponame:Pixoinstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELporhttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/2936/2337Tischer, Wellingtonda Rocha Heck, Adalbertoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T15:17:45Zoai:revistas.ufpel.edu.br:article/2936Revistahttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixoPUBhttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/oairevistapixo@gmail.com2526-73102526-7310opendoar:2022-11-01T15:17:45Pixo - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.none.fl_str_mv ENTRE A MAQUETE DE ESTUDOS, JOGOS EDUCATIVOS E PLATAFORMAS GOOGLE: O ATELIÊ INTEGRADO NO CONTEXTO DAS PEQUENAS E MÉDIAS CIDADES BRASILEIRAS
title ENTRE A MAQUETE DE ESTUDOS, JOGOS EDUCATIVOS E PLATAFORMAS GOOGLE: O ATELIÊ INTEGRADO NO CONTEXTO DAS PEQUENAS E MÉDIAS CIDADES BRASILEIRAS
spellingShingle ENTRE A MAQUETE DE ESTUDOS, JOGOS EDUCATIVOS E PLATAFORMAS GOOGLE: O ATELIÊ INTEGRADO NO CONTEXTO DAS PEQUENAS E MÉDIAS CIDADES BRASILEIRAS
Tischer, Wellington
planejamento urbano
projeto arquitetônico
habitação de interesse social
title_short ENTRE A MAQUETE DE ESTUDOS, JOGOS EDUCATIVOS E PLATAFORMAS GOOGLE: O ATELIÊ INTEGRADO NO CONTEXTO DAS PEQUENAS E MÉDIAS CIDADES BRASILEIRAS
title_full ENTRE A MAQUETE DE ESTUDOS, JOGOS EDUCATIVOS E PLATAFORMAS GOOGLE: O ATELIÊ INTEGRADO NO CONTEXTO DAS PEQUENAS E MÉDIAS CIDADES BRASILEIRAS
title_fullStr ENTRE A MAQUETE DE ESTUDOS, JOGOS EDUCATIVOS E PLATAFORMAS GOOGLE: O ATELIÊ INTEGRADO NO CONTEXTO DAS PEQUENAS E MÉDIAS CIDADES BRASILEIRAS
title_full_unstemmed ENTRE A MAQUETE DE ESTUDOS, JOGOS EDUCATIVOS E PLATAFORMAS GOOGLE: O ATELIÊ INTEGRADO NO CONTEXTO DAS PEQUENAS E MÉDIAS CIDADES BRASILEIRAS
title_sort ENTRE A MAQUETE DE ESTUDOS, JOGOS EDUCATIVOS E PLATAFORMAS GOOGLE: O ATELIÊ INTEGRADO NO CONTEXTO DAS PEQUENAS E MÉDIAS CIDADES BRASILEIRAS
author Tischer, Wellington
author_facet Tischer, Wellington
da Rocha Heck, Adalberto
author_role author
author2 da Rocha Heck, Adalberto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tischer, Wellington
da Rocha Heck, Adalberto
dc.subject.por.fl_str_mv planejamento urbano
projeto arquitetônico
habitação de interesse social
topic planejamento urbano
projeto arquitetônico
habitação de interesse social
description O presente artigo analisa a experiência do ateliê integrado nas disciplinas de Planejamento Urbano e Projeto Arquitetônico voltado à Habitação de Interesse Social (HIS). A interface entre essas disciplinas se deu em um contexto de promoção e uso dos vazios centrais à luz do Estatuto da Cidade de 2015 a 2018 em um curso noturno de graduação em Arquitetura e Urbanismo na Faculdade Empresarial de Chapecó (UCEFF), em Chapecó (SC). O artigo discute o processo de ensino-aprendizagem em pequenas e médias cidades brasileiras com a inserção de inovação pedagógica, como as plataformas Google e o Jogo do Estatuto da Cidade, e sua relação com métodos tradicionais como o trabalho em ateliê com assessoramento por maquetes de estudo, saídas de campo e seminários de estudos de caso. Apresenta-se um roteiro para ser utilizado em análise de estudos de caso e elaboração de Projetos de Conjuntos Habitacionais de HIS.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/2936
10.15210/PIXO.V6I20.20437
url https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/2936
identifier_str_mv 10.15210/PIXO.V6I20.20437
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/2936/2337
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.source.none.fl_str_mv PIXO - Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade; v. 6 n. 20 (2022): PEQUENAS CIDADES II (verão); 328-351
2526-7310
reponame:Pixo
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Pixo
collection Pixo
repository.name.fl_str_mv Pixo - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv revistapixo@gmail.com
_version_ 1801212063577538560