AS COLLAGES DE LINA BO BARDI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa Neto, Achilles
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pixo
Texto Completo: https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/7047
Resumo: Este trabalho demonstra que Lina Bo Bardi se utilizava de vários tipos de representações. Elas são vistas sobre seis aspectos: biografia, cultura popular, desenhos dos projetos para teatros, aquarelas, collages e miniaturas. Esses três últimos procedimentos são identificados não só como técnicas, mas como estratégia de criação do projeto arquitetônico. Eles estão presentes nos seus desenhos e na sua arquitetura de uma maneira bastante explícita. A poesia e a transcendência da representação de Lina são reveladas a partir da leitura de sua produção gráfica, evidenciando as características, o vocabulário e todo o exercício gramatical da construção de seus projetos.
id UFPEL-1_b993a9852161c0e66af981ca565d1084
oai_identifier_str oai:revistas.ufpel.edu.br:article/7047
network_acronym_str UFPEL-1
network_name_str Pixo
repository_id_str
spelling AS COLLAGES DE LINA BO BARDIprocedimento projetualrepresentação arquitetônicaprocesso de criaçãoEste trabalho demonstra que Lina Bo Bardi se utilizava de vários tipos de representações. Elas são vistas sobre seis aspectos: biografia, cultura popular, desenhos dos projetos para teatros, aquarelas, collages e miniaturas. Esses três últimos procedimentos são identificados não só como técnicas, mas como estratégia de criação do projeto arquitetônico. Eles estão presentes nos seus desenhos e na sua arquitetura de uma maneira bastante explícita. A poesia e a transcendência da representação de Lina são reveladas a partir da leitura de sua produção gráfica, evidenciando as características, o vocabulário e todo o exercício gramatical da construção de seus projetos.Universidade Federal de Pelotas2023-10-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/7047PIXO - Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade; v. 7 n. 27 (2023): COLLAGE II (primavera); 156-1752526-7310reponame:Pixoinstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELporhttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/7047/5921Copyright (c) 2023 Achilles Costa Netoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta Neto, Achilles2023-10-29T13:01:45Zoai:revistas.ufpel.edu.br:article/7047Revistahttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixoPUBhttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/oairevistapixo@gmail.com2526-73102526-7310opendoar:2023-10-29T13:01:45Pixo - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.none.fl_str_mv AS COLLAGES DE LINA BO BARDI
title AS COLLAGES DE LINA BO BARDI
spellingShingle AS COLLAGES DE LINA BO BARDI
Costa Neto, Achilles
procedimento projetual
representação arquitetônica
processo de criação
title_short AS COLLAGES DE LINA BO BARDI
title_full AS COLLAGES DE LINA BO BARDI
title_fullStr AS COLLAGES DE LINA BO BARDI
title_full_unstemmed AS COLLAGES DE LINA BO BARDI
title_sort AS COLLAGES DE LINA BO BARDI
author Costa Neto, Achilles
author_facet Costa Neto, Achilles
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa Neto, Achilles
dc.subject.por.fl_str_mv procedimento projetual
representação arquitetônica
processo de criação
topic procedimento projetual
representação arquitetônica
processo de criação
description Este trabalho demonstra que Lina Bo Bardi se utilizava de vários tipos de representações. Elas são vistas sobre seis aspectos: biografia, cultura popular, desenhos dos projetos para teatros, aquarelas, collages e miniaturas. Esses três últimos procedimentos são identificados não só como técnicas, mas como estratégia de criação do projeto arquitetônico. Eles estão presentes nos seus desenhos e na sua arquitetura de uma maneira bastante explícita. A poesia e a transcendência da representação de Lina são reveladas a partir da leitura de sua produção gráfica, evidenciando as características, o vocabulário e todo o exercício gramatical da construção de seus projetos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/7047
url https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/7047
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/7047/5921
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Achilles Costa Neto
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Achilles Costa Neto
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.source.none.fl_str_mv PIXO - Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade; v. 7 n. 27 (2023): COLLAGE II (primavera); 156-175
2526-7310
reponame:Pixo
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Pixo
collection Pixo
repository.name.fl_str_mv Pixo - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv revistapixo@gmail.com
_version_ 1801212064598851584