AS COLLAGES DE LINA BO BARDI
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pixo |
Texto Completo: | https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/7047 |
Resumo: | Este trabalho demonstra que Lina Bo Bardi se utilizava de vários tipos de representações. Elas são vistas sobre seis aspectos: biografia, cultura popular, desenhos dos projetos para teatros, aquarelas, collages e miniaturas. Esses três últimos procedimentos são identificados não só como técnicas, mas como estratégia de criação do projeto arquitetônico. Eles estão presentes nos seus desenhos e na sua arquitetura de uma maneira bastante explícita. A poesia e a transcendência da representação de Lina são reveladas a partir da leitura de sua produção gráfica, evidenciando as características, o vocabulário e todo o exercício gramatical da construção de seus projetos. |
id |
UFPEL-1_b993a9852161c0e66af981ca565d1084 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpel.edu.br:article/7047 |
network_acronym_str |
UFPEL-1 |
network_name_str |
Pixo |
repository_id_str |
|
spelling |
AS COLLAGES DE LINA BO BARDIprocedimento projetualrepresentação arquitetônicaprocesso de criaçãoEste trabalho demonstra que Lina Bo Bardi se utilizava de vários tipos de representações. Elas são vistas sobre seis aspectos: biografia, cultura popular, desenhos dos projetos para teatros, aquarelas, collages e miniaturas. Esses três últimos procedimentos são identificados não só como técnicas, mas como estratégia de criação do projeto arquitetônico. Eles estão presentes nos seus desenhos e na sua arquitetura de uma maneira bastante explícita. A poesia e a transcendência da representação de Lina são reveladas a partir da leitura de sua produção gráfica, evidenciando as características, o vocabulário e todo o exercício gramatical da construção de seus projetos.Universidade Federal de Pelotas2023-10-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/7047PIXO - Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade; v. 7 n. 27 (2023): COLLAGE II (primavera); 156-1752526-7310reponame:Pixoinstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELporhttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/7047/5921Copyright (c) 2023 Achilles Costa Netoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta Neto, Achilles2023-10-29T13:01:45Zoai:revistas.ufpel.edu.br:article/7047Revistahttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixoPUBhttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/oairevistapixo@gmail.com2526-73102526-7310opendoar:2023-10-29T13:01:45Pixo - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AS COLLAGES DE LINA BO BARDI |
title |
AS COLLAGES DE LINA BO BARDI |
spellingShingle |
AS COLLAGES DE LINA BO BARDI Costa Neto, Achilles procedimento projetual representação arquitetônica processo de criação |
title_short |
AS COLLAGES DE LINA BO BARDI |
title_full |
AS COLLAGES DE LINA BO BARDI |
title_fullStr |
AS COLLAGES DE LINA BO BARDI |
title_full_unstemmed |
AS COLLAGES DE LINA BO BARDI |
title_sort |
AS COLLAGES DE LINA BO BARDI |
author |
Costa Neto, Achilles |
author_facet |
Costa Neto, Achilles |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa Neto, Achilles |
dc.subject.por.fl_str_mv |
procedimento projetual representação arquitetônica processo de criação |
topic |
procedimento projetual representação arquitetônica processo de criação |
description |
Este trabalho demonstra que Lina Bo Bardi se utilizava de vários tipos de representações. Elas são vistas sobre seis aspectos: biografia, cultura popular, desenhos dos projetos para teatros, aquarelas, collages e miniaturas. Esses três últimos procedimentos são identificados não só como técnicas, mas como estratégia de criação do projeto arquitetônico. Eles estão presentes nos seus desenhos e na sua arquitetura de uma maneira bastante explícita. A poesia e a transcendência da representação de Lina são reveladas a partir da leitura de sua produção gráfica, evidenciando as características, o vocabulário e todo o exercício gramatical da construção de seus projetos. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/7047 |
url |
https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/7047 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/7047/5921 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Achilles Costa Neto info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Achilles Costa Neto |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
dc.source.none.fl_str_mv |
PIXO - Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade; v. 7 n. 27 (2023): COLLAGE II (primavera); 156-175 2526-7310 reponame:Pixo instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Pixo |
collection |
Pixo |
repository.name.fl_str_mv |
Pixo - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapixo@gmail.com |
_version_ |
1801212064598851584 |