LUGARES DAS NOSSAS VIDAS NO PROCESSO EDUCACIONAL DE ARQUITETURA E URBANISMO: EXPERIÊNCIAS PLURAIS EM PEQUENAS CIDADES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira Brum, Cristhian
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Dorn de Oliveira, Tarcísio, Copetti Callai, Helena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pixo
Texto Completo: https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/2937
Resumo: As singularidades de cada lugar têm as características específicas que lhes dão as marcas que, por sua universalidade, se conectam com o mundo. Apresentamos, neste texto, duas experiências que discutem o ser humano como um sujeito social que vive em um mundo e nele precisa se situar. Esse sujeito, empiricamente, desnuda as possibilidades de ser, capaz de tomar as rédeas de sua vida, articulando os seus afazeres com as demandas que lhe são postas no cotidiano da sua vida. As experiências que compõem o presente artigo são apresentadas a partir de sua efetivação em duas cidades pequenas e elas têm em si a condução teórica e metodológica que as sustentaram. Ao apresentá-las, a motivação é contextualizá-las na dimensão de um processo educativo que envolve os sujeitos em tarefas operacionais que ligam o mundo empírico às dimensões teóricas que lhes dão sustentação.
id UFPEL-1_c73806be8519557aac8de7d966d2447b
oai_identifier_str oai:revistas.ufpel.edu.br:article/2937
network_acronym_str UFPEL-1
network_name_str Pixo
repository_id_str
spelling LUGARES DAS NOSSAS VIDAS NO PROCESSO EDUCACIONAL DE ARQUITETURA E URBANISMO: EXPERIÊNCIAS PLURAIS EM PEQUENAS CIDADESpequenas cidadesarquiteturaurbanismoensinoaprendizagemAs singularidades de cada lugar têm as características específicas que lhes dão as marcas que, por sua universalidade, se conectam com o mundo. Apresentamos, neste texto, duas experiências que discutem o ser humano como um sujeito social que vive em um mundo e nele precisa se situar. Esse sujeito, empiricamente, desnuda as possibilidades de ser, capaz de tomar as rédeas de sua vida, articulando os seus afazeres com as demandas que lhe são postas no cotidiano da sua vida. As experiências que compõem o presente artigo são apresentadas a partir de sua efetivação em duas cidades pequenas e elas têm em si a condução teórica e metodológica que as sustentaram. Ao apresentá-las, a motivação é contextualizá-las na dimensão de um processo educativo que envolve os sujeitos em tarefas operacionais que ligam o mundo empírico às dimensões teóricas que lhes dão sustentação.Universidade Federal de Pelotas2022-10-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/293710.15210/PIXO.V6I20.21991PIXO - Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade; v. 6 n. 20 (2022): PEQUENAS CIDADES II (verão); 352-3632526-7310reponame:Pixoinstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELporhttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/2937/2338Moreira Brum, CristhianDorn de Oliveira, TarcísioCopetti Callai, Helenainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T15:17:08Zoai:revistas.ufpel.edu.br:article/2937Revistahttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixoPUBhttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/oairevistapixo@gmail.com2526-73102526-7310opendoar:2022-11-01T15:17:08Pixo - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.none.fl_str_mv LUGARES DAS NOSSAS VIDAS NO PROCESSO EDUCACIONAL DE ARQUITETURA E URBANISMO: EXPERIÊNCIAS PLURAIS EM PEQUENAS CIDADES
title LUGARES DAS NOSSAS VIDAS NO PROCESSO EDUCACIONAL DE ARQUITETURA E URBANISMO: EXPERIÊNCIAS PLURAIS EM PEQUENAS CIDADES
spellingShingle LUGARES DAS NOSSAS VIDAS NO PROCESSO EDUCACIONAL DE ARQUITETURA E URBANISMO: EXPERIÊNCIAS PLURAIS EM PEQUENAS CIDADES
Moreira Brum, Cristhian
pequenas cidades
arquitetura
urbanismo
ensino
aprendizagem
title_short LUGARES DAS NOSSAS VIDAS NO PROCESSO EDUCACIONAL DE ARQUITETURA E URBANISMO: EXPERIÊNCIAS PLURAIS EM PEQUENAS CIDADES
title_full LUGARES DAS NOSSAS VIDAS NO PROCESSO EDUCACIONAL DE ARQUITETURA E URBANISMO: EXPERIÊNCIAS PLURAIS EM PEQUENAS CIDADES
title_fullStr LUGARES DAS NOSSAS VIDAS NO PROCESSO EDUCACIONAL DE ARQUITETURA E URBANISMO: EXPERIÊNCIAS PLURAIS EM PEQUENAS CIDADES
title_full_unstemmed LUGARES DAS NOSSAS VIDAS NO PROCESSO EDUCACIONAL DE ARQUITETURA E URBANISMO: EXPERIÊNCIAS PLURAIS EM PEQUENAS CIDADES
title_sort LUGARES DAS NOSSAS VIDAS NO PROCESSO EDUCACIONAL DE ARQUITETURA E URBANISMO: EXPERIÊNCIAS PLURAIS EM PEQUENAS CIDADES
author Moreira Brum, Cristhian
author_facet Moreira Brum, Cristhian
Dorn de Oliveira, Tarcísio
Copetti Callai, Helena
author_role author
author2 Dorn de Oliveira, Tarcísio
Copetti Callai, Helena
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira Brum, Cristhian
Dorn de Oliveira, Tarcísio
Copetti Callai, Helena
dc.subject.por.fl_str_mv pequenas cidades
arquitetura
urbanismo
ensino
aprendizagem
topic pequenas cidades
arquitetura
urbanismo
ensino
aprendizagem
description As singularidades de cada lugar têm as características específicas que lhes dão as marcas que, por sua universalidade, se conectam com o mundo. Apresentamos, neste texto, duas experiências que discutem o ser humano como um sujeito social que vive em um mundo e nele precisa se situar. Esse sujeito, empiricamente, desnuda as possibilidades de ser, capaz de tomar as rédeas de sua vida, articulando os seus afazeres com as demandas que lhe são postas no cotidiano da sua vida. As experiências que compõem o presente artigo são apresentadas a partir de sua efetivação em duas cidades pequenas e elas têm em si a condução teórica e metodológica que as sustentaram. Ao apresentá-las, a motivação é contextualizá-las na dimensão de um processo educativo que envolve os sujeitos em tarefas operacionais que ligam o mundo empírico às dimensões teóricas que lhes dão sustentação.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/2937
10.15210/PIXO.V6I20.21991
url https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/2937
identifier_str_mv 10.15210/PIXO.V6I20.21991
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/2937/2338
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.source.none.fl_str_mv PIXO - Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade; v. 6 n. 20 (2022): PEQUENAS CIDADES II (verão); 352-363
2526-7310
reponame:Pixo
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Pixo
collection Pixo
repository.name.fl_str_mv Pixo - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv revistapixo@gmail.com
_version_ 1801212063579635712