NEOLIBERALISMO VS. PÓS-MODERNISMO NO PLANEJAMENTO URBANO: A EXPANSÃO DE NOVOS LOTEAMENTOS URBANOS DIANTE DE COMUNIDADES POPULARES EM PELOTAS (BRASIL)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Piccioni Toralles, Christiano
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pixo
Texto Completo: https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/2569
Resumo: Na cidade de Pelotas, no sul do sul do Brasil, no entorno de uma localidade conhecida como Passo dos Negros, duas realidades parecem coexistir: comunidades pobres e de pescadores; e loteamentos e condomínios de alto padrão. Entretanto, essa relação tem complexidades próprias que se traduzem em um conflito socioespacial derivado de consequências do planejamento urbano. Ao longo do último século diversas teorias sobre o urbanismo foram formuladas, de modo a entender as relações entre cidade e sociedade, as lógicas do planejamento e a função dos planejadores. Nesse sentido, o objetivo desse ensaio é analisar e discutir a natureza dessa polêmica urbanística pelotense, a partir de seu contexto e de diferentes teorias do planejamento. Duas principais teorias foram tomadas como base: o neoliberalismo e o pós-modernismo (com abordagem advocatória). A partir dessa fundamentação, e de instrumentos da legislação brasileira, foi possível traçar alternativas de resolução e discutir suas limitações de aplicabilidade.
id UFPEL-1_c8d432bcd983bae05cf583f113b16725
oai_identifier_str oai:revistas.ufpel.edu.br:article/2569
network_acronym_str UFPEL-1
network_name_str Pixo
repository_id_str
spelling NEOLIBERALISMO VS. PÓS-MODERNISMO NO PLANEJAMENTO URBANO: A EXPANSÃO DE NOVOS LOTEAMENTOS URBANOS DIANTE DE COMUNIDADES POPULARES EM PELOTAS (BRASIL)conflito socioespacialteorias do urbanismoneoliberalismopósmodernismoabordagem advocatóriaATHISNa cidade de Pelotas, no sul do sul do Brasil, no entorno de uma localidade conhecida como Passo dos Negros, duas realidades parecem coexistir: comunidades pobres e de pescadores; e loteamentos e condomínios de alto padrão. Entretanto, essa relação tem complexidades próprias que se traduzem em um conflito socioespacial derivado de consequências do planejamento urbano. Ao longo do último século diversas teorias sobre o urbanismo foram formuladas, de modo a entender as relações entre cidade e sociedade, as lógicas do planejamento e a função dos planejadores. Nesse sentido, o objetivo desse ensaio é analisar e discutir a natureza dessa polêmica urbanística pelotense, a partir de seu contexto e de diferentes teorias do planejamento. Duas principais teorias foram tomadas como base: o neoliberalismo e o pós-modernismo (com abordagem advocatória). A partir dessa fundamentação, e de instrumentos da legislação brasileira, foi possível traçar alternativas de resolução e discutir suas limitações de aplicabilidade.Universidade Federal de Pelotas2022-10-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/256910.15210/pixo.v6i22.2569PIXO - Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade; v. 6 n. 22 (2022): CIDADANIA & TERRITÓRIO I (inverno); 170-1872526-7310reponame:Pixoinstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELporhttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/2569/2020Piccioni Toralles, Christianoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-03T19:36:18Zoai:revistas.ufpel.edu.br:article/2569Revistahttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixoPUBhttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/oairevistapixo@gmail.com2526-73102526-7310opendoar:2022-11-03T19:36:18Pixo - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.none.fl_str_mv NEOLIBERALISMO VS. PÓS-MODERNISMO NO PLANEJAMENTO URBANO: A EXPANSÃO DE NOVOS LOTEAMENTOS URBANOS DIANTE DE COMUNIDADES POPULARES EM PELOTAS (BRASIL)
title NEOLIBERALISMO VS. PÓS-MODERNISMO NO PLANEJAMENTO URBANO: A EXPANSÃO DE NOVOS LOTEAMENTOS URBANOS DIANTE DE COMUNIDADES POPULARES EM PELOTAS (BRASIL)
spellingShingle NEOLIBERALISMO VS. PÓS-MODERNISMO NO PLANEJAMENTO URBANO: A EXPANSÃO DE NOVOS LOTEAMENTOS URBANOS DIANTE DE COMUNIDADES POPULARES EM PELOTAS (BRASIL)
Piccioni Toralles, Christiano
conflito socioespacial
teorias do urbanismo
neoliberalismo
pósmodernismo
abordagem advocatória
ATHIS
title_short NEOLIBERALISMO VS. PÓS-MODERNISMO NO PLANEJAMENTO URBANO: A EXPANSÃO DE NOVOS LOTEAMENTOS URBANOS DIANTE DE COMUNIDADES POPULARES EM PELOTAS (BRASIL)
title_full NEOLIBERALISMO VS. PÓS-MODERNISMO NO PLANEJAMENTO URBANO: A EXPANSÃO DE NOVOS LOTEAMENTOS URBANOS DIANTE DE COMUNIDADES POPULARES EM PELOTAS (BRASIL)
title_fullStr NEOLIBERALISMO VS. PÓS-MODERNISMO NO PLANEJAMENTO URBANO: A EXPANSÃO DE NOVOS LOTEAMENTOS URBANOS DIANTE DE COMUNIDADES POPULARES EM PELOTAS (BRASIL)
title_full_unstemmed NEOLIBERALISMO VS. PÓS-MODERNISMO NO PLANEJAMENTO URBANO: A EXPANSÃO DE NOVOS LOTEAMENTOS URBANOS DIANTE DE COMUNIDADES POPULARES EM PELOTAS (BRASIL)
title_sort NEOLIBERALISMO VS. PÓS-MODERNISMO NO PLANEJAMENTO URBANO: A EXPANSÃO DE NOVOS LOTEAMENTOS URBANOS DIANTE DE COMUNIDADES POPULARES EM PELOTAS (BRASIL)
author Piccioni Toralles, Christiano
author_facet Piccioni Toralles, Christiano
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Piccioni Toralles, Christiano
dc.subject.por.fl_str_mv conflito socioespacial
teorias do urbanismo
neoliberalismo
pósmodernismo
abordagem advocatória
ATHIS
topic conflito socioespacial
teorias do urbanismo
neoliberalismo
pósmodernismo
abordagem advocatória
ATHIS
description Na cidade de Pelotas, no sul do sul do Brasil, no entorno de uma localidade conhecida como Passo dos Negros, duas realidades parecem coexistir: comunidades pobres e de pescadores; e loteamentos e condomínios de alto padrão. Entretanto, essa relação tem complexidades próprias que se traduzem em um conflito socioespacial derivado de consequências do planejamento urbano. Ao longo do último século diversas teorias sobre o urbanismo foram formuladas, de modo a entender as relações entre cidade e sociedade, as lógicas do planejamento e a função dos planejadores. Nesse sentido, o objetivo desse ensaio é analisar e discutir a natureza dessa polêmica urbanística pelotense, a partir de seu contexto e de diferentes teorias do planejamento. Duas principais teorias foram tomadas como base: o neoliberalismo e o pós-modernismo (com abordagem advocatória). A partir dessa fundamentação, e de instrumentos da legislação brasileira, foi possível traçar alternativas de resolução e discutir suas limitações de aplicabilidade.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/2569
10.15210/pixo.v6i22.2569
url https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/2569
identifier_str_mv 10.15210/pixo.v6i22.2569
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/2569/2020
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.source.none.fl_str_mv PIXO - Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade; v. 6 n. 22 (2022): CIDADANIA & TERRITÓRIO I (inverno); 170-187
2526-7310
reponame:Pixo
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Pixo
collection Pixo
repository.name.fl_str_mv Pixo - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv revistapixo@gmail.com
_version_ 1801212062674714624