UMA REFLEXÃO SOBRE AMBIENTE DE APRENDIZAGEM DE PROJETO: O ACHATAMENTO E A PANDEMIA DE COVID-19
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pixo |
Texto Completo: | https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/2788 |
Resumo: | Este artigo trata de uma reflexão teórica sobre o ambiente de aprendizado em arquitetura e urbanismo e o fenômeno do achatamento. Esta reflexão se apoia em duas experiências de ensino nas universidades da UNESP e da UEL, comparando os períodos de pré-pandemia e pandemia de Covid-19. Nesta reflexão partimos de uma leitura do ambiente de aprendizado baseada no conceito de Umwelt de Jakob von Uexküll e suas implicações na construção dimensional deste ambiente, voltada para a relação entre o trio tempo-espaço-atores. A partir desta ideia de ambiente, buscamos definir o fenômeno do achatamento a partir de uma perspectiva mais limitante e negativa (JAMESON, 1991) e outra mais exploratória e positiva (IMPERIALE, 2000). Ao final, relatamos as duas experiências pedagógicas buscando detectar o papel do ambiente conceituado e do fenômeno do achatamento. Acreditamos que tal reflexão possa ajudar a pensar as transformações ambientais em relação ao emprego das novas tecnologias de comunicação. |
id |
UFPEL-1_c8d61110b2144ea0c37805fa174a6898 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpel.edu.br:article/2788 |
network_acronym_str |
UFPEL-1 |
network_name_str |
Pixo |
repository_id_str |
|
spelling |
UMA REFLEXÃO SOBRE AMBIENTE DE APRENDIZAGEM DE PROJETO: O ACHATAMENTO E A PANDEMIA DE COVID-19ambiente de aprendizadoachatamentoensino de projetopandemia Covid-19Este artigo trata de uma reflexão teórica sobre o ambiente de aprendizado em arquitetura e urbanismo e o fenômeno do achatamento. Esta reflexão se apoia em duas experiências de ensino nas universidades da UNESP e da UEL, comparando os períodos de pré-pandemia e pandemia de Covid-19. Nesta reflexão partimos de uma leitura do ambiente de aprendizado baseada no conceito de Umwelt de Jakob von Uexküll e suas implicações na construção dimensional deste ambiente, voltada para a relação entre o trio tempo-espaço-atores. A partir desta ideia de ambiente, buscamos definir o fenômeno do achatamento a partir de uma perspectiva mais limitante e negativa (JAMESON, 1991) e outra mais exploratória e positiva (IMPERIALE, 2000). Ao final, relatamos as duas experiências pedagógicas buscando detectar o papel do ambiente conceituado e do fenômeno do achatamento. Acreditamos que tal reflexão possa ajudar a pensar as transformações ambientais em relação ao emprego das novas tecnologias de comunicação.Universidade Federal de Pelotas2022-10-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/2788PIXO - Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade; v. 4 n. 15 (2020): EDUCAÇÃO EM ARQUITETURA I (primavera); 44-612526-7310reponame:Pixoinstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELporhttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/2788/2191Bertola Duarte, RovenirHirao, HelioBoisa Garcia, Tatianeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-08T12:45:35Zoai:revistas.ufpel.edu.br:article/2788Revistahttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixoPUBhttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/oairevistapixo@gmail.com2526-73102526-7310opendoar:2022-10-08T12:45:35Pixo - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
UMA REFLEXÃO SOBRE AMBIENTE DE APRENDIZAGEM DE PROJETO: O ACHATAMENTO E A PANDEMIA DE COVID-19 |
title |
UMA REFLEXÃO SOBRE AMBIENTE DE APRENDIZAGEM DE PROJETO: O ACHATAMENTO E A PANDEMIA DE COVID-19 |
spellingShingle |
UMA REFLEXÃO SOBRE AMBIENTE DE APRENDIZAGEM DE PROJETO: O ACHATAMENTO E A PANDEMIA DE COVID-19 Bertola Duarte, Rovenir ambiente de aprendizado achatamento ensino de projeto pandemia Covid-19 |
title_short |
UMA REFLEXÃO SOBRE AMBIENTE DE APRENDIZAGEM DE PROJETO: O ACHATAMENTO E A PANDEMIA DE COVID-19 |
title_full |
UMA REFLEXÃO SOBRE AMBIENTE DE APRENDIZAGEM DE PROJETO: O ACHATAMENTO E A PANDEMIA DE COVID-19 |
title_fullStr |
UMA REFLEXÃO SOBRE AMBIENTE DE APRENDIZAGEM DE PROJETO: O ACHATAMENTO E A PANDEMIA DE COVID-19 |
title_full_unstemmed |
UMA REFLEXÃO SOBRE AMBIENTE DE APRENDIZAGEM DE PROJETO: O ACHATAMENTO E A PANDEMIA DE COVID-19 |
title_sort |
UMA REFLEXÃO SOBRE AMBIENTE DE APRENDIZAGEM DE PROJETO: O ACHATAMENTO E A PANDEMIA DE COVID-19 |
author |
Bertola Duarte, Rovenir |
author_facet |
Bertola Duarte, Rovenir Hirao, Helio Boisa Garcia, Tatiane |
author_role |
author |
author2 |
Hirao, Helio Boisa Garcia, Tatiane |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bertola Duarte, Rovenir Hirao, Helio Boisa Garcia, Tatiane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ambiente de aprendizado achatamento ensino de projeto pandemia Covid-19 |
topic |
ambiente de aprendizado achatamento ensino de projeto pandemia Covid-19 |
description |
Este artigo trata de uma reflexão teórica sobre o ambiente de aprendizado em arquitetura e urbanismo e o fenômeno do achatamento. Esta reflexão se apoia em duas experiências de ensino nas universidades da UNESP e da UEL, comparando os períodos de pré-pandemia e pandemia de Covid-19. Nesta reflexão partimos de uma leitura do ambiente de aprendizado baseada no conceito de Umwelt de Jakob von Uexküll e suas implicações na construção dimensional deste ambiente, voltada para a relação entre o trio tempo-espaço-atores. A partir desta ideia de ambiente, buscamos definir o fenômeno do achatamento a partir de uma perspectiva mais limitante e negativa (JAMESON, 1991) e outra mais exploratória e positiva (IMPERIALE, 2000). Ao final, relatamos as duas experiências pedagógicas buscando detectar o papel do ambiente conceituado e do fenômeno do achatamento. Acreditamos que tal reflexão possa ajudar a pensar as transformações ambientais em relação ao emprego das novas tecnologias de comunicação. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/2788 |
url |
https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/2788 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/2788/2191 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
dc.source.none.fl_str_mv |
PIXO - Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade; v. 4 n. 15 (2020): EDUCAÇÃO EM ARQUITETURA I (primavera); 44-61 2526-7310 reponame:Pixo instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Pixo |
collection |
Pixo |
repository.name.fl_str_mv |
Pixo - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapixo@gmail.com |
_version_ |
1801212063150768128 |