UMA REFLEXÃO SOBRE AMBIENTE DE APRENDIZAGEM DE PROJETO: O ACHATAMENTO E A PANDEMIA DE COVID-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bertola Duarte, Rovenir
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Hirao, Helio, Boisa Garcia, Tatiane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pixo
Texto Completo: https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/2788
Resumo: Este artigo trata de uma reflexão teórica sobre o ambiente de aprendizado em arquitetura e urbanismo e o fenômeno do achatamento. Esta reflexão se apoia em duas experiências de ensino nas universidades da UNESP e da UEL, comparando os períodos de pré-pandemia e pandemia de Covid-19. Nesta reflexão partimos de uma leitura do ambiente de aprendizado baseada no conceito de Umwelt de Jakob von Uexküll e suas implicações na construção dimensional deste ambiente, voltada para a relação entre o trio tempo-espaço-atores. A partir desta ideia de ambiente, buscamos definir o fenômeno do achatamento a partir de uma perspectiva mais limitante e negativa (JAMESON, 1991) e outra mais exploratória e positiva (IMPERIALE, 2000). Ao final, relatamos as duas experiências pedagógicas buscando detectar o papel do ambiente conceituado e do fenômeno do achatamento. Acreditamos que tal reflexão possa ajudar a pensar as transformações ambientais em relação ao emprego das novas tecnologias de comunicação.
id UFPEL-1_c8d61110b2144ea0c37805fa174a6898
oai_identifier_str oai:revistas.ufpel.edu.br:article/2788
network_acronym_str UFPEL-1
network_name_str Pixo
repository_id_str
spelling UMA REFLEXÃO SOBRE AMBIENTE DE APRENDIZAGEM DE PROJETO: O ACHATAMENTO E A PANDEMIA DE COVID-19ambiente de aprendizadoachatamentoensino de projetopandemia Covid-19Este artigo trata de uma reflexão teórica sobre o ambiente de aprendizado em arquitetura e urbanismo e o fenômeno do achatamento. Esta reflexão se apoia em duas experiências de ensino nas universidades da UNESP e da UEL, comparando os períodos de pré-pandemia e pandemia de Covid-19. Nesta reflexão partimos de uma leitura do ambiente de aprendizado baseada no conceito de Umwelt de Jakob von Uexküll e suas implicações na construção dimensional deste ambiente, voltada para a relação entre o trio tempo-espaço-atores. A partir desta ideia de ambiente, buscamos definir o fenômeno do achatamento a partir de uma perspectiva mais limitante e negativa (JAMESON, 1991) e outra mais exploratória e positiva (IMPERIALE, 2000). Ao final, relatamos as duas experiências pedagógicas buscando detectar o papel do ambiente conceituado e do fenômeno do achatamento. Acreditamos que tal reflexão possa ajudar a pensar as transformações ambientais em relação ao emprego das novas tecnologias de comunicação.Universidade Federal de Pelotas2022-10-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/2788PIXO - Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade; v. 4 n. 15 (2020): EDUCAÇÃO EM ARQUITETURA I (primavera); 44-612526-7310reponame:Pixoinstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELporhttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/2788/2191Bertola Duarte, RovenirHirao, HelioBoisa Garcia, Tatianeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-08T12:45:35Zoai:revistas.ufpel.edu.br:article/2788Revistahttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixoPUBhttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/oairevistapixo@gmail.com2526-73102526-7310opendoar:2022-10-08T12:45:35Pixo - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.none.fl_str_mv UMA REFLEXÃO SOBRE AMBIENTE DE APRENDIZAGEM DE PROJETO: O ACHATAMENTO E A PANDEMIA DE COVID-19
title UMA REFLEXÃO SOBRE AMBIENTE DE APRENDIZAGEM DE PROJETO: O ACHATAMENTO E A PANDEMIA DE COVID-19
spellingShingle UMA REFLEXÃO SOBRE AMBIENTE DE APRENDIZAGEM DE PROJETO: O ACHATAMENTO E A PANDEMIA DE COVID-19
Bertola Duarte, Rovenir
ambiente de aprendizado
achatamento
ensino de projeto
pandemia Covid-19
title_short UMA REFLEXÃO SOBRE AMBIENTE DE APRENDIZAGEM DE PROJETO: O ACHATAMENTO E A PANDEMIA DE COVID-19
title_full UMA REFLEXÃO SOBRE AMBIENTE DE APRENDIZAGEM DE PROJETO: O ACHATAMENTO E A PANDEMIA DE COVID-19
title_fullStr UMA REFLEXÃO SOBRE AMBIENTE DE APRENDIZAGEM DE PROJETO: O ACHATAMENTO E A PANDEMIA DE COVID-19
title_full_unstemmed UMA REFLEXÃO SOBRE AMBIENTE DE APRENDIZAGEM DE PROJETO: O ACHATAMENTO E A PANDEMIA DE COVID-19
title_sort UMA REFLEXÃO SOBRE AMBIENTE DE APRENDIZAGEM DE PROJETO: O ACHATAMENTO E A PANDEMIA DE COVID-19
author Bertola Duarte, Rovenir
author_facet Bertola Duarte, Rovenir
Hirao, Helio
Boisa Garcia, Tatiane
author_role author
author2 Hirao, Helio
Boisa Garcia, Tatiane
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bertola Duarte, Rovenir
Hirao, Helio
Boisa Garcia, Tatiane
dc.subject.por.fl_str_mv ambiente de aprendizado
achatamento
ensino de projeto
pandemia Covid-19
topic ambiente de aprendizado
achatamento
ensino de projeto
pandemia Covid-19
description Este artigo trata de uma reflexão teórica sobre o ambiente de aprendizado em arquitetura e urbanismo e o fenômeno do achatamento. Esta reflexão se apoia em duas experiências de ensino nas universidades da UNESP e da UEL, comparando os períodos de pré-pandemia e pandemia de Covid-19. Nesta reflexão partimos de uma leitura do ambiente de aprendizado baseada no conceito de Umwelt de Jakob von Uexküll e suas implicações na construção dimensional deste ambiente, voltada para a relação entre o trio tempo-espaço-atores. A partir desta ideia de ambiente, buscamos definir o fenômeno do achatamento a partir de uma perspectiva mais limitante e negativa (JAMESON, 1991) e outra mais exploratória e positiva (IMPERIALE, 2000). Ao final, relatamos as duas experiências pedagógicas buscando detectar o papel do ambiente conceituado e do fenômeno do achatamento. Acreditamos que tal reflexão possa ajudar a pensar as transformações ambientais em relação ao emprego das novas tecnologias de comunicação.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/2788
url https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/2788
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/2788/2191
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.source.none.fl_str_mv PIXO - Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade; v. 4 n. 15 (2020): EDUCAÇÃO EM ARQUITETURA I (primavera); 44-61
2526-7310
reponame:Pixo
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Pixo
collection Pixo
repository.name.fl_str_mv Pixo - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv revistapixo@gmail.com
_version_ 1801212063150768128