ALÉM DAS SALAS DE AULA: Reflexões sobre espaços de transição em campi universitários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cristina de Lima Souza, Natalya
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Azambuja Elali, Gleice
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pixo
Texto Completo: https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/4002
Resumo: Este artigo visa identificar um sistema de espaços de transição em campi universitários, analisando com base em estudos do uso e ocupação de ambientes acadêmicos publicados entre 2000 e 2021 em periódicos da área de Arquitetura, Urbanismo, Paisagismo e Design. O resultado da revisão narrativa da literatura foi relacionado à bibliografia seminal sobre sua compreensão e tipologias, incidindo em três grupos, definidos de acordo com três critérios: a dinâmica das atividades de movimento e permanência, suas características físicas e as relações entre interior e exterior. Tais grupos foram associados aos padrões de linguagem - pattern language (ALEXANDER; ISHIKAWA; SILVERSTEIN, 1977), correspondendo a: (i) entradas e áreas comuns cobertas; (ii) circulações horizontais e verticais; (iii) áreas externas descobertas. Além de colaborar com pesquisas futuras, o estudo pode contribuir para consolidar a noção de espaços de transição.
id UFPEL-1_d34974047fd1cb77f34cb005776ef83c
oai_identifier_str oai:revistas.ufpel.edu.br:article/4002
network_acronym_str UFPEL-1
network_name_str Pixo
repository_id_str
spelling ALÉM DAS SALAS DE AULA: Reflexões sobre espaços de transição em campi universitáriosespaços de transiçãocampus universitáriorevisão narrativaEste artigo visa identificar um sistema de espaços de transição em campi universitários, analisando com base em estudos do uso e ocupação de ambientes acadêmicos publicados entre 2000 e 2021 em periódicos da área de Arquitetura, Urbanismo, Paisagismo e Design. O resultado da revisão narrativa da literatura foi relacionado à bibliografia seminal sobre sua compreensão e tipologias, incidindo em três grupos, definidos de acordo com três critérios: a dinâmica das atividades de movimento e permanência, suas características físicas e as relações entre interior e exterior. Tais grupos foram associados aos padrões de linguagem - pattern language (ALEXANDER; ISHIKAWA; SILVERSTEIN, 1977), correspondendo a: (i) entradas e áreas comuns cobertas; (ii) circulações horizontais e verticais; (iii) áreas externas descobertas. Além de colaborar com pesquisas futuras, o estudo pode contribuir para consolidar a noção de espaços de transição.Universidade Federal de Pelotas2022-11-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/400210.15210/pixo.v6i23.4002PIXO - Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade; v. 6 n. 23 (2022): CIDADANIA & TERRITÓRIO II (primavera); 120-1372526-7310reponame:Pixoinstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELporhttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/4002/3313Copyright (c) 2022 Natalya Cristina de Lima Souza, Gleice Azambuja Elaliinfo:eu-repo/semantics/openAccessCristina de Lima Souza, NatalyaAzambuja Elali, Gleice2022-11-22T13:19:58Zoai:revistas.ufpel.edu.br:article/4002Revistahttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixoPUBhttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/oairevistapixo@gmail.com2526-73102526-7310opendoar:2022-11-22T13:19:58Pixo - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.none.fl_str_mv ALÉM DAS SALAS DE AULA: Reflexões sobre espaços de transição em campi universitários
title ALÉM DAS SALAS DE AULA: Reflexões sobre espaços de transição em campi universitários
spellingShingle ALÉM DAS SALAS DE AULA: Reflexões sobre espaços de transição em campi universitários
Cristina de Lima Souza, Natalya
espaços de transição
campus universitário
revisão narrativa
title_short ALÉM DAS SALAS DE AULA: Reflexões sobre espaços de transição em campi universitários
title_full ALÉM DAS SALAS DE AULA: Reflexões sobre espaços de transição em campi universitários
title_fullStr ALÉM DAS SALAS DE AULA: Reflexões sobre espaços de transição em campi universitários
title_full_unstemmed ALÉM DAS SALAS DE AULA: Reflexões sobre espaços de transição em campi universitários
title_sort ALÉM DAS SALAS DE AULA: Reflexões sobre espaços de transição em campi universitários
author Cristina de Lima Souza, Natalya
author_facet Cristina de Lima Souza, Natalya
Azambuja Elali, Gleice
author_role author
author2 Azambuja Elali, Gleice
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cristina de Lima Souza, Natalya
Azambuja Elali, Gleice
dc.subject.por.fl_str_mv espaços de transição
campus universitário
revisão narrativa
topic espaços de transição
campus universitário
revisão narrativa
description Este artigo visa identificar um sistema de espaços de transição em campi universitários, analisando com base em estudos do uso e ocupação de ambientes acadêmicos publicados entre 2000 e 2021 em periódicos da área de Arquitetura, Urbanismo, Paisagismo e Design. O resultado da revisão narrativa da literatura foi relacionado à bibliografia seminal sobre sua compreensão e tipologias, incidindo em três grupos, definidos de acordo com três critérios: a dinâmica das atividades de movimento e permanência, suas características físicas e as relações entre interior e exterior. Tais grupos foram associados aos padrões de linguagem - pattern language (ALEXANDER; ISHIKAWA; SILVERSTEIN, 1977), correspondendo a: (i) entradas e áreas comuns cobertas; (ii) circulações horizontais e verticais; (iii) áreas externas descobertas. Além de colaborar com pesquisas futuras, o estudo pode contribuir para consolidar a noção de espaços de transição.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/4002
10.15210/pixo.v6i23.4002
url https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/4002
identifier_str_mv 10.15210/pixo.v6i23.4002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/4002/3313
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Natalya Cristina de Lima Souza, Gleice Azambuja Elali
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Natalya Cristina de Lima Souza, Gleice Azambuja Elali
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.source.none.fl_str_mv PIXO - Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade; v. 6 n. 23 (2022): CIDADANIA & TERRITÓRIO II (primavera); 120-137
2526-7310
reponame:Pixo
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Pixo
collection Pixo
repository.name.fl_str_mv Pixo - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv revistapixo@gmail.com
_version_ 1801212063940345856