PROJETAR COM: O PROJETO DE ARQUITETURA COMO UMA REDE SOCIOTÉCNICA DE PESQUISA-AÇÃO-CONCEPÇÃO COLETIVA DE UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pixo |
Texto Completo: | https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/2794 |
Resumo: | O objetivo do artigo é discutir o projeto de arquitetura como um artefato sociotécnico, envolvendo um coletivo de humanos e não-humanos associados que inscrevem e negociam seus múltiplos interesses e realidades na construção de um mundo comum. A metodologia adotada foi a pesquisa-ação integral de um projeto participativo para uma escola de educação infantil, contemplando investigações sobre a rede sociotécnica, para a concepção do edifício, realizada pela ação conjunta dos atores humanos e não humanos, sintetizada na expressão Projetar COM. Os resultados mostram a atuação dos objetos de fronteira no acesso, tradução e negociação das múltiplas realidades. Por fim, o artigo traz considerações sobre o papel do arquitetos: inserir esses objetos na rede a fim de promover as mediações necessárias. Para tanto, faz-se necessário incluir nas práticas de formação do arquiteto o desenvolvimento de repertório, assim como a habilidade de adaptação e criação desses objetos. |
id |
UFPEL-1_ea58107854646cecaaa1812446195209 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpel.edu.br:article/2794 |
network_acronym_str |
UFPEL-1 |
network_name_str |
Pixo |
repository_id_str |
|
spelling |
PROJETAR COM: O PROJETO DE ARQUITETURA COMO UMA REDE SOCIOTÉCNICA DE PESQUISA-AÇÃO-CONCEPÇÃO COLETIVA DE UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTILprojeto participativoescolarede sociotécnicapesquisa-açãoobjeto de fronteiraO objetivo do artigo é discutir o projeto de arquitetura como um artefato sociotécnico, envolvendo um coletivo de humanos e não-humanos associados que inscrevem e negociam seus múltiplos interesses e realidades na construção de um mundo comum. A metodologia adotada foi a pesquisa-ação integral de um projeto participativo para uma escola de educação infantil, contemplando investigações sobre a rede sociotécnica, para a concepção do edifício, realizada pela ação conjunta dos atores humanos e não humanos, sintetizada na expressão Projetar COM. Os resultados mostram a atuação dos objetos de fronteira no acesso, tradução e negociação das múltiplas realidades. Por fim, o artigo traz considerações sobre o papel do arquitetos: inserir esses objetos na rede a fim de promover as mediações necessárias. Para tanto, faz-se necessário incluir nas práticas de formação do arquiteto o desenvolvimento de repertório, assim como a habilidade de adaptação e criação desses objetos.Universidade Federal de Pelotas2022-10-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/2794PIXO - Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade; v. 4 n. 15 (2020): EDUCAÇÃO EM ARQUITETURA I (primavera); 154-1772526-7310reponame:Pixoinstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELporhttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/2794/2197Lima, FláviaAzevedo, Giselleinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-08T12:45:35Zoai:revistas.ufpel.edu.br:article/2794Revistahttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixoPUBhttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/oairevistapixo@gmail.com2526-73102526-7310opendoar:2022-10-08T12:45:35Pixo - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PROJETAR COM: O PROJETO DE ARQUITETURA COMO UMA REDE SOCIOTÉCNICA DE PESQUISA-AÇÃO-CONCEPÇÃO COLETIVA DE UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL |
title |
PROJETAR COM: O PROJETO DE ARQUITETURA COMO UMA REDE SOCIOTÉCNICA DE PESQUISA-AÇÃO-CONCEPÇÃO COLETIVA DE UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL |
spellingShingle |
PROJETAR COM: O PROJETO DE ARQUITETURA COMO UMA REDE SOCIOTÉCNICA DE PESQUISA-AÇÃO-CONCEPÇÃO COLETIVA DE UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL Lima, Flávia projeto participativo escola rede sociotécnica pesquisa-ação objeto de fronteira |
title_short |
PROJETAR COM: O PROJETO DE ARQUITETURA COMO UMA REDE SOCIOTÉCNICA DE PESQUISA-AÇÃO-CONCEPÇÃO COLETIVA DE UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_full |
PROJETAR COM: O PROJETO DE ARQUITETURA COMO UMA REDE SOCIOTÉCNICA DE PESQUISA-AÇÃO-CONCEPÇÃO COLETIVA DE UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_fullStr |
PROJETAR COM: O PROJETO DE ARQUITETURA COMO UMA REDE SOCIOTÉCNICA DE PESQUISA-AÇÃO-CONCEPÇÃO COLETIVA DE UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_full_unstemmed |
PROJETAR COM: O PROJETO DE ARQUITETURA COMO UMA REDE SOCIOTÉCNICA DE PESQUISA-AÇÃO-CONCEPÇÃO COLETIVA DE UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_sort |
PROJETAR COM: O PROJETO DE ARQUITETURA COMO UMA REDE SOCIOTÉCNICA DE PESQUISA-AÇÃO-CONCEPÇÃO COLETIVA DE UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL |
author |
Lima, Flávia |
author_facet |
Lima, Flávia Azevedo, Giselle |
author_role |
author |
author2 |
Azevedo, Giselle |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Flávia Azevedo, Giselle |
dc.subject.por.fl_str_mv |
projeto participativo escola rede sociotécnica pesquisa-ação objeto de fronteira |
topic |
projeto participativo escola rede sociotécnica pesquisa-ação objeto de fronteira |
description |
O objetivo do artigo é discutir o projeto de arquitetura como um artefato sociotécnico, envolvendo um coletivo de humanos e não-humanos associados que inscrevem e negociam seus múltiplos interesses e realidades na construção de um mundo comum. A metodologia adotada foi a pesquisa-ação integral de um projeto participativo para uma escola de educação infantil, contemplando investigações sobre a rede sociotécnica, para a concepção do edifício, realizada pela ação conjunta dos atores humanos e não humanos, sintetizada na expressão Projetar COM. Os resultados mostram a atuação dos objetos de fronteira no acesso, tradução e negociação das múltiplas realidades. Por fim, o artigo traz considerações sobre o papel do arquitetos: inserir esses objetos na rede a fim de promover as mediações necessárias. Para tanto, faz-se necessário incluir nas práticas de formação do arquiteto o desenvolvimento de repertório, assim como a habilidade de adaptação e criação desses objetos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/2794 |
url |
https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/2794 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/2794/2197 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
dc.source.none.fl_str_mv |
PIXO - Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade; v. 4 n. 15 (2020): EDUCAÇÃO EM ARQUITETURA I (primavera); 154-177 2526-7310 reponame:Pixo instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Pixo |
collection |
Pixo |
repository.name.fl_str_mv |
Pixo - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapixo@gmail.com |
_version_ |
1801212063160205312 |