ALTERNATIVA PARA CAPACITAÇÃO EM MÉTODOS PARTICIPATIVOS EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO : O MOTIV-AÇÃO E SUAS POSSIBILIDADES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pixo |
Texto Completo: | https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/5866 |
Resumo: | Com a chegada da pandemia os nossos corpos ficaram ausentes dos espaços públicos. Entre tantas limitações tivemos também o desafio, alunos e professores de Arquitetura e Urbanismo de se imaginar percorrendo e explorando esses espaços, agora interditados. Portanto, esse é o relato da estratégia de uma disciplina de pós-graduação que se reinventou no período pandêmico. O objetivo foi simular através das mídias de mapeamento e visualização de percursos, uma “imersão” dos corpos dos alunos num espaço virtual, conhecendo-o, explorando-o, e se colocando simultaneamente no papel do usuário cotidiano e de estudante. O método Motiv-Ação, de caráter lúdico, reflexivo e fundamentado no Poema dos Desejos, utilizado já em períodos “normais” presenciais, revelou-se adequado para o aprendizado dos alunos e para o ensino remoto. A experiência potencializou o próprio método e ampliou o repertório dos mestrandos para a docência, com a perspectiva de produção de tecnologias sociais associadas ao projeto do espaço urbano, tendo ainda repercussões no ensino de graduação. |
id |
UFPEL-1_f2861d51e513715507e6cd45555ae5bf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpel.edu.br:article/5866 |
network_acronym_str |
UFPEL-1 |
network_name_str |
Pixo |
repository_id_str |
|
spelling |
ALTERNATIVA PARA CAPACITAÇÃO EM MÉTODOS PARTICIPATIVOS EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO : O MOTIV-AÇÃO E SUAS POSSIBILIDADESrequalificação urbanatecnologia socialpandemia Covid-19métodos participativosCom a chegada da pandemia os nossos corpos ficaram ausentes dos espaços públicos. Entre tantas limitações tivemos também o desafio, alunos e professores de Arquitetura e Urbanismo de se imaginar percorrendo e explorando esses espaços, agora interditados. Portanto, esse é o relato da estratégia de uma disciplina de pós-graduação que se reinventou no período pandêmico. O objetivo foi simular através das mídias de mapeamento e visualização de percursos, uma “imersão” dos corpos dos alunos num espaço virtual, conhecendo-o, explorando-o, e se colocando simultaneamente no papel do usuário cotidiano e de estudante. O método Motiv-Ação, de caráter lúdico, reflexivo e fundamentado no Poema dos Desejos, utilizado já em períodos “normais” presenciais, revelou-se adequado para o aprendizado dos alunos e para o ensino remoto. A experiência potencializou o próprio método e ampliou o repertório dos mestrandos para a docência, com a perspectiva de produção de tecnologias sociais associadas ao projeto do espaço urbano, tendo ainda repercussões no ensino de graduação.Universidade Federal de Pelotas2023-07-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/586610.15210/pixo.v7i25.5866PIXO - Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade; v. 7 n. 25 (2023): A CIDADE QUE LOGO SOU (outono); 212-2312526-7310reponame:Pixoinstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELporhttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/5866/5702Copyright (c) 2023 Nirce Saffer Medvedovski, Adriane Borda Almeida da Silva, Andressa Viviane Dumke Noviski, Giovana Roman, Cláudia Andriele de Costa Freitas, Vinicius Thelheimerinfo:eu-repo/semantics/openAccessMedvedovski, Nirce SafferBorda Almeida da Silva, AdrianeDumke Noviski, Andressa Viviane Roman, Giovanade Costa Freitas, Cláudia Andriele Thelheimer, Vinicius2023-09-26T14:42:54Zoai:revistas.ufpel.edu.br:article/5866Revistahttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixoPUBhttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/oairevistapixo@gmail.com2526-73102526-7310opendoar:2023-09-26T14:42:54Pixo - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ALTERNATIVA PARA CAPACITAÇÃO EM MÉTODOS PARTICIPATIVOS EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO : O MOTIV-AÇÃO E SUAS POSSIBILIDADES |
title |
ALTERNATIVA PARA CAPACITAÇÃO EM MÉTODOS PARTICIPATIVOS EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO : O MOTIV-AÇÃO E SUAS POSSIBILIDADES |
spellingShingle |
ALTERNATIVA PARA CAPACITAÇÃO EM MÉTODOS PARTICIPATIVOS EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO : O MOTIV-AÇÃO E SUAS POSSIBILIDADES Medvedovski, Nirce Saffer requalificação urbana tecnologia social pandemia Covid-19 métodos participativos |
title_short |
ALTERNATIVA PARA CAPACITAÇÃO EM MÉTODOS PARTICIPATIVOS EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO : O MOTIV-AÇÃO E SUAS POSSIBILIDADES |
title_full |
ALTERNATIVA PARA CAPACITAÇÃO EM MÉTODOS PARTICIPATIVOS EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO : O MOTIV-AÇÃO E SUAS POSSIBILIDADES |
title_fullStr |
ALTERNATIVA PARA CAPACITAÇÃO EM MÉTODOS PARTICIPATIVOS EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO : O MOTIV-AÇÃO E SUAS POSSIBILIDADES |
title_full_unstemmed |
ALTERNATIVA PARA CAPACITAÇÃO EM MÉTODOS PARTICIPATIVOS EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO : O MOTIV-AÇÃO E SUAS POSSIBILIDADES |
title_sort |
ALTERNATIVA PARA CAPACITAÇÃO EM MÉTODOS PARTICIPATIVOS EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO : O MOTIV-AÇÃO E SUAS POSSIBILIDADES |
author |
Medvedovski, Nirce Saffer |
author_facet |
Medvedovski, Nirce Saffer Borda Almeida da Silva, Adriane Dumke Noviski, Andressa Viviane Roman, Giovana de Costa Freitas, Cláudia Andriele Thelheimer, Vinicius |
author_role |
author |
author2 |
Borda Almeida da Silva, Adriane Dumke Noviski, Andressa Viviane Roman, Giovana de Costa Freitas, Cláudia Andriele Thelheimer, Vinicius |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Medvedovski, Nirce Saffer Borda Almeida da Silva, Adriane Dumke Noviski, Andressa Viviane Roman, Giovana de Costa Freitas, Cláudia Andriele Thelheimer, Vinicius |
dc.subject.por.fl_str_mv |
requalificação urbana tecnologia social pandemia Covid-19 métodos participativos |
topic |
requalificação urbana tecnologia social pandemia Covid-19 métodos participativos |
description |
Com a chegada da pandemia os nossos corpos ficaram ausentes dos espaços públicos. Entre tantas limitações tivemos também o desafio, alunos e professores de Arquitetura e Urbanismo de se imaginar percorrendo e explorando esses espaços, agora interditados. Portanto, esse é o relato da estratégia de uma disciplina de pós-graduação que se reinventou no período pandêmico. O objetivo foi simular através das mídias de mapeamento e visualização de percursos, uma “imersão” dos corpos dos alunos num espaço virtual, conhecendo-o, explorando-o, e se colocando simultaneamente no papel do usuário cotidiano e de estudante. O método Motiv-Ação, de caráter lúdico, reflexivo e fundamentado no Poema dos Desejos, utilizado já em períodos “normais” presenciais, revelou-se adequado para o aprendizado dos alunos e para o ensino remoto. A experiência potencializou o próprio método e ampliou o repertório dos mestrandos para a docência, com a perspectiva de produção de tecnologias sociais associadas ao projeto do espaço urbano, tendo ainda repercussões no ensino de graduação. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/5866 10.15210/pixo.v7i25.5866 |
url |
https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/5866 |
identifier_str_mv |
10.15210/pixo.v7i25.5866 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/5866/5702 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
dc.source.none.fl_str_mv |
PIXO - Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade; v. 7 n. 25 (2023): A CIDADE QUE LOGO SOU (outono); 212-231 2526-7310 reponame:Pixo instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Pixo |
collection |
Pixo |
repository.name.fl_str_mv |
Pixo - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapixo@gmail.com |
_version_ |
1801212064296861696 |