ALTERNATIVA PARA CAPACITAÇÃO EM MÉTODOS PARTICIPATIVOS EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO : O MOTIV-AÇÃO E SUAS POSSIBILIDADES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medvedovski, Nirce Saffer
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Borda Almeida da Silva, Adriane, Dumke Noviski, Andressa Viviane, Roman, Giovana, de Costa Freitas, Cláudia Andriele, Thelheimer, Vinicius
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pixo
Texto Completo: https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/5866
Resumo: Com a chegada da pandemia os nossos corpos ficaram ausentes dos espaços públicos. Entre tantas limitações tivemos também o desafio, alunos e professores de Arquitetura e Urbanismo de se imaginar percorrendo e explorando esses espaços, agora interditados. Portanto, esse é o relato da estratégia de uma disciplina de pós-graduação que se reinventou no período pandêmico. O objetivo foi simular através das mídias de mapeamento e visualização de percursos, uma “imersão” dos corpos dos alunos num espaço virtual, conhecendo-o, explorando-o, e se colocando simultaneamente no papel do usuário cotidiano e de estudante. O método Motiv-Ação, de caráter lúdico, reflexivo e fundamentado no Poema dos Desejos, utilizado já em períodos “normais” presenciais, revelou-se adequado para o aprendizado dos alunos e para o ensino remoto. A experiência potencializou o próprio método e ampliou o repertório dos mestrandos para a docência, com a perspectiva de produção de tecnologias sociais associadas ao projeto do espaço urbano, tendo ainda repercussões no ensino de graduação.
id UFPEL-1_f2861d51e513715507e6cd45555ae5bf
oai_identifier_str oai:revistas.ufpel.edu.br:article/5866
network_acronym_str UFPEL-1
network_name_str Pixo
repository_id_str
spelling ALTERNATIVA PARA CAPACITAÇÃO EM MÉTODOS PARTICIPATIVOS EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO : O MOTIV-AÇÃO E SUAS POSSIBILIDADESrequalificação urbanatecnologia socialpandemia Covid-19métodos participativosCom a chegada da pandemia os nossos corpos ficaram ausentes dos espaços públicos. Entre tantas limitações tivemos também o desafio, alunos e professores de Arquitetura e Urbanismo de se imaginar percorrendo e explorando esses espaços, agora interditados. Portanto, esse é o relato da estratégia de uma disciplina de pós-graduação que se reinventou no período pandêmico. O objetivo foi simular através das mídias de mapeamento e visualização de percursos, uma “imersão” dos corpos dos alunos num espaço virtual, conhecendo-o, explorando-o, e se colocando simultaneamente no papel do usuário cotidiano e de estudante. O método Motiv-Ação, de caráter lúdico, reflexivo e fundamentado no Poema dos Desejos, utilizado já em períodos “normais” presenciais, revelou-se adequado para o aprendizado dos alunos e para o ensino remoto. A experiência potencializou o próprio método e ampliou o repertório dos mestrandos para a docência, com a perspectiva de produção de tecnologias sociais associadas ao projeto do espaço urbano, tendo ainda repercussões no ensino de graduação.Universidade Federal de Pelotas2023-07-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/586610.15210/pixo.v7i25.5866PIXO - Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade; v. 7 n. 25 (2023): A CIDADE QUE LOGO SOU (outono); 212-2312526-7310reponame:Pixoinstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELporhttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/5866/5702Copyright (c) 2023 Nirce Saffer Medvedovski, Adriane Borda Almeida da Silva, Andressa Viviane Dumke Noviski, Giovana Roman, Cláudia Andriele de Costa Freitas, Vinicius Thelheimerinfo:eu-repo/semantics/openAccessMedvedovski, Nirce SafferBorda Almeida da Silva, AdrianeDumke Noviski, Andressa Viviane Roman, Giovanade Costa Freitas, Cláudia Andriele Thelheimer, Vinicius2023-09-26T14:42:54Zoai:revistas.ufpel.edu.br:article/5866Revistahttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixoPUBhttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/oairevistapixo@gmail.com2526-73102526-7310opendoar:2023-09-26T14:42:54Pixo - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.none.fl_str_mv ALTERNATIVA PARA CAPACITAÇÃO EM MÉTODOS PARTICIPATIVOS EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO : O MOTIV-AÇÃO E SUAS POSSIBILIDADES
title ALTERNATIVA PARA CAPACITAÇÃO EM MÉTODOS PARTICIPATIVOS EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO : O MOTIV-AÇÃO E SUAS POSSIBILIDADES
spellingShingle ALTERNATIVA PARA CAPACITAÇÃO EM MÉTODOS PARTICIPATIVOS EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO : O MOTIV-AÇÃO E SUAS POSSIBILIDADES
Medvedovski, Nirce Saffer
requalificação urbana
tecnologia social
pandemia Covid-19
métodos participativos
title_short ALTERNATIVA PARA CAPACITAÇÃO EM MÉTODOS PARTICIPATIVOS EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO : O MOTIV-AÇÃO E SUAS POSSIBILIDADES
title_full ALTERNATIVA PARA CAPACITAÇÃO EM MÉTODOS PARTICIPATIVOS EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO : O MOTIV-AÇÃO E SUAS POSSIBILIDADES
title_fullStr ALTERNATIVA PARA CAPACITAÇÃO EM MÉTODOS PARTICIPATIVOS EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO : O MOTIV-AÇÃO E SUAS POSSIBILIDADES
title_full_unstemmed ALTERNATIVA PARA CAPACITAÇÃO EM MÉTODOS PARTICIPATIVOS EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO : O MOTIV-AÇÃO E SUAS POSSIBILIDADES
title_sort ALTERNATIVA PARA CAPACITAÇÃO EM MÉTODOS PARTICIPATIVOS EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO : O MOTIV-AÇÃO E SUAS POSSIBILIDADES
author Medvedovski, Nirce Saffer
author_facet Medvedovski, Nirce Saffer
Borda Almeida da Silva, Adriane
Dumke Noviski, Andressa Viviane
Roman, Giovana
de Costa Freitas, Cláudia Andriele
Thelheimer, Vinicius
author_role author
author2 Borda Almeida da Silva, Adriane
Dumke Noviski, Andressa Viviane
Roman, Giovana
de Costa Freitas, Cláudia Andriele
Thelheimer, Vinicius
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Medvedovski, Nirce Saffer
Borda Almeida da Silva, Adriane
Dumke Noviski, Andressa Viviane
Roman, Giovana
de Costa Freitas, Cláudia Andriele
Thelheimer, Vinicius
dc.subject.por.fl_str_mv requalificação urbana
tecnologia social
pandemia Covid-19
métodos participativos
topic requalificação urbana
tecnologia social
pandemia Covid-19
métodos participativos
description Com a chegada da pandemia os nossos corpos ficaram ausentes dos espaços públicos. Entre tantas limitações tivemos também o desafio, alunos e professores de Arquitetura e Urbanismo de se imaginar percorrendo e explorando esses espaços, agora interditados. Portanto, esse é o relato da estratégia de uma disciplina de pós-graduação que se reinventou no período pandêmico. O objetivo foi simular através das mídias de mapeamento e visualização de percursos, uma “imersão” dos corpos dos alunos num espaço virtual, conhecendo-o, explorando-o, e se colocando simultaneamente no papel do usuário cotidiano e de estudante. O método Motiv-Ação, de caráter lúdico, reflexivo e fundamentado no Poema dos Desejos, utilizado já em períodos “normais” presenciais, revelou-se adequado para o aprendizado dos alunos e para o ensino remoto. A experiência potencializou o próprio método e ampliou o repertório dos mestrandos para a docência, com a perspectiva de produção de tecnologias sociais associadas ao projeto do espaço urbano, tendo ainda repercussões no ensino de graduação.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/5866
10.15210/pixo.v7i25.5866
url https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/5866
identifier_str_mv 10.15210/pixo.v7i25.5866
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/5866/5702
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.source.none.fl_str_mv PIXO - Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade; v. 7 n. 25 (2023): A CIDADE QUE LOGO SOU (outono); 212-231
2526-7310
reponame:Pixo
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Pixo
collection Pixo
repository.name.fl_str_mv Pixo - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv revistapixo@gmail.com
_version_ 1801212064296861696