MONTAGEM E ESTRANHAMENTO: A renovação da linguagem nas vanguardas russas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Stefânia Zim, Aline
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pixo
Texto Completo: https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/7043
Resumo: As expressões do cinema poético, cinema puro ou do cinema intelectual dos anos 1920 trouxeram o discurso antirrealista da descontinuidade visual como a nova linguagem. Contra a ideia de representação e mimese da realidade do cinema narrativo, as vanguardas provocavam a estranheza no espectador. O acesso à obra não era imediato: era mediado pela teoria e pela conceituação. O problema central da montagem no cinema foi a busca desse “novo realismo”, cuja estética estava apoiada na essência fílmica, na linguagem poética ou num idealismo evidente, seja ele formalista, no caso das vanguardas francesas, seja social, quando se trata do cine-discurso soviético. Tomando o princípio formalista de que a linguagem precisa se renovar através da arte, configurou-se nos anos 1920 uma estética de vanguarda, em contraposição ao cinema naturalista, que primava pelas técnicas da imitação e do ilusionismo.
id UFPEL-1_f91a8ccc4f1a45b097c707d9e3822ce8
oai_identifier_str oai:revistas.ufpel.edu.br:article/7043
network_acronym_str UFPEL-1
network_name_str Pixo
repository_id_str
spelling MONTAGEM E ESTRANHAMENTO: A renovação da linguagem nas vanguardas russasestéticacinemavanguardasmontagemAs expressões do cinema poético, cinema puro ou do cinema intelectual dos anos 1920 trouxeram o discurso antirrealista da descontinuidade visual como a nova linguagem. Contra a ideia de representação e mimese da realidade do cinema narrativo, as vanguardas provocavam a estranheza no espectador. O acesso à obra não era imediato: era mediado pela teoria e pela conceituação. O problema central da montagem no cinema foi a busca desse “novo realismo”, cuja estética estava apoiada na essência fílmica, na linguagem poética ou num idealismo evidente, seja ele formalista, no caso das vanguardas francesas, seja social, quando se trata do cine-discurso soviético. Tomando o princípio formalista de que a linguagem precisa se renovar através da arte, configurou-se nos anos 1920 uma estética de vanguarda, em contraposição ao cinema naturalista, que primava pelas técnicas da imitação e do ilusionismo.Universidade Federal de Pelotas2023-10-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/7043PIXO - Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade; v. 7 n. 27 (2023): COLLAGE II (primavera); 70-872526-7310reponame:Pixoinstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELporhttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/7043/5917Copyright (c) 2023 Aline Stefânia Ziminfo:eu-repo/semantics/openAccessStefânia Zim, Aline2023-10-29T13:01:45Zoai:revistas.ufpel.edu.br:article/7043Revistahttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixoPUBhttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/oairevistapixo@gmail.com2526-73102526-7310opendoar:2023-10-29T13:01:45Pixo - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.none.fl_str_mv MONTAGEM E ESTRANHAMENTO: A renovação da linguagem nas vanguardas russas
title MONTAGEM E ESTRANHAMENTO: A renovação da linguagem nas vanguardas russas
spellingShingle MONTAGEM E ESTRANHAMENTO: A renovação da linguagem nas vanguardas russas
Stefânia Zim, Aline
estética
cinema
vanguardas
montagem
title_short MONTAGEM E ESTRANHAMENTO: A renovação da linguagem nas vanguardas russas
title_full MONTAGEM E ESTRANHAMENTO: A renovação da linguagem nas vanguardas russas
title_fullStr MONTAGEM E ESTRANHAMENTO: A renovação da linguagem nas vanguardas russas
title_full_unstemmed MONTAGEM E ESTRANHAMENTO: A renovação da linguagem nas vanguardas russas
title_sort MONTAGEM E ESTRANHAMENTO: A renovação da linguagem nas vanguardas russas
author Stefânia Zim, Aline
author_facet Stefânia Zim, Aline
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Stefânia Zim, Aline
dc.subject.por.fl_str_mv estética
cinema
vanguardas
montagem
topic estética
cinema
vanguardas
montagem
description As expressões do cinema poético, cinema puro ou do cinema intelectual dos anos 1920 trouxeram o discurso antirrealista da descontinuidade visual como a nova linguagem. Contra a ideia de representação e mimese da realidade do cinema narrativo, as vanguardas provocavam a estranheza no espectador. O acesso à obra não era imediato: era mediado pela teoria e pela conceituação. O problema central da montagem no cinema foi a busca desse “novo realismo”, cuja estética estava apoiada na essência fílmica, na linguagem poética ou num idealismo evidente, seja ele formalista, no caso das vanguardas francesas, seja social, quando se trata do cine-discurso soviético. Tomando o princípio formalista de que a linguagem precisa se renovar através da arte, configurou-se nos anos 1920 uma estética de vanguarda, em contraposição ao cinema naturalista, que primava pelas técnicas da imitação e do ilusionismo.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/7043
url https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/7043
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/7043/5917
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Aline Stefânia Zim
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Aline Stefânia Zim
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.source.none.fl_str_mv PIXO - Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade; v. 7 n. 27 (2023): COLLAGE II (primavera); 70-87
2526-7310
reponame:Pixo
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Pixo
collection Pixo
repository.name.fl_str_mv Pixo - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv revistapixo@gmail.com
_version_ 1801212064593608704