CAMINHAR, COLHER E TRANSFORMAR CINZAS: Poéticas em paisagens queimadas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pixo |
Texto Completo: | https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/7322 |
Resumo: | O presente artigo propõe um debate sobre paisagens queimadas em meio aos incêndios florestais e a perda significativa de espécies vegetais a partir de três produções autorais em áreas incendiadas do Cerrado brasileiro. Este artigo visa conectar estes trabalhos artísticos aos estudos de poéticas da paisagem, contribuindo para a formulação de um pensamento enredado de reflexões éticas, estéticas e políticas que desencadeia múltiplos modos de percepção sobre esses biomas em falência como entes do mundo pós-antropoceno. Essa conexão se traduz por uma metodologia da presença, a caminhada como recurso estilístico que viabiliza coleta e inventário dos danos e das cinzas. Deslocamento como signo artístico de um corpo que assume risco para promover uma economia de dispêndio, de gasto poético. A cinza que se transvalora em esmalte (em vidrados) para aplicar em cerâmicas, uma consumação catastrófica, o incêndio, em giro de transformação. |
id |
UFPEL-1_fa6418e6a58954936aaff4ae592a848b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpel.edu.br:article/7322 |
network_acronym_str |
UFPEL-1 |
network_name_str |
Pixo |
repository_id_str |
|
spelling |
CAMINHAR, COLHER E TRANSFORMAR CINZAS: Poéticas em paisagens queimadaspoéticas da paisagemcinzas vegetaiscerâmicaesmalte de cinzascaminhadaO presente artigo propõe um debate sobre paisagens queimadas em meio aos incêndios florestais e a perda significativa de espécies vegetais a partir de três produções autorais em áreas incendiadas do Cerrado brasileiro. Este artigo visa conectar estes trabalhos artísticos aos estudos de poéticas da paisagem, contribuindo para a formulação de um pensamento enredado de reflexões éticas, estéticas e políticas que desencadeia múltiplos modos de percepção sobre esses biomas em falência como entes do mundo pós-antropoceno. Essa conexão se traduz por uma metodologia da presença, a caminhada como recurso estilístico que viabiliza coleta e inventário dos danos e das cinzas. Deslocamento como signo artístico de um corpo que assume risco para promover uma economia de dispêndio, de gasto poético. A cinza que se transvalora em esmalte (em vidrados) para aplicar em cerâmicas, uma consumação catastrófica, o incêndio, em giro de transformação.Universidade Federal de Pelotas2024-06-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/7322PIXO - Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade; v. 8 n. 29 (2024): PAISAGENS PÓS- ANTROPOCENO (outono); 410-4252526-7310reponame:Pixoinstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELporhttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/7322/6114Copyright (c) 2024 Ana Lúcia Canetti, Nivalda Assunção de Araújoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCanetti, Ana LúciaAssunção de Araújo, Nivalda2024-06-05T16:44:21Zoai:revistas.ufpel.edu.br:article/7322Revistahttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixoPUBhttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/oairevistapixo@gmail.com2526-73102526-7310opendoar:2024-06-05T16:44:21Pixo - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CAMINHAR, COLHER E TRANSFORMAR CINZAS: Poéticas em paisagens queimadas |
title |
CAMINHAR, COLHER E TRANSFORMAR CINZAS: Poéticas em paisagens queimadas |
spellingShingle |
CAMINHAR, COLHER E TRANSFORMAR CINZAS: Poéticas em paisagens queimadas Canetti, Ana Lúcia poéticas da paisagem cinzas vegetais cerâmica esmalte de cinzas caminhada |
title_short |
CAMINHAR, COLHER E TRANSFORMAR CINZAS: Poéticas em paisagens queimadas |
title_full |
CAMINHAR, COLHER E TRANSFORMAR CINZAS: Poéticas em paisagens queimadas |
title_fullStr |
CAMINHAR, COLHER E TRANSFORMAR CINZAS: Poéticas em paisagens queimadas |
title_full_unstemmed |
CAMINHAR, COLHER E TRANSFORMAR CINZAS: Poéticas em paisagens queimadas |
title_sort |
CAMINHAR, COLHER E TRANSFORMAR CINZAS: Poéticas em paisagens queimadas |
author |
Canetti, Ana Lúcia |
author_facet |
Canetti, Ana Lúcia Assunção de Araújo, Nivalda |
author_role |
author |
author2 |
Assunção de Araújo, Nivalda |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Canetti, Ana Lúcia Assunção de Araújo, Nivalda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
poéticas da paisagem cinzas vegetais cerâmica esmalte de cinzas caminhada |
topic |
poéticas da paisagem cinzas vegetais cerâmica esmalte de cinzas caminhada |
description |
O presente artigo propõe um debate sobre paisagens queimadas em meio aos incêndios florestais e a perda significativa de espécies vegetais a partir de três produções autorais em áreas incendiadas do Cerrado brasileiro. Este artigo visa conectar estes trabalhos artísticos aos estudos de poéticas da paisagem, contribuindo para a formulação de um pensamento enredado de reflexões éticas, estéticas e políticas que desencadeia múltiplos modos de percepção sobre esses biomas em falência como entes do mundo pós-antropoceno. Essa conexão se traduz por uma metodologia da presença, a caminhada como recurso estilístico que viabiliza coleta e inventário dos danos e das cinzas. Deslocamento como signo artístico de um corpo que assume risco para promover uma economia de dispêndio, de gasto poético. A cinza que se transvalora em esmalte (em vidrados) para aplicar em cerâmicas, uma consumação catastrófica, o incêndio, em giro de transformação. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-06-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/7322 |
url |
https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/7322 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/7322/6114 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 Ana Lúcia Canetti, Nivalda Assunção de Araújo info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 Ana Lúcia Canetti, Nivalda Assunção de Araújo |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
dc.source.none.fl_str_mv |
PIXO - Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade; v. 8 n. 29 (2024): PAISAGENS PÓS- ANTROPOCENO (outono); 410-425 2526-7310 reponame:Pixo instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Pixo |
collection |
Pixo |
repository.name.fl_str_mv |
Pixo - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapixo@gmail.com |
_version_ |
1801212064648134656 |