Projeto “Arqueologia e educação patrimonial: construindo experiências a partir da Universidade Federal do Amapá, Campus Marco Zero”. Atividades referentes aos anos de 2018-2019

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza de Lima, Jelly Juliane
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Gambim Júnior, Avelino, Barbosa, Carlos Eduardo Santos, Barros, Leitícia Pinheiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos do LEPAARQ
Texto Completo: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/lepaarq/article/view/21201
Resumo: O presente artigo apresenta os resultados das ações do projeto de extensão “Arqueologia e Educação Patrimonial: construindo experiências a partir da Universidade Federal do Amapá, campus Marco Zero”, executado entre os anos de 2018 e 2019, ao considerar o sítio arqueológico AP-MA-05, presente na área da referida instituição de ensino superior. A partir da base teórico-metológica da educação patrimonial, as atividades como palestras, visitações e oficinas, envolveram o segmento do turismo e três escolas da rede pública de Macapá, além da preocupação com a produção do conhecimento e divulgação científica no decorrer das ações do projeto de extensão. Com base nos resultados das diferentes ações educativas, concluímos que as mesmas permitiram criar aproximações entre o patrimônio arqueológico em questão e o público envolvido nas ações extensionistas. Abstract: This article presents the results of actions of the extension project “Archaeology and Heritage Education: constructing experiences from the Federal University of Amapá, Zero Ground campus”, carried out between the years 2018 and 2019, taking into account the archaeological site AP-MA-05, located in the area of the aforementioned higher education institution. Based on heritage education theories and methods, activities such lectures, talks, guided visits and workshops were directed to tourism agents and three public schools located in the city of Macapá, Amapá State, northern Amazonia, Brazil. Besides that, during the extension project it was a concern that the production of knowledge could be socialized and scientifically divulgated. Based on different educational actions results, we conclude that these actions allowed to create approximations between archaeological heritage and the public involved in the extension actions.
id UFPEL-2_00c6d63b2969bb325f0faf152756e101
oai_identifier_str oai:ojs.ufpel:article/21201
network_acronym_str UFPEL-2
network_name_str Cadernos do LEPAARQ
repository_id_str
spelling Projeto “Arqueologia e educação patrimonial: construindo experiências a partir da Universidade Federal do Amapá, Campus Marco Zero”. Atividades referentes aos anos de 2018-2019Educação PatrimonialArqueologia em MacapáUniversidade Federal do AmapáO presente artigo apresenta os resultados das ações do projeto de extensão “Arqueologia e Educação Patrimonial: construindo experiências a partir da Universidade Federal do Amapá, campus Marco Zero”, executado entre os anos de 2018 e 2019, ao considerar o sítio arqueológico AP-MA-05, presente na área da referida instituição de ensino superior. A partir da base teórico-metológica da educação patrimonial, as atividades como palestras, visitações e oficinas, envolveram o segmento do turismo e três escolas da rede pública de Macapá, além da preocupação com a produção do conhecimento e divulgação científica no decorrer das ações do projeto de extensão. Com base nos resultados das diferentes ações educativas, concluímos que as mesmas permitiram criar aproximações entre o patrimônio arqueológico em questão e o público envolvido nas ações extensionistas. Abstract: This article presents the results of actions of the extension project “Archaeology and Heritage Education: constructing experiences from the Federal University of Amapá, Zero Ground campus”, carried out between the years 2018 and 2019, taking into account the archaeological site AP-MA-05, located in the area of the aforementioned higher education institution. Based on heritage education theories and methods, activities such lectures, talks, guided visits and workshops were directed to tourism agents and three public schools located in the city of Macapá, Amapá State, northern Amazonia, Brazil. Besides that, during the extension project it was a concern that the production of knowledge could be socialized and scientifically divulgated. Based on different educational actions results, we conclude that these actions allowed to create approximations between archaeological heritage and the public involved in the extension actions.Universidade Federal de Pelotas2021-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/lepaarq/article/view/2120110.15210/lepaarq.v18i36.21201Cadernos do LEPAARQ (UFPEL); V. 18, N. 36 (2021): JUL-DEZ.; 303-3155391545420; V. 18, N. 36 (2021): JUL-DEZ.; 303-3152316-84121806-911810.15210/lepaarq.v18i36reponame:Cadernos do LEPAARQinstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELporhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/lepaarq/article/view/21201/13822Copyright (c) 2021 Jelly Juliane Souza de Lima, Avelino Gambim Júnior, Carlos Eduardo Santos Barbosa, Leitícia Pinheiro Barroshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSouza de Lima, Jelly JulianeGambim Júnior, AvelinoBarbosa, Carlos Eduardo SantosBarros, Leitícia Pinheiro2023-07-23T04:17:51Zoai:ojs.ufpel:article/21201Revistahttps://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/lepaarq/indexPUBhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/lepaarq/oaimilheirarafael@gmail.com||brunoleo.ribeiro@gmail.com||milheirarafael@gmail.com|| brunoleo.ribeiro@gmail.com2316-84121806-9118opendoar:2023-07-23T04:17:51Cadernos do LEPAARQ - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Projeto “Arqueologia e educação patrimonial: construindo experiências a partir da Universidade Federal do Amapá, Campus Marco Zero”. Atividades referentes aos anos de 2018-2019
title Projeto “Arqueologia e educação patrimonial: construindo experiências a partir da Universidade Federal do Amapá, Campus Marco Zero”. Atividades referentes aos anos de 2018-2019
spellingShingle Projeto “Arqueologia e educação patrimonial: construindo experiências a partir da Universidade Federal do Amapá, Campus Marco Zero”. Atividades referentes aos anos de 2018-2019
Souza de Lima, Jelly Juliane
Educação Patrimonial
Arqueologia em Macapá
Universidade Federal do Amapá
title_short Projeto “Arqueologia e educação patrimonial: construindo experiências a partir da Universidade Federal do Amapá, Campus Marco Zero”. Atividades referentes aos anos de 2018-2019
title_full Projeto “Arqueologia e educação patrimonial: construindo experiências a partir da Universidade Federal do Amapá, Campus Marco Zero”. Atividades referentes aos anos de 2018-2019
title_fullStr Projeto “Arqueologia e educação patrimonial: construindo experiências a partir da Universidade Federal do Amapá, Campus Marco Zero”. Atividades referentes aos anos de 2018-2019
title_full_unstemmed Projeto “Arqueologia e educação patrimonial: construindo experiências a partir da Universidade Federal do Amapá, Campus Marco Zero”. Atividades referentes aos anos de 2018-2019
title_sort Projeto “Arqueologia e educação patrimonial: construindo experiências a partir da Universidade Federal do Amapá, Campus Marco Zero”. Atividades referentes aos anos de 2018-2019
author Souza de Lima, Jelly Juliane
author_facet Souza de Lima, Jelly Juliane
Gambim Júnior, Avelino
Barbosa, Carlos Eduardo Santos
Barros, Leitícia Pinheiro
author_role author
author2 Gambim Júnior, Avelino
Barbosa, Carlos Eduardo Santos
Barros, Leitícia Pinheiro
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza de Lima, Jelly Juliane
Gambim Júnior, Avelino
Barbosa, Carlos Eduardo Santos
Barros, Leitícia Pinheiro
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Patrimonial
Arqueologia em Macapá
Universidade Federal do Amapá
topic Educação Patrimonial
Arqueologia em Macapá
Universidade Federal do Amapá
description O presente artigo apresenta os resultados das ações do projeto de extensão “Arqueologia e Educação Patrimonial: construindo experiências a partir da Universidade Federal do Amapá, campus Marco Zero”, executado entre os anos de 2018 e 2019, ao considerar o sítio arqueológico AP-MA-05, presente na área da referida instituição de ensino superior. A partir da base teórico-metológica da educação patrimonial, as atividades como palestras, visitações e oficinas, envolveram o segmento do turismo e três escolas da rede pública de Macapá, além da preocupação com a produção do conhecimento e divulgação científica no decorrer das ações do projeto de extensão. Com base nos resultados das diferentes ações educativas, concluímos que as mesmas permitiram criar aproximações entre o patrimônio arqueológico em questão e o público envolvido nas ações extensionistas. Abstract: This article presents the results of actions of the extension project “Archaeology and Heritage Education: constructing experiences from the Federal University of Amapá, Zero Ground campus”, carried out between the years 2018 and 2019, taking into account the archaeological site AP-MA-05, located in the area of the aforementioned higher education institution. Based on heritage education theories and methods, activities such lectures, talks, guided visits and workshops were directed to tourism agents and three public schools located in the city of Macapá, Amapá State, northern Amazonia, Brazil. Besides that, during the extension project it was a concern that the production of knowledge could be socialized and scientifically divulgated. Based on different educational actions results, we conclude that these actions allowed to create approximations between archaeological heritage and the public involved in the extension actions.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/lepaarq/article/view/21201
10.15210/lepaarq.v18i36.21201
url https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/lepaarq/article/view/21201
identifier_str_mv 10.15210/lepaarq.v18i36.21201
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/lepaarq/article/view/21201/13822
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos do LEPAARQ (UFPEL); V. 18, N. 36 (2021): JUL-DEZ.; 303-315
5391545420; V. 18, N. 36 (2021): JUL-DEZ.; 303-315
2316-8412
1806-9118
10.15210/lepaarq.v18i36
reponame:Cadernos do LEPAARQ
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Cadernos do LEPAARQ
collection Cadernos do LEPAARQ
repository.name.fl_str_mv Cadernos do LEPAARQ - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv milheirarafael@gmail.com||brunoleo.ribeiro@gmail.com||milheirarafael@gmail.com|| brunoleo.ribeiro@gmail.com
_version_ 1799756127023398912