Projeto “Arqueologia e educação patrimonial: construindo experiências a partir da Universidade Federal do Amapá, Campus Marco Zero”. Atividades referentes aos anos de 2018-2019
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos do LEPAARQ |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/lepaarq/article/view/21201 |
Resumo: | O presente artigo apresenta os resultados das ações do projeto de extensão “Arqueologia e Educação Patrimonial: construindo experiências a partir da Universidade Federal do Amapá, campus Marco Zero”, executado entre os anos de 2018 e 2019, ao considerar o sítio arqueológico AP-MA-05, presente na área da referida instituição de ensino superior. A partir da base teórico-metológica da educação patrimonial, as atividades como palestras, visitações e oficinas, envolveram o segmento do turismo e três escolas da rede pública de Macapá, além da preocupação com a produção do conhecimento e divulgação científica no decorrer das ações do projeto de extensão. Com base nos resultados das diferentes ações educativas, concluímos que as mesmas permitiram criar aproximações entre o patrimônio arqueológico em questão e o público envolvido nas ações extensionistas. Abstract: This article presents the results of actions of the extension project “Archaeology and Heritage Education: constructing experiences from the Federal University of Amapá, Zero Ground campus”, carried out between the years 2018 and 2019, taking into account the archaeological site AP-MA-05, located in the area of the aforementioned higher education institution. Based on heritage education theories and methods, activities such lectures, talks, guided visits and workshops were directed to tourism agents and three public schools located in the city of Macapá, Amapá State, northern Amazonia, Brazil. Besides that, during the extension project it was a concern that the production of knowledge could be socialized and scientifically divulgated. Based on different educational actions results, we conclude that these actions allowed to create approximations between archaeological heritage and the public involved in the extension actions. |
id |
UFPEL-2_00c6d63b2969bb325f0faf152756e101 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufpel:article/21201 |
network_acronym_str |
UFPEL-2 |
network_name_str |
Cadernos do LEPAARQ |
repository_id_str |
|
spelling |
Projeto “Arqueologia e educação patrimonial: construindo experiências a partir da Universidade Federal do Amapá, Campus Marco Zero”. Atividades referentes aos anos de 2018-2019Educação PatrimonialArqueologia em MacapáUniversidade Federal do AmapáO presente artigo apresenta os resultados das ações do projeto de extensão “Arqueologia e Educação Patrimonial: construindo experiências a partir da Universidade Federal do Amapá, campus Marco Zero”, executado entre os anos de 2018 e 2019, ao considerar o sítio arqueológico AP-MA-05, presente na área da referida instituição de ensino superior. A partir da base teórico-metológica da educação patrimonial, as atividades como palestras, visitações e oficinas, envolveram o segmento do turismo e três escolas da rede pública de Macapá, além da preocupação com a produção do conhecimento e divulgação científica no decorrer das ações do projeto de extensão. Com base nos resultados das diferentes ações educativas, concluímos que as mesmas permitiram criar aproximações entre o patrimônio arqueológico em questão e o público envolvido nas ações extensionistas. Abstract: This article presents the results of actions of the extension project “Archaeology and Heritage Education: constructing experiences from the Federal University of Amapá, Zero Ground campus”, carried out between the years 2018 and 2019, taking into account the archaeological site AP-MA-05, located in the area of the aforementioned higher education institution. Based on heritage education theories and methods, activities such lectures, talks, guided visits and workshops were directed to tourism agents and three public schools located in the city of Macapá, Amapá State, northern Amazonia, Brazil. Besides that, during the extension project it was a concern that the production of knowledge could be socialized and scientifically divulgated. Based on different educational actions results, we conclude that these actions allowed to create approximations between archaeological heritage and the public involved in the extension actions.Universidade Federal de Pelotas2021-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/lepaarq/article/view/2120110.15210/lepaarq.v18i36.21201Cadernos do LEPAARQ (UFPEL); V. 18, N. 36 (2021): JUL-DEZ.; 303-3155391545420; V. 18, N. 36 (2021): JUL-DEZ.; 303-3152316-84121806-911810.15210/lepaarq.v18i36reponame:Cadernos do LEPAARQinstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELporhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/lepaarq/article/view/21201/13822Copyright (c) 2021 Jelly Juliane Souza de Lima, Avelino Gambim Júnior, Carlos Eduardo Santos Barbosa, Leitícia Pinheiro Barroshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSouza de Lima, Jelly JulianeGambim Júnior, AvelinoBarbosa, Carlos Eduardo SantosBarros, Leitícia Pinheiro2023-07-23T04:17:51Zoai:ojs.ufpel:article/21201Revistahttps://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/lepaarq/indexPUBhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/lepaarq/oaimilheirarafael@gmail.com||brunoleo.ribeiro@gmail.com||milheirarafael@gmail.com|| brunoleo.ribeiro@gmail.com2316-84121806-9118opendoar:2023-07-23T04:17:51Cadernos do LEPAARQ - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Projeto “Arqueologia e educação patrimonial: construindo experiências a partir da Universidade Federal do Amapá, Campus Marco Zero”. Atividades referentes aos anos de 2018-2019 |
title |
Projeto “Arqueologia e educação patrimonial: construindo experiências a partir da Universidade Federal do Amapá, Campus Marco Zero”. Atividades referentes aos anos de 2018-2019 |
spellingShingle |
Projeto “Arqueologia e educação patrimonial: construindo experiências a partir da Universidade Federal do Amapá, Campus Marco Zero”. Atividades referentes aos anos de 2018-2019 Souza de Lima, Jelly Juliane Educação Patrimonial Arqueologia em Macapá Universidade Federal do Amapá |
title_short |
Projeto “Arqueologia e educação patrimonial: construindo experiências a partir da Universidade Federal do Amapá, Campus Marco Zero”. Atividades referentes aos anos de 2018-2019 |
title_full |
Projeto “Arqueologia e educação patrimonial: construindo experiências a partir da Universidade Federal do Amapá, Campus Marco Zero”. Atividades referentes aos anos de 2018-2019 |
title_fullStr |
Projeto “Arqueologia e educação patrimonial: construindo experiências a partir da Universidade Federal do Amapá, Campus Marco Zero”. Atividades referentes aos anos de 2018-2019 |
title_full_unstemmed |
Projeto “Arqueologia e educação patrimonial: construindo experiências a partir da Universidade Federal do Amapá, Campus Marco Zero”. Atividades referentes aos anos de 2018-2019 |
title_sort |
Projeto “Arqueologia e educação patrimonial: construindo experiências a partir da Universidade Federal do Amapá, Campus Marco Zero”. Atividades referentes aos anos de 2018-2019 |
author |
Souza de Lima, Jelly Juliane |
author_facet |
Souza de Lima, Jelly Juliane Gambim Júnior, Avelino Barbosa, Carlos Eduardo Santos Barros, Leitícia Pinheiro |
author_role |
author |
author2 |
Gambim Júnior, Avelino Barbosa, Carlos Eduardo Santos Barros, Leitícia Pinheiro |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza de Lima, Jelly Juliane Gambim Júnior, Avelino Barbosa, Carlos Eduardo Santos Barros, Leitícia Pinheiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Patrimonial Arqueologia em Macapá Universidade Federal do Amapá |
topic |
Educação Patrimonial Arqueologia em Macapá Universidade Federal do Amapá |
description |
O presente artigo apresenta os resultados das ações do projeto de extensão “Arqueologia e Educação Patrimonial: construindo experiências a partir da Universidade Federal do Amapá, campus Marco Zero”, executado entre os anos de 2018 e 2019, ao considerar o sítio arqueológico AP-MA-05, presente na área da referida instituição de ensino superior. A partir da base teórico-metológica da educação patrimonial, as atividades como palestras, visitações e oficinas, envolveram o segmento do turismo e três escolas da rede pública de Macapá, além da preocupação com a produção do conhecimento e divulgação científica no decorrer das ações do projeto de extensão. Com base nos resultados das diferentes ações educativas, concluímos que as mesmas permitiram criar aproximações entre o patrimônio arqueológico em questão e o público envolvido nas ações extensionistas. Abstract: This article presents the results of actions of the extension project “Archaeology and Heritage Education: constructing experiences from the Federal University of Amapá, Zero Ground campus”, carried out between the years 2018 and 2019, taking into account the archaeological site AP-MA-05, located in the area of the aforementioned higher education institution. Based on heritage education theories and methods, activities such lectures, talks, guided visits and workshops were directed to tourism agents and three public schools located in the city of Macapá, Amapá State, northern Amazonia, Brazil. Besides that, during the extension project it was a concern that the production of knowledge could be socialized and scientifically divulgated. Based on different educational actions results, we conclude that these actions allowed to create approximations between archaeological heritage and the public involved in the extension actions. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/lepaarq/article/view/21201 10.15210/lepaarq.v18i36.21201 |
url |
https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/lepaarq/article/view/21201 |
identifier_str_mv |
10.15210/lepaarq.v18i36.21201 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/lepaarq/article/view/21201/13822 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos do LEPAARQ (UFPEL); V. 18, N. 36 (2021): JUL-DEZ.; 303-315 5391545420; V. 18, N. 36 (2021): JUL-DEZ.; 303-315 2316-8412 1806-9118 10.15210/lepaarq.v18i36 reponame:Cadernos do LEPAARQ instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Cadernos do LEPAARQ |
collection |
Cadernos do LEPAARQ |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos do LEPAARQ - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
milheirarafael@gmail.com||brunoleo.ribeiro@gmail.com||milheirarafael@gmail.com|| brunoleo.ribeiro@gmail.com |
_version_ |
1799756127023398912 |