Marcas Ativadas: arqueologia e etnografia no Quilombo Barro Preto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva Junior, Gustavo Santos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos do LEPAARQ
Texto Completo: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/lepaarq/article/view/21199
Resumo: Esse texto apresenta o corpus teórico-metodológico elaborado na análise da formação territorial do Quilombo do Barro Preto na cidade de Jequié, Bahia. No ano de 2007 o título de comunidade remanescente quilombola concedido pela Fundação Palmares representou o início do processo de titulação e reconhecimento das terras e propriedades do quilombo urbano. A escrita inicia com uma discussão pautada na arqueologia histórica sobre um assentamento quilombola, em seguida, indica o arsenal da etnografia acionada para a produção de dados visuais e orais, e por fim, compreende o desenvolvimento urbano do Barro Preto a partir da construção do trecho da Estrada Férrea de Nazaré nas primeiras décadas do século XX. Considerando que a constituição de um assentamento quilombola, vai além da noção de antiguidade, e incide na auto-atribuição étnico-racial, pertencimento territorial, marcas materiais e imateriais, laços de parentesco e vizinhança. Abstract: This text presents the theoretical and methodological corpus developed in the analysis of the territorial formation of the Quilombo of Barro Preto in the city of Jequié, Bahia. In 2007 the title of Quilombo Remnant Community granted by Palmares Foundation represented the beginning of the process of titling and recognition of land and property of the urban quilombo. The writing begins with a discussion based on historical archeology about a quilombola settlement, then indicates the arsenal of ethnography used to produce visual and oral data, and finally understands the urban development of Barro Preto from the construction of the Nazaré Railroad in the first decades of the twentieth century. Considering that the constitution of a quilombola settlement, goes beyond the notion of antiquity, and focuses on the ethno-racial self-attribution, territorial belonging, material and immaterial marks, kinship and neighborhood ties.
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