POSSIBILITIES FOR MULTIDISCIPLINARY ACADEMIC CAREER IN CLASSICS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos do LEPAARQ |
Texto Completo: | http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/lepaarq/article/view/4959 |
Resumo: | RESUMO: A proposta deste trabalho é apresentar possibilidades de trajetória acadêmica em Estudos Clássicos no Brasil sustentadas no caráter multidisciplinar que as pesquisas em Antiguidade comumente carregam. Por meio de um exemplo concreto, minha própria trajetória acadêmica, propõe-se a discussão no sentido de que não só é possível uma formação que permeia as várias áreas do conhecimento que abordam a Antiguidade, mas também que essa multidisciplinaridade é benéfica e necessária para uma compreensão aprofundada do objeto de estudo. Por essa via, é proposto então que a História Antiga, a Arqueologia, as Artes, a Literatura, a Filosofia e as demais áreas científicas de humanidades estão em permanente diálogo e são interdependentes, e que é importante considerar essa relação não apenas no âmbito da pesquisa mas também na formação do pesquisador.ABSTRACT: The purpose of this paper is to present academic career possibilities in Classical Studies in Brazil, supported on the multidisciplinary character that research in antiquity commonly carry. Through a concrete example, the very academic career, it is proposed to discussion in the sense that it is not only possible training that pervades the various knowledge areas that address the antiquity, but also that this multidisciplinary approach is beneficial and necessary for a depth understanding of the subject matter. In this way, then it is proposed that Ancient History, Archaeology, Arts, Literature, Philosophy and other scientific areas of humanities are in permanent dialogue and interdependence, and it is important to consider this relationship not only within the research but also in the formation of the researcher |
id |
UFPEL-2_35e39d7969c4bb58d402ea9ab4ae3632 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.10.0.0.224:article/4959 |
network_acronym_str |
UFPEL-2 |
network_name_str |
Cadernos do LEPAARQ |
repository_id_str |
|
spelling |
POSSIBILITIES FOR MULTIDISCIPLINARY ACADEMIC CAREER IN CLASSICSPOSSIBILIDADES DE TRAJETÓRIA ACADÊMICA MULTIDISCIPLINAR EM ESTUDOS CLÁSSICOSClassics, Interdisciplinary, Multidisciplinary, Classical Antiquity.História, Arqueologia, Estudos ClássicosEstudos Clássicos, Interdisciplinaridade, Multidisciplinaridade, Antiguidade ClássicaRESUMO: A proposta deste trabalho é apresentar possibilidades de trajetória acadêmica em Estudos Clássicos no Brasil sustentadas no caráter multidisciplinar que as pesquisas em Antiguidade comumente carregam. Por meio de um exemplo concreto, minha própria trajetória acadêmica, propõe-se a discussão no sentido de que não só é possível uma formação que permeia as várias áreas do conhecimento que abordam a Antiguidade, mas também que essa multidisciplinaridade é benéfica e necessária para uma compreensão aprofundada do objeto de estudo. Por essa via, é proposto então que a História Antiga, a Arqueologia, as Artes, a Literatura, a Filosofia e as demais áreas científicas de humanidades estão em permanente diálogo e são interdependentes, e que é importante considerar essa relação não apenas no âmbito da pesquisa mas também na formação do pesquisador.ABSTRACT: The purpose of this paper is to present academic career possibilities in Classical Studies in Brazil, supported on the multidisciplinary character that research in antiquity commonly carry. Through a concrete example, the very academic career, it is proposed to discussion in the sense that it is not only possible training that pervades the various knowledge areas that address the antiquity, but also that this multidisciplinary approach is beneficial and necessary for a depth understanding of the subject matter. In this way, then it is proposed that Ancient History, Archaeology, Arts, Literature, Philosophy and other scientific areas of humanities are in permanent dialogue and interdependence, and it is important to consider this relationship not only within the research but also in the formation of the researcherThe purpose of this paper is to present academic career possibilities in Classical Studies in Brazil, supported on the multidisciplinary character that research in antiquity commonly carry. Through a concrete example, the very academic career, it is proposed to discussion in the sense that it is not only possible training that pervades the various knowledge areas that address the antiquity, but also that this multidisciplinary approach is beneficial and necessary for a depth understanding of the subject matter. In this way, then it is proposed that Ancient History, Archaeology, Arts, Literature, Philosophy and other scientific areas of humanities are in permanent dialogue and interdependence, and it is important to consider this relationship not only within the research but also in the formation of the researcher.Universidade Federal de PelotasCAPESCarderaro, Lidiane2015-10-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/lepaarq/article/view/495910.15210/lepaarq.v12i24.49595391545420; V. 12, N. 24 (2015): JUL-DEC; 305-3016Cadernos do LEPAARQ (UFPEL); V. 12, N. 24 (2015): JUL-DEC; 305-30162316-84121806-911810.15210/lepaarq.v12i24reponame:Cadernos do LEPAARQinstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELporhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/lepaarq/article/view/4959/4477Direitos autorais 2015 Cadernos do LEPAARQinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-30T00:54:18Zoai:ojs.10.0.0.224:article/4959Revistahttps://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/lepaarq/indexPUBhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/lepaarq/oaimilheirarafael@gmail.com||brunoleo.ribeiro@gmail.com||milheirarafael@gmail.com|| brunoleo.ribeiro@gmail.com2316-84121806-9118opendoar:2020-07-30T00:54:18Cadernos do LEPAARQ - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
POSSIBILITIES FOR MULTIDISCIPLINARY ACADEMIC CAREER IN CLASSICS POSSIBILIDADES DE TRAJETÓRIA ACADÊMICA MULTIDISCIPLINAR EM ESTUDOS CLÁSSICOS |
title |
POSSIBILITIES FOR MULTIDISCIPLINARY ACADEMIC CAREER IN CLASSICS |
spellingShingle |
POSSIBILITIES FOR MULTIDISCIPLINARY ACADEMIC CAREER IN CLASSICS Carderaro, Lidiane Classics, Interdisciplinary, Multidisciplinary, Classical Antiquity. História, Arqueologia, Estudos Clássicos Estudos Clássicos, Interdisciplinaridade, Multidisciplinaridade, Antiguidade Clássica |
title_short |
POSSIBILITIES FOR MULTIDISCIPLINARY ACADEMIC CAREER IN CLASSICS |
title_full |
POSSIBILITIES FOR MULTIDISCIPLINARY ACADEMIC CAREER IN CLASSICS |
title_fullStr |
POSSIBILITIES FOR MULTIDISCIPLINARY ACADEMIC CAREER IN CLASSICS |
title_full_unstemmed |
POSSIBILITIES FOR MULTIDISCIPLINARY ACADEMIC CAREER IN CLASSICS |
title_sort |
POSSIBILITIES FOR MULTIDISCIPLINARY ACADEMIC CAREER IN CLASSICS |
author |
Carderaro, Lidiane |
author_facet |
Carderaro, Lidiane |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CAPES |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carderaro, Lidiane |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Classics, Interdisciplinary, Multidisciplinary, Classical Antiquity. História, Arqueologia, Estudos Clássicos Estudos Clássicos, Interdisciplinaridade, Multidisciplinaridade, Antiguidade Clássica |
topic |
Classics, Interdisciplinary, Multidisciplinary, Classical Antiquity. História, Arqueologia, Estudos Clássicos Estudos Clássicos, Interdisciplinaridade, Multidisciplinaridade, Antiguidade Clássica |
description |
RESUMO: A proposta deste trabalho é apresentar possibilidades de trajetória acadêmica em Estudos Clássicos no Brasil sustentadas no caráter multidisciplinar que as pesquisas em Antiguidade comumente carregam. Por meio de um exemplo concreto, minha própria trajetória acadêmica, propõe-se a discussão no sentido de que não só é possível uma formação que permeia as várias áreas do conhecimento que abordam a Antiguidade, mas também que essa multidisciplinaridade é benéfica e necessária para uma compreensão aprofundada do objeto de estudo. Por essa via, é proposto então que a História Antiga, a Arqueologia, as Artes, a Literatura, a Filosofia e as demais áreas científicas de humanidades estão em permanente diálogo e são interdependentes, e que é importante considerar essa relação não apenas no âmbito da pesquisa mas também na formação do pesquisador.ABSTRACT: The purpose of this paper is to present academic career possibilities in Classical Studies in Brazil, supported on the multidisciplinary character that research in antiquity commonly carry. Through a concrete example, the very academic career, it is proposed to discussion in the sense that it is not only possible training that pervades the various knowledge areas that address the antiquity, but also that this multidisciplinary approach is beneficial and necessary for a depth understanding of the subject matter. In this way, then it is proposed that Ancient History, Archaeology, Arts, Literature, Philosophy and other scientific areas of humanities are in permanent dialogue and interdependence, and it is important to consider this relationship not only within the research but also in the formation of the researcher |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-10-27 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/lepaarq/article/view/4959 10.15210/lepaarq.v12i24.4959 |
url |
http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/lepaarq/article/view/4959 |
identifier_str_mv |
10.15210/lepaarq.v12i24.4959 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/lepaarq/article/view/4959/4477 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2015 Cadernos do LEPAARQ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2015 Cadernos do LEPAARQ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
dc.source.none.fl_str_mv |
5391545420; V. 12, N. 24 (2015): JUL-DEC; 305-3016 Cadernos do LEPAARQ (UFPEL); V. 12, N. 24 (2015): JUL-DEC; 305-3016 2316-8412 1806-9118 10.15210/lepaarq.v12i24 reponame:Cadernos do LEPAARQ instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Cadernos do LEPAARQ |
collection |
Cadernos do LEPAARQ |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos do LEPAARQ - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
milheirarafael@gmail.com||brunoleo.ribeiro@gmail.com||milheirarafael@gmail.com|| brunoleo.ribeiro@gmail.com |
_version_ |
1750217416762195968 |