POSSIBILITIES FOR MULTIDISCIPLINARY ACADEMIC CAREER IN CLASSICS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carderaro, Lidiane
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos do LEPAARQ
Texto Completo: http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/lepaarq/article/view/4959
Resumo: RESUMO: A proposta deste trabalho é apresentar possibilidades de trajetória acadêmica em Estudos Clássicos no Brasil sustentadas no caráter multidisciplinar que as pesquisas em Antiguidade comumente carregam. Por meio de um exemplo concreto, minha própria trajetória acadêmica, propõe-se a discussão no sentido de que não só é possível uma formação que permeia as várias áreas do conhecimento que abordam a Antiguidade, mas também que essa multidisciplinaridade é benéfica e necessária para uma compreensão aprofundada do objeto de estudo. Por essa via, é proposto então que a História Antiga, a Arqueologia, as Artes, a Literatura, a Filosofia e as demais áreas científicas de humanidades estão em permanente diálogo e são interdependentes, e que é importante considerar essa relação não apenas no âmbito da pesquisa mas também na formação do pesquisador.ABSTRACT: The purpose of this paper is to present academic career possibilities in Classical Studies in Brazil, supported on the multidisciplinary character that research in antiquity commonly carry. Through a concrete example, the very academic career, it is proposed to discussion in the sense that it is not only possible training that pervades the various knowledge areas that address the antiquity, but also that this multidisciplinary approach is beneficial and necessary for a depth understanding of the subject matter. In this way, then it is proposed that Ancient History, Archaeology, Arts, Literature, Philosophy and other scientific areas of humanities are in permanent dialogue and interdependence, and it is important to consider this relationship not only within the research but also in the formation of the researcher
id UFPEL-2_35e39d7969c4bb58d402ea9ab4ae3632
oai_identifier_str oai:ojs.10.0.0.224:article/4959
network_acronym_str UFPEL-2
network_name_str Cadernos do LEPAARQ
repository_id_str
spelling POSSIBILITIES FOR MULTIDISCIPLINARY ACADEMIC CAREER IN CLASSICSPOSSIBILIDADES DE TRAJETÓRIA ACADÊMICA MULTIDISCIPLINAR EM ESTUDOS CLÁSSICOSClassics, Interdisciplinary, Multidisciplinary, Classical Antiquity.História, Arqueologia, Estudos ClássicosEstudos Clássicos, Interdisciplinaridade, Multidisciplinaridade, Antiguidade ClássicaRESUMO: A proposta deste trabalho é apresentar possibilidades de trajetória acadêmica em Estudos Clássicos no Brasil sustentadas no caráter multidisciplinar que as pesquisas em Antiguidade comumente carregam. Por meio de um exemplo concreto, minha própria trajetória acadêmica, propõe-se a discussão no sentido de que não só é possível uma formação que permeia as várias áreas do conhecimento que abordam a Antiguidade, mas também que essa multidisciplinaridade é benéfica e necessária para uma compreensão aprofundada do objeto de estudo. Por essa via, é proposto então que a História Antiga, a Arqueologia, as Artes, a Literatura, a Filosofia e as demais áreas científicas de humanidades estão em permanente diálogo e são interdependentes, e que é importante considerar essa relação não apenas no âmbito da pesquisa mas também na formação do pesquisador.ABSTRACT: The purpose of this paper is to present academic career possibilities in Classical Studies in Brazil, supported on the multidisciplinary character that research in antiquity commonly carry. Through a concrete example, the very academic career, it is proposed to discussion in the sense that it is not only possible training that pervades the various knowledge areas that address the antiquity, but also that this multidisciplinary approach is beneficial and necessary for a depth understanding of the subject matter. In this way, then it is proposed that Ancient History, Archaeology, Arts, Literature, Philosophy and other scientific areas of humanities are in permanent dialogue and interdependence, and it is important to consider this relationship not only within the research but also in the formation of the researcherThe purpose of this paper is to present academic career possibilities in Classical Studies in Brazil, supported on the multidisciplinary character that research in antiquity commonly carry. Through a concrete example, the very academic career, it is proposed to discussion in the sense that it is not only possible training that pervades the various knowledge areas that address the antiquity, but also that this multidisciplinary approach is beneficial and necessary for a depth understanding of the subject matter. In this way, then it is proposed that Ancient History, Archaeology, Arts, Literature, Philosophy and other scientific areas of humanities are in permanent dialogue and interdependence, and it is important to consider this relationship not only within the research but also in the formation of the researcher.Universidade Federal de PelotasCAPESCarderaro, Lidiane2015-10-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/lepaarq/article/view/495910.15210/lepaarq.v12i24.49595391545420; V. 12, N. 24 (2015): JUL-DEC; 305-3016Cadernos do LEPAARQ (UFPEL); V. 12, N. 24 (2015): JUL-DEC; 305-30162316-84121806-911810.15210/lepaarq.v12i24reponame:Cadernos do LEPAARQinstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELporhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/lepaarq/article/view/4959/4477Direitos autorais 2015 Cadernos do LEPAARQinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-30T00:54:18Zoai:ojs.10.0.0.224:article/4959Revistahttps://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/lepaarq/indexPUBhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/lepaarq/oaimilheirarafael@gmail.com||brunoleo.ribeiro@gmail.com||milheirarafael@gmail.com|| brunoleo.ribeiro@gmail.com2316-84121806-9118opendoar:2020-07-30T00:54:18Cadernos do LEPAARQ - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.none.fl_str_mv POSSIBILITIES FOR MULTIDISCIPLINARY ACADEMIC CAREER IN CLASSICS
POSSIBILIDADES DE TRAJETÓRIA ACADÊMICA MULTIDISCIPLINAR EM ESTUDOS CLÁSSICOS
title POSSIBILITIES FOR MULTIDISCIPLINARY ACADEMIC CAREER IN CLASSICS
spellingShingle POSSIBILITIES FOR MULTIDISCIPLINARY ACADEMIC CAREER IN CLASSICS
Carderaro, Lidiane
Classics, Interdisciplinary, Multidisciplinary, Classical Antiquity.
História, Arqueologia, Estudos Clássicos
Estudos Clássicos, Interdisciplinaridade, Multidisciplinaridade, Antiguidade Clássica
title_short POSSIBILITIES FOR MULTIDISCIPLINARY ACADEMIC CAREER IN CLASSICS
title_full POSSIBILITIES FOR MULTIDISCIPLINARY ACADEMIC CAREER IN CLASSICS
title_fullStr POSSIBILITIES FOR MULTIDISCIPLINARY ACADEMIC CAREER IN CLASSICS
title_full_unstemmed POSSIBILITIES FOR MULTIDISCIPLINARY ACADEMIC CAREER IN CLASSICS
title_sort POSSIBILITIES FOR MULTIDISCIPLINARY ACADEMIC CAREER IN CLASSICS
author Carderaro, Lidiane
author_facet Carderaro, Lidiane
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAPES

dc.contributor.author.fl_str_mv Carderaro, Lidiane
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Classics, Interdisciplinary, Multidisciplinary, Classical Antiquity.
História, Arqueologia, Estudos Clássicos
Estudos Clássicos, Interdisciplinaridade, Multidisciplinaridade, Antiguidade Clássica
topic Classics, Interdisciplinary, Multidisciplinary, Classical Antiquity.
História, Arqueologia, Estudos Clássicos
Estudos Clássicos, Interdisciplinaridade, Multidisciplinaridade, Antiguidade Clássica
description RESUMO: A proposta deste trabalho é apresentar possibilidades de trajetória acadêmica em Estudos Clássicos no Brasil sustentadas no caráter multidisciplinar que as pesquisas em Antiguidade comumente carregam. Por meio de um exemplo concreto, minha própria trajetória acadêmica, propõe-se a discussão no sentido de que não só é possível uma formação que permeia as várias áreas do conhecimento que abordam a Antiguidade, mas também que essa multidisciplinaridade é benéfica e necessária para uma compreensão aprofundada do objeto de estudo. Por essa via, é proposto então que a História Antiga, a Arqueologia, as Artes, a Literatura, a Filosofia e as demais áreas científicas de humanidades estão em permanente diálogo e são interdependentes, e que é importante considerar essa relação não apenas no âmbito da pesquisa mas também na formação do pesquisador.ABSTRACT: The purpose of this paper is to present academic career possibilities in Classical Studies in Brazil, supported on the multidisciplinary character that research in antiquity commonly carry. Through a concrete example, the very academic career, it is proposed to discussion in the sense that it is not only possible training that pervades the various knowledge areas that address the antiquity, but also that this multidisciplinary approach is beneficial and necessary for a depth understanding of the subject matter. In this way, then it is proposed that Ancient History, Archaeology, Arts, Literature, Philosophy and other scientific areas of humanities are in permanent dialogue and interdependence, and it is important to consider this relationship not only within the research but also in the formation of the researcher
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-27
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/lepaarq/article/view/4959
10.15210/lepaarq.v12i24.4959
url http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/lepaarq/article/view/4959
identifier_str_mv 10.15210/lepaarq.v12i24.4959
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/lepaarq/article/view/4959/4477
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2015 Cadernos do LEPAARQ
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2015 Cadernos do LEPAARQ
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.source.none.fl_str_mv 5391545420; V. 12, N. 24 (2015): JUL-DEC; 305-3016
Cadernos do LEPAARQ (UFPEL); V. 12, N. 24 (2015): JUL-DEC; 305-3016
2316-8412
1806-9118
10.15210/lepaarq.v12i24
reponame:Cadernos do LEPAARQ
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Cadernos do LEPAARQ
collection Cadernos do LEPAARQ
repository.name.fl_str_mv Cadernos do LEPAARQ - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv milheirarafael@gmail.com||brunoleo.ribeiro@gmail.com||milheirarafael@gmail.com|| brunoleo.ribeiro@gmail.com
_version_ 1750217416762195968