O APARECIMENTO DA IMAGEM SENSORIAL DE SÃO JOÃO BATISTA: UMA FESTA MÁGICO-RELIGIOSA VISTA DE SEUS ATORES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mayora, Humberto Jose
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos do LEPAARQ
Texto Completo: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/lepaarq/article/view/21692
Resumo: O objetivo desta pesquisa é descrever O APARÊNCIA DA IMAGEM SENSORIAL DE SÃO JOÃO BATISTA: UMA FESTA MÁGICO-RELIGIOSA VISTA DE SEUS ATORES. Na festa de San Juan, ocorre uma representação carregada de emoção, em conjunto com a dança e a música, que constitui uma forma de expressão tradicional que integra parte da cultura popular com a religião católica. Essas celebrações acontecem no mês de junho em várias partes do mundo. Em Pueblo Arriba, na paróquia Naiguatá do estado de La Guaira, na Venezuela, é homenageada a imagem de San Juan Niño. Ali fica a sede onde seus fiéis - fiéis que a consideram um patrimônio vivo - preparam as cerimônias. Como metodologia, trata-se de uma pesquisa mista (descritiva e de campo) orientada sob a abordagem qualitativa. As entrevistas são realizadas na freguesia mencionada, a que pertencem os informantes-chave que fornecerão os dados significativos. Como técnica de coleta de informações, utiliza-se a entrevista em profundidade e a observação do participante. Também a ritualidade e o simbolismo descritos por Victor Turner que ajudarão na compreensão final deste ensaio. Abstract:The purpose of this research is to describe THE APPEARANCE OF THE SENSORY IMAGE OF SAN JUAN BAUTISTA: A MAGICAL-RELIGIOUS FESTIVAL SEEN FROM ITS ACTORS. In the festival of San Juan, a performance charged with emotion takes place, together with dance and music, which constitutes a form of traditional expression that integrates part of popular culture with the Catholic religion. These celebrations take place in June in various parts of the world. In Pueblo Arriba, in the Naiguatá parish of La Guaira state in Venezuela, homage is paid to the image of San Juan Niño. The main house is located there where its followers —faithful who consider it a living heritage— prepare the ceremonies. As a methodology, it is a mixed research (descriptive and field) oriented under the qualitative approach. Interviews are carried out in the aforementioned parish to which the key informants who will provide the significant data belong. As a technique for collecting information, in-depth interviews and participant observation are used. Also the rituality and symbolism described by Víctor Turner that will help the final understanding of this essay.     ACOSTA SAIGNES, M. 1967. Vida de los esclavos negros en Venezuela. [1ª. Publicación, 1967]. Vadell Hnos. Editores.  Valencia, VenezuelaACUÑA DELGADO,  Á. (2001) El cuerpo en la interpretación de las culturas, pp. 31-52 Boletín Antropológico. Boletín Antropológico Año 20, Vol 1, Nº 51, Enero-Abril 2001, ISSN: 1325-2610. Universidad de Los Andes. Mérida. ACUÑA DELGADO Á. y ALTEZ Y. (2013)Los tambores de San Juan en la Sabana, historia, cuerpo y lenguaje. Revista venezolana de Economía y Ciencias Sociales. vol.19, no 1 (enero-abril), pp. 63-80ASCENCIO, Michaelle (2001): Entre Santa Bárbara y Changó (La herencia de la plantación), Fondo Editorial Tropykos, Caracas. Igualmente debe consultar textos clásicos como: Liscano, Juan (1973) La fiesta de San Juan El Bautista, Monte Ávila Editores,BARRETO GUÉDEZ E., (2014) Turismo y fiestas populares de Naiguatá, Estado Vargas-Venezuela. Kalpana No. 12 (pag.22-pag.31) ISNN: 1390-5775BRICEÑO PEROZO, M. (1975) Informe sobre la fundación de Naiguatá. En: Boletín de la Academia Nacional de Historia. Nº 229, tomo LVIII, enero — marzo, p 181—183. Caracas, Venezuela.Código de ética para la vida (2010). Ministerio del Poder Popular para la Ciencia, Tecnología e Industrias Intermedias. Caracas.GARCÍA, S. (2007). Diablos danzantes de Naiguatá. Caracas: Miguel Ángel García e Hijo.MÁRQUEZ, E. (2008). Reflexiones sobre cómo construir el proyecto de tesis doctoral desde la perspectiva cualitativa. Caracas: Fondo Editorial de la Universidad pedagógica Libertador.MELGAR BAO, R. (2001) EL UNIVERSO SIMBÓLICO DEL RITUAL EN EL PENSAMIENTO DE VÍCTOR TURNER. Revista Estudios Antropología. INVESTIGACIONES SOCIALES Año V número7 2001.Memorias de Vargas (2005). Caracas: Fundación de Estudios Financieros.PADÍN, CLEMENTE (2004) Poemas para (h)ojear. Mérida, Venezuela: Ediciones Mucuglilfo, Dirección Sectorial de Literatura CONAC,  pp. 33POLLAK-ELTZ, A. (1991). La negritud en Venezuela. Madrid: Akal.SANDÍN, E. M. P.  (2003)  Investigación cualitativa en educación. Fundamentos y tradiciones. México: McGraw-Hill.UGAS F., G. (2005) Epistemología de la educación pedagógica. Táchira, Venezuela: Lito-Formas.  TAYLOR, D. (2014) Actos de Transferencia. Archivo y Repertorio. La memoria Cultural performática en las Américas. Extraído el 15 de enero de 2017. deTURNER, VÍCTOR (1957) Schism and Continuity in an Afriean Society, Manchester University Press (Edición simultánea en New York a cargo de The Humanities Press, Inc.). TURNER, Víctor (1957) Ndembu Divination: It’ s Symbolism and Tercniques, Manchester, Manchester University Press. TURNER, Víctor (1967) The Forest 01 Symbo/s, Ithaca, Cornell University Press. TURNER, Víctor (1968) The Drums of Affliction, Oxford, Clarendon Press. TURNER, Víctor (1974) Dramas, Fields, and Metaphors. Symbolic Action in Human Soeiety, Ithaca and London, Cornell University Press. TURNER, Víctor (1981) Celebration, Washington DC: Smithsonian Institute Press. TURNER, Víctor (1986) The Antropology 01 Performance, I\ew York: PAJ Publications.TURNER, Víctor (1992) Blazing The Traif, Tucson & London: University of Arizona Press.Entrevista cualitativas realizadas a profundidad a Eladia Casares, Yelitza Romero y Kelvis Romero. (2017) en Naiguatá Estado La Guaira. 
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As entrevistas são realizadas na freguesia mencionada, a que pertencem os informantes-chave que fornecerão os dados significativos. Como técnica de coleta de informações, utiliza-se a entrevista em profundidade e a observação do participante. Também a ritualidade e o simbolismo descritos por Victor Turner que ajudarão na compreensão final deste ensaio. Abstract:The purpose of this research is to describe THE APPEARANCE OF THE SENSORY IMAGE OF SAN JUAN BAUTISTA: A MAGICAL-RELIGIOUS FESTIVAL SEEN FROM ITS ACTORS. In the festival of San Juan, a performance charged with emotion takes place, together with dance and music, which constitutes a form of traditional expression that integrates part of popular culture with the Catholic religion. These celebrations take place in June in various parts of the world. In Pueblo Arriba, in the Naiguatá parish of La Guaira state in Venezuela, homage is paid to the image of San Juan Niño. The main house is located there where its followers —faithful who consider it a living heritage— prepare the ceremonies. As a methodology, it is a mixed research (descriptive and field) oriented under the qualitative approach. Interviews are carried out in the aforementioned parish to which the key informants who will provide the significant data belong. As a technique for collecting information, in-depth interviews and participant observation are used. Also the rituality and symbolism described by Víctor Turner that will help the final understanding of this essay.     ACOSTA SAIGNES, M. 1967. Vida de los esclavos negros en Venezuela. [1ª. Publicación, 1967]. Vadell Hnos. Editores.  Valencia, VenezuelaACUÑA DELGADO,  Á. (2001) El cuerpo en la interpretación de las culturas, pp. 31-52 Boletín Antropológico. Boletín Antropológico Año 20, Vol 1, Nº 51, Enero-Abril 2001, ISSN: 1325-2610. Universidad de Los Andes. Mérida. ACUÑA DELGADO Á. y ALTEZ Y. (2013)Los tambores de San Juan en la Sabana, historia, cuerpo y lenguaje. Revista venezolana de Economía y Ciencias Sociales. vol.19, no 1 (enero-abril), pp. 63-80ASCENCIO, Michaelle (2001): Entre Santa Bárbara y Changó (La herencia de la plantación), Fondo Editorial Tropykos, Caracas. Igualmente debe consultar textos clásicos como: Liscano, Juan (1973) La fiesta de San Juan El Bautista, Monte Ávila Editores,BARRETO GUÉDEZ E., (2014) Turismo y fiestas populares de Naiguatá, Estado Vargas-Venezuela. Kalpana No. 12 (pag.22-pag.31) ISNN: 1390-5775BRICEÑO PEROZO, M. (1975) Informe sobre la fundación de Naiguatá. En: Boletín de la Academia Nacional de Historia. Nº 229, tomo LVIII, enero — marzo, p 181—183. Caracas, Venezuela.Código de ética para la vida (2010). Ministerio del Poder Popular para la Ciencia, Tecnología e Industrias Intermedias. Caracas.GARCÍA, S. (2007). Diablos danzantes de Naiguatá. Caracas: Miguel Ángel García e Hijo.MÁRQUEZ, E. (2008). Reflexiones sobre cómo construir el proyecto de tesis doctoral desde la perspectiva cualitativa. Caracas: Fondo Editorial de la Universidad pedagógica Libertador.MELGAR BAO, R. (2001) EL UNIVERSO SIMBÓLICO DEL RITUAL EN EL PENSAMIENTO DE VÍCTOR TURNER. Revista Estudios Antropología. INVESTIGACIONES SOCIALES Año V número7 2001.Memorias de Vargas (2005). Caracas: Fundación de Estudios Financieros.PADÍN, CLEMENTE (2004) Poemas para (h)ojear. Mérida, Venezuela: Ediciones Mucuglilfo, Dirección Sectorial de Literatura CONAC,  pp. 33POLLAK-ELTZ, A. (1991). La negritud en Venezuela. Madrid: Akal.SANDÍN, E. M. P.  (2003)  Investigación cualitativa en educación. Fundamentos y tradiciones. México: McGraw-Hill.UGAS F., G. (2005) Epistemología de la educación pedagógica. Táchira, Venezuela: Lito-Formas.  TAYLOR, D. (2014) Actos de Transferencia. Archivo y Repertorio. La memoria Cultural performática en las Américas. Extraído el 15 de enero de 2017. deTURNER, VÍCTOR (1957) Schism and Continuity in an Afriean Society, Manchester University Press (Edición simultánea en New York a cargo de The Humanities Press, Inc.). TURNER, Víctor (1957) Ndembu Divination: It’ s Symbolism and Tercniques, Manchester, Manchester University Press. TURNER, Víctor (1967) The Forest 01 Symbo/s, Ithaca, Cornell University Press. TURNER, Víctor (1968) The Drums of Affliction, Oxford, Clarendon Press. TURNER, Víctor (1974) Dramas, Fields, and Metaphors. Symbolic Action in Human Soeiety, Ithaca and London, Cornell University Press. TURNER, Víctor (1981) Celebration, Washington DC: Smithsonian Institute Press. TURNER, Víctor (1986) The Antropology 01 Performance, I\ew York: PAJ Publications.TURNER, Víctor (1992) Blazing The Traif, Tucson & London: University of Arizona Press.Entrevista cualitativas realizadas a profundidad a Eladia Casares, Yelitza Romero y Kelvis Romero. (2017) en Naiguatá Estado La Guaira. Universidade Federal de Pelotas2022-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/lepaarq/article/view/2169210.15210/lepaarq.v19i38.21692Cadernos do LEPAARQ (UFPEL); V. 19, N. 38 (2022): JUL-DEC; 190-2175391545420; V. 19, N. 38 (2022): JUL-DEC; 190-2172316-84121806-911810.15210/lepaarq.v19i38reponame:Cadernos do LEPAARQinstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELporhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/lepaarq/article/view/21692/14770Copyright (c) 2022 Humberto Jose Mayorahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMayora, Humberto Jose2024-01-16T20:21:54Zoai:ojs.ufpel:article/21692Revistahttps://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/lepaarq/indexPUBhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/lepaarq/oaimilheirarafael@gmail.com||brunoleo.ribeiro@gmail.com||milheirarafael@gmail.com|| brunoleo.ribeiro@gmail.com2316-84121806-9118opendoar:2024-01-16T20:21:54Cadernos do LEPAARQ - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
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Como técnica de coleta de informações, utiliza-se a entrevista em profundidade e a observação do participante. Também a ritualidade e o simbolismo descritos por Victor Turner que ajudarão na compreensão final deste ensaio. Abstract:The purpose of this research is to describe THE APPEARANCE OF THE SENSORY IMAGE OF SAN JUAN BAUTISTA: A MAGICAL-RELIGIOUS FESTIVAL SEEN FROM ITS ACTORS. In the festival of San Juan, a performance charged with emotion takes place, together with dance and music, which constitutes a form of traditional expression that integrates part of popular culture with the Catholic religion. These celebrations take place in June in various parts of the world. In Pueblo Arriba, in the Naiguatá parish of La Guaira state in Venezuela, homage is paid to the image of San Juan Niño. The main house is located there where its followers —faithful who consider it a living heritage— prepare the ceremonies. As a methodology, it is a mixed research (descriptive and field) oriented under the qualitative approach. Interviews are carried out in the aforementioned parish to which the key informants who will provide the significant data belong. As a technique for collecting information, in-depth interviews and participant observation are used. Also the rituality and symbolism described by Víctor Turner that will help the final understanding of this essay.     ACOSTA SAIGNES, M. 1967. Vida de los esclavos negros en Venezuela. [1ª. Publicación, 1967]. Vadell Hnos. Editores.  Valencia, VenezuelaACUÑA DELGADO,  Á. (2001) El cuerpo en la interpretación de las culturas, pp. 31-52 Boletín Antropológico. Boletín Antropológico Año 20, Vol 1, Nº 51, Enero-Abril 2001, ISSN: 1325-2610. Universidad de Los Andes. Mérida. ACUÑA DELGADO Á. y ALTEZ Y. (2013)Los tambores de San Juan en la Sabana, historia, cuerpo y lenguaje. Revista venezolana de Economía y Ciencias Sociales. vol.19, no 1 (enero-abril), pp. 63-80ASCENCIO, Michaelle (2001): Entre Santa Bárbara y Changó (La herencia de la plantación), Fondo Editorial Tropykos, Caracas. Igualmente debe consultar textos clásicos como: Liscano, Juan (1973) La fiesta de San Juan El Bautista, Monte Ávila Editores,BARRETO GUÉDEZ E., (2014) Turismo y fiestas populares de Naiguatá, Estado Vargas-Venezuela. Kalpana No. 12 (pag.22-pag.31) ISNN: 1390-5775BRICEÑO PEROZO, M. (1975) Informe sobre la fundación de Naiguatá. En: Boletín de la Academia Nacional de Historia. Nº 229, tomo LVIII, enero — marzo, p 181—183. Caracas, Venezuela.Código de ética para la vida (2010). Ministerio del Poder Popular para la Ciencia, Tecnología e Industrias Intermedias. Caracas.GARCÍA, S. (2007). Diablos danzantes de Naiguatá. Caracas: Miguel Ángel García e Hijo.MÁRQUEZ, E. (2008). Reflexiones sobre cómo construir el proyecto de tesis doctoral desde la perspectiva cualitativa. Caracas: Fondo Editorial de la Universidad pedagógica Libertador.MELGAR BAO, R. (2001) EL UNIVERSO SIMBÓLICO DEL RITUAL EN EL PENSAMIENTO DE VÍCTOR TURNER. Revista Estudios Antropología. INVESTIGACIONES SOCIALES Año V número7 2001.Memorias de Vargas (2005). Caracas: Fundación de Estudios Financieros.PADÍN, CLEMENTE (2004) Poemas para (h)ojear. Mérida, Venezuela: Ediciones Mucuglilfo, Dirección Sectorial de Literatura CONAC,  pp. 33POLLAK-ELTZ, A. (1991). La negritud en Venezuela. Madrid: Akal.SANDÍN, E. M. P.  (2003)  Investigación cualitativa en educación. Fundamentos y tradiciones. México: McGraw-Hill.UGAS F., G. (2005) Epistemología de la educación pedagógica. Táchira, Venezuela: Lito-Formas.  TAYLOR, D. (2014) Actos de Transferencia. Archivo y Repertorio. La memoria Cultural performática en las Américas. Extraído el 15 de enero de 2017. deTURNER, VÍCTOR (1957) Schism and Continuity in an Afriean Society, Manchester University Press (Edición simultánea en New York a cargo de The Humanities Press, Inc.). TURNER, Víctor (1957) Ndembu Divination: It’ s Symbolism and Tercniques, Manchester, Manchester University Press. TURNER, Víctor (1967) The Forest 01 Symbo/s, Ithaca, Cornell University Press. TURNER, Víctor (1968) The Drums of Affliction, Oxford, Clarendon Press. TURNER, Víctor (1974) Dramas, Fields, and Metaphors. Symbolic Action in Human Soeiety, Ithaca and London, Cornell University Press. TURNER, Víctor (1981) Celebration, Washington DC: Smithsonian Institute Press. TURNER, Víctor (1986) The Antropology 01 Performance, I\ew York: PAJ Publications.TURNER, Víctor (1992) Blazing The Traif, Tucson & London: University of Arizona Press.Entrevista cualitativas realizadas a profundidad a Eladia Casares, Yelitza Romero y Kelvis Romero. (2017) en Naiguatá Estado La Guaira. 
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