“BEJAÇÃO” : patrimônio, fé e gratidão em uma festa afrocatólica na comunidade quilombola de Jurussaca, Tracuateua-PA.
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos do LEPAARQ |
Texto Completo: | http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/lepaarq/article/view/19279 |
Resumo: | A Comunidade Quilombola de Jurussaca no município de Tracuateua/Pará, abriga todos os anos na segunda quinzena de outubro, uma diversidade de pessoas que chegam para comemorar a Festa de Todos os Santos. Junto aos santos e a policromia de fitas envoltas em seus pés, os devotos materializam a fé e a gratidão aos santos na “bejação” de suas fitas, ditas sagradas. Pela ocasião da festa, dita afrocatólica, percebe-se uma pluralidade cultural e religiosa que vai além da materialidade, é a imaterialidade do patrimônio religioso na circularidade dos santos que “recebem” os filhos e amigos para agradecer as promessas alcançadas ou pedir proteção, entre outros apelos que se ouve em festas de catolicismo popular, espalhadas pela Amazônia. Abstract: The Quilombola Community of Jurussaca in the municipality of Tracuateua/Pará, is home every year in the second half of October, a diversity of people who come to celebrate the Feast of all Saints. Together with the Saints and the polychromy of ribbons snathed on their feet, devotes materialize Faith and gratitude to saints in the “beading” of their tapes, so called sacred. On the occasion on the feast, só called Afro-Catholic, a cultural and religious plurality is perceived that goes beyond materiality, is the immateriality of religious heritage in the circularity of saints who “receive” children and friends to thank the promises achieved or ask for protection, among other appeals that aree heard t popular Catholicism festivals, spread across the Amazônia. |
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“BEJAÇÃO” : patrimônio, fé e gratidão em uma festa afrocatólica na comunidade quilombola de Jurussaca, Tracuateua-PA.Antropologia; PatrimônioBejação, Patrimônio, Fé, Gratidão, Festa afrocatólicaA Comunidade Quilombola de Jurussaca no município de Tracuateua/Pará, abriga todos os anos na segunda quinzena de outubro, uma diversidade de pessoas que chegam para comemorar a Festa de Todos os Santos. Junto aos santos e a policromia de fitas envoltas em seus pés, os devotos materializam a fé e a gratidão aos santos na “bejação” de suas fitas, ditas sagradas. Pela ocasião da festa, dita afrocatólica, percebe-se uma pluralidade cultural e religiosa que vai além da materialidade, é a imaterialidade do patrimônio religioso na circularidade dos santos que “recebem” os filhos e amigos para agradecer as promessas alcançadas ou pedir proteção, entre outros apelos que se ouve em festas de catolicismo popular, espalhadas pela Amazônia. Abstract: The Quilombola Community of Jurussaca in the municipality of Tracuateua/Pará, is home every year in the second half of October, a diversity of people who come to celebrate the Feast of all Saints. Together with the Saints and the polychromy of ribbons snathed on their feet, devotes materialize Faith and gratitude to saints in the “beading” of their tapes, so called sacred. On the occasion on the feast, só called Afro-Catholic, a cultural and religious plurality is perceived that goes beyond materiality, is the immateriality of religious heritage in the circularity of saints who “receive” children and friends to thank the promises achieved or ask for protection, among other appeals that aree heard t popular Catholicism festivals, spread across the Amazônia.Universidade Federal de Pelotasde Aviz dos Reis, Maria Maria Helena2020-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/lepaarq/article/view/1927910.15210/lepaarq.v17i34.192795391545420; v. 17, n. 34 (2020): JUL-DEZ.; 255-271Cadernos do LEPAARQ (UFPEL); v. 17, n. 34 (2020): JUL-DEZ.; 255-2712316-84121806-911810.15210/lepaarq.v17i34reponame:Cadernos do LEPAARQinstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELporhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/lepaarq/article/view/19279/12212Direitos autorais 2020 MARIA HELENA DE AVIZ DOS REIShttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-28T16:33:23Zoai:ojs.10.0.0.224:article/19279Revistahttps://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/lepaarq/indexPUBhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/lepaarq/oaimilheirarafael@gmail.com||brunoleo.ribeiro@gmail.com||milheirarafael@gmail.com|| brunoleo.ribeiro@gmail.com2316-84121806-9118opendoar:2021-05-28T16:33:23Cadernos do LEPAARQ - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
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A Comunidade Quilombola de Jurussaca no município de Tracuateua/Pará, abriga todos os anos na segunda quinzena de outubro, uma diversidade de pessoas que chegam para comemorar a Festa de Todos os Santos. Junto aos santos e a policromia de fitas envoltas em seus pés, os devotos materializam a fé e a gratidão aos santos na “bejação” de suas fitas, ditas sagradas. Pela ocasião da festa, dita afrocatólica, percebe-se uma pluralidade cultural e religiosa que vai além da materialidade, é a imaterialidade do patrimônio religioso na circularidade dos santos que “recebem” os filhos e amigos para agradecer as promessas alcançadas ou pedir proteção, entre outros apelos que se ouve em festas de catolicismo popular, espalhadas pela Amazônia. Abstract: The Quilombola Community of Jurussaca in the municipality of Tracuateua/Pará, is home every year in the second half of October, a diversity of people who come to celebrate the Feast of all Saints. Together with the Saints and the polychromy of ribbons snathed on their feet, devotes materialize Faith and gratitude to saints in the “beading” of their tapes, so called sacred. On the occasion on the feast, só called Afro-Catholic, a cultural and religious plurality is perceived that goes beyond materiality, is the immateriality of religious heritage in the circularity of saints who “receive” children and friends to thank the promises achieved or ask for protection, among other appeals that aree heard t popular Catholicism festivals, spread across the Amazônia. |
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