Resenha do livro Entre “Bricolagens” e Narrativas: possibilidades para um “fazer” historiográfico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos do LEPAARQ |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/lepaarq/article/view/21470 |
Resumo: | Esta resenha traz uma leitura do livro Entre "Bricolagens" e Narrativas: possibilidades de um fazer historiográfico, organizado pela Historiadora e Arqueóloga Ana Lúcia do Nascimento Oliveira. Dividido em três eixos temáticos: Patrimônio Cultural, Educação Patrimonial e Ensino de História; Patrimônio cultural, Cultura popular e Memória; e Patrimônio Cultural e História Colonial, traz na apresentação da obra a intenção da proposta inspirada no termo “bricolage”, que traduzido do francês indica, trabalho manual e/ou artesanal e que também é forma de fazer com materiais diferentes – o que dá o tom da diversidade, imaginação e criatividade – propostas nas narrativas presentes. Abstract:This review brings a reading of the book Between "Bricolagens" and Narrativas: possibilities of a historiographical doing, organized by Historian and Archaeologist Ana Lúcia do Nascimento Oliveira. Divided into three thematic axes: Cultural Heritage, Heritage Education and History Teaching; Cultural Heritage, Popular Culture and Memory; and Cultural Heritage and Colonial History, brings in the presentation of the work the intention of the proposal inspired by the term “bricolage”, which translated from French means manual and/or artisanal work and which is also a way of making with different materials – which gives the tone of diversity, imagination and creativity – proposals in the present narratives. |
id |
UFPEL-2_bf25a8fcf43168c3c830e5d6fb6fb698 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufpel:article/21470 |
network_acronym_str |
UFPEL-2 |
network_name_str |
Cadernos do LEPAARQ |
repository_id_str |
|
spelling |
Resenha do livro Entre “Bricolagens” e Narrativas: possibilidades para um “fazer” historiográficoPatrimônio CulturalEducação PatrimonialHistoriografiaEsta resenha traz uma leitura do livro Entre "Bricolagens" e Narrativas: possibilidades de um fazer historiográfico, organizado pela Historiadora e Arqueóloga Ana Lúcia do Nascimento Oliveira. Dividido em três eixos temáticos: Patrimônio Cultural, Educação Patrimonial e Ensino de História; Patrimônio cultural, Cultura popular e Memória; e Patrimônio Cultural e História Colonial, traz na apresentação da obra a intenção da proposta inspirada no termo “bricolage”, que traduzido do francês indica, trabalho manual e/ou artesanal e que também é forma de fazer com materiais diferentes – o que dá o tom da diversidade, imaginação e criatividade – propostas nas narrativas presentes. Abstract:This review brings a reading of the book Between "Bricolagens" and Narrativas: possibilities of a historiographical doing, organized by Historian and Archaeologist Ana Lúcia do Nascimento Oliveira. Divided into three thematic axes: Cultural Heritage, Heritage Education and History Teaching; Cultural Heritage, Popular Culture and Memory; and Cultural Heritage and Colonial History, brings in the presentation of the work the intention of the proposal inspired by the term “bricolage”, which translated from French means manual and/or artisanal work and which is also a way of making with different materials – which gives the tone of diversity, imagination and creativity – proposals in the present narratives. Universidade Federal de Pelotas2022-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/lepaarq/article/view/2147010.15210/lepaarq.v19i38.21470Cadernos do LEPAARQ (UFPEL); V. 19, N. 38 (2022): JUL-DEC; 268-2725391545420; V. 19, N. 38 (2022): JUL-DEC; 268-2722316-84121806-911810.15210/lepaarq.v19i38reponame:Cadernos do LEPAARQinstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELporhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/lepaarq/article/view/21470/14767Copyright (c) 2022 Eliane Araujo Silvahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Eliane Araujo2024-01-16T20:21:54Zoai:ojs.ufpel:article/21470Revistahttps://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/lepaarq/indexPUBhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/lepaarq/oaimilheirarafael@gmail.com||brunoleo.ribeiro@gmail.com||milheirarafael@gmail.com|| brunoleo.ribeiro@gmail.com2316-84121806-9118opendoar:2024-01-16T20:21:54Cadernos do LEPAARQ - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Resenha do livro Entre “Bricolagens” e Narrativas: possibilidades para um “fazer” historiográfico |
title |
Resenha do livro Entre “Bricolagens” e Narrativas: possibilidades para um “fazer” historiográfico |
spellingShingle |
Resenha do livro Entre “Bricolagens” e Narrativas: possibilidades para um “fazer” historiográfico Silva, Eliane Araujo Patrimônio Cultural Educação Patrimonial Historiografia |
title_short |
Resenha do livro Entre “Bricolagens” e Narrativas: possibilidades para um “fazer” historiográfico |
title_full |
Resenha do livro Entre “Bricolagens” e Narrativas: possibilidades para um “fazer” historiográfico |
title_fullStr |
Resenha do livro Entre “Bricolagens” e Narrativas: possibilidades para um “fazer” historiográfico |
title_full_unstemmed |
Resenha do livro Entre “Bricolagens” e Narrativas: possibilidades para um “fazer” historiográfico |
title_sort |
Resenha do livro Entre “Bricolagens” e Narrativas: possibilidades para um “fazer” historiográfico |
author |
Silva, Eliane Araujo |
author_facet |
Silva, Eliane Araujo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Eliane Araujo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Patrimônio Cultural Educação Patrimonial Historiografia |
topic |
Patrimônio Cultural Educação Patrimonial Historiografia |
description |
Esta resenha traz uma leitura do livro Entre "Bricolagens" e Narrativas: possibilidades de um fazer historiográfico, organizado pela Historiadora e Arqueóloga Ana Lúcia do Nascimento Oliveira. Dividido em três eixos temáticos: Patrimônio Cultural, Educação Patrimonial e Ensino de História; Patrimônio cultural, Cultura popular e Memória; e Patrimônio Cultural e História Colonial, traz na apresentação da obra a intenção da proposta inspirada no termo “bricolage”, que traduzido do francês indica, trabalho manual e/ou artesanal e que também é forma de fazer com materiais diferentes – o que dá o tom da diversidade, imaginação e criatividade – propostas nas narrativas presentes. Abstract:This review brings a reading of the book Between "Bricolagens" and Narrativas: possibilities of a historiographical doing, organized by Historian and Archaeologist Ana Lúcia do Nascimento Oliveira. Divided into three thematic axes: Cultural Heritage, Heritage Education and History Teaching; Cultural Heritage, Popular Culture and Memory; and Cultural Heritage and Colonial History, brings in the presentation of the work the intention of the proposal inspired by the term “bricolage”, which translated from French means manual and/or artisanal work and which is also a way of making with different materials – which gives the tone of diversity, imagination and creativity – proposals in the present narratives. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/lepaarq/article/view/21470 10.15210/lepaarq.v19i38.21470 |
url |
https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/lepaarq/article/view/21470 |
identifier_str_mv |
10.15210/lepaarq.v19i38.21470 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/lepaarq/article/view/21470/14767 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Eliane Araujo Silva http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Eliane Araujo Silva http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos do LEPAARQ (UFPEL); V. 19, N. 38 (2022): JUL-DEC; 268-272 5391545420; V. 19, N. 38 (2022): JUL-DEC; 268-272 2316-8412 1806-9118 10.15210/lepaarq.v19i38 reponame:Cadernos do LEPAARQ instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Cadernos do LEPAARQ |
collection |
Cadernos do LEPAARQ |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos do LEPAARQ - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
milheirarafael@gmail.com||brunoleo.ribeiro@gmail.com||milheirarafael@gmail.com|| brunoleo.ribeiro@gmail.com |
_version_ |
1799756127053807616 |