Resenha do livro Entre “Bricolagens” e Narrativas: possibilidades para um “fazer” historiográfico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Eliane Araujo
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos do LEPAARQ
Texto Completo: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/lepaarq/article/view/21470
Resumo: Esta resenha traz uma leitura do livro Entre "Bricolagens" e Narrativas: possibilidades de um fazer historiográfico, organizado pela Historiadora e Arqueóloga Ana Lúcia do Nascimento Oliveira. Dividido em três eixos temáticos: Patrimônio Cultural, Educação Patrimonial e Ensino de História; Patrimônio cultural, Cultura popular e Memória; e Patrimônio Cultural e História Colonial, traz na apresentação da obra a intenção da proposta inspirada no termo “bricolage”, que traduzido do francês indica, trabalho manual e/ou artesanal e que também é forma de fazer com materiais diferentes – o que dá o tom da diversidade, imaginação e criatividade – propostas nas narrativas presentes. Abstract:This review brings a reading of the book Between "Bricolagens" and Narrativas: possibilities of a historiographical doing, organized by Historian and Archaeologist Ana Lúcia do Nascimento Oliveira. Divided into three thematic axes: Cultural Heritage, Heritage Education and History Teaching; Cultural Heritage, Popular Culture and Memory; and Cultural Heritage and Colonial History, brings in the presentation of the work the intention of the proposal inspired by the term “bricolage”, which translated from French means manual and/or artisanal work and which is also a way of making with different materials – which gives the tone of diversity, imagination and creativity – proposals in the present narratives.   
id UFPEL-2_bf25a8fcf43168c3c830e5d6fb6fb698
oai_identifier_str oai:ojs.ufpel:article/21470
network_acronym_str UFPEL-2
network_name_str Cadernos do LEPAARQ
repository_id_str
spelling Resenha do livro Entre “Bricolagens” e Narrativas: possibilidades para um “fazer” historiográficoPatrimônio CulturalEducação PatrimonialHistoriografiaEsta resenha traz uma leitura do livro Entre "Bricolagens" e Narrativas: possibilidades de um fazer historiográfico, organizado pela Historiadora e Arqueóloga Ana Lúcia do Nascimento Oliveira. Dividido em três eixos temáticos: Patrimônio Cultural, Educação Patrimonial e Ensino de História; Patrimônio cultural, Cultura popular e Memória; e Patrimônio Cultural e História Colonial, traz na apresentação da obra a intenção da proposta inspirada no termo “bricolage”, que traduzido do francês indica, trabalho manual e/ou artesanal e que também é forma de fazer com materiais diferentes – o que dá o tom da diversidade, imaginação e criatividade – propostas nas narrativas presentes. Abstract:This review brings a reading of the book Between "Bricolagens" and Narrativas: possibilities of a historiographical doing, organized by Historian and Archaeologist Ana Lúcia do Nascimento Oliveira. Divided into three thematic axes: Cultural Heritage, Heritage Education and History Teaching; Cultural Heritage, Popular Culture and Memory; and Cultural Heritage and Colonial History, brings in the presentation of the work the intention of the proposal inspired by the term “bricolage”, which translated from French means manual and/or artisanal work and which is also a way of making with different materials – which gives the tone of diversity, imagination and creativity – proposals in the present narratives.   Universidade Federal de Pelotas2022-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/lepaarq/article/view/2147010.15210/lepaarq.v19i38.21470Cadernos do LEPAARQ (UFPEL); V. 19, N. 38 (2022): JUL-DEC; 268-2725391545420; V. 19, N. 38 (2022): JUL-DEC; 268-2722316-84121806-911810.15210/lepaarq.v19i38reponame:Cadernos do LEPAARQinstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELporhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/lepaarq/article/view/21470/14767Copyright (c) 2022 Eliane Araujo Silvahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Eliane Araujo2024-01-16T20:21:54Zoai:ojs.ufpel:article/21470Revistahttps://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/lepaarq/indexPUBhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/lepaarq/oaimilheirarafael@gmail.com||brunoleo.ribeiro@gmail.com||milheirarafael@gmail.com|| brunoleo.ribeiro@gmail.com2316-84121806-9118opendoar:2024-01-16T20:21:54Cadernos do LEPAARQ - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Resenha do livro Entre “Bricolagens” e Narrativas: possibilidades para um “fazer” historiográfico
title Resenha do livro Entre “Bricolagens” e Narrativas: possibilidades para um “fazer” historiográfico
spellingShingle Resenha do livro Entre “Bricolagens” e Narrativas: possibilidades para um “fazer” historiográfico
Silva, Eliane Araujo
Patrimônio Cultural
Educação Patrimonial
Historiografia
title_short Resenha do livro Entre “Bricolagens” e Narrativas: possibilidades para um “fazer” historiográfico
title_full Resenha do livro Entre “Bricolagens” e Narrativas: possibilidades para um “fazer” historiográfico
title_fullStr Resenha do livro Entre “Bricolagens” e Narrativas: possibilidades para um “fazer” historiográfico
title_full_unstemmed Resenha do livro Entre “Bricolagens” e Narrativas: possibilidades para um “fazer” historiográfico
title_sort Resenha do livro Entre “Bricolagens” e Narrativas: possibilidades para um “fazer” historiográfico
author Silva, Eliane Araujo
author_facet Silva, Eliane Araujo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Eliane Araujo
dc.subject.por.fl_str_mv Patrimônio Cultural
Educação Patrimonial
Historiografia
topic Patrimônio Cultural
Educação Patrimonial
Historiografia
description Esta resenha traz uma leitura do livro Entre "Bricolagens" e Narrativas: possibilidades de um fazer historiográfico, organizado pela Historiadora e Arqueóloga Ana Lúcia do Nascimento Oliveira. Dividido em três eixos temáticos: Patrimônio Cultural, Educação Patrimonial e Ensino de História; Patrimônio cultural, Cultura popular e Memória; e Patrimônio Cultural e História Colonial, traz na apresentação da obra a intenção da proposta inspirada no termo “bricolage”, que traduzido do francês indica, trabalho manual e/ou artesanal e que também é forma de fazer com materiais diferentes – o que dá o tom da diversidade, imaginação e criatividade – propostas nas narrativas presentes. Abstract:This review brings a reading of the book Between "Bricolagens" and Narrativas: possibilities of a historiographical doing, organized by Historian and Archaeologist Ana Lúcia do Nascimento Oliveira. Divided into three thematic axes: Cultural Heritage, Heritage Education and History Teaching; Cultural Heritage, Popular Culture and Memory; and Cultural Heritage and Colonial History, brings in the presentation of the work the intention of the proposal inspired by the term “bricolage”, which translated from French means manual and/or artisanal work and which is also a way of making with different materials – which gives the tone of diversity, imagination and creativity – proposals in the present narratives.   
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/lepaarq/article/view/21470
10.15210/lepaarq.v19i38.21470
url https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/lepaarq/article/view/21470
identifier_str_mv 10.15210/lepaarq.v19i38.21470
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/lepaarq/article/view/21470/14767
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Eliane Araujo Silva
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Eliane Araujo Silva
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos do LEPAARQ (UFPEL); V. 19, N. 38 (2022): JUL-DEC; 268-272
5391545420; V. 19, N. 38 (2022): JUL-DEC; 268-272
2316-8412
1806-9118
10.15210/lepaarq.v19i38
reponame:Cadernos do LEPAARQ
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Cadernos do LEPAARQ
collection Cadernos do LEPAARQ
repository.name.fl_str_mv Cadernos do LEPAARQ - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv milheirarafael@gmail.com||brunoleo.ribeiro@gmail.com||milheirarafael@gmail.com|| brunoleo.ribeiro@gmail.com
_version_ 1799756127053807616