O RESGATE DE HEITOR: UMA POÉTICA DOS COMBATES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaral, Augusto
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Pardo, Eliane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos do LEPAARQ
Texto Completo: http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/lepaarq/article/view/1323
Resumo: RESUMO: Este artigo resulta de um trabalho desenvolvido com universitários, visando criar novas fronteiras para o campo da formação de professores, estimulando suas capacidades de expressão e criação, conjugando história, teatro, filosofia e iconografia, na perspectiva da construção singular do estudante. Possui como bases epistemológicas os trabalhos de Antonin Artaud, a filosofia deleuzeana, a psicologia social de Moreno e Pichón-Riviére. “O Resgate de Heitor”, baseado na obra de Homero, é uma peça de teatro que tem sido aperfeiçoada para a apresentação junto às escolas, atividade que faz parte de um projeto de pesquisa e extensão da Universidade Federal de Pelotas. O método Etnográfico de Louïc Wacquant orienta nosso trabalho de intervenção. Nesse texto, estamos apresentando uma primeira análise da experiência de formação desenvolvida em 2004, com material empírico de nossos arquivos de depoimentos e imagens.ABSTRACT: This article results from work with universitaries, to create new boundaries for the field of teacher training, stimulating their skills of expression and creativity, combining history, theater, philosophy and iconography, from the perspective of the unique construction of the student. It has as epistemological foundations work of Antonin Artaud, the Deleuzian philosophy, the social psychology of Moreno and Pichon-Rivière. "The Ransom of Hector," based on the works of Homer, is a play that has been refined for presentation to schools, activity that is part of a research project and extension of the Federal University of Pelotas. The Ethnographic method of Louïc Wacquant guides our work intervention. In this text, we present a first analysis of the training experience developed in 2004, with empirical data from our files of statements and images.
id UFPEL-2_edf1e0a42421d7da94611808efabb4c9
oai_identifier_str oai:ojs.10.0.0.224:article/1323
network_acronym_str UFPEL-2
network_name_str Cadernos do LEPAARQ
repository_id_str
spelling O RESGATE DE HEITOR: UMA POÉTICA DOS COMBATESMemória, PatrimônioTeatro, Formação de Professores, Corpo, EstéticaRESUMO: Este artigo resulta de um trabalho desenvolvido com universitários, visando criar novas fronteiras para o campo da formação de professores, estimulando suas capacidades de expressão e criação, conjugando história, teatro, filosofia e iconografia, na perspectiva da construção singular do estudante. Possui como bases epistemológicas os trabalhos de Antonin Artaud, a filosofia deleuzeana, a psicologia social de Moreno e Pichón-Riviére. “O Resgate de Heitor”, baseado na obra de Homero, é uma peça de teatro que tem sido aperfeiçoada para a apresentação junto às escolas, atividade que faz parte de um projeto de pesquisa e extensão da Universidade Federal de Pelotas. O método Etnográfico de Louïc Wacquant orienta nosso trabalho de intervenção. Nesse texto, estamos apresentando uma primeira análise da experiência de formação desenvolvida em 2004, com material empírico de nossos arquivos de depoimentos e imagens.ABSTRACT: This article results from work with universitaries, to create new boundaries for the field of teacher training, stimulating their skills of expression and creativity, combining history, theater, philosophy and iconography, from the perspective of the unique construction of the student. It has as epistemological foundations work of Antonin Artaud, the Deleuzian philosophy, the social psychology of Moreno and Pichon-Rivière. "The Ransom of Hector," based on the works of Homer, is a play that has been refined for presentation to schools, activity that is part of a research project and extension of the Federal University of Pelotas. The Ethnographic method of Louïc Wacquant guides our work intervention. In this text, we present a first analysis of the training experience developed in 2004, with empirical data from our files of statements and images.Universidade Federal de PelotasAmaral, AugustoPardo, Eliane2006-10-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/lepaarq/article/view/132310.15210/lepaarq.v3i5/6.13235391545420; V. 3, N. 5/6 (2006): JAN-DEC; 42-61Cadernos do LEPAARQ (UFPEL); V. 3, N. 5/6 (2006): JAN-DEC; 42-612316-84121806-911810.15210/lepaarq.v3i5/6reponame:Cadernos do LEPAARQinstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELporhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/lepaarq/article/view/1323/1106info:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-10T22:42:19Zoai:ojs.10.0.0.224:article/1323Revistahttps://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/lepaarq/indexPUBhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/lepaarq/oaimilheirarafael@gmail.com||brunoleo.ribeiro@gmail.com||milheirarafael@gmail.com|| brunoleo.ribeiro@gmail.com2316-84121806-9118opendoar:2020-08-10T22:42:19Cadernos do LEPAARQ - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.none.fl_str_mv O RESGATE DE HEITOR: UMA POÉTICA DOS COMBATES
title O RESGATE DE HEITOR: UMA POÉTICA DOS COMBATES
spellingShingle O RESGATE DE HEITOR: UMA POÉTICA DOS COMBATES
Amaral, Augusto
Memória, Patrimônio
Teatro, Formação de Professores, Corpo, Estética
title_short O RESGATE DE HEITOR: UMA POÉTICA DOS COMBATES
title_full O RESGATE DE HEITOR: UMA POÉTICA DOS COMBATES
title_fullStr O RESGATE DE HEITOR: UMA POÉTICA DOS COMBATES
title_full_unstemmed O RESGATE DE HEITOR: UMA POÉTICA DOS COMBATES
title_sort O RESGATE DE HEITOR: UMA POÉTICA DOS COMBATES
author Amaral, Augusto
author_facet Amaral, Augusto
Pardo, Eliane
author_role author
author2 Pardo, Eliane
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Amaral, Augusto
Pardo, Eliane
dc.subject.por.fl_str_mv Memória, Patrimônio
Teatro, Formação de Professores, Corpo, Estética
topic Memória, Patrimônio
Teatro, Formação de Professores, Corpo, Estética
description RESUMO: Este artigo resulta de um trabalho desenvolvido com universitários, visando criar novas fronteiras para o campo da formação de professores, estimulando suas capacidades de expressão e criação, conjugando história, teatro, filosofia e iconografia, na perspectiva da construção singular do estudante. Possui como bases epistemológicas os trabalhos de Antonin Artaud, a filosofia deleuzeana, a psicologia social de Moreno e Pichón-Riviére. “O Resgate de Heitor”, baseado na obra de Homero, é uma peça de teatro que tem sido aperfeiçoada para a apresentação junto às escolas, atividade que faz parte de um projeto de pesquisa e extensão da Universidade Federal de Pelotas. O método Etnográfico de Louïc Wacquant orienta nosso trabalho de intervenção. Nesse texto, estamos apresentando uma primeira análise da experiência de formação desenvolvida em 2004, com material empírico de nossos arquivos de depoimentos e imagens.ABSTRACT: This article results from work with universitaries, to create new boundaries for the field of teacher training, stimulating their skills of expression and creativity, combining history, theater, philosophy and iconography, from the perspective of the unique construction of the student. It has as epistemological foundations work of Antonin Artaud, the Deleuzian philosophy, the social psychology of Moreno and Pichon-Rivière. "The Ransom of Hector," based on the works of Homer, is a play that has been refined for presentation to schools, activity that is part of a research project and extension of the Federal University of Pelotas. The Ethnographic method of Louïc Wacquant guides our work intervention. In this text, we present a first analysis of the training experience developed in 2004, with empirical data from our files of statements and images.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-10-07
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/lepaarq/article/view/1323
10.15210/lepaarq.v3i5/6.1323
url http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/lepaarq/article/view/1323
identifier_str_mv 10.15210/lepaarq.v3i5/6.1323
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/lepaarq/article/view/1323/1106
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.source.none.fl_str_mv 5391545420; V. 3, N. 5/6 (2006): JAN-DEC; 42-61
Cadernos do LEPAARQ (UFPEL); V. 3, N. 5/6 (2006): JAN-DEC; 42-61
2316-8412
1806-9118
10.15210/lepaarq.v3i5/6
reponame:Cadernos do LEPAARQ
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Cadernos do LEPAARQ
collection Cadernos do LEPAARQ
repository.name.fl_str_mv Cadernos do LEPAARQ - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv milheirarafael@gmail.com||brunoleo.ribeiro@gmail.com||milheirarafael@gmail.com|| brunoleo.ribeiro@gmail.com
_version_ 1750217416581840896