As flechas de Olowaili: o som, o movimento e a cultura Guna em Princess Pocahontas and the Blue Spots por Monique Mojica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Interfaces Brasil/Canadá (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/9782 |
Resumo: | Este artigo examina o drama Princess Pocahontas and the Blue Spots (1991), da dramaturga Guna Rappahannock, Monique Mojica, utilizando um enfoque sobre a cultura e a linguagem dos indígenas Guna para demonstrar que Mojica inclui a linguagem e elementos Gunano em seu drama que outros críticos anteriormente ignoraram. Considerando a arte de costurar as molas (uma vestimenta tradicional Guna), as histórias da tradição oral Guna lado a lado das histórias pessoais de sua família, o seu nome Guna, Olowaili e teorias do drama, é possível concluir que sua obra é muito mais autobiográfica do que tem pensado. Mojica não somente conta as histórias das outras mulheres indígenas afetadas pela colonização, como anteriormente sugerido em outras leituras críticas, ela inclui suas próprias conexões com a história e a cultura Guna para recriar sua identidade como mulher indígena Guna. |
id |
UFPEL-3_071a484f34f1479b2fdddd59affab8ae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufpel:article/9782 |
network_acronym_str |
UFPEL-3 |
network_name_str |
Interfaces Brasil/Canadá (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
As flechas de Olowaili: o som, o movimento e a cultura Guna em Princess Pocahontas and the Blue Spots por Monique MojicaThe Arrows of Olowaili: Sound, Movement and Guna Culture in Monique Mojica’s Princess Pocahontas and the Blue SpotsMonique MojicaGunaAutobiographical fictionPrincess Pocahontas and the Blue SpotsMonique MojicaGunaFicção autobigráficaPrincess Pocahontas and the Blue SpotsEste artigo examina o drama Princess Pocahontas and the Blue Spots (1991), da dramaturga Guna Rappahannock, Monique Mojica, utilizando um enfoque sobre a cultura e a linguagem dos indígenas Guna para demonstrar que Mojica inclui a linguagem e elementos Gunano em seu drama que outros críticos anteriormente ignoraram. Considerando a arte de costurar as molas (uma vestimenta tradicional Guna), as histórias da tradição oral Guna lado a lado das histórias pessoais de sua família, o seu nome Guna, Olowaili e teorias do drama, é possível concluir que sua obra é muito mais autobiográfica do que tem pensado. Mojica não somente conta as histórias das outras mulheres indígenas afetadas pela colonização, como anteriormente sugerido em outras leituras críticas, ela inclui suas próprias conexões com a história e a cultura Guna para recriar sua identidade como mulher indígena Guna.This article examines the drama Princess Pocahontas and the Blue Spots (1991) by Guna/Rappahanock dramaturg, Monique Mojica. Utilizing a focus on the indigenous culture and language of the Guna, this article demonstrates that Mojica includes Guna language and cultural elements in her play that others have overlooked, making the work much more autobiographic in nature and connected to her Guna ancestry.Abecan2017-01-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionIndigenous Studiesapplication/pdfhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/978210.15210/interfaces.v16i3.9782Interfaces Brasil/Canadá; v. 16 n. 3 (2016): À procura de novos paradigmas: estudos indígenas no Canadá e nas Américas; 83-98Interfaces, Brazil/Canada, Brazilian Journal of Canadian Studies; Vol. 16 No. 3 (2016): In Search of New Paradigms: Indigenous Studies in Canada and in the Americas; 83-98Interfaces, Brasil/Canadá; Vol. 16 Núm. 3 (2016): À procura de novos paradigmas: estudos indígenas no Canadá e nas Américas; 83-98Interfaces, Brésil/Canadá; Vol. 16 No 3 (2016): À procura de novos paradigmas: estudos indígenas no Canadá e nas Américas; 83-981984-56771519-099410.15210/interfaces.v16i3reponame:Interfaces Brasil/Canadá (Online)instname:Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN)instacron:UFPELenghttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/9782/6756Copyright (c) 2017 Interfaces Brasil/Canadáinfo:eu-repo/semantics/openAccessHopkins, Daniel Wayne2019-10-23T01:11:17Zoai:ojs.ufpel:article/9782Revistahttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/indexPUBhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/oai||interfaces.contato@outlook.com|| gunter@terra.com.br1984-56771519-0994opendoar:2019-10-23T01:11:17Interfaces Brasil/Canadá (Online) - Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As flechas de Olowaili: o som, o movimento e a cultura Guna em Princess Pocahontas and the Blue Spots por Monique Mojica The Arrows of Olowaili: Sound, Movement and Guna Culture in Monique Mojica’s Princess Pocahontas and the Blue Spots |
title |
As flechas de Olowaili: o som, o movimento e a cultura Guna em Princess Pocahontas and the Blue Spots por Monique Mojica |
spellingShingle |
As flechas de Olowaili: o som, o movimento e a cultura Guna em Princess Pocahontas and the Blue Spots por Monique Mojica Hopkins, Daniel Wayne Monique Mojica Guna Autobiographical fiction Princess Pocahontas and the Blue Spots Monique Mojica Guna Ficção autobigráfica Princess Pocahontas and the Blue Spots |
title_short |
As flechas de Olowaili: o som, o movimento e a cultura Guna em Princess Pocahontas and the Blue Spots por Monique Mojica |
title_full |
As flechas de Olowaili: o som, o movimento e a cultura Guna em Princess Pocahontas and the Blue Spots por Monique Mojica |
title_fullStr |
As flechas de Olowaili: o som, o movimento e a cultura Guna em Princess Pocahontas and the Blue Spots por Monique Mojica |
title_full_unstemmed |
As flechas de Olowaili: o som, o movimento e a cultura Guna em Princess Pocahontas and the Blue Spots por Monique Mojica |
title_sort |
As flechas de Olowaili: o som, o movimento e a cultura Guna em Princess Pocahontas and the Blue Spots por Monique Mojica |
author |
Hopkins, Daniel Wayne |
author_facet |
Hopkins, Daniel Wayne |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hopkins, Daniel Wayne |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Monique Mojica Guna Autobiographical fiction Princess Pocahontas and the Blue Spots Monique Mojica Guna Ficção autobigráfica Princess Pocahontas and the Blue Spots |
topic |
Monique Mojica Guna Autobiographical fiction Princess Pocahontas and the Blue Spots Monique Mojica Guna Ficção autobigráfica Princess Pocahontas and the Blue Spots |
description |
Este artigo examina o drama Princess Pocahontas and the Blue Spots (1991), da dramaturga Guna Rappahannock, Monique Mojica, utilizando um enfoque sobre a cultura e a linguagem dos indígenas Guna para demonstrar que Mojica inclui a linguagem e elementos Gunano em seu drama que outros críticos anteriormente ignoraram. Considerando a arte de costurar as molas (uma vestimenta tradicional Guna), as histórias da tradição oral Guna lado a lado das histórias pessoais de sua família, o seu nome Guna, Olowaili e teorias do drama, é possível concluir que sua obra é muito mais autobiográfica do que tem pensado. Mojica não somente conta as histórias das outras mulheres indígenas afetadas pela colonização, como anteriormente sugerido em outras leituras críticas, ela inclui suas próprias conexões com a história e a cultura Guna para recriar sua identidade como mulher indígena Guna. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Indigenous Studies |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/9782 10.15210/interfaces.v16i3.9782 |
url |
https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/9782 |
identifier_str_mv |
10.15210/interfaces.v16i3.9782 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/9782/6756 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Interfaces Brasil/Canadá info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Interfaces Brasil/Canadá |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Abecan |
publisher.none.fl_str_mv |
Abecan |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interfaces Brasil/Canadá; v. 16 n. 3 (2016): À procura de novos paradigmas: estudos indígenas no Canadá e nas Américas; 83-98 Interfaces, Brazil/Canada, Brazilian Journal of Canadian Studies; Vol. 16 No. 3 (2016): In Search of New Paradigms: Indigenous Studies in Canada and in the Americas; 83-98 Interfaces, Brasil/Canadá; Vol. 16 Núm. 3 (2016): À procura de novos paradigmas: estudos indígenas no Canadá e nas Américas; 83-98 Interfaces, Brésil/Canadá; Vol. 16 No 3 (2016): À procura de novos paradigmas: estudos indígenas no Canadá e nas Américas; 83-98 1984-5677 1519-0994 10.15210/interfaces.v16i3 reponame:Interfaces Brasil/Canadá (Online) instname:Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN) instacron:UFPEL |
instname_str |
Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Interfaces Brasil/Canadá (Online) |
collection |
Interfaces Brasil/Canadá (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interfaces Brasil/Canadá (Online) - Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN) |
repository.mail.fl_str_mv |
||interfaces.contato@outlook.com|| gunter@terra.com.br |
_version_ |
1799756085264908288 |