As flechas de Olowaili: o som, o movimento e a cultura Guna em Princess Pocahontas and the Blue Spots por Monique Mojica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hopkins, Daniel Wayne
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Interfaces Brasil/Canadá (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/9782
Resumo: Este artigo examina o drama Princess Pocahontas and the Blue Spots (1991), da dramaturga Guna Rappahannock, Monique Mojica, utilizando um enfoque sobre a cultura e a linguagem dos indígenas Guna para demonstrar que Mojica inclui a linguagem e elementos Gunano em seu drama que outros críticos anteriormente ignoraram. Considerando a arte de costurar as molas (uma vestimenta tradicional Guna), as histórias da tradição oral Guna lado a lado das histórias pessoais de sua família, o seu nome Guna, Olowaili e teorias do drama, é possível concluir que sua obra é muito mais autobiográfica do que tem pensado. Mojica não somente conta as histórias das outras mulheres indígenas afetadas pela colonização, como anteriormente sugerido em outras leituras críticas, ela inclui suas próprias conexões com a história e a cultura Guna para recriar sua identidade como mulher indígena Guna.
id UFPEL-3_071a484f34f1479b2fdddd59affab8ae
oai_identifier_str oai:ojs.ufpel:article/9782
network_acronym_str UFPEL-3
network_name_str Interfaces Brasil/Canadá (Online)
repository_id_str
spelling As flechas de Olowaili: o som, o movimento e a cultura Guna em Princess Pocahontas and the Blue Spots por Monique MojicaThe Arrows of Olowaili: Sound, Movement and Guna Culture in Monique Mojica’s Princess Pocahontas and the Blue SpotsMonique MojicaGunaAutobiographical fictionPrincess Pocahontas and the Blue SpotsMonique MojicaGunaFicção autobigráficaPrincess Pocahontas and the Blue SpotsEste artigo examina o drama Princess Pocahontas and the Blue Spots (1991), da dramaturga Guna Rappahannock, Monique Mojica, utilizando um enfoque sobre a cultura e a linguagem dos indígenas Guna para demonstrar que Mojica inclui a linguagem e elementos Gunano em seu drama que outros críticos anteriormente ignoraram. Considerando a arte de costurar as molas (uma vestimenta tradicional Guna), as histórias da tradição oral Guna lado a lado das histórias pessoais de sua família, o seu nome Guna, Olowaili e teorias do drama, é possível concluir que sua obra é muito mais autobiográfica do que tem pensado. Mojica não somente conta as histórias das outras mulheres indígenas afetadas pela colonização, como anteriormente sugerido em outras leituras críticas, ela inclui suas próprias conexões com a história e a cultura Guna para recriar sua identidade como mulher indígena Guna.This article examines the drama Princess Pocahontas and the Blue Spots (1991) by Guna/Rappahanock dramaturg, Monique Mojica. Utilizing a focus on the indigenous culture and language of the Guna, this article demonstrates that Mojica includes Guna language and cultural elements in her play that others have overlooked, making the work much more autobiographic in nature and connected to her Guna ancestry.Abecan2017-01-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionIndigenous Studiesapplication/pdfhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/978210.15210/interfaces.v16i3.9782Interfaces Brasil/Canadá; v. 16 n. 3 (2016): À procura de novos paradigmas: estudos indígenas no Canadá e nas Américas; 83-98Interfaces, Brazil/Canada, Brazilian Journal of Canadian Studies; Vol. 16 No. 3 (2016): In Search of New Paradigms: Indigenous Studies in Canada and in the Americas; 83-98Interfaces, Brasil/Canadá; Vol. 16 Núm. 3 (2016): À procura de novos paradigmas: estudos indígenas no Canadá e nas Américas; 83-98Interfaces, Brésil/Canadá; Vol. 16 No 3 (2016): À procura de novos paradigmas: estudos indígenas no Canadá e nas Américas; 83-981984-56771519-099410.15210/interfaces.v16i3reponame:Interfaces Brasil/Canadá (Online)instname:Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN)instacron:UFPELenghttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/9782/6756Copyright (c) 2017 Interfaces Brasil/Canadáinfo:eu-repo/semantics/openAccessHopkins, Daniel Wayne2019-10-23T01:11:17Zoai:ojs.ufpel:article/9782Revistahttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/indexPUBhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/oai||interfaces.contato@outlook.com|| gunter@terra.com.br1984-56771519-0994opendoar:2019-10-23T01:11:17Interfaces Brasil/Canadá (Online) - Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN)false
dc.title.none.fl_str_mv As flechas de Olowaili: o som, o movimento e a cultura Guna em Princess Pocahontas and the Blue Spots por Monique Mojica
The Arrows of Olowaili: Sound, Movement and Guna Culture in Monique Mojica’s Princess Pocahontas and the Blue Spots
title As flechas de Olowaili: o som, o movimento e a cultura Guna em Princess Pocahontas and the Blue Spots por Monique Mojica
spellingShingle As flechas de Olowaili: o som, o movimento e a cultura Guna em Princess Pocahontas and the Blue Spots por Monique Mojica
Hopkins, Daniel Wayne
Monique Mojica
Guna
Autobiographical fiction
Princess Pocahontas and the Blue Spots
Monique Mojica
Guna
Ficção autobigráfica
Princess Pocahontas and the Blue Spots
title_short As flechas de Olowaili: o som, o movimento e a cultura Guna em Princess Pocahontas and the Blue Spots por Monique Mojica
title_full As flechas de Olowaili: o som, o movimento e a cultura Guna em Princess Pocahontas and the Blue Spots por Monique Mojica
title_fullStr As flechas de Olowaili: o som, o movimento e a cultura Guna em Princess Pocahontas and the Blue Spots por Monique Mojica
title_full_unstemmed As flechas de Olowaili: o som, o movimento e a cultura Guna em Princess Pocahontas and the Blue Spots por Monique Mojica
title_sort As flechas de Olowaili: o som, o movimento e a cultura Guna em Princess Pocahontas and the Blue Spots por Monique Mojica
author Hopkins, Daniel Wayne
author_facet Hopkins, Daniel Wayne
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hopkins, Daniel Wayne
dc.subject.por.fl_str_mv Monique Mojica
Guna
Autobiographical fiction
Princess Pocahontas and the Blue Spots
Monique Mojica
Guna
Ficção autobigráfica
Princess Pocahontas and the Blue Spots
topic Monique Mojica
Guna
Autobiographical fiction
Princess Pocahontas and the Blue Spots
Monique Mojica
Guna
Ficção autobigráfica
Princess Pocahontas and the Blue Spots
description Este artigo examina o drama Princess Pocahontas and the Blue Spots (1991), da dramaturga Guna Rappahannock, Monique Mojica, utilizando um enfoque sobre a cultura e a linguagem dos indígenas Guna para demonstrar que Mojica inclui a linguagem e elementos Gunano em seu drama que outros críticos anteriormente ignoraram. Considerando a arte de costurar as molas (uma vestimenta tradicional Guna), as histórias da tradição oral Guna lado a lado das histórias pessoais de sua família, o seu nome Guna, Olowaili e teorias do drama, é possível concluir que sua obra é muito mais autobiográfica do que tem pensado. Mojica não somente conta as histórias das outras mulheres indígenas afetadas pela colonização, como anteriormente sugerido em outras leituras críticas, ela inclui suas próprias conexões com a história e a cultura Guna para recriar sua identidade como mulher indígena Guna.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Indigenous Studies
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/9782
10.15210/interfaces.v16i3.9782
url https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/9782
identifier_str_mv 10.15210/interfaces.v16i3.9782
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/9782/6756
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Interfaces Brasil/Canadá
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Interfaces Brasil/Canadá
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Abecan
publisher.none.fl_str_mv Abecan
dc.source.none.fl_str_mv Interfaces Brasil/Canadá; v. 16 n. 3 (2016): À procura de novos paradigmas: estudos indígenas no Canadá e nas Américas; 83-98
Interfaces, Brazil/Canada, Brazilian Journal of Canadian Studies; Vol. 16 No. 3 (2016): In Search of New Paradigms: Indigenous Studies in Canada and in the Americas; 83-98
Interfaces, Brasil/Canadá; Vol. 16 Núm. 3 (2016): À procura de novos paradigmas: estudos indígenas no Canadá e nas Américas; 83-98
Interfaces, Brésil/Canadá; Vol. 16 No 3 (2016): À procura de novos paradigmas: estudos indígenas no Canadá e nas Américas; 83-98
1984-5677
1519-0994
10.15210/interfaces.v16i3
reponame:Interfaces Brasil/Canadá (Online)
instname:Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN)
instacron:UFPEL
instname_str Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Interfaces Brasil/Canadá (Online)
collection Interfaces Brasil/Canadá (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Brasil/Canadá (Online) - Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN)
repository.mail.fl_str_mv ||interfaces.contato@outlook.com|| gunter@terra.com.br
_version_ 1799756085264908288