A história de uma Ialorixá sob a ótica de um pastor canadense: Robert McAlister e as Religiões Afro-Brasileiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Isaia, Artur Cesar
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: da Silva, Elizete
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Brasil/Canadá (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/17627
Resumo: Este texto trata da narrativa em torno da vida de uma Ialorixá convertida do Candomblé a uma Igreja Pentecosal chamada Cruzada Nova Vida. Esta Igreja foi fundada pelo pastor canadense Robert McAlister, precursor do uso de práticas proselitistas midiáticas no Brasil. A conversão da Ialorixá aparece como a vitória cristã sobre o que McAlister apresenta como a ação do demônio na sociedade brasileira: o Candomblé e a Umbanda. Além desses, o Espiritismo e o Catolicismo aparecem, igualmente, dominados pelo mal ancestral. A sociedade brasileira aparece na narrativa, portanto, como um território de missão, o qual era necessário converter para Cristo. Em tom apologético, McAlister desenvolve os marcadores das narrativas cristãs de conversão.  Esses marcadores passam pelo repúdio às antigas práticas e a submissão à mensagem cristã.
id UFPEL-3_0b36b684301d0f9e070141b780612bc4
oai_identifier_str oai:ojs.ufpel:article/17627
network_acronym_str UFPEL-3
network_name_str Interfaces Brasil/Canadá (Online)
repository_id_str
spelling A história de uma Ialorixá sob a ótica de um pastor canadense: Robert McAlister e as Religiões Afro-BrasileirasReligiões Afro-BrasileirasPentecostalismoCandombléEste texto trata da narrativa em torno da vida de uma Ialorixá convertida do Candomblé a uma Igreja Pentecosal chamada Cruzada Nova Vida. Esta Igreja foi fundada pelo pastor canadense Robert McAlister, precursor do uso de práticas proselitistas midiáticas no Brasil. A conversão da Ialorixá aparece como a vitória cristã sobre o que McAlister apresenta como a ação do demônio na sociedade brasileira: o Candomblé e a Umbanda. Além desses, o Espiritismo e o Catolicismo aparecem, igualmente, dominados pelo mal ancestral. A sociedade brasileira aparece na narrativa, portanto, como um território de missão, o qual era necessário converter para Cristo. Em tom apologético, McAlister desenvolve os marcadores das narrativas cristãs de conversão.  Esses marcadores passam pelo repúdio às antigas práticas e a submissão à mensagem cristã.Abecan2020-01-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/1762710.15210/interfaces.v19i3.17627Interfaces Brasil/Canadá; v. 19 n. 3 (2019): Migrações, herança e transmissão intergeracional nas relações Brasil-Canadá; 104-124Interfaces, Brazil/Canada, Brazilian Journal of Canadian Studies; Vol. 19 No. 3 (2019): Migrations, Inheritance and Intergenerational Transmission in Brazil-Canada Relations.; 104-124Interfaces, Brasil/Canadá; Vol. 19 Núm. 3 (2019): Migrações, herança e transmissão intergeracional nas relações Brasil-Canadá; 104-124Interfaces, Brésil/Canadá; Vol. 19 No 3 (2019): Migrações, herança e transmissão intergeracional nas relações Brasil-Canadá; 104-1241984-56771519-099410.15210/interfaces.v19i3reponame:Interfaces Brasil/Canadá (Online)instname:Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN)instacron:UFPELporhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/17627/10918Copyright (c) 2020 Interfaces Brasil/Canadáinfo:eu-repo/semantics/openAccessIsaia, Artur Cesarda Silva, Elizete2020-01-04T15:52:44Zoai:ojs.ufpel:article/17627Revistahttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/indexPUBhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/oai||interfaces.contato@outlook.com|| gunter@terra.com.br1984-56771519-0994opendoar:2020-01-04T15:52:44Interfaces Brasil/Canadá (Online) - Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN)false
dc.title.none.fl_str_mv A história de uma Ialorixá sob a ótica de um pastor canadense: Robert McAlister e as Religiões Afro-Brasileiras
title A história de uma Ialorixá sob a ótica de um pastor canadense: Robert McAlister e as Religiões Afro-Brasileiras
spellingShingle A história de uma Ialorixá sob a ótica de um pastor canadense: Robert McAlister e as Religiões Afro-Brasileiras
Isaia, Artur Cesar
Religiões Afro-Brasileiras
Pentecostalismo
Candomblé
title_short A história de uma Ialorixá sob a ótica de um pastor canadense: Robert McAlister e as Religiões Afro-Brasileiras
title_full A história de uma Ialorixá sob a ótica de um pastor canadense: Robert McAlister e as Religiões Afro-Brasileiras
title_fullStr A história de uma Ialorixá sob a ótica de um pastor canadense: Robert McAlister e as Religiões Afro-Brasileiras
title_full_unstemmed A história de uma Ialorixá sob a ótica de um pastor canadense: Robert McAlister e as Religiões Afro-Brasileiras
title_sort A história de uma Ialorixá sob a ótica de um pastor canadense: Robert McAlister e as Religiões Afro-Brasileiras
author Isaia, Artur Cesar
author_facet Isaia, Artur Cesar
da Silva, Elizete
author_role author
author2 da Silva, Elizete
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Isaia, Artur Cesar
da Silva, Elizete
dc.subject.por.fl_str_mv Religiões Afro-Brasileiras
Pentecostalismo
Candomblé
topic Religiões Afro-Brasileiras
Pentecostalismo
Candomblé
description Este texto trata da narrativa em torno da vida de uma Ialorixá convertida do Candomblé a uma Igreja Pentecosal chamada Cruzada Nova Vida. Esta Igreja foi fundada pelo pastor canadense Robert McAlister, precursor do uso de práticas proselitistas midiáticas no Brasil. A conversão da Ialorixá aparece como a vitória cristã sobre o que McAlister apresenta como a ação do demônio na sociedade brasileira: o Candomblé e a Umbanda. Além desses, o Espiritismo e o Catolicismo aparecem, igualmente, dominados pelo mal ancestral. A sociedade brasileira aparece na narrativa, portanto, como um território de missão, o qual era necessário converter para Cristo. Em tom apologético, McAlister desenvolve os marcadores das narrativas cristãs de conversão.  Esses marcadores passam pelo repúdio às antigas práticas e a submissão à mensagem cristã.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/17627
10.15210/interfaces.v19i3.17627
url https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/17627
identifier_str_mv 10.15210/interfaces.v19i3.17627
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/17627/10918
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Interfaces Brasil/Canadá
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Interfaces Brasil/Canadá
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Abecan
publisher.none.fl_str_mv Abecan
dc.source.none.fl_str_mv Interfaces Brasil/Canadá; v. 19 n. 3 (2019): Migrações, herança e transmissão intergeracional nas relações Brasil-Canadá; 104-124
Interfaces, Brazil/Canada, Brazilian Journal of Canadian Studies; Vol. 19 No. 3 (2019): Migrations, Inheritance and Intergenerational Transmission in Brazil-Canada Relations.; 104-124
Interfaces, Brasil/Canadá; Vol. 19 Núm. 3 (2019): Migrações, herança e transmissão intergeracional nas relações Brasil-Canadá; 104-124
Interfaces, Brésil/Canadá; Vol. 19 No 3 (2019): Migrações, herança e transmissão intergeracional nas relações Brasil-Canadá; 104-124
1984-5677
1519-0994
10.15210/interfaces.v19i3
reponame:Interfaces Brasil/Canadá (Online)
instname:Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN)
instacron:UFPEL
instname_str Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Interfaces Brasil/Canadá (Online)
collection Interfaces Brasil/Canadá (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Brasil/Canadá (Online) - Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN)
repository.mail.fl_str_mv ||interfaces.contato@outlook.com|| gunter@terra.com.br
_version_ 1799756085772419072