Uma nova velha história: O Karaíba e a memória ancestral pré-cabralina
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interfaces Brasil/Canadá (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/9866 |
Resumo: | Este ensaio objetiva examinar como, em O Karaiba, Daniel Munduruku reclama a memória ancestral pré-cabralina O ensaio divide-se em duas seções: na primeira examina-se como, a partir dos desenvolvimentos causados por uma hipotética profecia acerca da futura brutalização da terra e dos povos que nela habitavam, o autor desconstrói a imagem do indígena como ser selvagem e atrasado, e inscreve a importância de memória corporificada, forte e profundamente vinculada a um espaço vivenciado e cultuado. Na segunda parte reflete-se como, desfeito o vínculo entre uma cultura e o solo de que se alimenta, vêm a desaparecer as velhas formas memoriais. Embasam o estudo, sobretudo, reflexões sobre a cultura indígena de autoria de Mundurku (2000) e Eliane Potiguara (2004), bem como estudos sobre a natureza da memória social, especialmente em comunidades fechadas, de Maurice Halbwachs (2003), Joel Candau (2011) e Aleida Assmann (2011); os conceitos desses pesquisadores são modalizados para se adaptarem ao contexto da cultura indígena em estudo. A relação entre solo, memória e cultura é pensado, ainda a partir das ressonâncias do verbo latino colo segunda expostas por Alfredo Bosi (1992). |
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Uma nova velha história: O Karaíba e a memória ancestral pré-cabralinaA new old story: O Karaíba and the pre-Cabralian ancestral memoryO KaraíbaDaniel MundurukuMemoryIdentityPlaceO KaraíbaDaniel MundurukuMemóriaIdentidadeEspaçoEste ensaio objetiva examinar como, em O Karaiba, Daniel Munduruku reclama a memória ancestral pré-cabralina O ensaio divide-se em duas seções: na primeira examina-se como, a partir dos desenvolvimentos causados por uma hipotética profecia acerca da futura brutalização da terra e dos povos que nela habitavam, o autor desconstrói a imagem do indígena como ser selvagem e atrasado, e inscreve a importância de memória corporificada, forte e profundamente vinculada a um espaço vivenciado e cultuado. Na segunda parte reflete-se como, desfeito o vínculo entre uma cultura e o solo de que se alimenta, vêm a desaparecer as velhas formas memoriais. Embasam o estudo, sobretudo, reflexões sobre a cultura indígena de autoria de Mundurku (2000) e Eliane Potiguara (2004), bem como estudos sobre a natureza da memória social, especialmente em comunidades fechadas, de Maurice Halbwachs (2003), Joel Candau (2011) e Aleida Assmann (2011); os conceitos desses pesquisadores são modalizados para se adaptarem ao contexto da cultura indígena em estudo. A relação entre solo, memória e cultura é pensado, ainda a partir das ressonâncias do verbo latino colo segunda expostas por Alfredo Bosi (1992).This study aims to examine how Daniel Munduruku reclaims pre-Cabralian ancestral memory in his novel O Karaíba. The text is divided into two sections: the first one examines how, from the developments caused by a hypothetical prophecy about the future brutalization of the land and of the people who lived there, the author deconstructs the image of the Indian as being wild and ignorant, and inscribes the importance of a strong embodied memory, deeply associated to a sacred place. The second section reflects how, once the links between culture and the place that feeds it are broken, old memorial forms disappear. Underlie the study, especially, reflections on the indigenous culture authored by Mundurku (2000) and Eliane Potiguara (2004), and studies on the nature of social memory, especially in closed communities, conducted by Maurice Halbwachs (2003), Joel Candau (2011) and Aleida Assmann (2011); the concepts of these researchers are relativized to adapt to the context of the indigenous culture under study. The relationship between place, memory and culture is thought, yet, in connection with the suggestions brought by the Latin verb colo, as exposed by Alfredo Bosi (1992).Abecan2017-01-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/986610.15210/interfaces.v16i3.9866Interfaces Brasil/Canadá; v. 16 n. 3 (2016): À procura de novos paradigmas: estudos indígenas no Canadá e nas Américas; 118-133Interfaces, Brazil/Canada, Brazilian Journal of Canadian Studies; Vol. 16 No. 3 (2016): In Search of New Paradigms: Indigenous Studies in Canada and in the Americas; 118-133Interfaces, Brasil/Canadá; Vol. 16 Núm. 3 (2016): À procura de novos paradigmas: estudos indígenas no Canadá e nas Américas; 118-133Interfaces, Brésil/Canadá; Vol. 16 No 3 (2016): À procura de novos paradigmas: estudos indígenas no Canadá e nas Américas; 118-1331984-56771519-099410.15210/interfaces.v16i3reponame:Interfaces Brasil/Canadá (Online)instname:Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN)instacron:UFPELporhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/9866/6759Copyright (c) 2017 Interfaces Brasil/Canadáinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida Silva, Denise2019-10-23T01:17:11Zoai:ojs.ufpel:article/9866Revistahttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/indexPUBhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/oai||interfaces.contato@outlook.com|| gunter@terra.com.br1984-56771519-0994opendoar:2019-10-23T01:17:11Interfaces Brasil/Canadá (Online) - Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN)false |
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