Sonhar a América: por uma leitura de "Frontières ou Tableaux des Amériques", de Noël Audet.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LeGrand, Eva
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Brasil/Canadá (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/6398
Resumo: Este artigo explora Frontières ou Tableaux d’Amérique por meio de diferentes “travessias de fronteiras” (espaciais, narrativas, estruturais, semânticas) do narrador, passeador audetiano (de Noël Audet). Se a dualidade da fronteira sempre problematiza questões identitárias do mesmo e da alteridade, Audet igualmente a designa, articulando-a à idéia da felicidade (que é a própria essência do “mito da América”) como centro irônico de sua arquitetura romanesca. Além disso, marcando-a com a forma plural, já encontrada no título, ele representa a esplêndida heterogeneidade do Continente e inscreve a mudança do paradigma de fronteira em toda a produção romanesca quebequense. Com efeito, Noël Audet é o primeiro romancista cuja “fronteira” não é mais figurada unicamente pelo Oeste (notadamente pela Califórnia), mas, em sua pluralidade, ele esboça a geografia ficcional de uma nova identidade continental, necessariamente impura e dialógica.Résumé: Cet article explore Frontières ou Tableaux d’Amérique à travers les différentes «traversées de frontières» (spatiales, narratives, structurelles, sémantiques) du narrateur-promeneur audetien. Si la dualité de la frontière problématise toujours les questions identitaires du même et de l’altérité, Audet la désigne aussi, en l’articulant à l’idée du bonheur (essence même du «mythe de l’Amérique»), comme centre ironique de son architectonie romanesque. La marquant de surcroît d’un pluriel dés le titre, il représente la superbe hétérogénéité du continent et inscrit le changement du paradigme de frontiêre dans toute la production romanesque québécoise : il est en effet le premier romancier dont la «frontiére» n’est plus figurée uniquement par l’Ouest (notamment par la Californie), mais qui. dans sa pluralité, esquisse la géographie fictive d’une nouvelle identité continentale, nécessairement impure et dialogique.
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