A visão distópica de Atwood na literatura e no cinema.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaral Campello, Eliane
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Brasil/Canadá (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/6402
Resumo:  O presente trabalho retoma a leitura comparativa realizada durante o “Ciclo de cinema canadense”, promovido pelo Núcleo de Estudos Canadenses/Fundação Universidade Federal do Rio Grande — NEC/ FURG, entre o romance The Handmaid’s Tale (1985), de Margaret Atwood, e sua adaptação para o cinema, por Harold Pinter (1990). Entre as inúmeras interfaces existentes nesses dois campos culturais, saliento os valores que a autora tematiza na sua República de Gilead, a partir do fato de que a maioria das mulheres se tornaram estéreis. As atitudes do “comando” contra o estatuto dos direitos da mulher informam a visão distópica de Atwood. Na passagem do texto literário para a tela, entretanto, há aspectos relevantes, caracterizadores dessa distopia, que são totalmente desconsiderados. Nessa perspectiva, examino a influencia da narrativa encaixada na sua relação com a narradora e a presença do espaço canadense, elementos essenciais na obra literária, em contraponto ao “final feliz” da versão para o cinema.Abstract: This work recovers the comparative reading between the novel The Handmaids Tale (1985), by Margaret Atwood, and its adaptation to the movies by Harold Pinter (1990), presented in the ‘Ciclo de Literatura Canadense’ sponsored by the Núcleo de Estudos Canadenses/Fundação Universidade Federal do Rio Grande — NEC/FURG. Among the various interfaces in these two cultural fields, I underline the values that the writer thematizes in her Republic of Gilead. Such values spring from the fact that most of the women have become sterile. The command’s attitudes against the statute of women’s rights support Atwood’s dystopic vision. However, in the passage from the literary text to the screen, there are relevant aspects that characterize such a dystopia which are not taken into account. From such a perspective, I analyze the influence of a framed story within the category of the narrator and the presence of the Canadian space in the novel, in counterpoint to the “happy end” of the film.
id UFPEL-3_614e54c8082520dfb3aa7770a80ced0c
oai_identifier_str oai:ojs.ufpel:article/6402
network_acronym_str UFPEL-3
network_name_str Interfaces Brasil/Canadá (Online)
repository_id_str
spelling A visão distópica de Atwood na literatura e no cinema. O presente trabalho retoma a leitura comparativa realizada durante o “Ciclo de cinema canadense”, promovido pelo Núcleo de Estudos Canadenses/Fundação Universidade Federal do Rio Grande — NEC/ FURG, entre o romance The Handmaid’s Tale (1985), de Margaret Atwood, e sua adaptação para o cinema, por Harold Pinter (1990). Entre as inúmeras interfaces existentes nesses dois campos culturais, saliento os valores que a autora tematiza na sua República de Gilead, a partir do fato de que a maioria das mulheres se tornaram estéreis. As atitudes do “comando” contra o estatuto dos direitos da mulher informam a visão distópica de Atwood. Na passagem do texto literário para a tela, entretanto, há aspectos relevantes, caracterizadores dessa distopia, que são totalmente desconsiderados. Nessa perspectiva, examino a influencia da narrativa encaixada na sua relação com a narradora e a presença do espaço canadense, elementos essenciais na obra literária, em contraponto ao “final feliz” da versão para o cinema.Abstract: This work recovers the comparative reading between the novel The Handmaids Tale (1985), by Margaret Atwood, and its adaptation to the movies by Harold Pinter (1990), presented in the ‘Ciclo de Literatura Canadense’ sponsored by the Núcleo de Estudos Canadenses/Fundação Universidade Federal do Rio Grande — NEC/FURG. Among the various interfaces in these two cultural fields, I underline the values that the writer thematizes in her Republic of Gilead. Such values spring from the fact that most of the women have become sterile. The command’s attitudes against the statute of women’s rights support Atwood’s dystopic vision. However, in the passage from the literary text to the screen, there are relevant aspects that characterize such a dystopia which are not taken into account. From such a perspective, I analyze the influence of a framed story within the category of the narrator and the presence of the Canadian space in the novel, in counterpoint to the “happy end” of the film.Abecan2015-10-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/640210.15210/interfaces.v3i1.6402Interfaces Brasil/Canadá; v. 3 n. 1 (2003); 197 - 210Interfaces, Brazil/Canada, Brazilian Journal of Canadian Studies; Vol. 3 No. 1 (2003); 197 - 210Interfaces, Brasil/Canadá; Vol. 3 Núm. 1 (2003); 197 - 210Interfaces, Brésil/Canadá; Vol. 3 No 1 (2003); 197 - 2101984-56771519-099410.15210/interfaces.v3i1reponame:Interfaces Brasil/Canadá (Online)instname:Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN)instacron:UFPELporhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/6402/4441Copyright (c) 2015 Interfaces Brasil/Canadáinfo:eu-repo/semantics/openAccessAmaral Campello, Eliane2017-03-12T20:44:17Zoai:ojs.ufpel:article/6402Revistahttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/indexPUBhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/oai||interfaces.contato@outlook.com|| gunter@terra.com.br1984-56771519-0994opendoar:2017-03-12T20:44:17Interfaces Brasil/Canadá (Online) - Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN)false
dc.title.none.fl_str_mv A visão distópica de Atwood na literatura e no cinema.
title A visão distópica de Atwood na literatura e no cinema.
spellingShingle A visão distópica de Atwood na literatura e no cinema.
Amaral Campello, Eliane
title_short A visão distópica de Atwood na literatura e no cinema.
title_full A visão distópica de Atwood na literatura e no cinema.
title_fullStr A visão distópica de Atwood na literatura e no cinema.
title_full_unstemmed A visão distópica de Atwood na literatura e no cinema.
title_sort A visão distópica de Atwood na literatura e no cinema.
author Amaral Campello, Eliane
author_facet Amaral Campello, Eliane
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amaral Campello, Eliane
description  O presente trabalho retoma a leitura comparativa realizada durante o “Ciclo de cinema canadense”, promovido pelo Núcleo de Estudos Canadenses/Fundação Universidade Federal do Rio Grande — NEC/ FURG, entre o romance The Handmaid’s Tale (1985), de Margaret Atwood, e sua adaptação para o cinema, por Harold Pinter (1990). Entre as inúmeras interfaces existentes nesses dois campos culturais, saliento os valores que a autora tematiza na sua República de Gilead, a partir do fato de que a maioria das mulheres se tornaram estéreis. As atitudes do “comando” contra o estatuto dos direitos da mulher informam a visão distópica de Atwood. Na passagem do texto literário para a tela, entretanto, há aspectos relevantes, caracterizadores dessa distopia, que são totalmente desconsiderados. Nessa perspectiva, examino a influencia da narrativa encaixada na sua relação com a narradora e a presença do espaço canadense, elementos essenciais na obra literária, em contraponto ao “final feliz” da versão para o cinema.Abstract: This work recovers the comparative reading between the novel The Handmaids Tale (1985), by Margaret Atwood, and its adaptation to the movies by Harold Pinter (1990), presented in the ‘Ciclo de Literatura Canadense’ sponsored by the Núcleo de Estudos Canadenses/Fundação Universidade Federal do Rio Grande — NEC/FURG. Among the various interfaces in these two cultural fields, I underline the values that the writer thematizes in her Republic of Gilead. Such values spring from the fact that most of the women have become sterile. The command’s attitudes against the statute of women’s rights support Atwood’s dystopic vision. However, in the passage from the literary text to the screen, there are relevant aspects that characterize such a dystopia which are not taken into account. From such a perspective, I analyze the influence of a framed story within the category of the narrator and the presence of the Canadian space in the novel, in counterpoint to the “happy end” of the film.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/6402
10.15210/interfaces.v3i1.6402
url https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/6402
identifier_str_mv 10.15210/interfaces.v3i1.6402
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/6402/4441
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Interfaces Brasil/Canadá
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Interfaces Brasil/Canadá
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Abecan
publisher.none.fl_str_mv Abecan
dc.source.none.fl_str_mv Interfaces Brasil/Canadá; v. 3 n. 1 (2003); 197 - 210
Interfaces, Brazil/Canada, Brazilian Journal of Canadian Studies; Vol. 3 No. 1 (2003); 197 - 210
Interfaces, Brasil/Canadá; Vol. 3 Núm. 1 (2003); 197 - 210
Interfaces, Brésil/Canadá; Vol. 3 No 1 (2003); 197 - 210
1984-5677
1519-0994
10.15210/interfaces.v3i1
reponame:Interfaces Brasil/Canadá (Online)
instname:Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN)
instacron:UFPEL
instname_str Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Interfaces Brasil/Canadá (Online)
collection Interfaces Brasil/Canadá (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Brasil/Canadá (Online) - Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN)
repository.mail.fl_str_mv ||interfaces.contato@outlook.com|| gunter@terra.com.br
_version_ 1799756083104841728