A pesquisa sobre o ensino e a aprendizagem de línguas no Canadá e algumas repercussões no Brasil.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interfaces Brasil/Canadá (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/6514 |
Resumo: | É grande o impacto da pesquisa canadense sobre a aprendizagem e o ensino de segunda língua e língua estrangeira nos principais centros de lingüística aplicada em todo o mundo. Neste artigo, destacamos a influência de alguns pesquisadores (Merril Swain, Sharon Lapkin e Hossein Nassaji, entre outros) que atuam no contexto canadense, cujo trabalho tem servido de suporte para a pesquisa sobre a língua estrangeira no contexto brasileiro. Aqui focalizamos fatores relativos aos conceitos de interação, diálogo colaborativo e crenças na sala de aula, dando especial atenção a alguns vínculos de pesquisa em duas universidades no sul do Brasil.Abstract: The impact of Canadian research on second/foreign language teaching and learning is well known in applied linguistics research centres worldwide. In this article we distinguish the research of scholars (Merrill Swain, Sharon Lapkin, and Hossein Nassaji, among others) who have been developing relevant studies in Canada, which we have adopted to support our investigation in the Brazilian setting. We will focus on issues related to the concepts of interaction, colaborative dialogue and beliefs with special attention to some research links in two universities in Southern Brazil. |
id |
UFPEL-3_897c01ca490b9a8e0cfb2da4d5aec6f5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufpel:article/6514 |
network_acronym_str |
UFPEL-3 |
network_name_str |
Interfaces Brasil/Canadá (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A pesquisa sobre o ensino e a aprendizagem de línguas no Canadá e algumas repercussões no Brasil.É grande o impacto da pesquisa canadense sobre a aprendizagem e o ensino de segunda língua e língua estrangeira nos principais centros de lingüística aplicada em todo o mundo. Neste artigo, destacamos a influência de alguns pesquisadores (Merril Swain, Sharon Lapkin e Hossein Nassaji, entre outros) que atuam no contexto canadense, cujo trabalho tem servido de suporte para a pesquisa sobre a língua estrangeira no contexto brasileiro. Aqui focalizamos fatores relativos aos conceitos de interação, diálogo colaborativo e crenças na sala de aula, dando especial atenção a alguns vínculos de pesquisa em duas universidades no sul do Brasil.Abstract: The impact of Canadian research on second/foreign language teaching and learning is well known in applied linguistics research centres worldwide. In this article we distinguish the research of scholars (Merrill Swain, Sharon Lapkin, and Hossein Nassaji, among others) who have been developing relevant studies in Canada, which we have adopted to support our investigation in the Brazilian setting. We will focus on issues related to the concepts of interaction, colaborative dialogue and beliefs with special attention to some research links in two universities in Southern Brazil.Abecan2015-11-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/651410.15210/interfaces.v5i1.6514Interfaces Brasil/Canadá; v. 5 n. 1 (2005); 267 - 286Interfaces, Brazil/Canada, Brazilian Journal of Canadian Studies; Vol. 5 No. 1 (2005); 267 - 286Interfaces, Brasil/Canadá; Vol. 5 Núm. 1 (2005); 267 - 286Interfaces, Brésil/Canadá; Vol. 5 No 1 (2005); 267 - 2861984-56771519-099410.15210/interfaces.v5i1reponame:Interfaces Brasil/Canadá (Online)instname:Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN)instacron:UFPELporhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/6514/4596Copyright (c) 2015 Interfaces Brasil/Canadáinfo:eu-repo/semantics/openAccessRottava, Lúciados Santos Lima, Marília2017-10-09T18:31:18Zoai:ojs.ufpel:article/6514Revistahttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/indexPUBhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/oai||interfaces.contato@outlook.com|| gunter@terra.com.br1984-56771519-0994opendoar:2017-10-09T18:31:18Interfaces Brasil/Canadá (Online) - Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A pesquisa sobre o ensino e a aprendizagem de línguas no Canadá e algumas repercussões no Brasil. |
title |
A pesquisa sobre o ensino e a aprendizagem de línguas no Canadá e algumas repercussões no Brasil. |
spellingShingle |
A pesquisa sobre o ensino e a aprendizagem de línguas no Canadá e algumas repercussões no Brasil. Rottava, Lúcia |
title_short |
A pesquisa sobre o ensino e a aprendizagem de línguas no Canadá e algumas repercussões no Brasil. |
title_full |
A pesquisa sobre o ensino e a aprendizagem de línguas no Canadá e algumas repercussões no Brasil. |
title_fullStr |
A pesquisa sobre o ensino e a aprendizagem de línguas no Canadá e algumas repercussões no Brasil. |
title_full_unstemmed |
A pesquisa sobre o ensino e a aprendizagem de línguas no Canadá e algumas repercussões no Brasil. |
title_sort |
A pesquisa sobre o ensino e a aprendizagem de línguas no Canadá e algumas repercussões no Brasil. |
author |
Rottava, Lúcia |
author_facet |
Rottava, Lúcia dos Santos Lima, Marília |
author_role |
author |
author2 |
dos Santos Lima, Marília |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rottava, Lúcia dos Santos Lima, Marília |
description |
É grande o impacto da pesquisa canadense sobre a aprendizagem e o ensino de segunda língua e língua estrangeira nos principais centros de lingüística aplicada em todo o mundo. Neste artigo, destacamos a influência de alguns pesquisadores (Merril Swain, Sharon Lapkin e Hossein Nassaji, entre outros) que atuam no contexto canadense, cujo trabalho tem servido de suporte para a pesquisa sobre a língua estrangeira no contexto brasileiro. Aqui focalizamos fatores relativos aos conceitos de interação, diálogo colaborativo e crenças na sala de aula, dando especial atenção a alguns vínculos de pesquisa em duas universidades no sul do Brasil.Abstract: The impact of Canadian research on second/foreign language teaching and learning is well known in applied linguistics research centres worldwide. In this article we distinguish the research of scholars (Merrill Swain, Sharon Lapkin, and Hossein Nassaji, among others) who have been developing relevant studies in Canada, which we have adopted to support our investigation in the Brazilian setting. We will focus on issues related to the concepts of interaction, colaborative dialogue and beliefs with special attention to some research links in two universities in Southern Brazil. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-11-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/6514 10.15210/interfaces.v5i1.6514 |
url |
https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/6514 |
identifier_str_mv |
10.15210/interfaces.v5i1.6514 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/6514/4596 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Interfaces Brasil/Canadá info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Interfaces Brasil/Canadá |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Abecan |
publisher.none.fl_str_mv |
Abecan |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interfaces Brasil/Canadá; v. 5 n. 1 (2005); 267 - 286 Interfaces, Brazil/Canada, Brazilian Journal of Canadian Studies; Vol. 5 No. 1 (2005); 267 - 286 Interfaces, Brasil/Canadá; Vol. 5 Núm. 1 (2005); 267 - 286 Interfaces, Brésil/Canadá; Vol. 5 No 1 (2005); 267 - 286 1984-5677 1519-0994 10.15210/interfaces.v5i1 reponame:Interfaces Brasil/Canadá (Online) instname:Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN) instacron:UFPEL |
instname_str |
Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Interfaces Brasil/Canadá (Online) |
collection |
Interfaces Brasil/Canadá (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interfaces Brasil/Canadá (Online) - Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN) |
repository.mail.fl_str_mv |
||interfaces.contato@outlook.com|| gunter@terra.com.br |
_version_ |
1799756083168804864 |