A pesquisa sobre o ensino e a aprendizagem de línguas no Canadá e algumas repercussões no Brasil.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rottava, Lúcia
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: dos Santos Lima, Marília
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Brasil/Canadá (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/6514
Resumo: É grande o impacto da pesquisa canadense sobre a aprendizagem e o ensino de segunda língua e língua estrangeira nos principais centros de lingüística aplicada em todo o mundo. Neste artigo, destacamos a influência de alguns pesquisadores (Merril Swain, Sharon Lapkin e Hossein Nassaji, entre outros) que atuam no contexto canadense, cujo trabalho tem servido de suporte para a pesquisa sobre a língua estrangeira no contexto brasileiro. Aqui focalizamos fatores relativos aos conceitos de interação, diálogo colaborativo e crenças na sala de aula, dando especial atenção a alguns vínculos de pesquisa em duas universidades no sul do Brasil.Abstract: The impact of Canadian research on second/foreign language teaching and learning is well known in applied linguistics research centres worldwide. In this article we distinguish the research of scholars (Merrill Swain, Sharon Lapkin, and Hossein Nassaji, among others) who have been developing relevant studies in Canada, which we have adopted to support our investigation in the Brazilian setting. We will focus on issues related to the concepts of interaction, colaborative dialogue and beliefs with special attention to some research links in two universities in Southern Brazil.
id UFPEL-3_897c01ca490b9a8e0cfb2da4d5aec6f5
oai_identifier_str oai:ojs.ufpel:article/6514
network_acronym_str UFPEL-3
network_name_str Interfaces Brasil/Canadá (Online)
repository_id_str
spelling A pesquisa sobre o ensino e a aprendizagem de línguas no Canadá e algumas repercussões no Brasil.É grande o impacto da pesquisa canadense sobre a aprendizagem e o ensino de segunda língua e língua estrangeira nos principais centros de lingüística aplicada em todo o mundo. Neste artigo, destacamos a influência de alguns pesquisadores (Merril Swain, Sharon Lapkin e Hossein Nassaji, entre outros) que atuam no contexto canadense, cujo trabalho tem servido de suporte para a pesquisa sobre a língua estrangeira no contexto brasileiro. Aqui focalizamos fatores relativos aos conceitos de interação, diálogo colaborativo e crenças na sala de aula, dando especial atenção a alguns vínculos de pesquisa em duas universidades no sul do Brasil.Abstract: The impact of Canadian research on second/foreign language teaching and learning is well known in applied linguistics research centres worldwide. In this article we distinguish the research of scholars (Merrill Swain, Sharon Lapkin, and Hossein Nassaji, among others) who have been developing relevant studies in Canada, which we have adopted to support our investigation in the Brazilian setting. We will focus on issues related to the concepts of interaction, colaborative dialogue and beliefs with special attention to some research links in two universities in Southern Brazil.Abecan2015-11-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/651410.15210/interfaces.v5i1.6514Interfaces Brasil/Canadá; v. 5 n. 1 (2005); 267 - 286Interfaces, Brazil/Canada, Brazilian Journal of Canadian Studies; Vol. 5 No. 1 (2005); 267 - 286Interfaces, Brasil/Canadá; Vol. 5 Núm. 1 (2005); 267 - 286Interfaces, Brésil/Canadá; Vol. 5 No 1 (2005); 267 - 2861984-56771519-099410.15210/interfaces.v5i1reponame:Interfaces Brasil/Canadá (Online)instname:Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN)instacron:UFPELporhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/6514/4596Copyright (c) 2015 Interfaces Brasil/Canadáinfo:eu-repo/semantics/openAccessRottava, Lúciados Santos Lima, Marília2017-10-09T18:31:18Zoai:ojs.ufpel:article/6514Revistahttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/indexPUBhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/oai||interfaces.contato@outlook.com|| gunter@terra.com.br1984-56771519-0994opendoar:2017-10-09T18:31:18Interfaces Brasil/Canadá (Online) - Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN)false
dc.title.none.fl_str_mv A pesquisa sobre o ensino e a aprendizagem de línguas no Canadá e algumas repercussões no Brasil.
title A pesquisa sobre o ensino e a aprendizagem de línguas no Canadá e algumas repercussões no Brasil.
spellingShingle A pesquisa sobre o ensino e a aprendizagem de línguas no Canadá e algumas repercussões no Brasil.
Rottava, Lúcia
title_short A pesquisa sobre o ensino e a aprendizagem de línguas no Canadá e algumas repercussões no Brasil.
title_full A pesquisa sobre o ensino e a aprendizagem de línguas no Canadá e algumas repercussões no Brasil.
title_fullStr A pesquisa sobre o ensino e a aprendizagem de línguas no Canadá e algumas repercussões no Brasil.
title_full_unstemmed A pesquisa sobre o ensino e a aprendizagem de línguas no Canadá e algumas repercussões no Brasil.
title_sort A pesquisa sobre o ensino e a aprendizagem de línguas no Canadá e algumas repercussões no Brasil.
author Rottava, Lúcia
author_facet Rottava, Lúcia
dos Santos Lima, Marília
author_role author
author2 dos Santos Lima, Marília
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rottava, Lúcia
dos Santos Lima, Marília
description É grande o impacto da pesquisa canadense sobre a aprendizagem e o ensino de segunda língua e língua estrangeira nos principais centros de lingüística aplicada em todo o mundo. Neste artigo, destacamos a influência de alguns pesquisadores (Merril Swain, Sharon Lapkin e Hossein Nassaji, entre outros) que atuam no contexto canadense, cujo trabalho tem servido de suporte para a pesquisa sobre a língua estrangeira no contexto brasileiro. Aqui focalizamos fatores relativos aos conceitos de interação, diálogo colaborativo e crenças na sala de aula, dando especial atenção a alguns vínculos de pesquisa em duas universidades no sul do Brasil.Abstract: The impact of Canadian research on second/foreign language teaching and learning is well known in applied linguistics research centres worldwide. In this article we distinguish the research of scholars (Merrill Swain, Sharon Lapkin, and Hossein Nassaji, among others) who have been developing relevant studies in Canada, which we have adopted to support our investigation in the Brazilian setting. We will focus on issues related to the concepts of interaction, colaborative dialogue and beliefs with special attention to some research links in two universities in Southern Brazil.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/6514
10.15210/interfaces.v5i1.6514
url https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/6514
identifier_str_mv 10.15210/interfaces.v5i1.6514
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/6514/4596
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Interfaces Brasil/Canadá
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Interfaces Brasil/Canadá
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Abecan
publisher.none.fl_str_mv Abecan
dc.source.none.fl_str_mv Interfaces Brasil/Canadá; v. 5 n. 1 (2005); 267 - 286
Interfaces, Brazil/Canada, Brazilian Journal of Canadian Studies; Vol. 5 No. 1 (2005); 267 - 286
Interfaces, Brasil/Canadá; Vol. 5 Núm. 1 (2005); 267 - 286
Interfaces, Brésil/Canadá; Vol. 5 No 1 (2005); 267 - 286
1984-5677
1519-0994
10.15210/interfaces.v5i1
reponame:Interfaces Brasil/Canadá (Online)
instname:Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN)
instacron:UFPEL
instname_str Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Interfaces Brasil/Canadá (Online)
collection Interfaces Brasil/Canadá (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Brasil/Canadá (Online) - Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN)
repository.mail.fl_str_mv ||interfaces.contato@outlook.com|| gunter@terra.com.br
_version_ 1799756083168804864