A busca pelo selo “universidade classe do mundo” e os rankings acadêmicos globais pioneiros
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interfaces Brasil/Canadá (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/7704 |
Resumo: | Este estudo de abordagem qualitativa examina o papel forjado pelos rankings globais pioneiros – Academic Ranking of World Universities (ARWU) e Times Higher Education Quacquarelli Symonds World University Rankings – The Top 200 World Universities (THE-QS) – acerca da concessão do selo “classe do mundo ou mundial” à determinada universidade. Para tanto, faz-se uso da pesquisa bibliográfica associada à pesquisa documental voltado à área de Educação Internacional por meio de análise de conteúdo, objetivando responder o que a crescente utilização dos rankings globais revela efetivamente nessa busca pelo selo “universidade classe mundial”? As autoras se apoiam na teoria institucionalista para nortear a investigação proposta. Destaca-se que, no século XXI, a busca pelo selo “universidade classe mundial” por meio da presença nos rankings acadêmicos globais revela, como crescente mecanismo de gestão acadêmica, os métodos avaliatórios comparativos. Tal prática parece resultar em um processo de internacionalização vigente no meio acadêmico que se assemelha ao meio corporativo, voltado a questões econômicas. Ou seja, em meio a um ambiente competitivo o selo “classe do mundo ou mundial” contribui para legitimar a competitividade da universidade, favorecendo a captação de estudantes internacionais e mais qualificados, alocação de recursos internos ou externos, fundos para pesquisa, concessão de bolsas por parte do governo tanto no Brasil como no exterior, entre outras fatores determinantes. |
id |
UFPEL-3_beb436289e1518874205822c85d32d27 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufpel:article/7704 |
network_acronym_str |
UFPEL-3 |
network_name_str |
Interfaces Brasil/Canadá (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A busca pelo selo “universidade classe do mundo” e os rankings acadêmicos globais pioneirosRankings Acadêmicos Globais. Internacionalização do Ensino Superior. Métodos Avaliatórios ComparativosEste estudo de abordagem qualitativa examina o papel forjado pelos rankings globais pioneiros – Academic Ranking of World Universities (ARWU) e Times Higher Education Quacquarelli Symonds World University Rankings – The Top 200 World Universities (THE-QS) – acerca da concessão do selo “classe do mundo ou mundial” à determinada universidade. Para tanto, faz-se uso da pesquisa bibliográfica associada à pesquisa documental voltado à área de Educação Internacional por meio de análise de conteúdo, objetivando responder o que a crescente utilização dos rankings globais revela efetivamente nessa busca pelo selo “universidade classe mundial”? As autoras se apoiam na teoria institucionalista para nortear a investigação proposta. Destaca-se que, no século XXI, a busca pelo selo “universidade classe mundial” por meio da presença nos rankings acadêmicos globais revela, como crescente mecanismo de gestão acadêmica, os métodos avaliatórios comparativos. Tal prática parece resultar em um processo de internacionalização vigente no meio acadêmico que se assemelha ao meio corporativo, voltado a questões econômicas. Ou seja, em meio a um ambiente competitivo o selo “classe do mundo ou mundial” contribui para legitimar a competitividade da universidade, favorecendo a captação de estudantes internacionais e mais qualificados, alocação de recursos internos ou externos, fundos para pesquisa, concessão de bolsas por parte do governo tanto no Brasil como no exterior, entre outras fatores determinantes.Abecan2016-06-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/770410.15210/interfaces.v16i1.7704Interfaces Brasil/Canadá; v. 16 n. 1 (2016): Internationalization in Higher Education: Agendas, partnerships and knowledge.; 97-123Interfaces, Brazil/Canada, Brazilian Journal of Canadian Studies; Vol. 16 No. 1 (2016): Internationalization in Higher Education: Agendas, partnerships and knowledge.; 97-123Interfaces, Brasil/Canadá; Vol. 16 Núm. 1 (2016): Internationalization in Higher Education: Agendas, partnerships and knowledge.; 97-123Interfaces, Brésil/Canadá; Vol. 16 No 1 (2016): Internationalization in Higher Education: Agendas, partnerships and knowledge.; 97-1231984-56771519-099410.15210/interfaces.v16i1reponame:Interfaces Brasil/Canadá (Online)instname:Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN)instacron:UFPELporhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/7704/5616Copyright (c) 2016 Interfaces Brasil/Canadáinfo:eu-repo/semantics/openAccessVieira, Rosilene CarlaLima, Manolita Correia2020-03-13T16:24:16Zoai:ojs.ufpel:article/7704Revistahttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/indexPUBhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/oai||interfaces.contato@outlook.com|| gunter@terra.com.br1984-56771519-0994opendoar:2020-03-13T16:24:16Interfaces Brasil/Canadá (Online) - Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A busca pelo selo “universidade classe do mundo” e os rankings acadêmicos globais pioneiros |
title |
A busca pelo selo “universidade classe do mundo” e os rankings acadêmicos globais pioneiros |
spellingShingle |
A busca pelo selo “universidade classe do mundo” e os rankings acadêmicos globais pioneiros Vieira, Rosilene Carla Rankings Acadêmicos Globais. Internacionalização do Ensino Superior. Métodos Avaliatórios Comparativos |
title_short |
A busca pelo selo “universidade classe do mundo” e os rankings acadêmicos globais pioneiros |
title_full |
A busca pelo selo “universidade classe do mundo” e os rankings acadêmicos globais pioneiros |
title_fullStr |
A busca pelo selo “universidade classe do mundo” e os rankings acadêmicos globais pioneiros |
title_full_unstemmed |
A busca pelo selo “universidade classe do mundo” e os rankings acadêmicos globais pioneiros |
title_sort |
A busca pelo selo “universidade classe do mundo” e os rankings acadêmicos globais pioneiros |
author |
Vieira, Rosilene Carla |
author_facet |
Vieira, Rosilene Carla Lima, Manolita Correia |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Manolita Correia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Rosilene Carla Lima, Manolita Correia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Rankings Acadêmicos Globais. Internacionalização do Ensino Superior. Métodos Avaliatórios Comparativos |
topic |
Rankings Acadêmicos Globais. Internacionalização do Ensino Superior. Métodos Avaliatórios Comparativos |
description |
Este estudo de abordagem qualitativa examina o papel forjado pelos rankings globais pioneiros – Academic Ranking of World Universities (ARWU) e Times Higher Education Quacquarelli Symonds World University Rankings – The Top 200 World Universities (THE-QS) – acerca da concessão do selo “classe do mundo ou mundial” à determinada universidade. Para tanto, faz-se uso da pesquisa bibliográfica associada à pesquisa documental voltado à área de Educação Internacional por meio de análise de conteúdo, objetivando responder o que a crescente utilização dos rankings globais revela efetivamente nessa busca pelo selo “universidade classe mundial”? As autoras se apoiam na teoria institucionalista para nortear a investigação proposta. Destaca-se que, no século XXI, a busca pelo selo “universidade classe mundial” por meio da presença nos rankings acadêmicos globais revela, como crescente mecanismo de gestão acadêmica, os métodos avaliatórios comparativos. Tal prática parece resultar em um processo de internacionalização vigente no meio acadêmico que se assemelha ao meio corporativo, voltado a questões econômicas. Ou seja, em meio a um ambiente competitivo o selo “classe do mundo ou mundial” contribui para legitimar a competitividade da universidade, favorecendo a captação de estudantes internacionais e mais qualificados, alocação de recursos internos ou externos, fundos para pesquisa, concessão de bolsas por parte do governo tanto no Brasil como no exterior, entre outras fatores determinantes. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/7704 10.15210/interfaces.v16i1.7704 |
url |
https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/7704 |
identifier_str_mv |
10.15210/interfaces.v16i1.7704 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/7704/5616 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Interfaces Brasil/Canadá info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Interfaces Brasil/Canadá |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Abecan |
publisher.none.fl_str_mv |
Abecan |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interfaces Brasil/Canadá; v. 16 n. 1 (2016): Internationalization in Higher Education: Agendas, partnerships and knowledge.; 97-123 Interfaces, Brazil/Canada, Brazilian Journal of Canadian Studies; Vol. 16 No. 1 (2016): Internationalization in Higher Education: Agendas, partnerships and knowledge.; 97-123 Interfaces, Brasil/Canadá; Vol. 16 Núm. 1 (2016): Internationalization in Higher Education: Agendas, partnerships and knowledge.; 97-123 Interfaces, Brésil/Canadá; Vol. 16 No 1 (2016): Internationalization in Higher Education: Agendas, partnerships and knowledge.; 97-123 1984-5677 1519-0994 10.15210/interfaces.v16i1 reponame:Interfaces Brasil/Canadá (Online) instname:Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN) instacron:UFPEL |
instname_str |
Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Interfaces Brasil/Canadá (Online) |
collection |
Interfaces Brasil/Canadá (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interfaces Brasil/Canadá (Online) - Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN) |
repository.mail.fl_str_mv |
||interfaces.contato@outlook.com|| gunter@terra.com.br |
_version_ |
1799756084890566656 |