A busca pelo selo “universidade classe do mundo” e os rankings acadêmicos globais pioneiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Rosilene Carla
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Lima, Manolita Correia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Brasil/Canadá (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/7704
Resumo: Este estudo de abordagem qualitativa examina o papel forjado pelos rankings globais pioneiros – Academic Ranking of World Universities (ARWU) e Times Higher Education Quacquarelli Symonds World University Rankings – The Top 200 World Universities (THE-QS) – acerca da concessão do selo “classe do mundo ou mundial” à determinada universidade. Para tanto, faz-se uso da pesquisa bibliográfica associada à pesquisa documental voltado à área de Educação Internacional por meio de análise de conteúdo, objetivando responder o que a crescente utilização dos rankings globais revela efetivamente nessa busca pelo selo “universidade classe mundial”? As autoras se apoiam na teoria institucionalista para nortear a investigação proposta. Destaca-se que, no século XXI, a busca pelo selo “universidade classe mundial” por meio da presença nos rankings acadêmicos globais revela, como crescente mecanismo de gestão acadêmica, os métodos avaliatórios comparativos. Tal prática parece resultar em um processo de internacionalização vigente no meio acadêmico que se assemelha ao meio corporativo, voltado a questões econômicas. Ou seja, em meio a um ambiente competitivo o selo “classe do mundo ou mundial” contribui para legitimar a competitividade da universidade, favorecendo a captação de estudantes internacionais e mais qualificados, alocação de recursos internos ou externos, fundos para pesquisa, concessão de bolsas por parte do governo tanto no Brasil como no exterior, entre outras fatores determinantes.
id UFPEL-3_beb436289e1518874205822c85d32d27
oai_identifier_str oai:ojs.ufpel:article/7704
network_acronym_str UFPEL-3
network_name_str Interfaces Brasil/Canadá (Online)
repository_id_str
spelling A busca pelo selo “universidade classe do mundo” e os rankings acadêmicos globais pioneirosRankings Acadêmicos Globais. Internacionalização do Ensino Superior. Métodos Avaliatórios ComparativosEste estudo de abordagem qualitativa examina o papel forjado pelos rankings globais pioneiros – Academic Ranking of World Universities (ARWU) e Times Higher Education Quacquarelli Symonds World University Rankings – The Top 200 World Universities (THE-QS) – acerca da concessão do selo “classe do mundo ou mundial” à determinada universidade. Para tanto, faz-se uso da pesquisa bibliográfica associada à pesquisa documental voltado à área de Educação Internacional por meio de análise de conteúdo, objetivando responder o que a crescente utilização dos rankings globais revela efetivamente nessa busca pelo selo “universidade classe mundial”? As autoras se apoiam na teoria institucionalista para nortear a investigação proposta. Destaca-se que, no século XXI, a busca pelo selo “universidade classe mundial” por meio da presença nos rankings acadêmicos globais revela, como crescente mecanismo de gestão acadêmica, os métodos avaliatórios comparativos. Tal prática parece resultar em um processo de internacionalização vigente no meio acadêmico que se assemelha ao meio corporativo, voltado a questões econômicas. Ou seja, em meio a um ambiente competitivo o selo “classe do mundo ou mundial” contribui para legitimar a competitividade da universidade, favorecendo a captação de estudantes internacionais e mais qualificados, alocação de recursos internos ou externos, fundos para pesquisa, concessão de bolsas por parte do governo tanto no Brasil como no exterior, entre outras fatores determinantes.Abecan2016-06-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/770410.15210/interfaces.v16i1.7704Interfaces Brasil/Canadá; v. 16 n. 1 (2016): Internationalization in Higher Education: Agendas, partnerships and knowledge.; 97-123Interfaces, Brazil/Canada, Brazilian Journal of Canadian Studies; Vol. 16 No. 1 (2016): Internationalization in Higher Education: Agendas, partnerships and knowledge.; 97-123Interfaces, Brasil/Canadá; Vol. 16 Núm. 1 (2016): Internationalization in Higher Education: Agendas, partnerships and knowledge.; 97-123Interfaces, Brésil/Canadá; Vol. 16 No 1 (2016): Internationalization in Higher Education: Agendas, partnerships and knowledge.; 97-1231984-56771519-099410.15210/interfaces.v16i1reponame:Interfaces Brasil/Canadá (Online)instname:Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN)instacron:UFPELporhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/7704/5616Copyright (c) 2016 Interfaces Brasil/Canadáinfo:eu-repo/semantics/openAccessVieira, Rosilene CarlaLima, Manolita Correia2020-03-13T16:24:16Zoai:ojs.ufpel:article/7704Revistahttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/indexPUBhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/oai||interfaces.contato@outlook.com|| gunter@terra.com.br1984-56771519-0994opendoar:2020-03-13T16:24:16Interfaces Brasil/Canadá (Online) - Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN)false
dc.title.none.fl_str_mv A busca pelo selo “universidade classe do mundo” e os rankings acadêmicos globais pioneiros
title A busca pelo selo “universidade classe do mundo” e os rankings acadêmicos globais pioneiros
spellingShingle A busca pelo selo “universidade classe do mundo” e os rankings acadêmicos globais pioneiros
Vieira, Rosilene Carla
Rankings Acadêmicos Globais. Internacionalização do Ensino Superior. Métodos Avaliatórios Comparativos
title_short A busca pelo selo “universidade classe do mundo” e os rankings acadêmicos globais pioneiros
title_full A busca pelo selo “universidade classe do mundo” e os rankings acadêmicos globais pioneiros
title_fullStr A busca pelo selo “universidade classe do mundo” e os rankings acadêmicos globais pioneiros
title_full_unstemmed A busca pelo selo “universidade classe do mundo” e os rankings acadêmicos globais pioneiros
title_sort A busca pelo selo “universidade classe do mundo” e os rankings acadêmicos globais pioneiros
author Vieira, Rosilene Carla
author_facet Vieira, Rosilene Carla
Lima, Manolita Correia
author_role author
author2 Lima, Manolita Correia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Rosilene Carla
Lima, Manolita Correia
dc.subject.por.fl_str_mv Rankings Acadêmicos Globais. Internacionalização do Ensino Superior. Métodos Avaliatórios Comparativos
topic Rankings Acadêmicos Globais. Internacionalização do Ensino Superior. Métodos Avaliatórios Comparativos
description Este estudo de abordagem qualitativa examina o papel forjado pelos rankings globais pioneiros – Academic Ranking of World Universities (ARWU) e Times Higher Education Quacquarelli Symonds World University Rankings – The Top 200 World Universities (THE-QS) – acerca da concessão do selo “classe do mundo ou mundial” à determinada universidade. Para tanto, faz-se uso da pesquisa bibliográfica associada à pesquisa documental voltado à área de Educação Internacional por meio de análise de conteúdo, objetivando responder o que a crescente utilização dos rankings globais revela efetivamente nessa busca pelo selo “universidade classe mundial”? As autoras se apoiam na teoria institucionalista para nortear a investigação proposta. Destaca-se que, no século XXI, a busca pelo selo “universidade classe mundial” por meio da presença nos rankings acadêmicos globais revela, como crescente mecanismo de gestão acadêmica, os métodos avaliatórios comparativos. Tal prática parece resultar em um processo de internacionalização vigente no meio acadêmico que se assemelha ao meio corporativo, voltado a questões econômicas. Ou seja, em meio a um ambiente competitivo o selo “classe do mundo ou mundial” contribui para legitimar a competitividade da universidade, favorecendo a captação de estudantes internacionais e mais qualificados, alocação de recursos internos ou externos, fundos para pesquisa, concessão de bolsas por parte do governo tanto no Brasil como no exterior, entre outras fatores determinantes.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/7704
10.15210/interfaces.v16i1.7704
url https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/7704
identifier_str_mv 10.15210/interfaces.v16i1.7704
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/7704/5616
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Interfaces Brasil/Canadá
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Interfaces Brasil/Canadá
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Abecan
publisher.none.fl_str_mv Abecan
dc.source.none.fl_str_mv Interfaces Brasil/Canadá; v. 16 n. 1 (2016): Internationalization in Higher Education: Agendas, partnerships and knowledge.; 97-123
Interfaces, Brazil/Canada, Brazilian Journal of Canadian Studies; Vol. 16 No. 1 (2016): Internationalization in Higher Education: Agendas, partnerships and knowledge.; 97-123
Interfaces, Brasil/Canadá; Vol. 16 Núm. 1 (2016): Internationalization in Higher Education: Agendas, partnerships and knowledge.; 97-123
Interfaces, Brésil/Canadá; Vol. 16 No 1 (2016): Internationalization in Higher Education: Agendas, partnerships and knowledge.; 97-123
1984-5677
1519-0994
10.15210/interfaces.v16i1
reponame:Interfaces Brasil/Canadá (Online)
instname:Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN)
instacron:UFPEL
instname_str Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Interfaces Brasil/Canadá (Online)
collection Interfaces Brasil/Canadá (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Brasil/Canadá (Online) - Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN)
repository.mail.fl_str_mv ||interfaces.contato@outlook.com|| gunter@terra.com.br
_version_ 1799756084890566656