Programa Ciência sem Fronteiras: a tradução da política de internacionalização brasileira no Canadá

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães-Iosif, Ranilce
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Zardo, Sinara Pollom, dos Santos, Aline Veiga, de Oliveira, Lilian Mendonça
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Brasil/Canadá (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/7742
Resumo: O artigo discute o processo de tradução da mais expressiva política de internacionalização da educação superior brasileira no contexto canadense – o Programa Ciência sem Fronteiras (CsF). O texto utiliza-se de uma perspectiva crítica de análise de política para melhor interpretar as redes de atores e instituições que englobam a governança do Programa enquanto política pública de educação superior. Por meio de uma análise crítico-descritiva, interpreta os documentos norteadores e os dados oficiais disponíveis em sites das agências de fomento do governo brasileiro responsáveis pela política. A primeira parte situa o CsF no complexo e contraditório campo da política educacional. A segunda aborda o processo de criação da política e os critérios restritivos adotados em seus textos oficiais. A terceira, discute a tradução da política no contexto educacional do Canadá, terceiro maior parceiro do Brasil na distribuição de bolsas do Programa. O artigo apresenta um panorama do modelo de governança criado pelas instituições canadenses no sentido de otimizar a participação do país na disputada arena de atores que envolvem toda a dimensão do CsF. Ao mesmo tempo em que reconhece a importância das redes criadas entre os dois países, o texto enfatiza a necessidade de um modelo brasileiro de internacionalização mais ativo e emancipatório.
id UFPEL-3_d0642b13d68cdc6256e32755f217031c
oai_identifier_str oai:ojs.ufpel:article/7742
network_acronym_str UFPEL-3
network_name_str Interfaces Brasil/Canadá (Online)
repository_id_str
spelling Programa Ciência sem Fronteiras: a tradução da política de internacionalização brasileira no CanadáInternacionalizaçãoPolítica e Governança EducacionalPrograma Ciência sem FronteirasBrasil e CanadáRedesO artigo discute o processo de tradução da mais expressiva política de internacionalização da educação superior brasileira no contexto canadense – o Programa Ciência sem Fronteiras (CsF). O texto utiliza-se de uma perspectiva crítica de análise de política para melhor interpretar as redes de atores e instituições que englobam a governança do Programa enquanto política pública de educação superior. Por meio de uma análise crítico-descritiva, interpreta os documentos norteadores e os dados oficiais disponíveis em sites das agências de fomento do governo brasileiro responsáveis pela política. A primeira parte situa o CsF no complexo e contraditório campo da política educacional. A segunda aborda o processo de criação da política e os critérios restritivos adotados em seus textos oficiais. A terceira, discute a tradução da política no contexto educacional do Canadá, terceiro maior parceiro do Brasil na distribuição de bolsas do Programa. O artigo apresenta um panorama do modelo de governança criado pelas instituições canadenses no sentido de otimizar a participação do país na disputada arena de atores que envolvem toda a dimensão do CsF. Ao mesmo tempo em que reconhece a importância das redes criadas entre os dois países, o texto enfatiza a necessidade de um modelo brasileiro de internacionalização mais ativo e emancipatório.Abecan2016-06-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/774210.15210/interfaces.v16i1.7742Interfaces Brasil/Canadá; v. 16 n. 1 (2016): Internationalization in Higher Education: Agendas, partnerships and knowledge.; 16-39Interfaces, Brazil/Canada, Brazilian Journal of Canadian Studies; Vol. 16 No. 1 (2016): Internationalization in Higher Education: Agendas, partnerships and knowledge.; 16-39Interfaces, Brasil/Canadá; Vol. 16 Núm. 1 (2016): Internationalization in Higher Education: Agendas, partnerships and knowledge.; 16-39Interfaces, Brésil/Canadá; Vol. 16 No 1 (2016): Internationalization in Higher Education: Agendas, partnerships and knowledge.; 16-391984-56771519-099410.15210/interfaces.v16i1reponame:Interfaces Brasil/Canadá (Online)instname:Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN)instacron:UFPELporhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/7742/5610Copyright (c) 2016 Interfaces Brasil/Canadáinfo:eu-repo/semantics/openAccessGuimarães-Iosif, RanilceZardo, Sinara Pollomdos Santos, Aline Veigade Oliveira, Lilian Mendonça2020-03-13T16:24:16Zoai:ojs.ufpel:article/7742Revistahttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/indexPUBhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/oai||interfaces.contato@outlook.com|| gunter@terra.com.br1984-56771519-0994opendoar:2020-03-13T16:24:16Interfaces Brasil/Canadá (Online) - Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN)false
dc.title.none.fl_str_mv Programa Ciência sem Fronteiras: a tradução da política de internacionalização brasileira no Canadá
title Programa Ciência sem Fronteiras: a tradução da política de internacionalização brasileira no Canadá
spellingShingle Programa Ciência sem Fronteiras: a tradução da política de internacionalização brasileira no Canadá
Guimarães-Iosif, Ranilce
Internacionalização
Política e Governança Educacional
Programa Ciência sem Fronteiras
Brasil e Canadá
Redes
title_short Programa Ciência sem Fronteiras: a tradução da política de internacionalização brasileira no Canadá
title_full Programa Ciência sem Fronteiras: a tradução da política de internacionalização brasileira no Canadá
title_fullStr Programa Ciência sem Fronteiras: a tradução da política de internacionalização brasileira no Canadá
title_full_unstemmed Programa Ciência sem Fronteiras: a tradução da política de internacionalização brasileira no Canadá
title_sort Programa Ciência sem Fronteiras: a tradução da política de internacionalização brasileira no Canadá
author Guimarães-Iosif, Ranilce
author_facet Guimarães-Iosif, Ranilce
Zardo, Sinara Pollom
dos Santos, Aline Veiga
de Oliveira, Lilian Mendonça
author_role author
author2 Zardo, Sinara Pollom
dos Santos, Aline Veiga
de Oliveira, Lilian Mendonça
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guimarães-Iosif, Ranilce
Zardo, Sinara Pollom
dos Santos, Aline Veiga
de Oliveira, Lilian Mendonça
dc.subject.por.fl_str_mv Internacionalização
Política e Governança Educacional
Programa Ciência sem Fronteiras
Brasil e Canadá
Redes
topic Internacionalização
Política e Governança Educacional
Programa Ciência sem Fronteiras
Brasil e Canadá
Redes
description O artigo discute o processo de tradução da mais expressiva política de internacionalização da educação superior brasileira no contexto canadense – o Programa Ciência sem Fronteiras (CsF). O texto utiliza-se de uma perspectiva crítica de análise de política para melhor interpretar as redes de atores e instituições que englobam a governança do Programa enquanto política pública de educação superior. Por meio de uma análise crítico-descritiva, interpreta os documentos norteadores e os dados oficiais disponíveis em sites das agências de fomento do governo brasileiro responsáveis pela política. A primeira parte situa o CsF no complexo e contraditório campo da política educacional. A segunda aborda o processo de criação da política e os critérios restritivos adotados em seus textos oficiais. A terceira, discute a tradução da política no contexto educacional do Canadá, terceiro maior parceiro do Brasil na distribuição de bolsas do Programa. O artigo apresenta um panorama do modelo de governança criado pelas instituições canadenses no sentido de otimizar a participação do país na disputada arena de atores que envolvem toda a dimensão do CsF. Ao mesmo tempo em que reconhece a importância das redes criadas entre os dois países, o texto enfatiza a necessidade de um modelo brasileiro de internacionalização mais ativo e emancipatório.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/7742
10.15210/interfaces.v16i1.7742
url https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/7742
identifier_str_mv 10.15210/interfaces.v16i1.7742
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/7742/5610
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Interfaces Brasil/Canadá
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Interfaces Brasil/Canadá
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Abecan
publisher.none.fl_str_mv Abecan
dc.source.none.fl_str_mv Interfaces Brasil/Canadá; v. 16 n. 1 (2016): Internationalization in Higher Education: Agendas, partnerships and knowledge.; 16-39
Interfaces, Brazil/Canada, Brazilian Journal of Canadian Studies; Vol. 16 No. 1 (2016): Internationalization in Higher Education: Agendas, partnerships and knowledge.; 16-39
Interfaces, Brasil/Canadá; Vol. 16 Núm. 1 (2016): Internationalization in Higher Education: Agendas, partnerships and knowledge.; 16-39
Interfaces, Brésil/Canadá; Vol. 16 No 1 (2016): Internationalization in Higher Education: Agendas, partnerships and knowledge.; 16-39
1984-5677
1519-0994
10.15210/interfaces.v16i1
reponame:Interfaces Brasil/Canadá (Online)
instname:Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN)
instacron:UFPEL
instname_str Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Interfaces Brasil/Canadá (Online)
collection Interfaces Brasil/Canadá (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Brasil/Canadá (Online) - Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN)
repository.mail.fl_str_mv ||interfaces.contato@outlook.com|| gunter@terra.com.br
_version_ 1799756084893712384