“RESSONÂNCIAS ANTIGAS”: PREGÕES DE RUA EM BAÚ DE OSSOS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caderno de Letras (Pelotas. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/17516 |
Resumo: | A historiografia cultural e a história literária podem fazer da escrita memorialística fonte de saber? Segundo uma perspectiva histórica e literária, este estudo visa explorar a questão dos vendedores de rua em Baú de Ossos (1972), primeiro volume das Memórias de Pedro Nava. O objetivo é analisar o pregão e a imagem dos vendedores ambulantes entendidos no sentido de objeto cultural no espaço social da cidade do Rio de Janeiro, entre os séculos XIX e XX. No quadro deste estudo constam reflexões de Pierre Nora (1989), Jean-Yves Boursier (2002), José Ramos Tinhorão (2005) e Emmanuel Diet (2010). O pregão e os vendedores ambulantes figuram no discurso literário de Nava de modo historicizado, claro e vivo, mas sob estética única e perspectiva (auto)biográfica.Palavras-chave: Pedro Nava; memórias; objeto cultural, patrimônio cultural, pregão. |
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“RESSONÂNCIAS ANTIGAS”: PREGÕES DE RUA EM BAÚ DE OSSOSA historiografia cultural e a história literária podem fazer da escrita memorialística fonte de saber? Segundo uma perspectiva histórica e literária, este estudo visa explorar a questão dos vendedores de rua em Baú de Ossos (1972), primeiro volume das Memórias de Pedro Nava. O objetivo é analisar o pregão e a imagem dos vendedores ambulantes entendidos no sentido de objeto cultural no espaço social da cidade do Rio de Janeiro, entre os séculos XIX e XX. No quadro deste estudo constam reflexões de Pierre Nora (1989), Jean-Yves Boursier (2002), José Ramos Tinhorão (2005) e Emmanuel Diet (2010). O pregão e os vendedores ambulantes figuram no discurso literário de Nava de modo historicizado, claro e vivo, mas sob estética única e perspectiva (auto)biográfica.Palavras-chave: Pedro Nava; memórias; objeto cultural, patrimônio cultural, pregão.Universidade Federal de Pelotas2020-05-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/1751610.15210/cdl.v0i36.17516Caderno de Letras; n. 36 (2020): Dossiê Linguagens; 141-1542358-14090102-957610.15210/cdl.v0i36reponame:Caderno de Letras (Pelotas. Online)instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELporhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/17516/11382Copyright (c) 2020 Caderno de Letrashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGabriel, Maria Alice Ribeiro2021-07-02T14:37:47Zoai:ojs.ufpel:article/17516Revistahttps://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/indexPUBhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/oaicadernodeletras@ufpel.edu.br||cadernodeletras@ufpel.edu.br|| hjcribeiro@gmail.com|| fonseca.claudialorena@gmail.com2358-14090102-9576opendoar:2021-07-02T14:37:47Caderno de Letras (Pelotas. Online) - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
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