A AVALIAÇÃO DO PORTUGUÊS E DAS DEMAIS LÍNGUAS DE GUINÉ-BISSAU POR ESTUDANTES GUINEENSES DO ENSINO SECUNDÁRIO
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caderno de Letras (Pelotas. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/15053 |
Resumo: | O presente trabalho visa perceber a avaliação feita por estudantes guineenses do Ensino Secundário de variedades do português e das demais línguas de Guiné-Bissau, com o intuito de verificar os diferentes status dessas línguas em convívio no país. Como base teórica temos, principalmente, a Sociolinguística Quantitativa, com a consideração de autores como Labov (2008), Lucchesi (2008), Petter (2015) e Freitag (2016), dentre outros. O corpus utilizado na pesquisa compõe-se de inquéritos aplicados a 50 estudantes do Liceu Nacional Kwame Nkrumah, de Bissau, capital de Guiné-Bissau. Os resultados apontam tendência à maior valorização da língua portuguesa, principalmente a variedade de Portugal, em detrimento das demais línguas presentes no país.Palavras-chave: Guiné-Bissau; língua portuguesa; crioulo guineense; línguas africanas; avaliação linguística. |
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A AVALIAÇÃO DO PORTUGUÊS E DAS DEMAIS LÍNGUAS DE GUINÉ-BISSAU POR ESTUDANTES GUINEENSES DO ENSINO SECUNDÁRIOO presente trabalho visa perceber a avaliação feita por estudantes guineenses do Ensino Secundário de variedades do português e das demais línguas de Guiné-Bissau, com o intuito de verificar os diferentes status dessas línguas em convívio no país. Como base teórica temos, principalmente, a Sociolinguística Quantitativa, com a consideração de autores como Labov (2008), Lucchesi (2008), Petter (2015) e Freitag (2016), dentre outros. O corpus utilizado na pesquisa compõe-se de inquéritos aplicados a 50 estudantes do Liceu Nacional Kwame Nkrumah, de Bissau, capital de Guiné-Bissau. Os resultados apontam tendência à maior valorização da língua portuguesa, principalmente a variedade de Portugal, em detrimento das demais línguas presentes no país.Palavras-chave: Guiné-Bissau; língua portuguesa; crioulo guineense; línguas africanas; avaliação linguística.Universidade Federal de Pelotas2019-07-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/1505310.15210/cdl.v0i33.15053Caderno de Letras; n. 33 (2019): INTERFACES ENTRE FONÉTICA E FONOLOGIA: CONCEITOS, PESQUISAS, PERSPECTIVAS; 147-1822358-14090102-957610.15210/cdl.v0i33reponame:Caderno de Letras (Pelotas. Online)instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELporhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/15053/10260Copyright (c) 2019 Caderno de Letrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessRubio, Cássio FlorêncioCá, João Fernando2019-08-05T14:03:11Zoai:ojs.ufpel:article/15053Revistahttps://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/indexPUBhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/oaicadernodeletras@ufpel.edu.br||cadernodeletras@ufpel.edu.br|| hjcribeiro@gmail.com|| fonseca.claudialorena@gmail.com2358-14090102-9576opendoar:2019-08-05T14:03:11Caderno de Letras (Pelotas. Online) - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
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