O GÓTICO FEMININO EM JULIA LOPES DE ALMEIDA: UMA ANÁLISE DE “OS PORCOS”
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Caderno de Letras (Pelotas. Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/article/view/21068 |
Resumo: | O presente estudo visa a fazer uma reflexão acerca da estética do gótico feminino no conto “Os Porcos” (1903), de Júlia Lopes de Almeida. O ingresso das mulheres no mercado literário possibilitou o surgimento de vozes femininas favorecendo a eclosão de narrativas que expusessem a vivência da mulher em sociedade, bem como seus anseios, problemas e ansiedades. Como aporte teórico, utilizamos os contributos de Ana Paula dos Santos (2017), Ellen Moers (1976) e Edmund Burke (2016), dentre outros importantes críticos do universo fantástico e do horror. Como resultado, é possível verificar que Almeida utilizou muitas das características da estética gótica europeia para fazer um panorama dos principais anseios e tensões sociais que envolvem a relação mulher e sociedade, no Brasil. |
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O GÓTICO FEMININO EM JULIA LOPES DE ALMEIDA: UMA ANÁLISE DE “OS PORCOS”Gótico feminino; Julia Lopes de Almeida; “Os Porcos”O presente estudo visa a fazer uma reflexão acerca da estética do gótico feminino no conto “Os Porcos” (1903), de Júlia Lopes de Almeida. O ingresso das mulheres no mercado literário possibilitou o surgimento de vozes femininas favorecendo a eclosão de narrativas que expusessem a vivência da mulher em sociedade, bem como seus anseios, problemas e ansiedades. Como aporte teórico, utilizamos os contributos de Ana Paula dos Santos (2017), Ellen Moers (1976) e Edmund Burke (2016), dentre outros importantes críticos do universo fantástico e do horror. Como resultado, é possível verificar que Almeida utilizou muitas das características da estética gótica europeia para fazer um panorama dos principais anseios e tensões sociais que envolvem a relação mulher e sociedade, no Brasil.Universidade Federal de PelotasAraújo, Naiara SalesOliveira da Silva, Lucélia Magda2022-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/article/view/2106810.15210/cdl.v0i42.21068Caderno de Letras; n. 42 (2022): Edição Atemática - Linguística e Literatura; 41-512358-14090102-957610.15210/cdl.v0i42reponame:Caderno de Letras (Pelotas. Online)instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELporhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/article/view/21068/14206Direitos autorais 2022 Naiara Sales Araújo, Lucélia Magda Oliveira da Silvahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-04-08T17:35:49Zoai:ojs.10.0.0.224:article/21068Revistahttps://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/indexPUBhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/oaicadernodeletras@ufpel.edu.br||cadernodeletras@ufpel.edu.br|| hjcribeiro@gmail.com|| fonseca.claudialorena@gmail.com2358-14090102-9576opendoar:2022-04-08T17:35:49Caderno de Letras (Pelotas. Online) - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
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