AUTORIA E AUTORALIDADE: O MOVIMENTO PARATÓPICO DE UM PSEUDÔNIMO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro Carreira, Rosangela Aparecida
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Nascimento, Jarbas Vargas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caderno de Letras (Pelotas. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/17197
Resumo: Este trabalho objetiva tratar da questão da utilização do pseudônimo como forma de valorização do dizer e favorecimento de questões ideológicas de forma paratópica com o intuito de demonstrar como a autoria pode ser sustentada paratopicamente com a utilização de um pseudônimo, embasando-se, principalmente, na Análise do Discurso (AD) de Linha Francesa na obra de Maingueneau (2008-2010), aplicando-a na obra de José do Nascimento de Moraes[1], quando da utilização de seu pseudônimo Valério Santiago na obra Puxos e Repuxos (1910) como ponto de partida para reflexões futuras sobre autoria e AD com relação a pseudônimos. Trata-se do primeiro movimento de comunicação para a comunidade acadêmica de parte da pesquisa de doutorado desenvolvida sob o título “A paratopia testemunho-documental e o discurso da negritude em Vencidos de Degenerados”, na qual essa temática surge rapidamente no estudo da obra completa do autor como possibilidade para trabalhos futuros. Nesta análise em particular, demonstra-se que há estratégias de deslizamento, ancoragem e apagamento do autor na construção da imagem de autor dada a Valério Santiago.Palavras-chave: Autoria; pseudônimo; discurso; paratopia. 
id UFPEL-4_5aef050f9961ed8fe3fbb99792eed680
oai_identifier_str oai:ojs.ufpel:article/17197
network_acronym_str UFPEL-4
network_name_str Caderno de Letras (Pelotas. Online)
repository_id_str
spelling AUTORIA E AUTORALIDADE: O MOVIMENTO PARATÓPICO DE UM PSEUDÔNIMOEste trabalho objetiva tratar da questão da utilização do pseudônimo como forma de valorização do dizer e favorecimento de questões ideológicas de forma paratópica com o intuito de demonstrar como a autoria pode ser sustentada paratopicamente com a utilização de um pseudônimo, embasando-se, principalmente, na Análise do Discurso (AD) de Linha Francesa na obra de Maingueneau (2008-2010), aplicando-a na obra de José do Nascimento de Moraes[1], quando da utilização de seu pseudônimo Valério Santiago na obra Puxos e Repuxos (1910) como ponto de partida para reflexões futuras sobre autoria e AD com relação a pseudônimos. Trata-se do primeiro movimento de comunicação para a comunidade acadêmica de parte da pesquisa de doutorado desenvolvida sob o título “A paratopia testemunho-documental e o discurso da negritude em Vencidos de Degenerados”, na qual essa temática surge rapidamente no estudo da obra completa do autor como possibilidade para trabalhos futuros. Nesta análise em particular, demonstra-se que há estratégias de deslizamento, ancoragem e apagamento do autor na construção da imagem de autor dada a Valério Santiago.Palavras-chave: Autoria; pseudônimo; discurso; paratopia. Universidade Federal de Pelotas2020-05-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/1719710.15210/cdl.v0i36.17197Caderno de Letras; n. 36 (2020): Dossiê Linguagens; 127-1392358-14090102-957610.15210/cdl.v0i36reponame:Caderno de Letras (Pelotas. Online)instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELporhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/17197/11486Copyright (c) 2020 Caderno de Letrashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro Carreira, Rosangela AparecidaNascimento, Jarbas Vargas2021-07-02T14:37:47Zoai:ojs.ufpel:article/17197Revistahttps://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/indexPUBhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/oaicadernodeletras@ufpel.edu.br||cadernodeletras@ufpel.edu.br|| hjcribeiro@gmail.com|| fonseca.claudialorena@gmail.com2358-14090102-9576opendoar:2021-07-02T14:37:47Caderno de Letras (Pelotas. Online) - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.none.fl_str_mv AUTORIA E AUTORALIDADE: O MOVIMENTO PARATÓPICO DE UM PSEUDÔNIMO
title AUTORIA E AUTORALIDADE: O MOVIMENTO PARATÓPICO DE UM PSEUDÔNIMO
spellingShingle AUTORIA E AUTORALIDADE: O MOVIMENTO PARATÓPICO DE UM PSEUDÔNIMO
Ribeiro Carreira, Rosangela Aparecida
title_short AUTORIA E AUTORALIDADE: O MOVIMENTO PARATÓPICO DE UM PSEUDÔNIMO
title_full AUTORIA E AUTORALIDADE: O MOVIMENTO PARATÓPICO DE UM PSEUDÔNIMO
title_fullStr AUTORIA E AUTORALIDADE: O MOVIMENTO PARATÓPICO DE UM PSEUDÔNIMO
title_full_unstemmed AUTORIA E AUTORALIDADE: O MOVIMENTO PARATÓPICO DE UM PSEUDÔNIMO
title_sort AUTORIA E AUTORALIDADE: O MOVIMENTO PARATÓPICO DE UM PSEUDÔNIMO
author Ribeiro Carreira, Rosangela Aparecida
author_facet Ribeiro Carreira, Rosangela Aparecida
Nascimento, Jarbas Vargas
author_role author
author2 Nascimento, Jarbas Vargas
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro Carreira, Rosangela Aparecida
Nascimento, Jarbas Vargas
description Este trabalho objetiva tratar da questão da utilização do pseudônimo como forma de valorização do dizer e favorecimento de questões ideológicas de forma paratópica com o intuito de demonstrar como a autoria pode ser sustentada paratopicamente com a utilização de um pseudônimo, embasando-se, principalmente, na Análise do Discurso (AD) de Linha Francesa na obra de Maingueneau (2008-2010), aplicando-a na obra de José do Nascimento de Moraes[1], quando da utilização de seu pseudônimo Valério Santiago na obra Puxos e Repuxos (1910) como ponto de partida para reflexões futuras sobre autoria e AD com relação a pseudônimos. Trata-se do primeiro movimento de comunicação para a comunidade acadêmica de parte da pesquisa de doutorado desenvolvida sob o título “A paratopia testemunho-documental e o discurso da negritude em Vencidos de Degenerados”, na qual essa temática surge rapidamente no estudo da obra completa do autor como possibilidade para trabalhos futuros. Nesta análise em particular, demonstra-se que há estratégias de deslizamento, ancoragem e apagamento do autor na construção da imagem de autor dada a Valério Santiago.Palavras-chave: Autoria; pseudônimo; discurso; paratopia. 
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/17197
10.15210/cdl.v0i36.17197
url https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/17197
identifier_str_mv 10.15210/cdl.v0i36.17197
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/17197/11486
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Caderno de Letras
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Caderno de Letras
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.source.none.fl_str_mv Caderno de Letras; n. 36 (2020): Dossiê Linguagens; 127-139
2358-1409
0102-9576
10.15210/cdl.v0i36
reponame:Caderno de Letras (Pelotas. Online)
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Caderno de Letras (Pelotas. Online)
collection Caderno de Letras (Pelotas. Online)
repository.name.fl_str_mv Caderno de Letras (Pelotas. Online) - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv cadernodeletras@ufpel.edu.br||cadernodeletras@ufpel.edu.br|| hjcribeiro@gmail.com|| fonseca.claudialorena@gmail.com
_version_ 1799755957749678080