O ENSAIO PESSOAL COMO FORÇA MOTRIZ EM DUAS OBRAS DA LITERATURA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amabile, Luís Roberto
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Dollo Linardi, Frederico
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caderno de Letras (Pelotas. Online)
Texto Completo: http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/article/view/21829
Resumo: Por meio dos conceitos acerca do ensaio pessoal, este artigo apresenta alguns dos atributos deste gênero literário que tomou forma e força desde o surgimento do ensaio em si, com Michel de Montaigne, desenvolvendo-se e firmando-se também com autores anglo-saxões. Após apresentar alguns desses traços gerais segundo ensaístas que refletiram sobre o gênero – como o próprio Montaigne, Alexander Smith, Virginia Woolf e Max Bense –, o artigo se detém sobre quatro elementos do ensaio pessoal segundo a análise do teórico e ensaísta Phillip Lopate, sejam eles: o componente conversacional; honestidade, confissão e privacidade; contrações e expansões do ser; e o papel da contrariedade. A partir deles, identificamos a presença dessas características em duas obras da literatura brasileira contemporânea: Pai, pai, de João Silvério Trevisan; e Meus desacontecimentos, de Eliane Brum.
id UFPEL-4_5c4b154323f0ad7745639c1140f1ffcb
oai_identifier_str oai:ojs.10.0.0.224:article/21829
network_acronym_str UFPEL-4
network_name_str Caderno de Letras (Pelotas. Online)
repository_id_str
spelling O ENSAIO PESSOAL COMO FORÇA MOTRIZ EM DUAS OBRAS DA LITERATURA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEAEnsaio pessoal; Literatura brasileira contemporânea; João Silvério Trevisan; Eliane Brum; Literatura confessional.Por meio dos conceitos acerca do ensaio pessoal, este artigo apresenta alguns dos atributos deste gênero literário que tomou forma e força desde o surgimento do ensaio em si, com Michel de Montaigne, desenvolvendo-se e firmando-se também com autores anglo-saxões. Após apresentar alguns desses traços gerais segundo ensaístas que refletiram sobre o gênero – como o próprio Montaigne, Alexander Smith, Virginia Woolf e Max Bense –, o artigo se detém sobre quatro elementos do ensaio pessoal segundo a análise do teórico e ensaísta Phillip Lopate, sejam eles: o componente conversacional; honestidade, confissão e privacidade; contrações e expansões do ser; e o papel da contrariedade. A partir deles, identificamos a presença dessas características em duas obras da literatura brasileira contemporânea: Pai, pai, de João Silvério Trevisan; e Meus desacontecimentos, de Eliane Brum.Universidade Federal de PelotasAmabile, Luís RobertoDollo Linardi, Frederico2022-09-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/article/view/2182910.15210/cdl.v0i43.21829Caderno de Letras; n. 43 (2022): CRÍTICA DE LA LITERATURA LATINOAMERICANA EN LOS SIGLOS XX Y XXI; 279-2942358-14090102-957610.15210/cdl.v0i43reponame:Caderno de Letras (Pelotas. Online)instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELporhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/article/view/21829/14682Direitos autorais 2022 Luís Roberto Amabile, Frederico Dollo Linardihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-23T12:36:41Zoai:ojs.10.0.0.224:article/21829Revistahttps://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/indexPUBhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/oaicadernodeletras@ufpel.edu.br||cadernodeletras@ufpel.edu.br|| hjcribeiro@gmail.com|| fonseca.claudialorena@gmail.com2358-14090102-9576opendoar:2022-09-23T12:36:41Caderno de Letras (Pelotas. Online) - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.none.fl_str_mv O ENSAIO PESSOAL COMO FORÇA MOTRIZ EM DUAS OBRAS DA LITERATURA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA
title O ENSAIO PESSOAL COMO FORÇA MOTRIZ EM DUAS OBRAS DA LITERATURA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA
spellingShingle O ENSAIO PESSOAL COMO FORÇA MOTRIZ EM DUAS OBRAS DA LITERATURA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA
Amabile, Luís Roberto
Ensaio pessoal; Literatura brasileira contemporânea; João Silvério Trevisan; Eliane Brum; Literatura confessional.
title_short O ENSAIO PESSOAL COMO FORÇA MOTRIZ EM DUAS OBRAS DA LITERATURA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA
title_full O ENSAIO PESSOAL COMO FORÇA MOTRIZ EM DUAS OBRAS DA LITERATURA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA
title_fullStr O ENSAIO PESSOAL COMO FORÇA MOTRIZ EM DUAS OBRAS DA LITERATURA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA
title_full_unstemmed O ENSAIO PESSOAL COMO FORÇA MOTRIZ EM DUAS OBRAS DA LITERATURA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA
title_sort O ENSAIO PESSOAL COMO FORÇA MOTRIZ EM DUAS OBRAS DA LITERATURA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA
author Amabile, Luís Roberto
author_facet Amabile, Luís Roberto
Dollo Linardi, Frederico
author_role author
author2 Dollo Linardi, Frederico
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Amabile, Luís Roberto
Dollo Linardi, Frederico
dc.subject.por.fl_str_mv Ensaio pessoal; Literatura brasileira contemporânea; João Silvério Trevisan; Eliane Brum; Literatura confessional.
topic Ensaio pessoal; Literatura brasileira contemporânea; João Silvério Trevisan; Eliane Brum; Literatura confessional.
description Por meio dos conceitos acerca do ensaio pessoal, este artigo apresenta alguns dos atributos deste gênero literário que tomou forma e força desde o surgimento do ensaio em si, com Michel de Montaigne, desenvolvendo-se e firmando-se também com autores anglo-saxões. Após apresentar alguns desses traços gerais segundo ensaístas que refletiram sobre o gênero – como o próprio Montaigne, Alexander Smith, Virginia Woolf e Max Bense –, o artigo se detém sobre quatro elementos do ensaio pessoal segundo a análise do teórico e ensaísta Phillip Lopate, sejam eles: o componente conversacional; honestidade, confissão e privacidade; contrações e expansões do ser; e o papel da contrariedade. A partir deles, identificamos a presença dessas características em duas obras da literatura brasileira contemporânea: Pai, pai, de João Silvério Trevisan; e Meus desacontecimentos, de Eliane Brum.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-23
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/article/view/21829
10.15210/cdl.v0i43.21829
url http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/article/view/21829
identifier_str_mv 10.15210/cdl.v0i43.21829
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/article/view/21829/14682
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 Luís Roberto Amabile, Frederico Dollo Linardi
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 Luís Roberto Amabile, Frederico Dollo Linardi
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.source.none.fl_str_mv Caderno de Letras; n. 43 (2022): CRÍTICA DE LA LITERATURA LATINOAMERICANA EN LOS SIGLOS XX Y XXI; 279-294
2358-1409
0102-9576
10.15210/cdl.v0i43
reponame:Caderno de Letras (Pelotas. Online)
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Caderno de Letras (Pelotas. Online)
collection Caderno de Letras (Pelotas. Online)
repository.name.fl_str_mv Caderno de Letras (Pelotas. Online) - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv cadernodeletras@ufpel.edu.br||cadernodeletras@ufpel.edu.br|| hjcribeiro@gmail.com|| fonseca.claudialorena@gmail.com
_version_ 1750217249823653888